• Nenhum resultado encontrado

Caracterização e Organização da Farmácia

Capítulo III – Estágio em Farmácia Comunitária

2. Caracterização e Organização da Farmácia

A instalação de uma farmácia num determinado local depende da acessibilidade da população aos medicamentos [6]. De acordo com a legislação portuguesa a instalação de uma nova farmácia processa-se após concurso público realizado quando determinados requisitos (presentes no Artigo 2 da Portaria 352/2012 de 30 de outubro) são preenchidos. Depois deste a abertura ao público só é possível após atribuição do respetivo alvará pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, o INFARMED [7, 8].

A FFJ localiza-se no largo da Alameda 5 de Outubro, no centro da cidade, junto a outros edifícios públicos como o Tribunal, a Câmara Municipal e o Cineteatro, o que torna esta

relativamente próxima. No entanto, considero que a FFJ tem uma afluência considerável de pessoas, que aumenta significativamente às quartas-feiras e sábados (dias de mercado).

A FFJ está aberta das 8h30 às 20h, sem interrupção para almoço, de segunda a sexta e das 8h30 às 13h aos sábados, cumprindo o período de funcionamento semanal mínimo definido no Artigo 2 da Portaria n.º 277/2012 de 12 de setembro. Na semana em que a farmácia fica de serviço permanente, a farmácia encontra-se aberta até às 23h. A partir dessa hora e até as 8h30 do dia seguinte os atendimentos passam a ser realizados através de um postigo de atendimento noturno. A escala de turnos é estabelecida pela Associação Regional de Saúde (ARS) [9] e, neste caso, é alternado entre as 3 farmácias existentes. Neste seguimento, a FFJ assegura o serviço de atendimento permanente de segunda a domingo de 3 em 3 semanas.

2.2. Instalações Físicas da Farmácia

A organização do espaço exterior da FFJ está de acordo com o referido nas Boas Práticas Farmacêuticas (BPF) para a Farmácia Comunitária e que passo a citar: “Deverá ser garantida

a acessibilidade à farmácia de todos os potenciais utentes, incluindo crianças, idosos e cidadãos portadores de deficiência (…) As farmácias devem ter um aspeto exterior característico e profissional, devendo ser facilmente visíveis e identificáveis” [1]. Neste

seguimento, do exterior da FFJ é possível ver-se o nome da farmácia em dois toldos, acompanhada da cruz verde luminosa e a presença de uma rampa de fácil acesso para utentes com mobilidade reduzida.

A FFJ apresenta duas fachadas envidraçadas que são utilizadas para divulgar produtos aos quais a farmácia queira dar mais destaque ou para dar informações importantes ao utente (ex.: campanhas/promoções a decorrer na farmácia). Entre estas fachadas situa-se a zona de entrada, onde se encontra afixado o horário de funcionamento da farmácia, os dias em que as várias farmácias estão em serviço permanente e a identificação da direção técnica da farmácia. Nesta mesma zona, a farmácia também possui o postigo de atendimento noturno.

Relativamente ao espaço interior, de acordo com a Deliberação n.º 1502/2014 de 3 de julho, as farmácias devem ter uma área útil total mínima de 95 m2, e devem dispor,

obrigatoriamente de uma sala de atendimento ao público, de um armazém, de um laboratório, de instalações sanitárias e de um gabinete de atendimento personalizado, exclusivamente para a prestação dos serviços de saúde. Podem ainda dispor de outras divisões facultativas, como um gabinete da direção técnica ou uma zona de recolhimento [10]. No caso da FFJ, esta encontra-se dividida nas seguintes áreas:

- Área de atendimento ao público

Este espaço caracteriza-se pela sua ampla dimensão e luminosidade. O utente ao entrar encontra armários envidraçados com produtos de puericultura, cosmética e de higiene corporal, organizados por gamas, e lineares com produtos capilares e de alimentação infantil.

Do outro lado, tem ao seu dispor cadeiras onde pode repousar enquanto aguarda pela sua vez e expositores de pensos rápidos, de biberões e tetinas e de produtos em promoção e/ou sazonais (como é o caso dos protetores solares). Esta zona também possui uma balança para determinação do peso, altura e índice de massa corporal (IMC) e um dispensador de água para uso gratuito dos utentes. Mais à frente existem 4 postos de atendimento independentes, cada um com o respetivo computador, caixa e impressora, que garantem ao utente as condições de privacidade necessárias.

Atrás do balcão, visíveis mas fora do alcance do utente, estão arrumados em prateleiras os colutórios, os suplementos vitamínicos e os produtos de venda sazonal (por ex.: Voltaren emugel®, Thrombocid®, Rhinomer®, Centrum®), atualizados periodicamente tendo em conta as situações de aconselhamento terapêutico mais comuns para a época do ano (por ex.: alergias, gripes, constipações, tosse, alterações gástricas ligeiras, entre outros). Por outro lado, material de penso, produtos de fitoterapia, produtos de higiene oral e os produtos de venda livre cuja rotatividade se mantém ao longo do ano, como é o caso da Aspirina®, do Ben-u-ron® ou do Cêgripe®, encontram-se distribuídos em gavetas abaixo destas prateleiras. Esta área também apresenta uma placa identificativa do diretor técnico da farmácia, de proibição de fumar, a informação sobre a existência de livro de reclamações e, visando a segurança da farmácia e dos utentes, um sistema de videovigilância.

- Área de acondicionamento dos medicamentos

É uma zona restrita atrás da área de atendimento, composta por várias colunas de gavetas móveis onde são armazenados os medicamentos de acordo com forma farmacêutica, ordem alfabética do nome comercial ou, no caso dos medicamentos genéricos, da DCI e do laboratório e por ordem crescente da dosagem.

