• Nenhum resultado encontrado

Larry Lea - As Armas Da Sua Guerra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Larry Lea - As Armas Da Sua Guerra"

Copied!
299
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

ISBN 85-7367-188-3 Categoria: Vida Cristã

Este livro foi publicado em inglês com o título The Weapons of Your Warfare

© 1989 por Larry Lea © 1992 por Editora Vida Ia impressão, 1993 2a impressão, 1993 3a

impressão, 1993 4a impressão, 1993 5a impressão, 1994 6a impressão, 1995 Ia impressão, 1998 8a impressão, 1998 9a impressão, 2000

Todos os direitos reservados na língua portuguesa por Editora Vida, rua Júlio de Castilho, 280

03059-000 São Paulo, SP — Telefax: (Oxxl 1) 6096-6833

As citações bíblicas foram extraídas da Edição Contemporânea da Tradução de João Ferreira de Almeida, publicada pela Editora Vida, exceto onde outra fonte for indicada.

Capa: Ana Maria Bowen Fotografia: Marck Gibson

Impresso no Brasil, na Editora Betânia

(4)

índice

Introdução ... 5

1. Guerreiros! ... H 2. Vivendo em Zona de Guerra ... 14

3. Reconhecimento do Terreno: Reconhecendo O I o Inimigo ... ... ... 4. Alistamento: O Sangue de Jesus ... 39

5. Alvorada: Começando com Oração ... 63

6. Vestindo o Uniforme: Toda a Armadura de Deus ... 78

7. Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor ... 95

8. Nosso Grito de Guerra: Um Bom Testemunho ... 112

9. Combate: Amarrando o Homem Forte ... 138

(5)

“Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne. As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas. Derrubamos raciocínios e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo. ”

2 Coríntios 10:3-5

Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes. ”

(6)
(7)

introdução

s cartas que eu tinha na mão relatavam incidentes tão perturbadores que elas queimavam em minha mente. Tratava-se de dois relatórios de acontecimentos semelhantes na Inglaterra e no estado de Nova Inglaterra, que haviam chegado primeiro às mãos de meu amigo C. Peter Wagner, professor no Seminário Teológico Fuller, de Pasadena; pediu-me ele que os lesse. Ambos haviam sido escritos por eminentes homens de Deus.

Um deles escreveu; ‚Chamou-nos a atenção o fato de um grupo de satanistas que adoravam numa igreja em Londres haver-se comprometido a orar a Satanás pela eliminação de muitos de nossos líderes evangélicos da cidade, eliminação essa que se efetivaria pela destruição do casamento e da família. . . No curso do ano anterior eles obtiveram êxito através de suas orações a Satanás, conseguindo eliminar de ministérios pastorais cinco de nossos principais homens por via da imoralidade e do desmoronamento do casamento.‛

O outro escreveu: ‚Durante um vôo de Detroit, sentou-se a meu lado um homem que me pareceu pouco interessado em conversação. Quando

(8)

8 As Armas de Sua Guerra

estavamos na metade de nossa viagem, ele curvou a cabeça como se estivesse orando. Depois seus lábios pararam de mover-se e ele levantou a cabeça. Perguntei- lhe em tom positivo; ‘O senhor é cristão?’ Eu não lhe havia dado indicação alguma de que eu era cristão, pastor batista e professor universitário.

‚Ele pareceu chocado face à minha pergunta e comentou. ‘Oh, não. O senhor está errado quanto a mim. Não sou cristão - sou, na realidade, satanista.’ Perguntei-lhe qual o objetivo de sua oração como satanista. Respondeu-me: O senhor quer, realmente, saber?’ Assegurei-lhe que sim, e ele disse: ‘Meu objetivo principal volta-se para a queda de pastores cristãos e de suas famílias que vivem na Nova Inglaterra.’ E via-se que ele levava a sério a sua missão.‛

Esses dois relatórios confirmaram o que tenho crido enquanto percorro o mundo chamando homens e mulheres à oração:

Satanás está solto na terra.

Ele está buscando, furiosa e vingativamente, a quem possa devorar. Ele é organizado.

Está ganhando almas e destruindo vidas neste exato momento. Peter Wagner disse-me:

— Larry, a ocasião nunca foi mais propícia para o seu ministério apostólico de oração do que esta que vivemos agora. É necessário que

(9)

você ensine o corpo de Cristo a orar e nos inspire a contagiar-nos do espírito da guerra militante.

— Sei que essa necessidade é cada vez maior, pois o inimigo nunca foi mais agressivo do que agora, respondi-lhe. E nisso eu creio de todo o coração.

Geraldo Rivera, animador de televisão e apresentador de programas de entrevistas, recentemente apresentou num programa especial de duas horas em horário nobre, uma reportagem sobre o crescimento do movimento satanista.

No momento em que este livro vai para o prelo, há abundância de novas reportagens de bandos praticando atos de selvage- ria e de guerra. Essas quadrilhas buscam ‚imunidade‛ para si mesmas por todo o país. Muitas delas têm suas raízes em rituais de ocultismo e satanismo.

Têm surgido manchetes berrantes sobre assassinatos de pessoas durante rituais satânicos.

Não se trata de fantasia. Não se trata de tática para criar pânico. É real. E é questão de vida ou morte para você, sua família, sua igreja e sua cidade, agora e no futuro.

Se você não estiver aberto à realidade da guerra em que estamos engajados contra Satanás e seus demônios, ou se não estiver disposto a admitir a possibilidade de uma força maligna ativa atacando você e os que

(10)

10 As Armas de Sua Guerra

o cercam, este livro não lhe interessará. Porém, se você está profundamente desejoso de combater o inimigo, este manual sobre guerra espiritual poderá ajudá-lo a equipar-se para a batalha.

Enquanto eu orava na preparação deste livro, senti que o melhor proveito que você pode tirar dele é lê-lo e deixar que sua mensagem penetre fundo em seu espírito. O que aqui se acha escrito é decisivo para você e seus amados.

Todavia, saiba que Deus não tem outra estratégia senão você. Ele não tem nenhum ‚Plano B‛. Você é o plano dele para derrotar o diabo e seus lacaios na terra. Por esse motivo, convido-o a absorver as verdades deste livro, de sorte que possa engajar-se na batalha do Senhor, para honra e vitória dele. Você deve aprender de que modo vencer a batalha, e então VENCÊ-LA.

