• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO 2. O processo de pesquisa e a conformação do grupo

2.2. Caracterização do Programa Colombo-Brasileiro de Formação de Professores de

O programa Colombo-Brasileiro de formação de professores de ciências na interface universidade-escola é uma iniciativa proposta entre o Grupo “Educação Continuada de Professores e avaliação formativa” da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, do Brasil e o Grupo de Pesquisa “Alternativas para o Ensino das Ciências” da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, os quais tiveram o financiamento do Departamento Administrativo de Ciência, Tecnologia e inovação da Colômbia (COLCIENCIAS) e

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Brasil (CAPES), o projeto iniciou em março de 2013 e finalizou em abril de 2015.

Estes grupos de pesquisa focaram seu estudo no ensino das ciências, formação do professor pesquisador, na perspectiva Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA) e as questões sociocientíficas (MARTINEZ; SALAZAR, et. al. 2014), estabelecendo como objetivo geral a análise do desenvolvimento de um programa de formação de professores, focados em discutir QSC e Questões Socioambientais (QSA), a partir da leitura da Escola e da Universidade. Isto, com a finalidade de estabelecer recomendações curriculares para a construção de políticas educativas orientadas à articulação das práticas dos professores em ciências da escola e a investigação desenvolvida nas universidades (MARTINEZ; SALAZAR, et. al. 2014).

Para isto, seu estudo se desenvolveu mediante a pesquisa qualitativa crítica (CARR; KEMMIS, 1988) de tipo colaborativo (IBIAPINA, 2008). Com a participação de 31 sujeitos de 5 instituições educativas de Bogotá, instituições em que foram formados os 5 PGP e 7 professores que coordenam e participam dos grupos de pesquisa da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho do Brasil, 1 doutorando da UNESP do Brasil e 2 estudantes de sexto e sétimo semestre de Licenciatura em Química da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia.

No Quadro 06, explicito os nomes das cinco instituições envolvidas no programa e o número de professores que participaram no início de projeto em Bogotá.

QUADRO 3. Número inicial de professores envolvidos nos PGP.

PGP – INSTITUIÇÃO EDUCATIVA N° PROFESSORES ENVOLVIDOS

IED ALTAMIRA 3

IED FABIO LOZANO SIMONELLI 12

IED GUILLERMO CANO IZASA 11

COLEGIO LICEO CARRIÓN 3

IED ENRIQUE OLAYA 2

Na procura do atingimento dos objetivos do programa, foram empreendidos (pelos grupos de pesquisa envolvidos) espaços de trabalho coletivo e divulgação cientifica, dentre estes: O Segundo encontro sobre QSC, desenvolvido em Maio de 2013, para tratar assuntos relacionados com a importância da interação da universidade e a escola a partir das experiências e o diálogo entre docentes; O Terceiro encontro de experiências didáticas sobre QSC, “a formação em investigação no professor”, desenvolvido o dia 18 de outubro de 2013, com a

finalidade de refletir ao redor das políticas educativas na formação inicial e continuada de professores e a sua relação com a escola, além de socializar estratégias que procurem manter a relação entre a Universidade e a Escola; O primeiro encontro do Grupo Alternativas para o Ensino das Ciências, “uma década da investigação didática”, desenvolvido o dia 10 de dezembro do ano 2013, para a socialização e reflexão sobre a formação de PGP na escola e finalmente, o primeiro encontro dos PGP, “Investigação na interface Universidade e Escola”, I Workshop de investigação na formação inicial de professores de química, evento desenvolvido os dias 15 e 16 de maio de 2014, com o objetivo de socializar e refletir as experiências dos PGP no processo da sua formação.

Adicionalmente foram realizados dois eventos virtuais, o primeiro, “Encontro nas escolas”, desenvolvido em fevereiro de 2014 e “Caracterizando as QSC” desenvolvido em abril de 2014, foros, palestras e encontros realizados em cada PGP constituído, a fim de compartilhar conhecimentos e possibilitar a troca de experiências entre as múltiplas situações apresentadas em cada PGP. Dentre estes espaços se orientou a construção de material didático como sequencias de atividades e unidades didáticas. Isto para a promoção de mudanças na organização curricular mediante o desenvolvimento de QSC e QSA na sala de aula.

Resultados de pesquisas destes grupos foram socializados em livros como: Martínez (2013, 2014), Martínez et, al. (2014, 2015), dentre outros, sendo que os mesmos têm possibilitado a construção de conhecimentos epistemológicos e didáticos com relação à produção de mudanças do currículo de ciências e ao estabelecimento de orientações didáticas, que contribuem no melhoramento da formação inicial e continuada dos professores.

Por intermédio dos resultados produzidos neste programa, foi possível perceber que os professores envolvidos nos grupos de pesquisa explicitados, chamam a atenção para a desarticulação entre a formação do professor de ciências e a realidade escolar. Isto, devido aos escassos estudos que fazem relação à formação de professores para enfrentar dificuldades da escola e, especialmente, para a apropriação das práticas docentes mais exitosas. Razões pelas quais, emerge a necessidade (desde a universidade) de melhorar a formação do professor, mediante o oferecimento de alternativas de trabalho aos professores em formação inicial e em exercício, através de um trabalho coletivo estabelecido entre a universidade e a escola.

Diante disso, os questionamentos da minha pesquisa emergem das considerações explicitadas no desenvolvimento deste programa Interinstitucional e de outro lado, da minha vivencia, como monitora de investigação (2013) e o desenvolvimento do meu trabalho de

Graduação (2014). Cabe destacar que frente aos avanços apresentados no Programa Colombo- Brasileiro com relação à formação dos PGP, à articulação das QSC e QSA construídas pelos PGP no currículo de ciências e seus saberes, alguns produzidos, outros transformados, ao longo do Programa fizerem que, ainda hoje muitos PGP permaneçam constituídos. Cabe destacar que muitos professores que atuam nas escolas, alguns novos, outros com anos de experiência profissional, sentem-se motivados a participarem das discussões sobre assuntos trabalhados no interior destes PGP e, por isso continuam colaborando. Entretanto, alguns professores acabaram desistindo do processo de formação contínua de professores ou transformaram o trabalho com QSC.

No próximo item, aprofundo meu estudo com foco nos sujeitos envolvidos na minha pesquisa e caracterizo de forma geral o processo de formação dos PGP constituídos no desenvolvimento do Programa de Formação de Professores Colombo-Brasileiro.

2.3. Caraterização dos sujeitos envolvidos na formação dos PGP constituídos na interfase