• Nenhum resultado encontrado

6. DIAGNÓSTICO

6.2. Análise da Instituição

6.2.7. Análise da área de Programação

6.2.7.1. Caracterização dos públicos

O Centro Cultural Casapiano está aberto ao público de segunda a sexta – feira, entre as 10H00 e as 18H00, à excepção da exposição permanente que se encontra também aberta aos sábados assim como o auditório e sala de reuniões que estão sujeitos às necessidades e solicitações prévias tendo, por essa razão, uma maior flexibilidade em termos de horário.

De acordo com o regulamento interno, está previsto o registo do fluxo de visitantes assim como o estudo de públicos de forma a melhorar a qualidade do serviço prestado. Contudo, e apesar dos doze anos de existência não foi realizado até à data nenhum estudo de públicos constatando-se apenas através dos registos existentes que a grande fatia é de facto a comunidade interna com especial ênfase para as crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos. No que reporta à gestão de visitas verificamos que o registo de visitantes sofreu algumas oscilações desde a inauguração deste equipamento. Enquanto num primeiro momento o registo era feito a partir do cálculo por venda de entradas e reservas, actualmente, e uma vez que por decisão superior esta entidade deixou de ter receitas de bilheteira cerca de dois anos após a sua inauguração, o método de registo é feito de forma manual pela equipa de segurança o que, inevitavelmente, condiciona a fidelidade dos registos e um estudo eficaz dos públicos, facto denunciado pelas oscilações de registo.

Em termos de visitantes, utentes e utilizadores é facilmente perceptível que existe uma sectorização ao nível da procura, isto é, a tipologia de públicos difere de serviço para serviço. Regra geral, os públicos que procuram a colecção visitável não frequentam os restantes serviços do Centro Cultural assim como os utilizadores da Biblioteca, sala de reuniões e auditório também não procuram a colecção visitável.

Contudo, há excepções ao nível do Arquivo histórico e de Imagem bem como ao nível do serviço educativo. No primeiro caso, há uma procura integrada dos vários serviços pois os utentes do Arquivo Histórico e de Imagem procuram, normalmente, conhecer ou visitar as demais valências do Centro Cultural Casapiano e em termos do Serviço Educativo as actividades são na sua maioria desenvolvidas a partir do acervo

55 existente o que pressupõe, igualmente, o conhecimento prévio da colecção visitável, da biblioteca e arquivo.

Um segundo aspecto prende-se como o facto de a grande fatia de visitantes, utentes e utilizadores corresponder à comunidade interna, em particular, docentes e educandos. Paralelamente, começou a assistir-se, a partir de 2008, a um aumento de públicos de terceira idade resultado de parcerias com a junta de Freguesia de Santa Maria de Belém e a Associação Casapiana de Solidariedade79. Todavia, a percentagem de visitantes externos continua a ser meramente residual e corresponde, maioritariamente, aos utilizadores do auditório e sala de reuniões.

As faixas etárias mais representativas situam-se, como referimos, entre os 6 e os 18 anos, no que reporta à colecção visitável, ao serviço educativo e à área multifuncional da biblioteca e, também, entre os 25 e os 45 anos no que reporta ao arquivo histórico, centro de documentação casapiana e aos espaços de auditório e sala de reuniões.

Ao analisarmos o registo de visitantes e utilizadores de 201080, verificamos oscilações ao nível dos meses de maior afluência. A Biblioteca registou um maior número de utilizadores durante o mês de Fevereiro à semelhança dos espaços de auditório e sala de reuniões mas, em contrapartida, o centro de documentação casapiana registou um maior número de utilizadores durante o mês de Maio, a colecção visitável registou um maior número de visitantes durante o mês de Setembro e, finalmente, o serviço educativo registou a taxa de utilização mais elevada em Abril.

No que reporta a 201181, verificam-se discrepâncias relativamente ao ano anterior. A Biblioteca, o centro de documentação casapiana e o serviço educativo registaram a maior taxa de utilização durante o mês de Abril enquanto a colecção visitável e os espaços de auditório e sala de reuniões registaram o maior número durante os meses de Maio e Setembro, respectivamente. No que se refere ao Arquivo histórico, Outubro e Dezembro foram os meses com maior taxa de utilização. Em qualquer um dos serviços, existe um denominador comum na medida em que o Centro Cultural Casapiano está encerrado ao público para desinfestação durante duas semanas do mês

79 Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com valência de lar de terceira idade, fundada por

antigos alunos

80 Vd. Gráfico 6: Registo de visitantes de 2010 81 Vd. Gráfico 7: Registo de visitantes de 2011

56 de Agosto daí que apenas a colecção visitável, único serviço aberto ao público durante parte do mês, tenha registado visitantes durante o mês em questão.

Em termos globais verificamos que, em 2011, o Centro Cultural Casapiano registou um aumento de visitantes na ordem dos 35% comparativamente a 2010. À excepção dos espaços de auditório, sala de reuniões e arquivo histórico que registaram uma redução na taxa de utilização na ordem dos 11% e 2% respectivamente, as demais valências registaram um aumento no número de visitantes e utilizadores. A Biblioteca César da Silva registou um aumento de 6%, o centro de documentação casapiana registou um aumento de apenas 1%, o serviço educativo registou um aumento de 4% e, finalmente, a colecção visitável registou um aumento de 2% relativamente ao ano anterior. Entre os espaços e serviços que registam maior taxa de utilização encontram-se a o auditório e sala de reuniões, a Biblioteca César da Silva, o Serviço educativo e a colecção visitável.