Por quê? Para seu próprio bem. Deus quer que você derrote o diabo e assim se torne tudo aquilo que pode ser em Cristo Jesus. Você é mais do que seu emprego, sua carreira, suas posses ou até mesmo sua posição na família. Você é filho do Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus Cristo. É isso que você é, e por isso é guerreiro.

Você deve vencer a batalha não somente para o seu próprio bem, mas também por amor à sua família. As famílias se acham, hoje, sob severo ataque: divórcio, abuso de todos os tipos, imoralidade, extrema pobreza e

(11)

privações. A família está sendo assaltada por dentro e por fora.

Chegou a hora. Lute para que os propósitos de Deus se realizem na terra. O desejo de Deus é que ninguém se perca, mas que todos sejam salvos. Este é o clamor do coração divino.

Como crente em Jesus Cristo, você é o único que pode fazer com que as forças das trevas recuem, que o poder do diabo seja amarrado, e que ocorra em sua amplitude a entrada do Senhor Jesus na vida dos pecadores. Suas orações possibilitam a derrubada das fortalezas de Satanás, e fazem com que os cativos sejam postos em liberdade. Suas orações quebram as algemas e desvendam os olhos que mantêm homens e mulheres em escravidão e em trevas. Cabe a você, a mim e a todos quantos estamos no Cristo de Cristo realizar tal tarefa.

i Como? Com as armas de guerra que nosso Senhor Jesus Cristo nos deu.

Pense por um momento em como seria entrar com o Senhor num verdadeiro arsenal, e ouvi-lo dizer: ‚Aqui você tem tudo o que necessita para derrotar o diabo na terra — por amor a mim, a você e à sua família, e por amor a todos os perdidos.‛

Nada sei quanto a você; sei, porém, o que eu faria. Eu bradaria; ‚Senhor, mostra-me como usar essas armas e mostra-me, depois, onde se trava a batalha!‛

(12)

12 As Armas de Sua Guerra

Este livro é um manual de instruções de como usar o depósito onde Deus guarda as armas espirituais. Nesse depósito você encontrará todas as armas que necessita para derrotar o diabo:

O sangue de Jesus — seu segredo para vencer a Satanás, para ser

perdoado, para quebrar o poder do diabo sobre sua vida, para experimentar a presença do Senhor em meio às lutas e ser ‚a justiça de Deus‛. Essa é a sua arma mais poderosa, e você pode aprender a usá-la.

Oração — sua prioridade ne 1 de cada dia à medida que assume a

mentalidade de guerreiro em ‚aprontar-se, preparar-se e ir‛.

Toda a armadura de Deus — tanto para sua defesa como para seu ataque

quando você está em Cristo Jesus. Quando você veste toda a armadura de Deus, você se veste de Jesus. E o diabo reconhece a Jesus como vencedor, por isso ele foge.

Louvor — seu cântico marcial enquanto antecipa a vitória e atravessa

de um lado a outro as nuvens espirituais da preocupação, do medo e da dúvida.

Expor a Palavra — meditar nas Escrituras até que a Palavra de Deus se

tome parte do seu ser, e então proclamar o que você acredita ser a verdade. É arma poderosa à sua disposição.

O nome de Jesus - seu distintivo de autoridade na terra.

(13)

tenacidade para lutar até vencer.

Essas são as armas da guerra para a qual Deus nos chama hoje. Ninguém pode ir em nosso lugar. E a boa nova é que podemos ir.

Você pode tomar-se poderoso guerreiro em Jesus Cristo, não importa quem você seja aos olhos dos homens. Pode tornar-se um poderoso guerreiro em Cristo Jesus, não importa onde você viva ou a que igreja freqüenta.

Deixe-me fazer-lhe duas perguntas:

Primeira, você ama ao Senhor? Com que rapidez seu coração salta para dizer sim! O Senhor é sua alegria, seu Salvador, sua vida. A profundeza e a plenitude de sua afeição por ele não têm medida, não têm começo nem fim, não é isto?

Segunda, você odeia o diabo?

Quase posso ouvi-lo dizer: ‚Não sei. Nunca pensei nisso.‛

Entretanto, amar ao Senhor Jesus e suas obras é odiar o diabo e suas obras. Em verdade, quanto mais você ama ao Senhor, tanto mais profundamente odeia tudo que o deprecie ou tente de algum modo diminuí-lo.

Ora, uma das principais manobras do diabo é privá-lo da Palavra de Deus depois que você a ouviu ou leu, e antes que possa plantá-la fundo em seu espírito. Quantas pessoas não conseguem lembrar-se na segunda

(14)

14 As Armas de Sua Guerra

feira, do que o pastor pregou no domingo? Jesus disse que ‚Os que estão junto ao caminho são aqueles em quem a palavra é semeada. Tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás, e tira a palavra que foi semeada nos seus corações‛ (Marcos 4:15).

Minha oração, enquanto você lê este livro, é que o diabo não tire de você esta palavra, e sim, que você se lembre dela, medite nela e a ponha em prática - que realmente viva essas verdades

dia a dia.

É por isso que ao final de quase todos os capítulos você encontrará dois pedidos. Primeiro, peço-lhe que ‚feche a porta na cara do diabo‛ dando alguns passos muito práticos em resposta à informação que acabei de dar-lhe. Segundo, desafio-o a estabelecer em sua vida o hábito de usar essas armas de guerra.

Mas isso depende de você. Você é quem deve ‚fechar a porta na cara do diabo‛ quando ele bater à porta de sua vida. Você é quem deve entrar em acordo com outros membros do corpo de Cristo para que o reino de Deus, e não o do inimigo, se estabeleça na terra.

Aja! Não deixe que o diabo roube de você a sabedoria deste livro. Com isso em mente, faça duas coisas:

1. Feche a porta na cara do diabo hoje. Levante-se de onde você está,

(15)

isso, diga em voz alta: ‚Diabo, estou fechando a porta na sua cara em minha vida, em minha família, em minha cidade e em minha nação. Você não tem autoridade nenhuma sobre minha vida. Nela não há lugar para você. E a partir deste momento, toda vez que vier por aqui, baterei a porta em sua cara.‛

Pare e faça isso agora! Use esta ação física para marcar o momento de compromisso consigo mesmo e com o Senhor. A seguir, volte logo para que possamos orar juntos.

