• Nenhum resultado encontrado

Um case de sucesso é o da Pet Airways oferecendo conforto para cães e gatos em suas viagens aéreas nos Estados Unidos.

A crise de ansiedade causada pelos animais que precisam viajar no compartimento de bagagens dos aviões era gigante nos Estados Unidos, onde existia um número significativo de donos de pets viajando com seus animais. Foi aí que surgiu a Pet Airways em 2005, um novo conceito aéreo de oferecer voos confortáveis para os bichinhos de estimação, que teve seu primeiro voo decolando de Teterboro, um pequeno aeroporto privado situado a 16 km de Nova York, com destino a Washington, Chicago, Denver e Los Angeles.

Pet Airways tem como objetivo autoproclamado "oferecer uma solução segura e confortável para o transporte aéreo de animais domésticos".

Previsto para 19 passageiros humanos, o avião tem capacidade de transportar 50 cachorros e gatos devido aos assentos terem sido substituídos por três níveis de prateleiras, onde foram colocadas jaulas especialmente fabricadas para o avião (Figura 4).

Figura 4 – Modelo de aeronave para Pets

Fonte: Petairways.com (s.d.).

O sistema é simples: o animal é deixado numa sala especial do aeroporto por apenas duas horas antes da decolagem.

A empresa se encarrega do animal de estimação, e um assistente cuida de sua alimentação e higiene pessoal até o embarque.

Os cuidados com os detalhes continuam a bordo, sendo que o assistente faz uma ronda a cada 15 minutos para ver se tudo está bem. Depois da aterrissagem, os animais são levados para um passeio para fazer as necessidades básicas e depois são entregues a seus donos na sala de desembarque. Caso o dono não possa buscar seu bichinho, ele pode pernoitar no canil da empresa.

Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, onde existe um verdadeiro culto aos animais de estimação, cerca de 76 milhões de cães e gatos viajam por ano, dos quais dois milhões em avião, e somente os animais bem pequenos são admitidos para ficar com o dono na cabine de passageiros.

Segundo a Sociedade Protetora dos animais Americana, ocorrem mais de cinco mil acidentes com animais em voo por ano, o que trazia uma insegurança muito grande a quem tinha que viajar com seu pet.

A maioria dos acidentes aconteciam por falta de oxigênio ou queimaduras provadas pela proximidade com os motores no compartimento de carga, gerando temperaturas muito quentes ou temperaturas muito frias.

O animal de estimação pode experimentar extremos de temperatura com risco de vida. A temperatura no porão de carga pode atingir até 140 graus no solo antes da decolagem, causando prostração de calor. No ar, a temperatura pode ser facilmente abaixo de zero.

"Todas as autorizações necessárias foram obtidas e, para nós, o principal é o respeito ao peso máximo e à restrição do movimento no interior da cabine, por evidentes razões de segurança". (Dan Wiesel e Alysa Binder, fundadores da Pet Airways).

O principal conceito era garantir para o animal o mesmo conforto e acessibilidade de um passageiro convencional, e a empresa ainda dispõe de um serviço de bordo. O pet viaja na cabine principal, diferentemente do conceito que tinha na época, que todos os animais viajavam no porão de carga, tirando toda afetividade que o dono tem com o animal e tratando-o como um peça ou produto. A Pet Airways também faz todo serviço de monitoramento, o que não era prestado quando o animal estava no compartimento de carga.

O conceito que a Pet Airways traz é de que os pets fazem parte da sua família, como um filho. Eles merecem voar com segurança, e não em porões de carga perigosos.

O check-in é feito nos aeroportos, mas eles têm uma área especial, um Pet Lounge, onde ficarão confortáveis até a hora de embarcar, passando uma tranquilidade extra aos seus donos, que saberão que em nenhum momento seus animais estarão no compartimento de carga sozinhos. Durante o voo eles são monitorados por comissários para garantir a segurança e o conforto dos animais.

Além disso, o dono do cachorro não precisa se preocupar em comprar a caixa de transporte, eles que a fornecem conforme o tamanho do cão. Os valores das passagens são a partir de 150,00 dólares, e os preços relativos à distância ou porte do animal.

A empresa retomará as operações a partir da metade do ano de 2022.

Alguns depoimentos de alguns usuários da Pet Airways:

"Pet Airways me dá paz de espírito”.

A Pet Airways acredita que os animais de estimação merecem viajar com o máximo de conforto e segurança, como passageiros respeitados e valorizados, não como “carga” da maneira como as companhias aéreas os tratam. A Pet Airways me dá a tranquilidade de que meus animais de estimação chegarão sãos e salvos – e vivos – ao nosso destino. Você não pode colocar um preço nisso! (KARIN, San Francisco, CA).

“Desejo que a Pet Airways voe em todas as cidades!”

Em 2010 salvei uma linda garota de um abrigo de alta matança em NY. Eu tinha que levá-la para a costa oeste, então entrei em contato com a Pet Airways para me ajudar. Eu tinha ouvido os cães voarem dentro da cabine, não na carga, o que me deixou em êxtase. Mia de Manhattan chegou em excelentes condições ao LAX com um bilhete em sua caixa dizendo que era um prazer caminhar em Chicago. Eu gostaria que a Pet Airways voasse em todas as cidades. (MARY K.).

4 METODOLOGIA DE PESQUISA

Segundo o professor Luna, S. V. (1997), a metodologia de pesquisa não é um conjunto de regras que devem ser fielmente seguidas, mas uma lógica para tomadas de decisão.

