• Nenhum resultado encontrado

Categorias da Pesquisa, Procedimentos de Coleta de Dados, Amostragem, Análise de Conteúdo, Matriz de Análise

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.3 Categorias da Pesquisa, Procedimentos de Coleta de Dados, Amostragem, Análise de Conteúdo, Matriz de Análise

Em decorrência da problemática, dos objetivos da pesquisa e dos fundamentos teóricos, de modo a configurar o plano da pesquisa, a partir dos fundamentos teórico- empíricos, foram definidas novecategorias que compõem o modelo e Matriz de Análise de Dados, conforme recomendado por Silva (1987):

i) Formas Sistêmico-controladorae Processual-relacional de caracterização de indivíduos e organizações (ASSIS e PAES de PAULA, 2013).

ii) Administração de Recursos Humanos (ARH) (CHIAVENATO, 2014); iii) Recrutamento e Seleção de Pessoas (CHIAVENATO, 2014);

iv) HR Techs (MAFFIA, 2019; LIGA VENTURES, 2018);

v) Tecnologia (FEENBERG, 2003);

vi) Racionalidade Instrumental e Substantiva (MUZZIO, 2013). vii) Capital Humano e Capacidades Humanas (SEN, 1998).

viii) Conhecimento-Regulação e Conhecimento-Emancipação (SOUSA-SANTOS);

ix) Emancipação Humana (ALCADIPANI, 2005; DAVEL e ALCADIPANI, 2003; ASSIS e PAES de PAULA).

Com a definição das nove categorias, foram definidas a Matriz de Análise de Dados e as Questões de Pesquisa. O Quadro 1 apresenta a Matriz de Análise de Dados, onde são listadas as questões para cada uma das categorias da pesquisa e os objetos da pesquisa, ou seja, os relatórios de pesquisa ou as empresas de HR Techanalisadas à luz

das categorias. Na Matriz, para cada questão, é assinalada se as categorias foram ou não encontradas; em seguida, os resultados são analisados.

Quadro 1:Matriz de Análise: Avaliação das HR Techs quanto às questões referentes às Categorias da Pesquisa

Questões da Pesquisa Relatório ou

Empresa de HR Tech

Relatório ou Empresa de HR

Tech

1) Predomina a forma sistêmica-controladora ou a

forma processual-relacional?

2) Que concepções são preponderantes: Pessoas

como Recursos Produtivos (Gestão de Recursos Humanos), Pessoas como Seres Humanos (Gestão de Pessoas) ou Pessoas com Talentos Humanos (Gestão com as Pessoas)?

3) O Recrutamento e Seleção de Pessoas

considera os fatores críticos: imagem externa da organização empregadora, receptividade da organização e proposta de valor ao candidato?

4) As HR Techs oferecem soluções com base

tecnológica com fins de inovação, redução de custos, aumento de eficiência e maior inteligência nos processos de RH?

5) A tecnologia utilizada é neutra, obedecendo a

valores instrumentais, ou oferece uma visão substantiva, condicionada por valores humanos, com processos democráticos, de modo a melhor atender às demandas das pessoas e da sociedade?

6) O processo e os serviços oferecidos são

orientados por uma racionalidade instrumental ou substantiva?

7) O processo e serviços proporciona a formação

do capital humano associada às capacidades humanas?

8) O conhecimento inerente aos processos e

serviços caracterizam um conhecimento-

regulação ou conhecimento-emancipação?

9) Há intenção emancipatória, com visão

desnaturalizada e desvinculação de performance?

O Quadro 1 lista as questões de Pesquisa, redigidas, com base nos fundamentos teóricos e autores referenciados, para cada uma das nove categorias da pesquisa.

A partir da escolha e conceituação das categorias, como variáveis, em seguida, ocorreu a busca dos resultados, com “o trabalho de campo [...] para preencher uma matriz de dados”, com a pesquisa nos sites das empresas; finalmente, na terceira fase da pesquisa, a matriz de dados é analisada (SILVA, 1987, p.151).