2. Não se esqueça de que Deus quer que você vença o diabo. ‚Em nome de

Jesus, concordo em que as palavras deste livro serão seladas em minha vida para sempre. Declaro hoje que fecho a porta na cara do diabo neste preciso momento. Declaro que as armas de Deus serão minhas armas de guerra e que o reino de Deus será estabelecido na terra como o é no céu. Senhor, declaro que a partir deste momento serei teu guerreiro na terra. Não deixarei que o diabo me derrote, oprima ou frustre. Não permitirei que ele invada um centímetro sequer da tua propriedade, Senhor, incluindo minha própria vida e a de meus amados. Louvo-te Senhor por tua bondade para comigo. Louvo-te pela vitória que alcançarei em Cristo Jesus. Amém!‛

(16)

16 As Armas de Sua Guerra

Guerreiros?

u estava perplexo ao ver a multidão de pessoas que tinha diante de mim. Poucos momentos antes elas estavam sentadas em embevecida atenção, ouvindo com calma e em silêncio um hino, o testemundo dado por alguém, a descrição de uma necessidade. Então, em questão de segundos, todo o auditório daquela grande igreja de Seul, Coréia do Sul, transformou-se num extraordinário gerador do poder de Deus.

Eu nunca tinha visto tal coisa: 10.000 vozes que se erguiam cm oração, com 10.000 corpos balançando sob a intensidade do poder do Espírito Santo, criando ondas visuais que desciam das galerias e chegavam ao auditório. Muitas dessas pessoas golpeavam o ar com os punhos como se tentassem derrubar barreiras invisíveis ou lançar fora obstáculos que se não viam. E as lágrimas lhes escorriam pelo rosto.

Arrepios me subiam e desciam pela espinha. Onda após onda do Espírito fluíam pela minha alma e além. Como nunca dantes, eu sentia a presença de Deus!

(17)

Ali, naquele enorme auditório, sentia-me como se estivesse dentro de uma grande turbina de oração, ligando o poder de Deus com as necessidades do homem. Em meu espírito orei: ‚Deus querido, que guerreiros extraordinários são estes em teu reino!‛

Minha mente percorreu rápido oitenta quilômetros na direção norte onde haviam sido traçadas as fronteiras políticas: Coréia do Norte, Coréia do Sul. Essas pessoas haviam-se tomado guerreiros desse quilate, pensei, porque sabem que o inimigo está distante apenas alguns quilômetros. Não é de admirar que tenham aprendido tão bem como arrasar os poderes das trevas.

Mas o Senhor prontamente me disse: ‚Os coreanos do norte não são seus inimigos.‛

Eu havia analisado com Paul Yonggi Cho e com outros líderes desta grande igreja em Seul o relacionamento entre os coreanos do norte e os do sul. Tomei conhecimento de séculos e mais séculos de vínculos familiares de carinho e força que abarcavam a fronteira política artificial estabelecida havia poucas décadas. Os coreanos do norte eram parentes e amigos — e não inimigos.

O inimigo é a liderança comunista, pensei com os meus botões. Mas de novo Deus falou-me ao espírito: ‚Não, os líderes comunistas coreanos também não são seus inimigos.‛

(18)

18 As Armas de Sua Guerra

Como então, Senhor‛, orei, ‚essas pessoas se tomaram esses poderosos guerreiros que se esforçam por alcançar as portas do céu? Por que oram com tal urgência, com tanta energia, com tais resultados?‛

Enquanto as observava em contínua oração, minuto após minuto, hora após hora, varando a noite até ao raiar do dia, Deus respoundeu-me: ‚Elas aprenderam a reconhecer o verdadeiro inimigo. Conhecem a verdadeira batalha. E estão dispostas a ser meus soldados para vencer a verdadeira guerra. Quem dera meu povo nos Estados Unidos e em todas as nações do mundo acordasse e visse que eles também estão envolvidos numa guerra! Também eles, tanto homens como mulheres, tomariam-se valorosos para ganhar a guerra e ganhar toda e qualquer batalha que enfrentem como indivíduos, como famílias, como igrejas.‛

Hoje, enquanto você segura este livro na mão, esse é o seu desafio. Estamos em guerra! É a guerra de todas as guerras. E ela nada tem a ver, em última instância, com a corrida armamentista, com as iniciativas militares, com a ‚Guerra nas Estrelas‛, com o relaxamento de tensões ou com os relacionamentos internacionais entre os dirigentes mundiais. Tudo isso não passa de reflexo temporal e terreno da verdeira guerra que se trava nas regiões celestes — a grande batalha espiritual entre Deus e o diabo no campo de batalha de nossas almas, com a eternidade toda pendendo na balança.

(19)

Enfrentamos um inimigo. É o inimigo de nossas almas. Ele tem somente um plano para nossas vidas, um plano terrível: ele quer nos destruir! Por isso somos chamados hoje para ser soldados valorosos, destemidos, e também a ajudar outros a alcançar a vitória final. Temos um papel a desempenhar.

Deus não quer fazer tudo sozinho. Ele nos chama ao cumprimento voluntário deste dever; chama-nos para que nos tomemos guerreiros poderosos. Ele quer que descubramos como lutar e vencer as batalhas que enfrentamos à medida que exercemos autoridade sobre o inimigo. Quer fazer-nos vitoriosos até aquele grande dia, quando os céus se abrirem e Jesus voltar para estabelecer seu governo e reinar sobre toda a terra.

Permita-me adverti-lo de que este livro não é para os tímidos. Não é para os que preferem virar-se e fingir-se de mortos. Nem c para os que preferem ser prisioneiros de guerra, apanhados nos ardis do inimigo.

Este livro destina-se aos que se decidem por vencer o inimigo em lugar de serem vencidos por ele. Destina-se aos que escolhem levantar-se e lutar contra o diabo que vem para roubar, matar e destruir sua vida, suas famílias, seus negócios, suas Igrejas. É para os que dizem: ‚Sim, estou pronto para alistar-me hoje. Estou cansado de ser pisoteado pelo inimigo. Cansei-me de perder as batalhas da vida. Cansei-me de ser superado e de ser apanhado desprevenido em cada situação da vida. Estou cansado de

(20)

20 As Armas de Sua Guerra

ser ferido a todo instante.

Este livro é para os que clamam das profundezas de seu ser: Estou preparado para a vitória agora!

