• Nenhum resultado encontrado

Casa Rio Digital

No documento Download/Open (páginas 110-114)

CAPÍTULO IV UMA CASA, MUITOS CÔMODOS E INCÔMODOS

1 Para além da inclusão digital: Motivações e propostas do Projeto Casa Brasil

1.4 Casa Rio Digital

Voltando a questão das unidades do Projeto Casa Brasil, localizadas na cidade do Rio de Janeiro, temos um dado importante para a análise. Assim que o Projeto Casa Brasil foi descontinuado, a prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da SECT - Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia investiu no Programa Casa Rio Digital63. Segundo Wilson França64, da Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia, a Casa Rio Digital é um programa inovador e iniciou suas atividades em 2009, afirma que a meta da prefeitura é inaugurar mais unidades. Atualmente o Programa tem 25 Casas Digitais em funcionamento espalhadas pelo Rio de Janeiro, entre elas, O CIAD Mestre Candeia que abrigava uma unidade do Projeto Casa Brasil.

63 A Casa Rio Digital é uma iniciativa da SECT - Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do

Rio de Janeiro. Esse espaço é destinado ao ensino de informática com computadores conectados que vai atender a população local com cursos de Informática visando oferecer possibilidades, fomentar o desenvolvimento, modernizar e implementar soluções que busquem melhorar a qualidade de vida do moradores da região. Disponível em <http://www.rio.rj.gov.br/web/sect/exibeconteudo?article-id=2366232>.

Interessante à repercussão do Projeto Casa Brasil, com a sua visão integradora de inclusão social e digital, que de certo modo, gerou frutos e incitou outras iniciativas. Basta nos atentarmos à fala de França “[...] não é mais esse negócio de só fazer cartãozinho de visitas, não, sem querer menosprezar o telecentro, hoje já estamos em outra fase, outra profissão de futuro para a galera”. Ele está se referindo às Naves do Conhecimento, outro projeto implantado pela prefeitura do Rio de Janeiro. Também observamos, grosso modo, a identidade visual e o próprio nome do Programa Casa Rio Digital. Conforme gráfico a seguir:

Gráfico 4 – Cartaz de divulgação da Casa Rio Digital

Fonte: <http://www.rocinha.org>

A intenção política do Projeto Casa Brasil era que ele passasse a integrar todos os demais programas voltados para a inclusão digital e que se tornasse o pontapé para uma política pública de inclusão digital, assim como são os demais programas como a saúde e a educação, por exemplo. Contudo, isso não aconteceu, em meados do ano de 2010 o Projeto foi descontinuado. Mas vale lembrar que algumas unidades espalhadas pelo Brasil continuam em funcionamento, devido à apropriação das mesmas pelos parceiros estratégicos. Cada qual com suas particularidades locais se apropriaram dos módulos de acordo com critérios próprios.

Temos visto experiências de Comunicação Comunitária e a apropriação que Comunidade local faz de algumas unidades, mesmo sendo experiências isoladas e espalhadas pelos vários cantos do Brasil. Mesmo com a incerteza do Projeto ou com a sua descontinuidade, as pessoas, os atores sociais envolvidos no processo, levaram para a vida as

experiências adquiridas no Projeto Casa Brasil, principalmente no tocante ao envolvimento comunitário.

2 Casa Brasil Imbariê

A Casa Brasil Imbariê está localizada no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, do Rio de Janeiro. Imbariê era chamada de Parque Estrela65 e pertencia ao Município de Nova Iguaçu. Somente mais tarde passou a ser o 3º Distrito de Duque de Caxias. Imbariê possui em torno de 161.48566 habitantes e é formada pelos seguintes bairros: Jardim Anhangá, Parada Angélica, Santa Lúcia, Vila Getúlio Cabral, Nova Campinas, Taquara, Parque Paulista etc. Como muitos outros distritos, Imbariê sofre com a falta de água, saneamento, transporte, tem sérios problemas na saúde pública, principalmente devido ao aumento de usuários de crack67 em Duque de Caxias e outras localidades, além dos escassos recursos para a educação e a cultura, como veremos na análise da Casa Brasil Imbariê.

