• Nenhum resultado encontrado

SAE J 343 – TEST AND TEST PROCEDURES FOR SAE 100R SERIES HYDRAULIC HOSE AND ASSEMBLIES (Testes de Mangueiras e conexões)

4. CARROÇARIA MODULAR

4.1. Deverá ter sobre-chassi com estrutura constituída de longarinas e travessas de aço, para instalação e sustentação da Cesta Aérea Isolada e para fixação de caixas modulares em liga de alumínio disposta ao longo das laterais de todo o espaço útil atrás da cabine do veículo, com compartimentos que possibilitem o acondicionamento de materiais e equipamentos necessários aos trabalhos de manutenção em linhas de distribuição aéreas ou outras atividades, formando conjunto harmônico com dimensões e características mecânicas compatíveis com os esforços do chassi do veículo ofertado;

4.2. A carroçaria compartimentada deverá possuir o máximo possível de armários laterais e superiores, conforme sugerido no layout abaixo:

4.2.1. Vista Lateral Direita (Lado Carona)

A = Compartimento destinado ao armazenamento de coberturas para poste. Dentro do compartimento, na chapa do fundo do armário, dois outros compartimentos internos deverão ser feitos, com abertura de 300 x 300 mm e profundidade que podem ocupar o espaço do armário superior (ver desenho da vista traseira), mas não devem ocupar o armário da outra lateral da carroçaria (de tal forma que comportem coberturas de poste de 1.800 mm de comprimento). Dimensão da porta única (podendo ser dupla) sugerida:

850 x 600 mm (largura x altura), com abertura para frente do caminhão.

B = Compartimento destinado ao armazenamento de equipamentos de proteção individual (capacete, protetor auricular, etc). Dividir o armário com uma prateleira.

Dimensão da porta única sugerida: 850 x 450 mm (largura x altura), com abertura para cima e dispositivo que possa mantê-la aberta.

C = Compartimento destinado ao armazenamento de equipamentos de proteção individual (luvas e mangas isolantes). Dividir o armário com 05 (cinco) gavetas iguais.

Dimensão total da porta dupla sugerida: 950 x 600 mm (largura x altura), com abertura da porta que possui a fechadura para frente do caminhão.

D = Compartimento destinado ao armazenamento de ferramentas de trabalho individuais. Dividir o armário com uma prateleira. Dimensão da porta única sugerida:

950 x 450 mm (largura x altura), com abertura para cima e dispositivo que possa mantê-la aberta.

E = Compartimento destinado ao armazenamento de coberturas para poste. Dimensão total da porta dupla sugerida: 1000 x 700 mm (largura x altura), com abertura da porta que possui a fechadura para frente do caminhão.

F = Compartimento destinado ao armazenamento de by-passes. Dividir o armário com duas prateleiras de forma simétrica. Dimensão da porta única sugerida: 550 x 1100 mm (largura x altura), com abertura para frente do caminhão.

G = Compartimento destinado ao armazenamento de lençóis. Dimensão da porta única sugerida: 550 x 1100 mm (largura x altura), com abertura para frente do caminhão.

H = Sugestão de posicionamento da escada de acesso ao equipamento, com guarda corpo apropriado.

4.2.2. Vista Lateral Esquerda (Lado Motorista)

I = Compartimento destinado ao armazenamento de coberturas para cruzetas. Dividir o armário com uma prateleira. Dimensão da porta única (podendo ser dupla) sugerida:

850 x 600 mm (largura x altura), com abertura para frente do caminhão.

J = Compartimento destinado ao armazenamento de coberturas para isoladores.

Dimensão da porta única sugerida: 850 x 450 mm (largura x altura), com abertura para cima e dispositivo que possa mantê-la aberta.

K = Compartimento destinado ao armazenamento da banqueta e demais acessórios.

Dimensão da porta dupla sugerida: 950 x 600 mm (largura x altura), com abertura da porta que possui a fechadura para frente do caminhão.

