• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III METODOLOGIA

3.2 CARACTERIZAÇÃO DAS ESCOLAS

Os dados relativos a cada uma das duas escolas foram obtidos com o vice-diretor da instituição pública e com o coordenador pedagógico do Ensino Médio da instituição particular.

Escola A

Escola da rede pública de ensino de Taguatinga, Distrito Federal. Atende apenas alunos do Ensino Médio, nos turno matutino com 580 alunos e vespertino com 581 alunos.

Muitos alunos têm participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tendo a escola obtido média geral de 50,8 no ano de 2007. A maior média alcançada por escolas públicas nesse ano no Distrito Federal foi 68,5 pontos. O sistema de avaliação fica a critério de cada professor, que distribui os dez pontos de cada bimestre em trabalhos de naturezas diversas que podem ser feitos na sala de aula de maneira individual ou em grupo, por meio de pesquisas, exercícios e provas (UOL, 2007).

A equipe de profissionais da escola é composta de acordo com o padrão estabelecido para as instituições educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: diretor, vice-diretor, supervisor pedagógico, orientador educacional, coordenador pedagógico, professores regentes de classe, secretário escolar, apoio administrativo e alguns profissionais terceirizados que cuidam da segurança e da higiene da escola.

Uma vez por semana há reunião geral para coordenação coletiva, planejamento e avaliação das propostas pedagógicas da escola. Ademais, os professores dispõem de três horas, em turno contrário, em quatro dias da semana, para planejamento e coordenação pedagógica.

Todos os professores da escola têm, além de curso superior, cursos de especialização e aperfeiçoamento e dois o título de Mestre. A participação dos profissionais da escola nos cursos ofertados pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal para a formação continuada é de cerca de 70%. Entretanto, segundo o vice-diretor da instituição, os professores avaliam tais cursos como descontextualizados e conduzidos por profissionais que desconhecem a realidade de sala de aula, ignorando a diversidade na dimensão prática e promovendo apenas um discurso teórico muito distante das demandas reais do cotidiano escolar.

No que diz respeito aos aspectos físicos e equipamentos da escola, a mesma conta com espaço adequado e satisfatório em relação às necessidades dos alunos. Dispõe de biblioteca, salas de aula, tendo cada uma delas uma TV de 21 polegadas, laboratório de informática, cantina, banheiros, sala dos professores, sala de Orientação Educacional, sala da Direção, secretaria, área externa e quatro quadras para a prática esportiva.

Escola B

Escola da rede particular de ensino de Taguatinga, Distrito Federal, pertencente a uma instituição religiosa. Teve suas atividades iniciadas há 25 anos. Baseia-se nos princípios dos valores formativos para que esses sejam o pilar dos valores do saber. É uma escola que atende

alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Seus alunos pertencem às classes sociais média e média baixo, sendo poucos os de classe média alta. Tem 3600 alunos, dos quais 340 são da Educação Infantil, 965, do 2° ao 5° ano, 1233 do 6° ao 9° ano e 1062 cursam o Ensino Médio. De acordo com a filosofia da escola, durante os primeiros anos de escolarização (até o 5° ano) a ênfase do professor é na formação de hábitos de estudo, postura do aluno e adequação do comportamento em sala de aula. As atividades escolares buscam contemplar e enfatizar o desenvolvimento criativo dos alunos, incluindo uma diversidade de estilos de aula e atividades que atendam às necessidades dos alunos: aulas de campo, apresentações teatrais, aulas em lugares diversos da escola (pátio, jardim, biblioteca), e ainda laboratório de ciências e de informática.

Na Educação Infantil, a escola conta com dois coordenadores, um orientador educacional e um psicólogo. Do 6° ano ao Ensino Médio, é implementada a coordenação de área, trabalho desenvolvido por professores das diferentes disciplinas no sentido de planejar e acompanhar o desenvolvimento do programa curricular. Também, a partir do 6° ano há um orientador para cada série e uma equipe disciplinar. As instalações da escola são excelentes. Dispõe de biblioteca, brinquedoteca, sala de vídeo, auditório, salas de aulas (equipadas com TV de LCD de 46 polegadas), laboratório de informática, armários individuais para os alunos que solicitarem, duas cantinas, banheiros, sala dos professores, sala de Orientação Educacional, sala de Direção, secretaria, área externa arborizada, ginásio, além de várias quadras de esporte. Os alunos do Ensino Médio têm, em horário contrário de aula, encontros com seus professores para tirarem dúvidas e discutirem os exercícios mais complexos. Eventualmente, a escola proporciona aos alunos do 3° ano palestras com diferentes profissionais, para que os discentes conheçam a realidade de cada profissão.

Conforme dados levantados na entrevista, a participação dos pais nas atividades escolares é intensa. A instituição busca promover com frequência oficinas para integração de toda a comunidade escolar, com encontros filosóficos e atividades pedagógicas para toda a família. A escola dispõe ainda de um sistema de comunicação informatizada com os pais, embora priorize o contato direto.

O sistema de avaliação adotado é diferenciado para os níveis de ensino. Na Educação Infantil, é feito bimestralmente um relatório sobre o desenvolvimento individual do aluno que abrange a integração entre as diversas áreas (cognitiva, socioemocional e sensório-motora), não havendo notas ou menções, mas a descrição do estágio do aluno em relação aos aspectos do desenvolvimento e aprendizagem nos diferentes componentes curriculares. Do 2° ao 5° ano, os alunos fazem trabalhos, testes e provas mensais. No Ensino Fundamental e no Ensino

Médio, as avaliações são divididas em testes, mensais e bimestrais (totalizando 10 pontos). Os alunos do Ensino Médio têm alcançado índices elevados de aprovação nos vestibulares e também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No ano de 2007, a média geral da escola foi de 61,36 pontos, sendo que a maior média obtida por escola particular no Distrito Federal foi 75,83. A escola caracteriza-se por enfatizar tanto o aspecto disciplinar dos alunos, quanto demandar forte carga de estudos e elevado número de tarefas diárias (UOL, 2007).

Quanto aos professores, existe uma rotatividade grande, devido às exigências da direção, no que diz respeito à participação dos eventos da escola, assiduidade, pontualidade e responsabilidade com as atividades pedagógicas. Todos os professores têm nível superior e a maior parte deles possui especialização.

3.3 DADOS DOS PROFESSORES CUJOS ALUNOS PARTICIPARAM DA PESQUISA

Documentos relacionados