Se você está entre essas pessoas, meu amigo, então empacote seus pertences, porque você está prestes a ser promovido para serviços mais importantes no reino de Deus. Está prestes a tornar-se parte das ‚forças armadas espirituais‛ de nosso Todo- poderoso Comandante dos exércitos do céu. E sua vida nunca mais será a mesma.

(21)
(22)

22 As Armas de Sua Guerra

Vivendo

em

zona de Guerra

nde é que você vive? Qual é seu endereço? Nova York? Seul? Pequim? Moscou? Tóquio? São Paulo? Rio de Janeiro?

Natal?

Não importa qual seja sua resposta, porque não é aí que o verdadeiro

você mora. Aí é onde apenas seu corpo vive.

Seu verdadeiro eu — o espírito e a alma que moram em você — tem endereço diferente. Esse endereço ou é o reino de Deus, ou o reino deste mundo. Quando somos crentes no Senhor Jesus Cristo, então ‚nele vivemos, e nos movemos, e existimos‛, segundo nos dizem as Escrituras (Atos 17:28). Somos residentes do reino de Deus. Por isso meu endereço espiritual é:

Larry Lea Reino de Deus

Nada pode ser mais importante do que viver no reino de Deus e ter o

(23)

Vivendo em Zona de Guerra 23

reino em nós. Nada deveria constituir maior prioridade do que buscar o reino, encontrá-lo, experimentá-lo, vivenciá-lo diariamente. A Bíblia é clara quando diz: ‚Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas‛ (Mateus 6:33)-

O reino de Deus é a própria natureza da vida cristã. Mas, que é o reino? De que modo podemos reconhecer o reino de Deus? Como saber se vivemos nele?

O reino de Deus é simplesmente isto: Receber a Jesus como Rei de nossa vida e de tudo quanto nos cerca.

Todas as manhãs tenho em mente boa imagem quando pronuncio estas

palavras do Pai nosso: ‚venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na

terra como no céu‛. Imagino Jesus Cristo sentado, por assim dizer, no trono de minha vida. E quando Jesus Cristo se senta no trono, então o reino de Deus é manifesto em minha vida. Romanos 14:17 descreve o resultado como justiça, puz c alegria.

Oramos: ‚Venha o teu reino. . . assim na terra como no céu.‛ I lá alguma tristeza no céu? Enfermidade? Abatimento de cora- çilo? Pecado? Desespero? Alguma coisa que possa roubar-nos, matar-nos ou destruir-nos? Não!

Talvez você diga: Isso não se parece muito com a minha vizinhança espiritual. Mas a razão disso está em que quase todos nós

(24)

24 As Armas de Sua Guerra

vivemos nas fronteiras do reino. E, de modo geral, as fronteiras são o lugar onde se travam as mais pesadas lutas — a Zona de guerra.

Você se sente numa zona de guerra? Para muitas pessoas a batalha é óbvia. Elas simplesmente olham para fora, depois de haverem aberto diversos cadeados e soltado diversas correntes, c no entanto vêem outras casas com tábuas atravessadas nas janelas ou barras de ferro nas portas, ou cercas altas e portões trancados. Numa terra de liberdade, muitos de nós vivemos com medo dos reis das drogas, das quadrilhas e dos assassinos que tencionam roubar e matar.

Grande parte da guerra que se trava ao nosso redor é menos visível, mas nem por isso menos real. Ela ocorre atrás daquelas portas trancadas: abuso de todos os tipos, embriaguez, ira, ódio, engano, perversão, relacionamentos rompidos e emoções violadas.

Não importa para onde você olha no mundo físico: há sempre uma guerra mortal devastando. Todavia, mesmo sendo assim tão ruim,

ainda não é a verdadeira guerra.

A verdadeira guerra é etemamente mortal — a guerra por trás da guerra. E se você vive espiritualmente nas fronteiras do reino de Deus, está sujeito às suas mais intensas batalhas.

Entrando na Plenitude do Reino de Deus

(25)

Vivendo em Zona de Guerra 25

temas, ó pequeno rebanho, pois a vosso Pai agradou dar-vos o reino‛ (Lucas 12:32). ‚Desde os dias de João Batista até agora, faz-se violência ao reino dos céus, e pela força apoderam- se dele‛ (Mateus 11:12).

Por um lado, Jesus diz que Deus deseja dar-nos o reino. Por outro, ele diz que o reino de Deus será tomado pela força. Ora, Deus deseja dar-nos o reino, e ao mesmo tempo devemos tomá-lo pela força? O motivo do aparente paradoxo é este: Alguém quer impedir-nos de receber e experimentar aquilo que Deus quer nos dar.

Sabemos que este alguém é ladrão. O apóstolo João o descreve como aquele que vem para roubar, matar e destruir (João 10:10). Sabemos que ele é nosso adversário (1 Pedro 5:8), e que anda em derredor como leão que ruge, buscando a quem possa devorar. Ele é Satanás, o diabo, o devorador. Devido a Satanás, é necessário que nos tornemos os violentos que tomam o reino pela força, se quisermos receber aquilo que Deus deseja que tenhamos.

Deveríamos considerar com todo o cuidado o tempo no qual vivemos, tempo que não difere dos dias de João Batista. João viveu entre duas dispensações — a da lei e a da graça. Hoje a igreja também está encolhida entre duas dispensações — a da graça e a do reino milenial de Jesus Cristo. Subimos pouco a pouco para a eternidade.

(26)

26 As Armas de Sua Guerra

Resta a Satanás pouco tempo. Por isso ele descarrega toda a sua ira, seu mal, sua fúria sobre o mundo. E pelo fato dele ser o grande enganador, o maior ardil que está tramando contra a nossa igreja e contra a igreja em toda a parte é a mentira segundo a qual ‚tudo está certo. Tudo atingirá o alvo desejado. Não há por que preocupar-nos. Sintamo-nos à vontade, gozemos a vida; no fim tudo vai dar certo‛.

A despeito de tais mentiras, estejamos seguros hoje de uma coisa: Satanás nos odeia e tem um plano terrível contra a nossa vida.

Mas Deus procura despertar a sua igreja. Se quisermos fazer parte da igreja triunfante, devemos tomar-nos a igreja militante na época presente. Deus nos deu o reino gratuitamente, mas pelo fato de enfrentarmos um inimigo interveniente, teremos de tomar pela força nossa entrada legítima no reino.

