• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO 2. O processo de pesquisa e a conformação do grupo

2.3. Caraterização dos sujeitos envolvidos na formação dos PGP constituídos na

Os PGPs constituídos na Colômbia no desenvolvimento do Programa Colombo- Brasileiro emergem das relações estabelecidas entre os Professores acadêmicos que se desenvolvem na Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia da Faculdade de Ciência e Tecnologia, particularmente 7 professores envolvidos no Grupo de Pesquisa Alternaciências e 5 Mestrandos do programa Docência da Química da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, que por meio do seu trabalho nas escolas (professores em exercício de escolas localizadas em Bogotá) começaram a convidar seus pares de trabalho e intermediar a comunicação e o diálogo entre os professores da Universidade e a Escola para a promoção da participação e formação do PGP.

Mediante as iniciativas destes professores em formação - Mestrandos e estudantes em formação inicial do programa de Licenciatura em Química - e as preocupações identificadas no interior do grupo Alternaciências, começaram a se constituir 5 PGP nas 5 escolas em que professores voluntariamente estiveram interessados em participar do referido Programa. Neste processo de formação, o programa foi se desenvolvendo em 3 fases. Na primeira fase foram aplicados dois questionários, o primeiro com objetivo de obter informação pessoal, profissional e experiência de trabalho e o segundo com relação a seu conhecimento sobre QSC e tendências sobre a pesquisa na escola. Na segunda fase, cada PGP, com ajuda dos dinamizadores, professores pesquisadores do grupo Alternâncias e professores da universidade dentre estes,

começaram a construir a sua QCS para o planejamento e implementação de unidades didáticas. Após a implementação, foram apresentados na terceira fase, os aportes e limitações do trabalho desenvolvido, para que mediante estas, foram estabelecidas algumas recomendações curriculares orientadas à formulação de políticas educativas próprias da formação dos professores (MARTINEZ, et, al. 2015), para a finalização do programa em abril de 2015.

A partir deste trabalho desenvolvido no interior do programa e os PGP constituídos, meu interesse em trabalhar com os PGP da IED Fabio Lozano Simonelli e IED Guillermo Cano, se justifica pela particularidade do seu trabalho e porque além disso, ainda hoje, depois do término do programa, tais grupos permanecem constituídos (apesar da redução do número de participantes envolvidos nos mesmos e a participação de novos professores), motivos que me levou a investigar estes grupos para o desenvolvimento da minha pesquisa. Sobre esses dois grupos passo a escrever.

2.3.1. IED Fabio Lozano Simonelli

O PGP da Instituição Educativa, Fabio Lozano Simonelli foi constituído em 2013 com o apoio da Universidade Pedagógica Nacional, no interior do Programa Colombo-Brasileiro, a partir da necessidade de estabelecer um diálogo entre professores da universidade e da escola, para a promoção de um currículo que possibilitaria a formação científica e o pensamento humanista dos estudantes da Instituição.

Este grupo começou a se constituir a partir da participação e iniciativa da DPGP1 (professora de Química da instituição, na época, Mestranda da Universidade Pedagógica Nacional) que atuou e atua como dinamizadora do grupo na escola. Na tentativa de desenvolver junto aos seus colegas de trabalho outras dinâmicas de aula, começou a convidar seus pares para criarem outros espaços de estudo. No início foi uma tarefa complexa dadas as múltiplas atividades dos professores, mas como o passar do tempo, este grupo foi se consolidando com a participação de 12 professores especializados em múltiplas áreas do conhecimento, dentre estas: Química, Física, Biologia, Matemática, Sociais, Humanidades, Psicologia, Artes, Educação Física e duas Professoras da Básica Primária, com idades entre 28 e 48 anos e com 2 a 18 anos de experiência.

Nesse processo de formação, estes professores junto com os da universidade (incluindo professores em formação inicial, pós-graduação e intercambistas do Brasil) tiveram a oportunidade de ler e refletir de forma geral e por ciclos, textos relacionados com a investigação

ação e discurso ético e ambiental de QSC, além, da construção e implementação de unidades didáticas relacionadas com a QCS constituída e desenvolvida por ciclos, a partir de um instrumento de caracterização aplicado aos estudantes (MARTINEZ, et, al. 2015). Seus resultados possibilitaram a publicação de livros e a sua participação como expositores em congressos educativos.

