• Nenhum resultado encontrado

O PROCESSO DE PROJETO NO DOMÍNIO DAS EDIFICAÇÕES ESTRUTURADAS EM AÇO: ESTUDO DE

4.4 CARACTERIZAÇÃO DAS CONSTRUTORAS

Para que as empresas não tenham seus nomes revelados, as mesmas serão identificadas como C-1, C-2, C-3 e C4, sendo a construtora C-1 responsável pela construção de dois dos casos investigados.

A construtora e incorporadora C-1 se caracteriza como uma empresa de grande porte, com sede na cidade de São Paulo, pertence a um Grupo fundado há 35 anos, que também atua no desenvolvimento de empreendimentos industriais e comerciais para a locação, em atividades comerciais não-financeiras de factoring e na área de reciclagem de alumínio. C-1 se destaca pelo grande interesse em implementar novas tecnologias construtivas.

A construtora e a incorporadora são unidades distintas dentro da empresa. A incorporadora negocia, viabiliza o empreendimento e repassa o mesmo para que a construtora o realize. A principal preocupação da construtora é a realização do empreendimento e o cumprimento do prazo estabelecido; assim, embora trabalhe com sistema de planejamento padronizado, a construtora montou uma sistemática de trabalho específica para viabilizar o processo de construção dos edifícios estruturados em aço.

O empreendimento E-1 foi o primeiro edifício de andares múltiplos a ser executado pela empresa em estrutura metálica e também a contemplar um número tão grande de sistemas industrializados, demandando uma estrutura de trabalho completamente nova

em relação ao que sempre foi feito dentro da empresa. Esta obra funcionou como um laboratório para a construção do empreendimento E-3.

O número de profissionais mobilizados em cada obra foi variável, em função da área e do grau de complexidade do empreendimento. Foi criada a função do gestor do empreendimento, que coordenava uma equipe formada por um engenheiro de produção, um engenheiro de qualidade e outro de custos e, ainda, um arquiteto responsável pela decoração em áreas comuns (térreo, intermediário, corredores e 10º andar), presente desde o início da obra, e outro arquiteto responsável pelo mobiliário das unidades.

Para o desenvolvimento e construção do empreendimento E-3, estão sendo implementas melhorias no planejamento e no processo. Neste edifício, pelo seu porte reduzido, a obra conta apenas com um engenheiro responsável e alguns estagiários. Os cargos de engenheiro responsável (E-3) e de gestor do empreendimento (E-1) foram preenchidos pelo mesmo profissional, o qual foi, em ambos os casos, o elo de ligação entre os processos de execução e de projeto.

A construtora mantém ainda uma equipe de projeto que atua como gerente do processo de projeto, supervisionando a coordenação do mesmo, que, hoje, é realizada pelo escritório de arquitetura responsável pelo projeto. Mas, em empreendimentos futuros, pretende reestruturar o processo de gestão para que a coordenação dos projetos também seja realizada pela equipe da empresa, entendendo que uma série de falhas poderá ser evitada, como, por exemplo, a falta de cumprimento de prazos de entrega dos projetos. No processo atual, a supervisão se limita a garantir que as diretrizes da empresa sejam seguidas; somente quando necessário, interfere junto ao escritório de coordenação para a solução de algum problema.

A construtora C-2 é responsável pela execução do edifício estudado E-2. Também é uma empresa de grande porte e referência no mercado. Com sede em São Paulo, presta serviços nos mercados de construção, telecomunicações e desenvolvimento imobiliário. Atua nacionalmente e no mercado uruguaio.

C-2 foi fundada em 1973, e é considerada uma construtora de vanguarda, tanto do ponto de vista tecnológico quanto de gestão. Ela foi vencedora por cinco vezes da indicação de Empresa com Melhor Desempenho Global da Construção Civil, concurso realizado pela Revista Exame; duas vezes Construtora do Ano, pela Revista Projeto; vencedora também do título de Melhor Empresa do Ano e do Prêmio Máster Imobiliário na categoria tecnologia.

Ao longo de sua existência, promoveu diversas alianças estratégicas e tecnológicas. Firmou cinco joint ventures para: execução de obras no Uruguai; execução de edificações com padrão internacional no Brasil; atuação na área de telecomunicações; desenvolvimento, construção e operação de um parque aquático; e fabricação de painéis pré-fabricados em concreto. Também é proprietária de uma empresa de fabricação de estruturas.