Como as demais unidades, a Casa Brasil Imbariê participou de seleção pública e foi contemplada com o Projeto Casa Brasil em parceira com a Secretaria de Cultura e Turismo da prefeitura de Duque de Caxias. A Casa foi inaugurada no ano de 2006 e abrigava, na época, os seguintes módulos: Sala de Leitura com a apropriação e adequação da Biblioteca pública comunitária já presente no local, Laboratório de Informática, de MetaRec, Laboratório Multimídia, Auditório e Telecentro Comunitário.

Já apontamos no capítulo sobre os procedimentos metodológicos, mas cabe ressaltar aqui também, que a nossa participação no grupo pesquisado foi por meio da observação participante, de forma autônoma e relevada. Nossa inserção no grupo aconteceu por meio da observação, e deixamos claro desde o início para o grupo pesquisado o nosso papel apenas como observadora e atuação na Casa Brasil Imbariê. Não nos deixamos confundir como membros, funcionários, tampouco como alunos dos cursos observados. Vale lembrar que o grupo, nosso sujeito-objeto, não interferiu na pesquisa, na formulação dos objetivos e nem nas

65 Parque Estrela é uma estação de trem metropolitano do Rio de Janeiro. 66 Fonte: IBGE - Censo Demográfico 2010.

67 O crack é obtido a partir da mistura da pasta-base de coca ou cocaína refinada (feita com folhas da planta

Erythroxylum coca), com bicarbonato de sódio e água. Quando aquecido a mais de 100ºC, o composto passa por um processo de decantação, em que as substâncias líquidas e sólidas são separadas. O resfriamento da porção sólida gera a pedra de crack, que concentra os princípios ativos da cocaína. O crack geralmente é fumado com cachimbos improvisados, feitos de latas de alumínio e tubos de PVC. É uma droga altamente perigosa e que traz consequências graves para os usuários. Disponível em < http://www.brasil.gov.br/crackepossivelvencer/a- droga/fatores-de-risco>.

demais fases do projeto de pesquisa, nem do tipo de informação que registramos e menos ainda nas análises e interpretações que empreenderemos daqui para frente. Portanto, não pretendemos realizar pesquisa-ação. A observação se constituiu na participação nas seguintes atividades: Oficina de Desenho; História em Quadrinhos (H.Q); Curso livre de teatro e Biblioteca.

O período de permanência para a observação foi de aproximadamente três meses, a partir do mês de setembro de 2012, quando se iniciou o segundo semestre, com novos cursos de capacitação e oficinas. Chegávamos normalmente com uns 15 minutos de antecedência, um pouco antes de serem iniciados os cursos, tempo extra que nos permitia organizar nosso material e, também, já iniciar a observação. Acompanhamos, então, os cursos de Desenho, de História em Quadrinhos (H.Q) e as aulas de Teatro. As aulas eram realizadas as segundas, terças, quintas-feiras e aos sábados. Não tínhamos uma regularidade nas visitas, em média realizávamos duas visitas semanais acompanhando durante os três meses o desenvolvimento desses cursos.

Adotamos o Diário de Campo no qual fizemos o registro diário de ocorrências, partindo dos seguintes critérios: apropriação da unidade; tipos de participação. (Participa como?); rotinas de produção coletivas e/ou individualizadas; preferências temáticas; tipo de atuação em grupo (construtiva ou depreciativa); tipo de informação que os jovens levam para a Casa Brasil; empoderamento da Casa Brasil Imbariê pela comunidade; análise do cenário (objetos, ambiente, tipo de apropriação do espaço para além do previsto, tipo de relações que estabelecidas, etc).

A observação participante nos possibilitou verificar os cursos e oficinas ministrados, os usos que a comunidade faz da unidade, sua participação e, também, averiguar se a Comunicação Comunitária acontece no bojo desse processo, como veremos mais adiante.

Vamos percorrer pelos critérios demonstrados acima, mas sem obedecer a uma ordem, pois a ideia é estar sempre em movimento e retomando os registros de acordo com o contexto abordado. Outro ponto importante é o entrelaçamento das teorias empreendidas no capítulo anterior, com as análises obtidas por meio da observação participante, entremeando nossas análises também com as entrevistas concedidas pelos membros (funcionários e alunos) da unidade. Dessa forma, teremos uma visão mais totalizante do cenário atual, que compõe a unidade Casa Brasil Imbariê.

2.1 Atividades da Casa Brasil Imbariê

No documento Download/Open (páginas 110-114)