Quando oramos, ‚Venha o teu reino. . . assim na terra como no céu‛, oramos no sentido de que o reino do céu entre em nós aqui na terra. Estamos orando para que Jesus seja entronizado como rei de nosso coração e estabeleça seu reino de justiça, paz e alegria.

Estamos, ao mesmo tempo, investindo contra o inimigo e seu pecado, enfermidade e tristeza. Não há pecado no céu, daí não ini pecado em nós quando Jesus entra como rei de nossa vida para estabelecer aí a sua justiça. Não há desconforto nem enfermidade no céu — o coração não terá

(27)

Vivendo em Zona de Guerra 27

problemas, quer de ordem física, quer de ordem emocional; por isso nada há que divida nossa vida ou que nos leve a estar em desarmonia quando Jesus entra como rei e estabelece sua paz ali. Não há infelicidade no céu, daí não há depressão, tristeza ou infelicidade em nossa vida quando Jesus entra e estabelece ali a sua alegria.

Estamos Entre o Dia D e a Vitória

Durante a Segunda Guerra Mundial as Forças Aliadas irromperam nas

praias da Normandia, na França, no dia 6 de junho de \*)44 — hoje

conhecido como Dia D. Essa batalha foi o ponto decisivo que definiu o conflito; para todos os fins práticos, os Aliados ganharam a Segunda Guerra Mundial nesse dia.

Ainda assim os alemães e os japoneses não assinaram os termos de rendição oficialmente senão no ano seguinte. Entrementes, esse ano decorrido entre o Dia D e a vitória foi o mais sangrento de toda a guerra! Morreu mais gente nesse ano do que cm qualquer outro. As forças inimigas sabiam que lhes restava apenas pouco tempo, e se tivessem de reivindicar alguma coisa, tinham de agir imediata e poderosamente.

A igreja hoje encontra-se entre seu próprio Dia D e a vitória. Quando Jesus Cristo foi crucificado pelos pecados da humanidade, marcou o Dia D; tecnicamente, Satanás foi derrotado. Mas até que Jesus volte vitorioso para estabelecer oficialmente o seu reino e obrigar Satanás a render-lhe

(28)

28 As Armas de Sua Guerra

toda a autoridade, a igreja está engajada nos últimos embates da guerra. Estamos, pois, experimentando intensa oposição e algumas das mais ‚sangrentas‛ lutas de todos os tempos, espiritualmente falando.

Se você acha que a igreja não está sitiada por inimigo, então passe um dia visitando hospitais ou sente-se em meu escritório e atenda aos telefonemas. Como ministro do evangelho, vejo centenas de pessoas todas as semanas, ou falo com elas, pessoas alquebradas no coração, no corpo, na mente e no lar.

Permita que esta realidade penetre fundo em sua mente hoje: Satanás corre furioso, procurando oportunidade de destruir você. Ele não é apenas

o inimigo; ele é seu inimigo. Ele não é tão-somente o mentiroso e ladrão; é

ele quem está mentindo a você, dizendo a você que tudo será ótimo se você

se humilhar e nada fizer para atrapalhar seus planos. Ele é o ladrão que

está dilacerando sua vida. Ele é que vem para destruir você.

Devemos romper as fileiras inimigas para dar a Jesus o reino sobre todos os aspectos de nossa vida, nossa mente, nossas emoções e corpos; nossas finanças, empregos e negócios; nossos lares, casamentos e família. E para que ele estabeleça sua justiça, paz e alegria, é necessário que desenvolvamos a mentalidade de guerreiro.

Mentalidade de Guerreiro

(29)

Vivendo em Zona de Guerra 29

suficiente para viver‛? Se for assim, você precisa dar uma olhada no padrão do Novo Testamento, pois aqui o padrão não é ‚atravessar‛, mas

vencer.

Gosto do que Snoopy disse em um dos cartuns de Peanuts, de autoria de Charles Schultz: ‚Pouco importa se você ganha ou perde — até que você perca.‛ Muitas pessoas pensam que ser cristão significa simplesmente ganhar o bastante para viver; e se você perde ou é espancado ou pisoteado no processo, deixa estar, pois é assim que a vida é. Porém, esse tipo de atitude passiva não é a perspectiva cristã. Os perdedores, conforme observou Snoopy, chegam a reconhecer, pelo

contrário, que vencer realmente é o que interessa.

O ponto de vista cristão é que não somente participemos desta corrida, mas sejamos vencedores! Devemos correr de tal maneira que alcancemos o objetivo (1 Coríntios 9:24) — em outras palavras, devemos dar tudo o que temos! Devemos correr como se estivéssemos em busca da medalha de ouro.

Quando meu filho tinha apenas sete anos, entrei em seu quarto certa noite para impor as mãos sobre ele e orar por ele — prática que temos adotado com nossos filhos desde que nasceram. Enquanto ele estava deitado em sua cama-beliche, puxou- me para perto de si e disse:

(30)

30 As Armas de Sua Guerra

— Muito bem — respondi —, o que é? Que é que você sabe a meu respeito?

— Sei que você não é o maior pregador do mundo. — Bem, filho, isso eu também sei. É verdade.

— Mas eu quero dizer-lhe alguma coisa mais que sei a seu respeito, papai.

A esta altura eu já estava ficando um pouco preocupado sobre o que ele sabia acerca de mim, mas perguntei:

— E o que é?

— Creio que talvez você seja o maior guerreiro do mundo — ele respondeu.

Eu não poderia ter recebido maior elogio de alguém. Posso não ser o maior pregador do mundo. Posso não ser o maior em nada. Porém eu oro: ‚Senhor, permite-me ser um grande guerreiro no exército que estás formando hoje!‛

Se eu acordasse tarde da noite com os gritos de minhas filhinhas e descobrisse um intruso em seu quarto, você me veria transformado numa terrível máquina de combate. Nada ao meu redor estaria calmo, frio, imperturbável. É isso mesmo que sinto acerca do que Satanás está fazendo hoje. Devemos determinar cm nosso coração que não ficaremos sentados inertes e não mais aceitaremos a situação.