Para Gil (1999, p.42), a pesquisa tem um caráter pragmático, é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”.

Conforme Gil (1999, p.44):

as pesquisas deste tipo tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno e o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeros os estudos que podem ser classificados sob este título e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados.

Quanto aos objetivos da pesquisa, evidenciamos três tipos de pesquisa de acordo com Gil (2008).

Pesquisa Exploratória

Pesquisa exploratória serve para proporcionar maior familiaridade com o problema de forma a explicitá-lo (GIL, 2019). Pode envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado.

Geralmente, assume a forma de pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

Pesquisa Descritiva

Pesquisa descritiva é descrever as características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática.

Conforme Gil (1999, p.44):

as pesquisas deste tipo tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno e o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeros os estudos que podem ser classificados sob este título e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados.

Segundo a Associação Brasileira de Normas e Técnicas – ABNT (2000):

a pesquisa descritiva procura observar, registrar, analisar, classificar e interpretar os fatos ou fenômenos (variáveis), sem que o pesquisador interfira neles ou os manipule. Este tipo de pesquisa tem como objetivo fundamental a descrição das características de determinada população ou fenômeno. Ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis, isto é, aquelas que visam estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, estado de saúde física e mental, e outros. Procura descobrir, com a precisão possível, a freqüência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com os outros, sua natureza e características.

Pesquisa Explicativa

A pesquisa explicativa serve para identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso, é o tipo mais complexo e delicado.

No estudo elaborado foram utilizados os tipos de pesquisas: exploratória, que, segundo Mattar (1999), visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva, e descritiva, que, segundo Selltiz (1965), busca descrever um fenômeno ou situação em detalhe, especialmente o que está ocorrendo, permitindo abranger, com exatidão, as características de um indivíduo, uma situação, ou um grupo, bem como desvendar a relação entre os eventos.

A pesquisa apresenta dois tipos de abordagens: qualitativas e quantitativas.

Foram analisadas bibliografias, dados coletados de situações já ocorridas no transporte de cargas vivas e em geral, pesquisas e entrevistas objetivas, análise documental, bem como o resultado da pesquisa que se traduz em novos conceitos e ideias.

É relevante afirmar que a pesquisa pode ser, ao mesmo tempo, quantitativa e qualitativa (TRIVINOS, 1987).

Na prática, as fontes de pesquisas adotadas foram primárias e secundárias, desenvolvendo uma investigação baseada em coleta de dados para uma interpretação de resultados objetivos. A seguir são descritos os métodos de pesquisa.

Pesquisa bibliográfica

Pesquisa bibliográfica é constituída basicamente de material já elaborado, constituído, principalmente, de livros e artigos científicos.

Conforme Cervo e Bervian (1996, p.48):

A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referenciais teóricos publicados em documentos [...] é feita com o intuito de reconhecer informações e conhecimentos prévios acerca de um problema para o qual se procura resposta ou acerca de uma hipótese que se quer experimentar.

O objetivo da pesquisa bibliográfica é estabelecer embasamento teórico necessário para fundamentar todo o processo de implementação do negócio.

Para Gil (1999, p.65):

A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.

Pesquisa documental

Pesquisa documental proporciona a análise de documentação existente de interesse ao objetivo do trabalho, utilizando-se de fontes de materiais que ainda não receberam um tratamento analítico, como documentos oficiais, leis, decretos, portarias e normas pertinentes ao tema, artigos de jornais, diários, contratos, gravações, portais da agência reguladora e de companhias aéreas, portais de notícias e informações, relatos nas redes sociais; estatísticas e cases de sucesso e de insucesso, tratando as informações como parâmetro de pesquisa e norteamento do trabalho.

Estudo de campo

Nesse tipo de investigação, é possível coletar dados que embasem a pesquisa de forma que as informações levantadas possam direcionar o escopo do trabalho e permitir o aprofundamento das questões propostas.

Conforme Gil (1999, p.74), “o estudo de campo tende a utilizar muito mais técnicas de observação do que de interrogação”.

Questionário

O questionário tem como objetivo dessa ferramenta obter informações e conhecimento sobre o tipo de percepção/opinião do público-alvo em relação ao produto/serviço em estudo. Podem apresentar estilo de perguntas abertas, semifechadas ou fechadas.

Neste trabalho foi utilizado o método de pesquisas através de formulários on- line (Google Forms) com perguntas de múltipla escolha encaminhados ao público-alvo.

Entrevista

Entrevista é uma das técnicas investigativas mais utilizadas na obtenção de dados relevantes para direcionamento da pesquisa, visto que permite a interação com o participante, que, neste caso, foram os médicos veterinários que colaboraram com o enriquecimento de detalhes para o estudo.

Estudo de caso

Gil (2007) conceitua o estudo de caso como um estudo aprofundado sobre objetos que podem ser um indivíduo, uma organização, um grupo ou um fenômeno e que pode ser aplicado nas mais diversas áreas.

É caracterizado por um estudo profundo sobre um assunto específico, de maneira que permita extrair um conhecimento amplo e detalhado para tomada de decisão.

Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de relatar a situação do transporte aéreo de cargas vivas (Pets) no Brasil, levando-se em conta registros existentes das companhias aéreas nacionais e a identificação da insatisfação dos usuários com o serviço disponibilizado atualmente. Foi observado também o levantamento de indicadores e histórico de companhias aéreas internacionais que já possuem o serviço devidamente regulamentado.

5 LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE INFORMAÇÃO

Documentos relacionados