• Nenhum resultado encontrado

Não pode causar-lhe dano se você vestir toda a armadura de Deus diariamente, e reivindicara autoridade que você tem em Jesus Cristo Como é que fazemos

No documento Larry Lea - As Armas Da Sua Guerra (páginas 56-78)

Reconhecendo o inimigo

2. Não pode causar-lhe dano se você vestir toda a armadura de Deus diariamente, e reivindicara autoridade que você tem em Jesus Cristo Como é que fazemos

isso? Estaremos ‚Vestindo o Uniforme‛ ou a armadura de Deus, segundo o capítulo seis deste livro.

3■ Ele não pode conhecer todos os seus pensamentos. Compete-nos fazer

uma confissão baseada na Bíblia como a ‚palavra de nosso testemunho‛, de sorte que quando o diabo ouvir por alto o que estamos falando, ele só ouve o louvor de Deus e as ações de graça pela presença de Deus em nossa vida. De que modo desenvolvemos essa ‚palavra de testemunho‛ com a qual derrotaremos o diabo? Exploraremos este ponto no capítulo oito,

Reconhecendo o Inimigo 57

quando aprenderemos a dar nosso ‚Grito de Batalha‛ como soldados de Deus.

4. O diabo não expulsará a si mesmo. Essa tarefa é nossa!

5. Ele não pode impedir que aconteça o seu milagre quando você semear sementes de fé, e a seguir falar à sua montanha de problemas. Aquilo que você

semear é o que você colherá. Hoje é o dia para semear no reino de Deus. 6. Ele também não pode impedir que ocorram na terra os propósitos supremos de Deus. Na vida da igreja e na sua vida pessoal, os propósitos de Deus serão

estabelecidos se você permanecer em oração e obediência, e declarar que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo.

7. O diabo não pode confessar que Jesus Cristo veio em carne ou que Jesus

Cristo é Senhor. Isso compete a nós.

Ora, por que despendemos tanto tempo no início deste livro Calando sobre o diabo? Porque você necessita de um retrato nítido do seu inimigo. Saber quem é e quem não é seu inimigo, o que ele pode e o que não pode fazer, e como ele opera no constante propósito de derrotá-lo.

De maneira alguma, porém, estou tentando subestimar o poder do diabo. Essas declarações que acabo de apresentar-lhe dizem o que o diabo não pode fazer, mas se você as ler de novo, cuidadosamente, verá alguma coisa que o diabo pode fazer:

58 As Armas de Sua Guerra

todo lugar onde o sangue não foi aplicado. Cabe-nos apropriar-nos do sangue de Jesus para situações e circunstâncias específicas. Quando não o fazemos, o diabo tem a vantagem.

2. O diabo não pode causar-lhe dano se você revestir-se de toda a armadura de Deus todos os dias e reivindicar sua autoridade em Jesus Cristo. Se, porém, você não se revestir diariamente de toda a armadura de Deus, será uma presa fácil.

3. O diabo não pode conhecer todos os seus pensamentos. Mas ele pode saber o que você diz. Suas palavras podem dar-lhe a entrada que ele necessita para operar o mal. Você pode, por aquilo que diz, dar-lhe calorosas boas-vindas. Desse modo o inimigo não somente contaminará a sua vida, mas a vida dos que ouvem o que você diz e levam a sério essas palavras.

4. O diabo não pode expulsar a si mesmo. Mas onde quer que ele esteja neste preciso momento, ele não arredará o pé, a não ser que você ou alguém venha em nome de Jesus para tirá-lo dali. O diabo não deixará o terreno espontaneamente. Seja qual for o território reivindicado por ele neste preciso minuto, permanecerá reivindicado, a menos que atuemos contra ele.

5. O diabo não pode impedir que seu milagre aconteça quando você semear sementes de fé e depois falar à sua montanha de dificuldades. Se,

Reconhecendo o Inimigo 59

porém, você não estiver semeando sementes de fé, e não estiver falando claramente contra essa montanha, então não está em posição de esperar milagres da mão de Deus. O diabo não pode deter um milagre ordenado por Deus. Mas pode plantar uma semente de dúvida, de medo, de incredulidade ou de amargura que virá a ser uma ‚praga‛ em sua vida se você deixar de plantar sementes de fé.