L = Compartimento destinado ao armazenamento de varas de manobra. A entrada das mesmas deverá ser feita pela porta traseira (ver desenho da vista traseira). Na lateral deverá haver duas tampas de inspeção, fixadas por parafusos. As divisórias das prateleiras deverão ser espaçadas, de tal forma que ao remover a tampa lateral, o usuário possa ter acesso a qualquer parte da prateleira, inclusive da vara mais próxima do fundo do armário. A dimensão da maior vara a ser colocada no armário é de 3.800 mm.

M = Compartimento destinado ao armazenamento das ferramentas hidráulicas. Dividir o armário com uma prateleira. Dimensão da porta dupla sugerida: 800 x 600 mm (largura x altura).

N = Compartimento destinado ao armazenamento de materiais de socorro ao veículo (chave de roda, macaco, triângulo, etc). Dividir o armário com uma prateleira.

Dimensão da porta dupla sugerida: 800 x 600 mm (largura x altura).

4.2.3. Vista Traseira

O = Compartimento destinado ao armazenamento de varas de manobra. Dividir o armário de tal forma que comporte no mínimo 06 (seis) varas de manobra, sendo que a maior delas terá 3.800 mm. Dimensão da porta única sugerida: 400 x 450 mm (largura x altura).

P = Compartimento destinado ao armazenamento de materiais diversos. Dividir o armário em três prateleiras e uma divisória. A largura do armário deve ocupar todo o espaço entre os dois armários laterais (lado motorista e lado carona); a estrutura interna do armário deve possuir resistência mecânica suficiente para suportar o berço do braço inferior, inclusive na posição de transporte, sendo a altura do berço a mesma altura externa do armário; a profundidade será estabelecida pela posição do berço e pelo fim dos armários laterais. As portas serão independentes, cada qual com a sua fechadura.

4.2.4. Vista Superior

Q = Compartimento destinado ao armazenamento de coberturas para condutor.

Dimensões sugeridas: 1900 x 300 mm (comprimento x profundidade); a largura deverá ser a mesma do armário lateral. A abertura da porta deve ser para cima, com mola(s) a gás que a mantenha aberta.

R = Compartimento destinado ao armazenamento de coberturas para condutor.

Dimensões sugeridas: 1900 x 300 mm (comprimento x profundidade); a largura deverá ser a mesma do armário lateral. A abertura da porta deve ser para cima, com mola(s) a gás que a mantenha aberta.

S = Compartimento destinado ao armazenamento de coberturas para condutor.

Dimensões sugeridas: 1600 x 300 mm (comprimento x profundidade); a largura deverá ser a mesma do armário lateral. A abertura da porta deve ser para cima, com mola(s) a gás que a mantenha aberta.

T = Compartimento destinado ao armazenamento de coberturas para condutor.

Dimensões sugeridas: 1600 x 300 mm (comprimento x profundidade); a largura deverá ser a mesma do armário lateral. A abertura da porta deve ser para cima, com mola(s) a gás que a mantenha aberta.

NOTA: A carroçaria citada neste item é uma sugestão. Caso a proponente possua carroçaria própria, a mesma deve ser encaminhada com a proposta para análise técnica, cabendo a Celesc Distribuição S.A. a aceitação ou não da mesma.

4.3. O comprimento da carroçaria em liga de alumínio deverá ser suficiente para ocupar todo o espaço útil atrás da cabine do caminhão, a largura mínima deverá ser igual a bitola dianteira do veículo (aproximadamente 2.100 mm) e a máxima não deve ultrapassar a largura máxima do caminhão (aproximadamente 2.600 mm). A altura mínima será de 1.200 mm (as vistas citadas no item 4.2 são baseadas em uma altura de 1.500 mm, ou seja, 1.200 mm de altura para os armários laterais e 300 mm para a altura dos armários superiores). O acesso deverá ser feito pela lateral do “lado do carona”, através de escada com degraus com superfície anti derrapantes e com pegador, com resistência mecânica apropriada para os esforços empregados, para facilitar o acesso do operador;