(31)

Vivendo em Zona de Guerra 31

Porém, algumas pessoas simplesmente consideram o ataque do inimigo como um fato que deve ser aceito: ‚Oh, ela está doente mas isso é assim mesmo.‛ ‚Eles enfrentam problemas na família e provavelmente terminarão divorciando-se. Mas isso faz parte da vida.‛ ‚Os tempos estão difíceis e a falência é apenas um fato de nossa sociedade.‛

Quando ouço tais declarações, tudo em mim exclama: ‚Não!‛ As coisas não são assim — aos olhos de Deus. E mentira do Inimigo que as coisas más devem acontecer ao povo de Deus porque ‚é exatamente assim na vida‛. Para muitos, as coisas más acontecem porque o povo de Deus

permite que aconteçam. Os servos de Deus não se levantam para dizer:

‚Temos a mentalidade de guerreiros e estamos decididos a lutar com todas as nossas forças contra o inimigo. Decidimos ganhar esta batalha e final- mente a guerra.‛

Você quer perder uma luta? Receba um golpe e comece a recuar. Você será golpeado de novo.

Quer vencer uma luta? Então não importa quão duro seja o golpe recebido, resista firme, dê uma gingada para trás e continue gingando. Plante os pés como se fosse em concreto, e continue balançando os braços tão depressa quanto lhe for possível. Veja então o que acontece!

Lutar no reino do espírito funciona do mesmo jeito. Deixe-se golpear e recue, e você será golpeado de novo. Golpeie e resista, e o inimigo

(32)

32 As Armas de Sua Guerra

fugirá.

Devemos saber onde estamos e como estamos. Devemos saber quem somos, também, se quisermos vencer esta guerra. Portanto, devemos começar conhecendo mais a respeito do inimigo e de suas limitações — a isso eu chamo de reconhecimento espiritual.

Feche a Porta na Cara do Diabo Hoje

1) Escreva seu nome na linha abaixo e declare seu ‚endereço permanente aqui e agora como lembrete duradouro de seu compromisso de viver no reino de Deus.

Meu endereço permanente é (escreva aqui o seu nome) Reino de Deus

2) Determine hoje buscar primeiro o reino de Deus, e você

experimentará a plenitude de sua justiça, paz e alegria em sua vida. Diga em

voz alta neste instante: ‚Diabo, não serei derrotado. Experimentarei o reino de Deus. Vou resistir-te com tudo o que tenho e com tudo o que sou.‛

Ore Comigo

Concordemos em que você jamais se esquecerá de que o reino de Deus e sua primeira prioridade: ‚Em nome de Jesus, concordo que esta palavra está selada para sempre em meu coração. Declaro hoje que sou

(33)

Vivendo em Zona de Guerra 33

filho de Deus e vivo no reino de Deus. Declaro que Jesus é o Senhor dos senhores e Rei dos reis em minha vida. Declaro que tomarei posição contra o diabo em todas as áreas de minha vida, e que de hoje em diante

terei mentalidade de guerreiro. Não aceitarei a derrota como resposta final

(34)

34 As Armas de Sm Guerra

Reconhecendo o inimigo

ara você, que tamanho tem o diabo? É ele tão grande como Deus? Seja honesto consigo mesmo. Nos assuntos cotidianos da vida, no âmago do problema, quem lhe parece ter mais poder?

Se você for como a maioria das pessoas que conheço — incluindo a maioria dos cristãos — você dirá com o intelecto, e até com o coração, que Deus é maior que o diabo. Mas as suas ações, e aquela sensação na boca do estômago, alinham-se com o seu intelecto e com o coração?

A maioria das pessoas que conheço dá ao diabo muito mais crédito do que lhe é devido. Realmente elas não entendem o relacionamento que há entre Deus e o diabo. Elas clamam: Não sou páreo para o diabo. Ele é grande demais para mim. E fortíssimo. É por demais poderoso. Ele é muito . . . muito . . . muito . . . muito ...‛

Claro, isso é verdade se você não é crente no Senhor Jesus Cristo. Se ainda vive em seus pecados e nunca experimentou o perdão de Jesus em sua vida, então está combatendo um inimigo maior do que você.

(35)

Reconhecendo o Inimigo 35

Se, porém, você é crente no Senhor Jesus Cristo, eis o que minha Bíblia diz acerca de sua situação: ‚Maior é o que está em vós do que o que está no mundo‛ (1 João 4:4). Quando aplicamos em nós essa verdade, podemos dizer confiantes. Aquele que está em mim (Jesus Cristo) é maior do que aquele que está no mundo (o diabo).

Seu Inimigo é Limitado

Deus e o diabo não se acham em planos iguais tentando disputar pela força o domínio sobre sua alma. Muitas pessoas imaginam que Deus está de um lado e o diabo do outro, enquanto elas mesmas estão em algum ponto no meio, sendo puxadas em uma direção ou na outra. De modo geral elas retratam o campo de esportes como plano. Mas esse não é, absolutamente, o caso.

Deus é onipresente. Ele está em toda parte ao mesmo tempo, enquanto o diabo é limitado no tempo e no espaço. Deus também é onipotente; ele faz tudo o que desejar fazer. O diabo, porém, não é todo-poderoso. Ele deve operar segundo as regras estabelecidas para ele por Alguém que tem todas as coisas sob seu controle. O diabo só pode operar dentro dos parâmetros que o corpo de Cristo lhe dá.

E de suma importância que você entenda esse ponto. O diabo só tem oportunidade de operar onde você lhe permita que ele o faça. Por isso o apóstolo Paulo disse: ‚e não deis lugar ao diabo‛ (Efésios 4:27). Em

(36)

36 As Armas de Sua Guerra

outras palavras: ‚Não ofereça ao diabo nenhum espaço em sua vida. Não pendure uma placa ‘aluga-se’ em nenhuma área de sua vida.‛ Se você o fizer, ele se apossará desse território.

Quando você tem em sua vida o poder de Deus, quando Jesus está governando e reinando no trono do seu coração, então aquele que está em você é maior do que aquele que está no mundo. Há, na realidade, pelo menos sete coisas que o diabo não pode fazer.

1. O diabo não pode invadir o sangue de Jesus.

Há alguns anos recebi um telefonema de alguém pedindo ajuda para outra pessoa. Um homem se havia trancado no quarto dum hotel e depois mandou dizer que se mataria, a não ser que Larry Lea fosse lá conversar com ele pessoalmente. Concordei, pois, em ir vê-lo, e o pastor Sonny Conatser foi comigo.

Ao nos aproximarmos do quarto onde supúnhamos que o homem devia estar, batemos na porta. Não houve resposta. Finalmente verificamos a fechadura da porta: ela estava aberta, de modo que entramos com toda cautela. Não havia ninguém no quarto.