6. O diabo não pode impedir que se cumpram os propósitos supremos de Deus na terra, mas ele trabalhará tão duro quanto possa, entre o Dia D e a vitória na sua vida pessoal, na vida da igreja e na história do mundo. Ele pode roubar, matar e destruir qualquer coisa que não esteja apressando a volta do Senhor mediante oração, obediência e declaração de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo.

7. O diabo não pode confessar que Jesus veio em carne, ou que Jesus é Senhor; então, quando não confessamos tais coisas, deixamos espaço para o diabo promover suas mentiras. Uma falha em proclamar a verdade numa determinada situação deixa a porta escancarada para que mentiras se espalhem.

Você está conseguindo visualizar esse retrato? Nosso inimigo está mortalmente ferido e finalmente derrotado, mas hoje, neste exato momento, ele está ativo, sedento de sua vida e da minha. Ele está construindo fortalezas de mentiras, dúvidas, enganos e terror. Está

60 As Armas de Sua Guerra

causando enfermidades de todas as formas — não somente enfermidade física, mas enfermidade do coração, das emoções, da mente, do espírito. Está reivin- d içando tanto território quanto possa reivindicar. Ele o está fazendo com um só objetivo: roubar tudo o que tenha algum valor em nossa vida, destruir-nos completamente, e matar-nos para sempre. O diabo odeia você e tem um plano maligno para u sua vida!

A não ser que você resista, que se erga para declarar que é guerreiro no exército de Deus, o diabo se voltará contra você. Ele entrará em qualquer área de sua vida onde não foi aplicado o sangue de Jesus. Ele se apoderará de qualquer de suas palavras ociosas de dúvida, desespero ou medo. Ele atirará dardos inflamados que golpearão a sua vida onde quer que ela não esteja protegida pela armadura de Deus. Ele tentará demolir o propósito de Deus em você, e para isso não deixará passar nenhuma oportunidade.

O diabo não é passivo. Não é inimigo folgazão. A Bíblia diz que ele está constantemente à espreita como leão que ruge, buscando a quem possa devorar. Ele está rondando. E se você não fizer sua parte no desenvolvimento da mentalidade de guerreiro, estará na fila para ser sua próxima vítima, o próximo ferido no campo de batalha.

Alistemo-nos agora mesmo no exército de Deus para que possamos aprender a lutar. Só assim poderemos ser os guerreiros que Deus quer que

Reconhecendo o Inimigo 61

sejamos.

Feche a Porta na Cara do Diabo Hoje

1) Retrate em sua mente um Deus grande e um diabo pequeno. O diabo não é onisciente, nem onipotente, nem onipresente. Isto quer dizer que ele não sabe todas as coisas, não pode fazer tudo quanto queira, e não está em toda parte. Deus, sim, ele é onisciente, é onipotente, é onipresente. Ele tudo pode!

2) Retrate em sua mente os pecados que se acham cobertos pelo sangue de Jesus. Um altar manchado de sangue se levanta entre você e o diabo, e o diabo não pode cruzar essa eterna linha divisória.

3) Retrate em sua mente uma transfusão de sangue, na qual me efetua a troca de seu ‚sangue de Adão‛ pelo sangue de Jesus.

“1) Escreva seu nome na linha que segue como um lembrete duradouro de seu novo ‚título‛ em Cristo Jesus.

62 As Armas de Sua Guerra

(Seu nome aqui)

Herdeiro de Deus com Jesus Cristo

5) Diga em voz alta como confissão de sua fé: ‚Jesus veio em carne e Jesus é Senhor!‛

Oremos e concordemos em que você jamais se esquecerá de que o poder do diabo sobre sua vida é limitado, e que você deve expulsa-lo: ‚Em nome de Jesus, concordo em que esta palavra esta selada para sempre em meu coração. Declaro hoje que fui comprado pelo sangue de Jesus, e portanto sou herdeiro pleno de Deus com Cristo Jesus. Sou beneficiário de todas as promessas e provisões compradas a meu favor na cruz do Calvário. O diabo é um derrotado. Jesus é o triunfante Senhor dos senhores e e Senhor de minha vida. Amém. ‛

Alistamento: 0 Sangue de Jesus 6l

Alistamento:

O Sangue de Jesus

or que ter um forte contingente militar? Por que necessitamos de soldados, de exércitos e de mísseis?