Os comprimidos e cápsulas estão armazenados em módulos de gavetas comuns, enquanto que as soluções orais, os produtos de uso externo, os produtos de uso íntimo, os supositórios, as formulações injetáveis, as pomadas/cremes/géis, os produtos de uso oftálmico, os produtos nasais, os produtos auriculares, as pílulas, os pensos transdérmicos, os inaladores, os antibióticos, as pastilhas, as lancetas e tiras para o teste de glicémia, as suspensões orais, os laxantes, os antiácidos e os granulados encontram-se em locais separados.

Ainda nesta área encontra-se um frigorífico para os produtos que requerem a conservação no frio (2-8ºC) e dois armários de armazenamento, um para os produtos de veterinária e outro para os produtos de nutrição e dietética.

- Área de receção e conferência de encomendas e receituário

Esta área está integrada na área anterior. Possui uma bancada com computador, leitor ótico e impressora, onde são criadas, conferidas e rececionadas as encomendas e feitas as devoluções e um armário onde são guardados os dossiers com as faturas dos fornecedores, as receitas conferidas e por conferir e a informação e documentação científica.

- Área de atendimento personalizado

É um espaço reservado destinado, principalmente, para a determinação de parâmetros bioquímicos e fisiológicos, como a medição da pressão arterial, do colesterol e da glucose.

- Escritório da direção técnica

Onde são realizadas todas as atividades administrativas da farmácia. Serve simultaneamente de biblioteca da Farmácia.

- Armazém

É constituído por armários deslizantes que servem de apoio à área de acondicionamento, pelo fato de armazenarem os produtos de maior volume (como as fraldas e outros dispositivos médicos) e os excedentes dos medicamentos/produtos que não se conseguiram armazenar nos respetivos locais.

- Laboratório

É o local onde são realizados os manipulados e as pesagens de matérias-primas, de acordo com os procedimentos das boas práticas de fabrico [11]. Encontra-se devidamente equipado com o material mínimo obrigatório, enumerado na Deliberação n.º 1500/2004 de 7 de dezembro [12]. É constituído por uma bancada branca, superfícies lisas e de fácil desinfeção, um exaustor, uma zona de lavagem de material e armários para armazenamento de matérias- primas e de todo o material.

- Instalações sanitárias

2.3. Recursos Humanos

Segundo o Regime Jurídico das Farmácias de Oficina (Decreto-Lei n.º 307/2007, de 31 de agosto) as farmácias devem ter, pelo menos, um Diretor Técnico e outro Farmacêutico, sendo que os Farmacêuticos devem, tendencialmente, constituir a maioria dos trabalhadores. No entanto, estes podem ser coadjuvados por Técnicos de Farmácia ou por outro colaborador devidamente habilitado [13, 14]. A FFJ é constituída por 7 profissionais: o Diretor Técnico e Proprietário da Farmácia, um Farmacêutico, três Técnicos de Farmácia, uma Auxiliar de Limpeza e uma Contabilista, que trabalham com grande profissionalismo, ética e espírito de interajuda, sempre centrados no bem-estar e satisfação do utente.

A direção técnica da Farmácia é assegurada, em permanência e exclusividade, pelo Farmacêutico Diretor Técnico, mas este pode ser substituído em caso de ausência ou impedimento pelo Farmacêutico designado para tal. Ao Diretor Técnico compete [13, 14]:

 Assumir a responsabilidade pelos atos Farmacêuticos praticados na farmácia;

 Garantir a prestação de esclarecimentos aos utentes sobre o modo de utilização dos medicamentos;

 Promover o uso racional do medicamento;

 Assegurar que os medicamentos sujeitos a receita médica só são dispensados aos utentes que a não apresentem em casos de força maior, devidamente justificados;

 Manter os medicamentos e demais produtos fornecidos em bom estado de conservação;

 Garantir que a farmácia se encontra em condições adequadas de higiene e segurança;

 Assegurar que a farmácia dispõe de um aprovisionamento suficiente de medicamentos;

 Zelar para que o pessoal que trabalha na farmácia mantenha, em permanência, o asseio e a higiene;

 Verificar o cumprimento das regras deontológicas da atividade farmacêutica;

 Assegurar o cumprimento dos princípios e deveres previstos na legislação que regulamenta a atividade farmacêutica.

Por sua vez, o Farmacêutico tem as seguintes responsabilidades e funções [1]:

 Proporcionar saúde e bem-estar ao doente e ao cidadão em geral, promovendo o direito a um tratamento com qualidade, eficácia e segurança;

 Aconselhar sobre o uso racional dos medicamentos, monitorizar os doentes, entre outras atividades no âmbito dos Cuidados Farmacêuticos;

 Assegurar a máxima qualidade dos serviços que presta;

 Respeitar e aderir aos princípios enunciados no seu código de ética;

 Manter-se informado a nível científico, ético e legal e assumir um nível de competência adequado à prestação de uma prática eficiente;

 Supervisionar, verificar e avaliar as tarefas delegadas no pessoal de apoio e garantir que estes possuem formação atualizada para as tarefas que desempenham.

Na FFJ, algumas funções dos colaboradores estão bem definidas e distribuídas, enquanto que outras são comuns e todos acabam por realizar, como é o caso da cedência e aconselhamento dos medicamentos. A conferência do receituário, a gestão dos produtos e o controlo dos parâmetros de qualidade, por exemplo, ficam mais a cargo do Farmacêutico e do técnico mais antigo e a receção das encomendas, o controlo dos prazos de validade e a organização da faturação são tarefas delegadas com maior frequência aos outros dois técnicos.