4.4. A carroçaria modular deverá ser estruturada com perfis extrudados em liga de alumínio ASTM 6351 com TÊMPERA T6. Deverá ser construída uma estrutura com os perfis em forma de gaiola, com solda pelo processo TIG em todos os encaixes e junções. As chapas de fechamento deverão ser coladas com adesivo de poliuretano ou fita dupla face especial para alumínio e fixadas com rebites de alumínio rebatidos tipo utilizado em furgões. Os perfis deverão ser em peça única, sem emendas, podendo

4.6. As caixas modulares laterais deverão ter dimensões externas mínimas de 400 mm de profundidade e 1.200 mm de altura. O comprimento deverá seguir as dimensões máximas permitidas para o compartimento de carga para o modelo do caminhão. No contorno do rodado traseiro, deverá ser feito acabamento arredondado;

4.7. As prateleiras dos compartimentos laterais deverão ser colada com adesivo de poliuretano (sikaflex ou similar) e parafusadas ou rebitadas ao conjunto. Além das prateleiras, deverão ser confeccionadas divisórias e escaninhos com dimensões sugeridas no item 4.2. Na lateral “lado motorista”, deverá ser instalado suportes para colocação dos bastões de linha viva. Para isso, a parte superior das prateleiras deverá ser transpassada até atingir a dimensão de 3.800 mm e as divisórias deverão possuir recortes de tal forma que o usuários consiga acessar qualquer parte de qualquer

prateleira;

4.8. Todas as prateleiras deverão ter abas de 15 mm dobradas para cima, com reforço estrutural por toda a sua extensão no sentido longitudinal e acabamento com debrum de borracha e colado. As bases e as prateleiras das caixas modulares e das prateleiras deverão receber acabamento de tapetes de borracha, inclusive as divisórias do compartimento das varas de manobra;

4.9. As caixas modulares deverão ser dotadas de vedação estanque no seu interior contra entrada de umidade e poeira, utilizando obrigatoriamente borracha de vedação do tipo automotivo de dupla ação, de fácil obtenção no mercado. O acabamento da borracha nos cantos deverá ser arredondado para facilitar a colocação da borracha de vedação sem cortes;

4.10. As chapas de fechamento na parte superior das caixas modulares deverão ser em liga de alumínio antiderrapante ( tipo chapa xadrez) com espessura mínima de 3,0 mm.

As chapas de fechamento da parte inferior, traseira, e dianteira, deverão ser em alumínio liso com espessura mínima de 2,0 mm ;

4.11. As chapas para a montagem das caixas modulares deverão ser em peça única, sem emendas, salvo se, esta ultrapasse os limites de medida padrão para as chapas;

4.12. As portas das caixas modulares deverão ser em chapa lisa de alumínio de no mínimo 2,0 mm de espessura, com perfil de reforço interno para estruturação e para evitar a flambagem da mesma. As tampas com mais de 1.000 mm, deverão conter duas fechaduras por tampa;

4.13. As portas das caixas modulares assim como a carroçaria modular deverão estar alinhadas e totalmente esquadrejadas;

4.14. As portas dos armários deverão ter o curso de abertura vertical com limitador tipo lona ou similar, para evitar batida no final do curso. A porta lateral que vai sobre o pneu deverá ter curso de abertura para baixo e sem limitador, com batente de borracha para evitar danos no final do seu curso. O compartimento traseiro dispõe, também, de uma porta com abertura para a traseira do veículo, possibilitando a colocação e retirada dos bastões de fibra.