Já ouvi muitas pessoas fazerem, com muita sinceridade, essas

perguntas durante a última campanha presidencial. A resposta é simples:

há uma guerra em curso.

Talvez esta guerra não se trave hoje nos grandes campos de batalha de um modo aberto, de modo que possamos prontamen- le contar as baixas sofridas. Não obstante, ela está sendo travada. O terrorismo campeia desenfreado por todo o mundo. As nações estão armadas; quase todos os países do mundo têm gastos militares que ocupam o topo de seu orçamento. E na raiz de tudo Isso está a causa da guerra que arde como fogo: uma divergência de opinião sobre quem deve estar no poder e quem deve controlar os recursos da terra.

Jamais a luta foi tão intensa. Talvez a guerra não seja óbvia na

superfície, mas está ardendo com intenso calor subterrâneo.

Ocorre a mesma coisa quanto à batalha espiritual que se trava contra o povo de Deus. Estamos em guerra. Nosso inimigo continua a espreitar, rugir, fazer tudo o que está em suas forças para roubar, matar e destruir.

Medo, dúvida e desestimulo são abundantes. Muitos dos filhos de Deus estão sentindo-se desamparados, desesperançados e infelizes. Perderam o sentido de segurança e o senso de propósito. O pânico os paralisou.

Outros se acham angustiados pelas perdas que experimentaram na saúde, nas finanças e na família. Estão de luto.

Há, ainda, os que jazem feridos. Encontram-se amarrados por seus problemas, num estado de perigosa hemorragia espiritual, sem ter quem afaste suas tristezas e os leve para a segurança dos braços de Jesus.

Isso é o que ocorre a uma pessoa em tempo de guerra. As feridas, a aflição e o pânico são tão reais como se bombas estivessem caindo e balas voando.

Todavia, seus corações gritam por paz — esse é o clamor das pessoas que sabem que estão em guerra.

Anseiam por liberdade — esse é o clamor das pessoas que estão cercadas. Anseiam por ver-se livres do bombardeio, livres para viver a vida sem a constante ameaça de destruição, sem o morticínio, a pilhagem

Alistamento: 0 Sangue de Jesus 6l

de seus lares e de suas terras, o constante assalto contra suas mentes e energias, a agressão de suas vontades com falsa propaganda.

Anseiam por ser livres, viver em vitória, e experimentar a paz que excede todo o entendimento. Mas como poderão elas obter essa paz e liberdade?

A Bíblia diz: ‚E a verdade vos libertará‛ (João 8:32). A liberdade está em conhecer a verdade. E isso não significa apenas conhecimento intelectual. Conhecer a verdade significa experimentá-la com todo o seu ser — mente, emoções, vontade.

Que é a verdade? Em realidade, a pergunta deveria ser: quem é a

verdade? A verdade é Jesus Cristo. (Veja João 14:6).

De que modo entra essa verdade em nós? Como é que experimentamos essa verdade? Como é que recebemos o evangelho ou boas novas de Jesus como nosso Salvador e Senhor? O segredo é o sangue de Jesus.

O Sangue de Jesus

Nós, que frequentamos os cultos da igreja por um bom espaço de tempo, conhecemos os antigos hinos sobre o sangue de Jesus:

Conosco vinde agora dar louvores a Jesus,

Seu sangue derramou, de tudo me lavou: Mais alvo do que a neve me tomou.

(‚Salmos e Hinos‛, n‚ 234) Oh! que precioso sangue, meu Senhor verteu.

Quando para resgatar-nos, padeceu. Oh que precioso sangue, sangue de Jesus,

Que por nós foi derramado sobre a cruz!