Através das alianças para transferência e utilização de tecnologias, introduziu novos produtos no Brasil, sendo a primeira a adotar o conceito de construção seca e pioneira no uso do sistema de gesso acartonado e dos painéis arquitetônicos pré-fabricados. Também detém a patente do sistema horizontal e vertical de execução de estruturas.

No setor específico da construção civil, a unidade de engenharia, procurement e construção, se divide em núcleos de excelência: edificações comerciais, hotéis e flats, residenciais, lazer e cultura. Os núcleos são formados por profissionais de planejamento, engenharia, arquitetura e finanças, que atuam desde os estudos iniciais do projeto até a construção. A empresa tem como política considerar os aspectos técnicos de cada segmento e de cada projeto, a logística e os processos de cada negócio específico, bem como os aspectos culturais, sociais e mercadológicos.

C-2 possui uma equipe formada por 14 arquitetos, que atua na área de orçamento, projeto e execução. Cada arquiteto é responsável por um determinado número de obras, as quais podem estar em diferentes estágios.

por um gerente de contrato, responsável pelo orçamento final, e um gerente de obra, além de uma arquiteta, um engenheiro instalador, um engenheiro de planejamento e um engenheiro de produção, que atuam desde a fase inicial de orçamento (estudando diversos sistemas e determinando as tecnologias mais adequadas). Além desses profissionais, um mestre de obras, um técnico e o pessoal administrativo compõem a equipe. A hierarquia entre os profissionais é horizontal, permitindo o cliente, por exemplo, contatar diretamente o arquiteto ao invés do gerente de contrato.

A construtora ainda gerencia o processo de projeto, colaborando com o escritório de arquitetura na coordenação dos projetos, montando o cronograma de datas de entrega dos projetos em função do cronograma da obra e controlando a entrega dos projetos nas reuniões, uma vez que seu objetivo é garantir o prazo da obra. C-2 também compatibiliza técnica e construtivamente os projetos e aprova os projetos para produção elaborados pelas empresas instaladoras, verificando se as diretrizes da empresa, formuladas durante a fase de concorrência, estão sendo atendidas.

A construtora C-3, que executou o edifício E-4, foi fundada em 1971. Já executou 400 obras e mais de 4 milhões de metros quadrados. É uma empresa que atua no segmento da construção civil, voltada exclusivamente para o setor privado: indústrias, shoppings, centros de distribuição e varejo, edifícios corporativos, hotéis e hospitais, escolas e centros culturais.

Possui um núcleo de engenharia com o fim específico de organizar a atuação dos diversos agentes no processo, definindo claramente os papéis para gerenciamento do programa (program management), gerenciamento do empreendimento (project

management) e gerenciamento da execução (construction management), e, englobando

conceitos da engenharia de valor, desenvolver a logística de implantação e execução de uma obra, efetuar o relacionamento com a comunidade local e zelar pelo respeito ao meio ambiente. Segundo informação colhida, é a única construtora brasileira a ser membro do Project Management Institute (EUA).

Janeiro e em São Paulo. C-4 foi constituída em 1997, a partir da associação de duas empresas, uma do mercado imobiliário (com origem em 1954) e outra do mercado de investimentos, com novo capital, projetos a realizar e estoque de terrenos. Já em 1999, obteve o certificado ISO 9002 para todo o processo de construção.

C-4 atua na incorporação e construção de imóveis residenciais e comerciais nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e realiza empreendimentos destinados às classes de renda alta, média e baixa. Seu portfolio, formado desde 1954, soma mais de 8 milhões de m2 de área construída, em mais de 600 empreendimentos, que compreendem edifícios residenciais, comerciais, industriais, condomínio de casas, shopping centers e hotéis. Segundo a empresa (líder nos mercados em que atua), seu processo focaliza produtos de alta qualidade e pontualidade de entrega.

A empresa possui o sistema personal line, que permite o cliente (consumidor) escolher entre diversas opções de layout e de acabamentos. Este serviço fica disponível por um prazo determinado, geralmente até o início do projeto executivo.

Como o empreendimento E-5 está sendo realizado em terreno da própria empresa e com capital privado, o uso do aço como material estrutural não foi determinado pelo prazo, mas sim, pela oportunidade de apreender essa tecnologia. Assim, o empreendimento E- 5 está sendo executado em duas etapas. Na primeira, foi executado um clube destinado a atender a área comum de um condomínio residencial, funcionando como um laboratório para a construção do edifício comercial, localizado no mesmo terreno, a ser executado em uma segunda etapa.