4.15. Os armários/compartimentos possuirão, além das fechaduras, sistema de tranca que impeça a abertura acidental dos mesmos;

4.16. Deverá ser confeccionado um armário central tipo baú fabricado em chapas de alumínio similar à dos armários laterais e fechaduras iguais aos dos compartimentos laterais;

4.17. O assoalho da parte interna da carroçaria deverá ser em liga de alumínio com superfície antiderrapante com espessura mínima de 3,0 mm, fixados com parafusos cabeça francesa em aço 8.8 com porcas auto travantes. Só será permitida a emenda da chapa, caso esta ultrapasse a medida padrão para as mesmas;

4.17.1. O piso da plataforma deve ser montado entre os armários do veículo de tal forma

que proporcione sua pronta remoção para inspeções das travessas;

4.18. No vão central, sobre a plataforma, deverão ser instalados dois suportes para duas cruzetas cada, com sistema de roletes (03 para cada cruzeta, 12 no total), dotadas de um sistema que impeça a movimentação acidental das mesmas;

4.19. Em local a ser definido, deverá ser instalado suporte para cones tipo torre, com base quadrada de 400 mm e altura de 700 mm, pintado na cor laranja Califórnia;

4.20. O veículo deverá conter para-choque que atenda a legislação de trânsito vigente, incluso faixa refletiva (Resolução 152/2004 do Contran e Portaria 11 do Denatran). No pára-choque devera ser instalado um ponto para aterramento do conjunto;

4.21. O veículo deverá conter apara-barro de borracha lonada flexível para as rodas traseiras (dois para cada roda) com espessura mínima de 5,0 mm, sem identificação do fabricante da carroçaria;

4.22. Acessórios:

a) acesso ao tanque de combustível na saia lateral direita;

b) reservatório plástico de água de 20 litros de capacidade, posicionado na carroçaria (lado do carona), sendo dotado de bocal de enchimento e torneira;

c) uma morsa nº 3 fixada em suporte próprio, próximo ao compartimento frontal (sua instalação não deve atrapalhar o acesso ao armário central superior – ver 4.2.3, letra

“P”);

4.23. Instalação elétrica: Deverá atender a legislação vigente do CONTRAN com utilização de: a) lanternas traseiras originais do veículo com proteção através de grade;

b) uma tomada padrão montada na cabine sob painel lado direito;

c) 02 (dois) faróis de manejo multi-direcionais de longo alcance com grade de proteção e alça , fixados um no malhal dianteiro e outro no malhal traseiro com lâmpada tipo iodo, com no mínimo 50 W de potência e facho concentrado, com chave para acionamento no painel do veículo;

d) um farol de longo alcance com cabo de 10m;

e) sinalizador acústico de marcha à ré;

f) suporte para a placa com iluminação;

g)sobre a cabine do veículo, deverá ser instalado um sinalizador rotativo tipo “giro led”, na cor amarelo-âmbar e com chave geral independente no painel do veículo.

4.24. Todas as partes metálicas da carroçaria, quando acabadas para utilização, com borracha lonada tipo junta com 2,0 mm de espessura;

4.26. Todas as partes internas deverão ser coladas com adesivo de poliuretano e parafusadas ou rebitadas na carroçaria;

4.27. Todas as junções internas e externas deverão ser vedadas com adesivo de poliuretano. A aplicação deverá ser feita com pincel, ficando assim proibida a aplicação do tipo barbante ou cordão;

4.28. Toda solda em alumínio deverá ser executada através de processo TIG;

4.29. Todos os parafusos que transpassarem para a parte interna dos armários deverão ser vedados com adesivo de poliuretano no momento da montagem;

4.30. Todos os parafusos utilizados deverão ser de aço 8.8 com tratamento anticorrosivo por bi-cromatização ou zincagem, e não deverão receber acabamento ou pintura;

4.31. Para pintura das partes em alumínio, deverá ser usado primer compatível (wash primer) ou similar;

4.32. Para correção das imperfeições na carroçaria decorrentes do processo de soldagem, deverá ser utilizado primer PU e ou massa poliéster;

4.33. Em todo o processo de preparação e pintura deverá ser utilizado produto recomendado pelo fabricante do veículo;

4.34. Deverá ser feito teste com jato de água para verificar possíveis infiltrações em cada unidade;

4.35. Cada carroçaria deverá conter placa de identificação com nº. de série e peso.