(‚Harpa Cristã‛, na 29)

Cantamos a respeito do sangue que nos purifica do pecado; que nos faz sãos — corpo, mente e espírito; que é a coisa mais preciosa que podemos experimentar em nossa vida: o sangue tlc Jesus. Nada pode tomar o seu lugar. Nada pode fazer o que de faz. Nada pode causar o impacto que ele causa.

Experimentar a realidade do sangue de Jesus não significa lão-somente nossa entrada no exército de Deus. Também significa nosso contínuo e diário alistamento nesse exército. Ele é o caminho que conduz à paz e à liberdade.

Por ‚experimentar a realidade‛ não quero dizer apenas conhecer acerca do sangue de Jesus. O mero conhecimento desse sangue não o libertará das astúcias do inimigo, assim como o mero conhecimento de armas de fogo não detonará um canhão pelo fato de você ser soldado. O

Alistamento: 0 Sangue de Jesus 6l

conhecimento sobre o sangue de Jesus deve estar ligado com o experimentá-lo em operação na sua vida, correndo em suas veias, dando substância à vida numa base contínua em cada área do seu ser.

Talvez você esteja dizendo: Por que toda esta ênfase sobre o sangue de Jesus? Tudo isso é apenas um símbolo; não é algo que eu possa experimentar. Não vejo como aplicá-lo à minha vida.

Discordo. O sangue de Jesus é uma realidade para nós hoje. Ele é a chave que dá entrada no exército de Deus e é a chave para nos tornarmos guerreiros. Ter o sangue de Jesus sobre você significa que você é soldado de Deus no mundo de hoje.

O Que Diz a Bíblia Sobre o Sangue de Jesus

Já vimos o que a Bíblia diz acerca do sangue de Jesus: ‚Eles o venceram (venceram o acusador de nossos irmãos, o diabo, o ladrão,

Satanás) pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; não

amaram as suas vidas até à morte‛ (Apocalipse 12:11, grifo acrescentado). O sangue é nosso segredo para vencer o diabo.

Deixemos que a verdade adentre fundo em nosso espírito. Não leia simplesmente essas palavras passando de leve sobre elas. Deixe que elas

penetrem em sua mente. O sangue é seu segredo para vencer o diabo. Ele o

libertará.

palavra por palavra, e até cantá-los. Pode saber, pela experiência passada, o que aconteceu com a sua dor de cabeça quando você tomou um comprimido. Mas todo esse conhecimento não fará nada pela dor de cabeça que você está sentindo agora, caso você não volte a tomar outro comprimido e deixe que ele faça efeito.

Nas próximas páginas vamos examinar diversos dentre os muitos grandes versículos da Bíblia que falam do sangue de Jesus. Procure todos eles, usando uma concordância. Deixe que se tornem parte da sua vida. Examine-os em sua Bíblia um por um, e sublinhe-os. Medite sobre eles, e faça deles motivo de oração. Não ore simplesmente a respeito deles — absorva-os. Deixe que eles se tornem parte de sua maneira de pensar, e influenciem o seu modo de viver.

Por ora, acompanhe de perto à medida que nos concentramos nesses versículos específicos.

Em Gênesis 3:15, o Senhor diz ao diabo: ‚E porei inimizade (o que significa ‚luta‛) entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente (que é o Senhor Jesus). Este (Jesus, o descendente) te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás (terás permissão para ferir-lhe) o calcanhar.‛

Aqui, bem no comecinho da Bíblia, no terceiro capítulo do primeiro livro, Deus esboçou o plano. Ele disse que o diabo poderia ferir o

Alistamento: 0 Sangue de Jesus 6l

calcanhar de Jesus, mas Jesus lhe feriria a cabeça.

O profeta Isaías fez subir seu periscópio profético 760 anos antes do nascimento de Jesus e predisse, por unção do Espírito Santo, exatamente como Jesus iria ferir ou esmagar a cabeça do inimigo. Disse o profeta: ‚Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; contudo, nós o consideramos como aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados‛ (Isaías 53:4-5).