Os procedimentos de coleta de dados, compreenderam a pesquisa em sites das empresas HR Techs (que oferecem serviços de recrutamento e seleção), a Análise de Conteúdo e a tabulação dos resultados, segundo a matriz com as questões para cada categoria da pesquisa.

Para efeito de análise e tabulação dos resultados, o pesquisador aplicou a Análise de Conteúdo, uma técnica de análise das comunicações e mensagens, em três momentos: “1. A pré-análise; 2. A exploração do material; e 3. O tratamento dos resultados: a inferência e a interpretação” (BARDIN, 2009, p.121).

A “pré-análise”, compreendeu a escolha das categorias da pesquisa e os documentos, objeto da pesquisa. A“pré-análise” também incluiu a amostragempor conveniência, acessando sites de algumas melhores empresas HR Techs acessíveis pela Internet.

A “exploração do material” e o “tratamento dos resultados: a inferência e a interpretação”, foram realizados por meio da Matriz de Análise de Dados, com as questões de pesquisa, redigidas a partir das categorias da pesquisa.

A análise dos sites das Empresas HR Techs, seguiu as indicações de Tomaél et al. (2001, p.9-10), que recomendam observar entre os critérios de qualidade para avaliar fontes de pesquisa na rede, verificar as “informações de identificação”, “consistência das informações” e “confiabilidade das informações”.

Assim a pesquisa documental foi feita com base em dois trabalhos: O Relatório de Pesquisa “Liga Insights: HR Techs”, de 2018, publicado pela Aceleradora Liga Ventures e o estudo “HR Tech: o que isso significa para você”, publicado em 2018 pela empresa Revelo.

A Liga Ventures analisou diversas startups brasileiras que atuam oferecendo tecnologias em 11 áreas de soluções de RH.O Relatório HR Techs de 2018 define a Área de Recrutamento e Seleção como:

Plataformas ou sistemas voltados para a gestão de aplicações em vagas (ATS),marketplaces de talentos e employer branding, que agilizam e otimizam osprocessos de atração, identificação e seleção de talentos e atuamdiretamente em benefício aos processos de recrutamento e seleção (LIGA VENTURES, 2018, p.12).

Das 122 startups pesquisadas no Relatório HR Techs de 2018, 18%, ou seja, 22, são empresas que oferecem soluções em recrutamento e seleção. De acordo com o Relatório as soluções fornecidas pelas HR Techs são: Avaliação e Acompanhamento de Performance, Engajamento de Colaboradores, Entrevistas, Gestão de Benefícios, LMS, Cursos, Treinamentos e Learning, Plataforma de vagas, People Analytics, Ponto, Operações, Folha e Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Recrutamento e Seleção, Saúde ocupacional e bem-estar, Temporários/Freelancers (LIGA VENTURES, 2018).

Já a Revelo, plataforma de recrutamento digital, publicou em 2018 um estudo revelando um panorama da HR Tech no Brasil, mapeando 78 empresasno mercado brasileiro, que atuam nos mais diferentes segmentos, como recrutamento e seleção, ferramentas de apoio para recrutamento e seleção, além dos sites de empregos.

Para a escolha dos sites a serem pesquisados, o presente trabalho realizou uma amostragem por conveniência e não-probabilística, escolhendo as empresas HR Techs, listadas no Relatório da Revelo (2018), na classificação de“Recrutamento e Seleção” e “Gerenciar Processos” de RH, com sites na Internet. Ver figura a seguir.

Figura 2: HR Techs que atuam no país em Processos de Recrutamento e Seleção Fonte: REVELO (2018, p.11).

Das empresas de HR Tech apresentadas no relatório da Revelo (2018), uma pesquisa na internet, mostrou que a empresa Hire foi descontinuada pelo Google e a empresa Kenoby fornece um software de recrutamento e seleção.

Assim, foram selecionadas, do Relatório Revelo (2018), como empresas pesquisadas e avaliadas nos resultados da pesquisa: Gupy, Bigland.co, RecrutaSimples e Reachr Corporate, conforme ilustrado na Figura 2. A empresa e o site Hire do Google não foi pesquisado, por estar sendo encerrado, segundo fontes da internet.