• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 O PROBLEMA E A METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO

3.2.6. Os Instrumentos utilizados para recolha de dados

3.2.6.1. O Questionário

3.2.6.1.3 Caraterização das escolas

Escola Básica 2,3 – EB23A

O meio social onde se insere esta escola é da classe social baixa e média- baixa. O nível de habilitações literárias da população é de uma maneira geral muito reduzido, a sua grande maioria não ultrapassando o 6º ano de escolaridade. “Exis- te, em algumas famílias, uma baixa qualificação parental e um défice no acompa- nhamento da vida escolar dos educandos” (projeto educativo da escola).

As Taxas de insucesso, de abandono e absentismos escolar, com valores respetivamente de 15,9%, 0,6% e 13,3%. No projeto educativo pode ler-se a este propósito, “existe alguma discrepância de insucesso/sucesso entre a avaliação interna e externa.

Existem problemas de indisciplina e de absentismo que se reflete nas taxas de abandono escolar.

Os professores são na sua grande maioria professores dos quadros da escola ou de zona.

Escola Básica 2,3 – EB23B

Esta escola está inserida numa zona populacional onde a grande maioria dos pais não tem mais do que o 2º ciclo, e é constituída por extratos da população com fracos recursos económicos dependentes do rendimento social de inserção.

Os problemas mais preocupantes relacionam-se com o absentismo, o aban- dono escolar, 13,8% no 7º ano, a gravidez na adolescência, o consumo de drogas e álcool, assinalado em alguns alunos, bem como pelas taxas de insucesso da população escolar, respetivamente de 23%, 25% e 11,3 % no 7º, 8º e 9º ano.

Trata-se de uma escola com projeto TEIP

Os professores são, na sua grande maioria, do quadro de escola ou zona pedagógica.

Escola Básica 2,3 – EB23A 1

O ambiente rural que caracterizou, em tempos, o local onde se insere esta escola, foi transformado pelo aumento demográfico, em sequência de soluções viárias e habitacionais. Atualmente constitui um espaço residencial, onde coexistem moradias individuais, bairros sociais e prédios de estrutura e índole diversas. Ape- sar das transformações habitacionais, ainda subsistem as “ilhas” e as casas rurais.

As habilitações académicas das famílias dos alunos situam-se maioritaria- mente na escolaridade básica e cerca de 30% integra as categorias: sem habilita- ção, formação desconhecida e outra.

A Ação Social Escolar (ASE) beneficia cerca de metade dos alunos, com maior incidência no escalão A (36%), diminuindo progressivamente da Educação Pré-Escolar para o 3.º CEB. Nos últimos três anos, o número de beneficiados tem variado entre os 38% e os 47%.

As taxas de sucesso situam-se abaixo da média nacional.

Escola Básica 2,3 – EB23C

Esta escola está inserida num meio urbano, onde a população se dedica à indústria, comércio e serviços e o seu nível sociocultural é médio.

Trata-se de uma sociedade onde o associativismo tem larga tradição e que se expressa através de grupos desportivos, culturais e recreativos.

A taxa de insucesso escolar (11,3%) situa-se abaixo da média nacional (13,5%). E a taxa de abandono não tem significado.

Não existem graves problemas de comportamento dos alunos.

Os professores são, na sua grande maioria, professores do quadro da esco- la ou do quadro de zona pedagógica.

Escola Básica 2,3 – EB23D

Esta escola está inserida num meio urbano, onde a população se dedica à indústria, comércio e serviços e o seu nível sociocultural é médio.

Não existem problemas de absentismo nem de abandono escolar, o compor- tamento dos alunos é razoável.

A taxa de insucesso (11,3%) é inferior a média nacional.

A escola possui um quadro de professores estabilizado há vários anos.

Escola Básica 2,3 – EB23D 1

No que diz respeito à população ativa, a sua distribuição por sectores de ati- vidade manifesta a preponderância do sector terciário.