Após o término do Programa no ano 2015, ainda hoje existem professores envolvidos no PGP, mas o número de participantes que fizeram parte no início do programa tem diminuído e outros professores novos na escola tem se vinculado, contando com a participação de 3 professores que permaneceram no grupo, a dinamizadora do PGP e professora de Química, a professora de Artes e a professora de Sociais, as quais estão entre os 30 e 35 anos de idade e, possuem entre 3 e 10 anos de experiência, além da participação de 3 professores novos, entre eles, uma orientadora da escola, a professora de ética e outro professor de Química, os quais possuem entre 3 e 8 anos de experiência e tem entre 26 e 32 anos de idade. Professores que na procura de se constituir como grupo e mudar a sua identidade, continuaram trabalhando de forma implícita com as QSC, mas em um grupo mais amplo que eles intitularam como “Ejes”, no entanto, continuam participando em eventos, congressos, embora a sua comunicação com o grupo ALTERNACIENCIAS tenha se diminuído.

Com relação a aqueles professores que desistiram da sua participação do PGP, alguns deles foram trasladados de escola, ou no decurso do desenvolvimento de atividades no mesmo, não sentiram correlaciona-os com os posicionamentos de outros pares, ou se sentiram com muito trabalho e responsabilidades da escola.

2.3.2. IED Guillermo Cano

A diferença da IED Fabio Lozano Simonelli, esta instituição educativa possui três turnos, cada um deles com a sua própria natureza e a sua própria particularidades nos seus estudantes, no caso do PGP da IED Guillermo Cano foi um grupo constituído por 11 professores permanentes do Turno noturno, profissionais em áreas do conhecimento relacionadas com: Química, Matemática, Sociais, Humanidades e Psicologia. Destaco que estes professores na época, além de ter entre os 38 e 55 anos de idade e possuir entre os 10 e 35 anos de experiência, alguns destes docentes se desenvolviam em outras escolas em turnos da manhã o da tarde. No entanto, se sentiram interessados em participar do programa, pelo convite da sua coordenadora e professora participante do grupo ALTERNACIENCIAS, DPGP2, com a finalidade de atingir assuntos problemáticos da instituição como o consumo abusivo de sustâncias psicotrópicas

mediante o trabalho com QSC.

Na tentativa de ajudar a transformar a realidade dos seus estudantes, estes professores com a participação de estudantes da Licenciatura em Química da Universidade Pedagógica Nacional, um Doutorando da UNESP do Brasil e o Coordenador do Grupo ALTERNACIENCIAS, se reuniram para refletir sobre sua atividade de ensino, compreender a natureza das QCS e construir de maneira coletiva as questões a serem desenvolvidas em cada ciclo, com a sua respectiva unidade didática, a partir da realização de um instrumento que foi aplicado pelos professores aos seus estudantes. Resultados, que lhes possibilitou a publicação de livros no decurso da sua participação no programa, e assistência em congressos e eventos educativos.

Após o término do Programa, ainda hoje existem professores envolvidos no PGP, mas seu trabalho com QSC tem se subdividido em linhas de pesquisa, isto com o objetivo de aprofundar em assuntos específicos da questão a desenvolver com os estudantes. Com relação à participação dos professores, tem sido só 3 os que tem desistido de continuar participando do mesmo, por situações como o translado de instituição educativa ou a sua aposentadoria. Os outros, atualmente 8, ainda fazem parte do grupo, apesar das dificuldades manifestadas entre pares e a particularidade de que muitos estão perto da sua aposentadoria.

No entanto, a participação permanente da coordenadora desta instituição no Grupo ALTERNACIENCIAS e o desenvolvimento do seu Doutorado na Universidade Pedagógica Nacional, tem possibilitado a comunicação e reflexão permanente com professores da universidade, assim como a participação voluntaria de alguns dos professores do PGP, em congressos ou projetos de COLCIENCIAS.

Os motivos que me levaram a selecionar estes PGP para o desenvolvimento da minha pesquisa, é o compromisso dos 11 professores que voluntariamente continuaram participando dos Grupos constituídos na IED Fabio Lozano Simonelli e IED Guillermo Cano, além dos 3 novos professores envolvidos no IED Fabio Lozano Simonelli. Isto com a finalidade de compreender os motivos que levaram a estes 14 professores envolvidos atualmente, a continuar no grupo, e os motivos dos 11 professores que começaram participando no início do programa, mas que no término do mesmo desistiram de participar.

No Quadro 07, explicito o número de professore no início do programa, o número de aqueles que desistiram, os professores novos que se vincularam no grupo e o total de professores envolvidos na minha pesquisa.

QUADRO 4. Continuidade de professores no PGP de cada Instituição Educativa.

PGP INSTITUÇÃO

EDUCATIVA

N PROFESSORES

INICIO

PROGRAMAS RETIRADOS NOVOS ATUAL DINAMIZADORES ALTERNACIENCIASCOORDENADOR

IED FABIO LOZANO SIMONELLI 12 9 3 5 1 1 IED GUILLERMO CANO 11 3 0 7 1 TOTAL 23 12 3 12 2 1

TOTAL ENVOLVIDOS NO ESTUDO 15

2.4. A formação do professor e apropriação de saberes docentes, no processo de