• Nenhum resultado encontrado

Seleção e caracterização dos participantes

Capítulo 3 – Metodologia da Investigação

3.2. Descrição do estudo

3.2.2. Estudos de caso

3.2.2.1. Seleção e caracterização dos participantes

Os participantes envolvidos neste trabalho de investigação foram quatro professoras titulares, duas professoras estagiárias do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB e respetivos alunos integrados em cada turma ou clube.

Os critérios que estiveram na base da seleção das professoras participantes deste estudo prendem-se com a área específica de trabalho de cada uma. As quatro professoras titulares lecionavam em escolas do 1º e/ou 2º

80

CEB, têm vindo a investir na sua formação profissional, são detentoras do grau de mestre em Ensino Experimental das Ciências e colaboradoras do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESEIPP). A seleção das colaboradoras teve em consideração que estas características eram facilitadoras da comunicação e da ação no contexto desta investigação. As professoras apresentavam motivação e capacidade de agarrar novos desafios relacionados com a didática das Ciências da Natureza, no sentido de promoverem maior sucesso nas aprendizagens dos seus alunos.

As professoras estagiárias encontravam-se em fase de profissionalização enquanto docentes, frequentavam o 2.º ano do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, e colaboraram na investigação no âmbito da Unidade Curricular “Estágio profissional”. Demostraram igualmente capacidade de trabalho e empenho, bem como motivação para implementar atividades inovadoras.

Todos os alunos participantes no estudo apresentavam idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos de idade e alguns deles apresentavam retenções. De acordo com informações fornecidas pelas professoras participantes, os alunos tinham diferentes níveis socioeconómicos, culturais e familiares.

Embora a presente investigação seja centrada no 2.º CEB, considerou- se importante que um dos estudos de caso fosse realizado com crianças do 4.º ano do 1.º CEB. Esta decisão justifica-se porque, por um lado, a implementação das tarefas autênticas decorreria no terceiro período letivo, estando assim as crianças do 4º ano escolaridade muito próximas do ingresso no 2.º CEB e, por outro lado, porque a inclusão do referido contexto poderia contribuir para a identificação de situações, acontecimentos, desafios e dificuldades potencialmente úteis para o objetivo central da presente investigação: criar conhecimento que apoie, facilite e promova as aprendizagens autênticas de Ciências da Natureza no 2.º Ciclo do Ensino Básico.

81

Caracterização dos participantes do Estudo de Caso 1

Os participantes do Estudo de Caso 1 foram a professora de Ciências da Natureza e dezasseis alunos dos vinte que compunham a turma de 6ºano de escolaridade (quatro alunos apresentavam uma assiduidade muito irregular e não participaram, por esse motivo, na investigação). A professora, detentora do grau de mestre em Ensino Experimental das Ciências, tinha uma experiência letiva de dez anos, e era professora contratada numa escola pública de ensino básico (2.º e 3.ºciclos) do distrito do Porto, concelho de Matosinhos. Dos alunos participantes, seis eram do sexo masculino e dez eram do sexo feminino Tinham idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. Com exceção de quatro, que frequentavam pela segunda vez, todos os alunos frequentavam pela primeira vez o 6º ano de escolaridade. Dois destes alunos apresentavam necessidades educativas especiais. Alguns alunos eram interessados, mas, na sua maioria, os alunos apresentavam desinteresse pelas atividades letivas, eram pouco atentos e muito barulhentos.

Relativamente à disciplina de Ciências da Natureza, o aproveitamento global da turma no segundo período foi satisfatório, já que apenas um aluno obteve classificação inferior a três, tendo oito alunos nível três, três alunos nível quatro e quatro alunos foram avaliados com nível cinco.

Caracterização dos participantes do Estudo de Caso 2

Os participantes do Estudo de Caso 2 foram: a professora de Ciências da Natureza, mestre em Ensino Experimental das Ciências, com 28 anos de experiência letiva e provida em lugar de quadro com nomeação definitiva; duas estagiárias do curso de mestrado Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da ESEIPP; dezasseis alunos dos vinte que compunham a turma de 5ºano de escolaridade, de uma escola pública de ensino básico (com 2.º e 3.ºciclos) do distrito do Porto, concelho da Maia. Dos alunos participantes, nove eram do sexo masculino e sete eram do sexo feminino. Tinham idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Com exceção de um, que frequentava pela segunda vez, todos os alunos frequentavam pela primeira vez o 5º ano de escolaridade.

82

Dois destes alunos apresentavam necessidades educativas especiais. O comportamento da turma por vezes era pouco satisfatório já que os alunos tinham dificuldade em participar com ordem, e eram muito faladores.

Caracterização dos participantes do Estudo de Caso 3

Os participantes do Estudo de Caso 3 foram a professora responsável pelo Clube de Ciências da Natureza, e vinte e um alunos (doze do sexo masculino e nove do sexo feminino) do 4.º ano de escolaridade que frequentavam o Clube e que pertenciam à mesma turma. A professora, detentora do grau de mestre em Ensino Experimental das Ciências, tinha uma experiência letiva de 13 anos, e encontrava-se provida em lugar de quadro de zona pedagógica, colocada numa escola pública do 1º ciclo do ensino básico do distrito do Porto, concelho de Felgueiras. Os alunos tinham idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. Nenhum dos alunos apresentava retenções. O comportamento dos alunos era pouco satisfatório, havendo muita dificuldade no cumprimento de regras. Relativamente à disciplina de Estudo do Meio, o aproveitamento global da turma no segundo período foi satisfatório, já que só um aluno obteve menção qualitativa de Não Satisfaz, 8 alunos foram avaliados com a menção qualitativa de Satisfaz, e 12 alunos foram avaliados com a menção qualitativa de Satisfaz Bastante.

Caracterização dos participantes do Estudo de Caso 4

Os participantes do Estudo de Caso 4 foram a professora responsável pelo Clube de Ciências da Natureza, e doze alunos (sete do sexo masculino e cinco do sexo feminino) do 5.º ano de escolaridade que frequentavam o Clube e que pertenciam à mesma turma. A professora, mestre em Ensino Experimental das Ciências, e com uma experiência letiva de 10 anos, era efetiva numa escola de ensino particular e cooperativo, com níveis de ensino do pré-escolar até ao ensino secundário, do distrito do Porto, concelho de Vila Nova de Gaia. Os alunos eram interessados e o comportamento era bom. Relativamente à disciplina de Ciências da Natureza, o aproveitamento global da turma no segundo período foi bom: três alunos obtiveram classificação de

83

nível três, sete alunos foram avaliados com nível quatro e três alunos obtiveram nível cinco.