Os pais dos alunos do agrupamento apresentam um leque variadíssimo de profissões distribuídas primordialmente pelo sector terciário, seguido do sector

secundário. Estas profissões correspondem a diferentes níveis de formação, sendo a escolaridade dominante o ensino secundário.

A taxa de abandono escolar é residual (0,6%) e a taxa de insucesso escolar situa-se nos 6,9%.

A escola possui um quadro de professores estabilizado.

Escola Secundária com 3º Ciclo de Ensino Básico – ESA

A escola insere-se num conjunto populacional com raízes agrícolas e indus- triais, embora, neste momento, os serviços e o comércio sejam as principais ativi- dades económicas. Os movimentos associativos, de carácter desportivo, recreati- vo, cultural e social e humanitário, são um reflexo da identidade dos vários lugares que constituem a freguesia e que consistem na sua “imagem de marca.

A taxa de insucesso escolar (12,2%) poderá ser reflexo dos problemas de comportamento registados na escola, apesar de quase não se verificar abandono escolar, ou falta de assiduidade.

Apesar da maioria dos professores pertencer aos quadros da escola, pode ler- se no projeto educativo, “De modo geral, verifica-se um fraco empenhamento do corpo docente no desenvolvimento de projetos”.

Escola Secundária com 3º Ciclo de Ensino Básico – ESB

Esta Escola está inserida no centro de uma cidade limítrofe do Porto, a sua população escolar é oriunda das diferentes freguesias da cidade e mesmo de cida- des contíguas. É oriunda de classes sociais variadas, verificando-se que 27% dos alunos tem apoio dos serviços de Ação Social Escolar.

O corpo docente é maioritariamente do quadro da escola ou de Zona Peda- gógica, daí que exista grande estabilidade dos professores. Os docentes preocu- pam-se com a sua formação e atualização, no entanto, o calcanhar de Aquiles, nas palavras do seu projeto educativo parece ser a falta de “investimento numa cultura de trabalho interdisciplinar, como meio de enriquecimento das aprendizagens”

A taxa global de insucesso escolar situa-se nos 14%, um pouco acima da média Nacional. A taxa de abandono escolar é residual.

Escola Secundária com 3º Ciclo de Ensino Básico – ESC

A Escola está situada num meio urbano. Na zona circundante coexistem moradias unifamiliares, edifícios de habitação, espaços comerciais e desportivos. Está situada numa freguesia onde a população se dedica maioritariamente ao setor de serviços e indústria.

Os encarregados de educação dos alunos da escola pertencem maioritaria- mente a uma classe média predominantemente a trabalhar no setor dos serviços.

A escola não tem problemas de comportamento e a taxa de insucesso no final do 3º ciclo é 10,6%, inferior à média nacional. O abandono escolar é nulo no final do ciclo.

A grande maioria dos professores pertence ao quadro da escola ou à zona pedagógica. Sendo uma escola muito recente, apoia-se numa liderança forte e na cooperação entre toda a comunidade educativa, para o desenvolvimento integral dos alunos.

Escola Secundária com 3º Ciclo de Ensino Básico – ESD

A Escola está situada num espaço de características urbanas. Na zona cir- cundante coexistem bairros sociais, cooperativas habitacionais e outras áreas resi- denciais, em expansão. Paralelamente, o desenvolvimento urbano determinou a proliferação do sector dos serviços e comércio, em detrimento das atividades agrí- cola e industrial. Segundo dados do INE, verifica-se que dois em cada três ativos residentes no concelho trabalham no sector dos serviços.

As características socioprofissionais dos pais dos alunos que frequentam a escola são o reflexo deste forte crescimento suburbano, pertencendo, na sua maio- ria, a uma classe média-baixa que desempenha atividades profissionais no sector terciário. Cerca de 57% dos pais dos alunos têm, como habilitações literárias, o ensino básico e menos de um quinto o ensino superior.

Nos últimos anos, o corpo docente da escola registou alguma mobilidade, no entanto, é constituído por 78,5% de Professores do Quadro de Escola, 4,2% de

Professores do Quadro de Zona Pedagógica e 18,3% Professores Contratados, dos quais 12,6% são Técnicos.