Jesus veio para esmagar a cabeça do inimigo mediante seu sofrimento na cruz e mediante o derramamento do seu sangue. Desde o tempo do Gênesis até ao tempo de Isaías, o sangue de cordeiros tinha sido repetidamente derramado pelo sistema sacrificial, juntamente com o sangue de touros e bodes. Mas,

t om a vinda de Jesus, foi derramado o sangue do Cordeiro, morto desde a fundação do mundo. (Veja Apocalipse 13:8). Este I* >1 o sacrifício dos sacrifícios, o sacrifício de sangue para pôr fim a lodos os sacrifícios de sangue.

Sacrifício oferecido por Jesus que possibilitou nossa cura, nossa salvação e nosso livramento. Ele nos colocou numa posição de paz e

libertação da culpa, da tristeza e da aflição. Nossa nova vida não nos foi proporcionada pelo ensino. Não veio pela pregação. Não aconteceu por boas ações. Aconteceu pelo sacrifício de sangue de Jesus de Nazaré que, ao derramá-lo, tornou-se nosso Senhor e redentor.

Em Romanos 3:21-24, Paulo escreveu estas palavras a respeito do sangue de Jesus: ‚Mas agora se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas. Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos [e sobre todos] os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e destituí- dt >s estão da glória de Deus, e são justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.‛

A passagem de Romanos continua: ‚Deus o propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos sob a tolerância de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus‛ (Komanos 3:23-26). Note, sobretudo, estas palavras iniciais: "propiciação‛, e ‚no seu sangue‛.

O sangue é o veículo pelo qual somos justificados diante de Deus. É a maneira ofertada por Cristo para remover os nossos pecados, de sorte que

possamos estar diante de Deus em justiça. Um outras palavras, não

Alistamento: 0 Sangue de Jesus 6l

sacrifício de sangue de Jesus. Ele é a chave para entrarmos no reino de Deus. E a autoridade pela qual, literalmente, entraremos no céu algum dia, e espiri- lualmente já, agora.

O autor da carta aos Hebreus disse-o de outro modo: ‚Portanto, visto que os filhos (isto é, nós) participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo, c livrasse a todos que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão‛ (Hebreus 2:14-15). Que é que isso significa para você e para mim? Significa que mediante o sangue de Jesus, o poder de Satanás sobre qualquer parte do meu corpo foi destruído.

Diz-nos 1 João 3:8: ‚Quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.‛ Que obras são essas? Roubar, matar e destruir. Qual o antídoto para tais obras? O sangue de Jesus.

Veja Hebreus 9, a partir do versículo 12: ‚e não por meio de sangue de bodes e bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, havendo obtido uma eterna redenção. Se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas de uma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo

imaculado a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo?” (grifo acrescentado).

Que é que isso significa para você e para mim? Significa que estamos livres da aflição por causa das leis quebradas, e livres dos rituais que são apenas forma e não o alimento que dá vida às nossas almas. Diga-o em voz alta para você mesmo: ‚O sangue de Jesus purifica minha consciência de obras mortas para servir ao Deus vivo.‛

Continuando a leitura em Hebreus 9:15: ‚Por isso ele é o mediador de uma nova aliança, para que, intervindo a morte para remissão dos pecados que havia sob a primeira aliança, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador, porque um testamento só é confirmado onde houve morte. . .‛ Em outras palavras, um testamento só é executado depois que o testador morre.

Entende o que isto diz a você e a mim hoje? Diz que a morte de Jesus foi necessária antes que pudéssemos receber plenamente todas as promessas e recompensas da nova aliança. Nunca poderíamos ter experimentado coisa alguma que conhecemos do poder salvador, sarador e libertador de Jesus Cristo, sem a morte de Jesus e o derramamento do seu sangue.

Alistamento: 0 Sangue de Jesus 6l

Hebreus 9:19 fala a este respeito: ‚Havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o próprio livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança que Deus ordenou para vós. Semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e

No documento Larry Lea - As Armas Da Sua Guerra (páginas 56-78)