Fui ao banheiro, ainda com todo o cuidado, e nesse momento toda sorte de imagens me passou pela mente. Que iria eu encontrar atrás daquela porta?

(37)

Reconhecendo o Inimigo 37

fechada sobre a banheira. Quando me aproximei para abri-la, ouvi a porta atrás de mim bater ruidosamente.

Virei-me e dei de cara com um homem que se parecia exatamente com aquele que eu havia imaginado, alguém por nome ‚Dirty Harry‛ (Harry Sujo). O homem estava em pé a uma distância de apenas 60 centímetros, naquele pequeno banheiro; media aproximadamente 1,90 m de altura. Usava barba, e tinha na mão esquerda uma embalagem de seis latas de cerveja. Podia ver-se pela aparência de seus olhos que ele estava ‚alto‛ com algo mais do que álcool.

Imediatamente o homem abriu a camisa e sacou um revólver magnum 357, e passou a apontá-lo em minha direção. Lançou- me um olhar furioso e disse:

- Hoje nenhum de nós vai deixar vivo este quarto.

E continuou a repetir esta ameaça, como se fosse uma idéia fixa. É desnecessário dizer que naquele tipo de situação a gente descobre rapidamente qual o tipo de fé que se tem. Instintiva- mente comecei a apelar para o sangue de Jesus, a reivindicar o poder do sangue de Jesus naquela situação, e a apropriar-me do sangue de Jesus sobre minha vida, sobre a de Sonny e sobre a deste homem. Mesmo enquanto o homem vociferava e delirava incoerentemente, declarando-me que eu não sairia vivo dali, comecei a falar à meia-voz: ‚O sangue de Jesus tem poder e está

(38)

38 As Armas de Sua Guerra

sobre mim. O sangue de Jesus quebrou o poder do diabo. O sangue de Jesus me protege. O sangue de Jesus cobre Sonny.‛

Por que usei essas palavras? Porque a coisa na 1 que o diabo não pode

fazer é invadir o sangue de Jesus Cristo. O sangue de jesus já rompeu o poder do diabo, e esse sangue é uma força, um poder que está disponível neste universo a todo filho de Deus que pede livramento e salvação de toda situação, circunstância ou pecado.

Este homem ignorava o que eu estava fazendo ou dizendo. Ele não tinha a mínima idéia do que estava ocorrendo. Mas, de repente, parou de falar e fixou os olhos em mim, ainda me apontando a arma, como se esperasse minha reação.

Pensei: ó Deus, como seria bom se a tua Palavra estivesse em minha boca neste preciso momento. Eu não tinha idéia do que deveria dizer. Porém acreditava que o Espírito Santo estava em mim e falaria por meu intermédio.

Eu disse algo que até hoje não sei o que foi. Minha boca parecia proferir palavras sem o envolvimento de minha mente. Fosse o que fosse que eu havia dito, o que vi de imediato foi o homem abaixar o revólver e perguntar-me:

— Bem, que é que você quer que eu faça? Olhei para ele e disse:

(39)

Reconhecendo o Inimigo 39

— A primeira coisa que eu quero que você faça é deitar-se naquela cama —. Não tenho a mínima idéia de por quê eu disse tal coisa. E repeti:

— Deite-se na cama!

Ele saiu do banheiro, encaminhou-se para a cama e deitou-se, ainda segurando a arma. Pensei: E agora, que faço?

Disse-lhe:

— Vou orar por você neste momento -. Então comecei a orar: Em nome de Jesus, amarro os poderes do suicídio; amarro os poderes da morte; amarro os poderes do homicídio, amarro os poderes da destruição.

Ao dizer essas palavras, sua mão soltou a arma. Olhei para Sonny e disse-lhe:

— Pegue-a!

Sonny não perdeu tempo para fazê-lo. O homem, porém, não movia um músculo sequer, simplesmente continuou ali deitado.

Depois guiei esse homem na oração do pecador, e naquela mesma hora ele aceitou a Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor pessoal. Aquilo que teve início como uma hora de morte, tomou-se uma hora de vida. Aquilo que começou como um momento em que os demônios gargalhavam, passou a ser uma hora de regozijo entre os anjos.

(40)

40 As Armas de Sua Guerra

aconteceu porque o sangue de Jesus foi aplicado naquele momento. Lembra-se da primeira Páscoa, conforme está registrada no livro de Êxodo, quando o anjo da morte foi enviado por Deus a toda a terra do Egito a fím de destruir o primogênito de todo ser vivo? (Veja Êxodo 14.) O único lugar em que o anjo da morte não poderia entrar era nos lares onde o sangue havia sido aplicado nas ombreiras das portas. Hoje contamos com esse tipo cie proteção: O diabo não pode penetrar onde o sangue de Jesus é aplicado.

Todos os dias aplico o sangue de Jesus. Digo:

— O sangue de Jesus está sobre todo o meu ser. O sangue de Jesus está sobre minha esposa e sobre meus filhos. O sangue de Jesus está sobre o meu lar. O sangue de Jesus está sobre o meu trabalho. O sangue de Jesus está sobre a minha igreja.

Deixo que as palavras de Apocalipse 12:11 soem em meus ouvidos e em meu coração: ‚Eles o venceram (ao acusador, que c o próprio diabo)

pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho.‛ Louvado seja

Deus pelo sangue do Cordeiro e por seu poder em nossa vida!

2. O diabo não pode causar-lhe dano se você vestir toda a armadura de Deus

diariamente, e reivindicar a autoridade que você tem em Jesus Cristo.

A Bíblia diz-nos com toda a clareza em Efésios 6:10-11: ‚No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.‛ Ela diz

(41)

Reconhecendo o Inimigo 41

que quando nos revestimos de toda a armadura de Deus, estamos em posição de ‚ficar firmes contra as ciladas do diabo‛.

Você jamais pensaria em sair nu para o trabalho ou para ir à igreja. Nem deveríamos pensar em deixar nossos lares pela manhã sem nos revestirmos de nossas vestes espirituais: cingin- do-nos com a verdade; a couraça da justiça cobrindo-nos o coração; calçando os pés com a preparação do evangelho da paz; tendo sobre a cabeça o capacete da salvação; o escudo da fé e a espada do espírito em nossas mãos. Plenamente revestidos desta armadura, podemos erguer-nos em oração contra os dominadores deste mundo tenebroso. (Veja Efésios 6:10-18.)

Somente quando estamos assim vestidos com a armadura de Deus é que nos encontramos em posição de reivindicar Lucas 10:19 para a nossa vida: ‚Eu vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.‛

Essa é a promessa de Deus. Creio, porém, que ela é a promessa de Deus somente para os que decidem ter essa autoridade e poder em suas vidas. Após nos revestirmos da armadura de Deus, podemos declarar: ‚A injustiça não me governará; as mentiras não me governarão; o medo não me governará; a

dúvida não me governará; as imaginações más não me governarão; a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida

(42)

42 As Armas de Sua Guerra

não me governarão.‛

Então, quando os dardos inflamados chegarem até nós, declaramos com a palavra de nossa fé em Deus que proferiremos bênçãos ao invés de maldições, palavras de fé ao invés de palavras de dúvida, afirmações a respeito de Jesus ao invés de ceticismo. Declaramos, em todas as circunstâncias que ‚todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus‛ (Romanos 8:28).

3■ O diabo não pode ler a sua mente.

Dissemos que Deus é onipresente e onipotente — que ele está em toda parte e pode fazer qualquer coisa. Devemos reconhecer também que Deus é onisciente. Ele sabe todas as coisas. O diabo, porém, é limitado naquilo que sabe. Ele só sabe o que você diz.

Satanás não pode ler a sua mente. Mas ele conhece suas palavras. Assim, cuidado com o que você diz. Creio ser esse o significado de Hebreus 13:15: ‚Portanto, ofereçamos sempre por meio dela a Deus sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.‛

Que é que devemos proclamar? Louvar a Deus pelo que ele está fazendo em nossas vidas. Dar graças ao seu nome pelo que ele tem feito por nós. Quando? Sempre, continuamente — o que significa todo o tempo.

(43)

Reconhecendo o Inimigo 43

despreocupados, dando voltas a esmo todo o tempo, com um ar vidrado nos olhos e um sorriso imbecil no rosto. Deus não nos diz isto para que evitemos um confronto com a realidade da vida. Ele no-lo diz para que possamos enfrentar a vida de frente, com a face erguida, e sair vitoriosos. Deus quer que andemos em contínuo louvor e em contínua atitude de gratidão porque ele sabe, e o diabo também sabe, que o reino do espírito opera através de nossas palavras. A Bíblia diz que se com a boca você confessar a Jesus como Senhor, e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação (veja Romanos 10:8-9). Em outras palavras, sua salvação e minha salvação baseiam-se num processo de dois passos: primeiro, cremos em nosso cora- ção, e, segundo, com a boca confessamos aquilo que cremos no coração.

Não me refiro àquilo a que eu chamaria de ‚confessionismo‛ ocioso — a crença segundo a qual tudo o que você desejar, basta dizê-lo e o conseguirá. Refiro-me a uma confissão bíblica da Palavra de Deus.

Quando há fé em seu coração de que Jesus vencerá em determinada situação, de que Jesus será vitorioso, de que você está do lado de Jesus, e de que o diabo será derrotado; quando você proclamar essa fé na forma de louvor a Deus e de ações de graças pelo que ele já fez em sua vida, então

(44)

44 As Armas de Sua Guerra

os exércitos angelicais serão liberados para servir a você como herdeiro da salvação.

Por outro lado, se em seu coração você crer que Jesus não vencerá, que o diabo é mais forte, que nada que você faça importa; se você divulgar essa atitude na forma de dúvida, desestimulo ou medo, então as forças demoníacas estarão capacitadas a mudar-se para essa área de sua vida a fim de destruí-lo.

O que sai de sua boca não somente ativa a Deus a agir em sua arena, como também ativa o diabo a fazer o mesmo em sua arena. Esse é o motivo por que tantas vezes digo; ‚Ore muito antes de proferir as palavras!‛

Quase ao mesmo tempo em que você está preparado para expressar inadvertidamente um juízo sobre uma determinada questão, ou expressar alguma dúvida ou desgosto, ou proferir alguma outra palavra que revele falta de fé, pare e pergunte a si próprio; Preciso mesmo dizer isso? Peça a Deus que lhe dê antes uma ‚palavra de testemunho‛ a respeito dele e a respeito do que ele pode fazer na situação. Ele o fará! Então, a segunda parte de Apocalipse 12:11 será confirmada: ‚Eles o venceram pelo sangue

do Cordeiro epela palavra do seu testemunho. ”

4. O diabo não irá embora, a menos que você o expulse.

(45)

Reconhecendo o Inimigo 45

nome e poder de Belzebu, príncipe dos demônios. (Veja Mateus 12, a começar com o versículo 25.) Em outras palavras, eles diziam que o próprio Jesus estava possuído de demônio e que seus milagres eram feitos pelo poder de Satanás que operava em sua vida.

Jesus respondeu-lhes: ‚Todo reino dividido contra si mesmo acabará em ruína. . .E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo.‛ E prosseguiu: ‚Ou, como pode alguém entrar na casa do valente e roubar os seus bens, se primeiro não amarrá-lo, saqueando então a sua casa?‛ O ponto importante de sua resposta foi este: ‚Satanás não expulsa a Satanás.‛

Muito se tem dito nos últimos meses nas redes nacionais de comunicação sobre satanismo e o poder do diabo sobre a vida das pessoas. Mas tenho-me divertido um bocado com o fato de Deus usar os veículos seculares para despertar a igreja a dizer: ‚Hei, rapazes, a Bíblia é verdadeira.‛

Quando eu estava no seminário, tínhamos debates sobre se os demônios estavam ou não ativos nos Estados Unidos. Debatíamos se alguém teria o poder de expulsar demônios, se eles de fato existiam. Tudo era mantido no campo da teoria; ignorava-se totalmente o fato que, mesmo enquanto discutíamos a situação, os demônios da dúvida, os demônios da incredulidade, os demônios do ceticismo e os demônios da

(46)

46 As Armas de Sua Guerra

zombaria estavam impedindo o avanço de muitas pessoas que perambulavam pelos corredores da igreja.

Agora, porém, as pessoas já não perguntam se os demônios são reais — perguntam o que fazer com relação ao problema. Uma coisa é analisar a situação; outra muito diferente é saber como solucioná-la. Se nossa nação quiser sobreviver aos anos vindouros, creio ser necessário que um grupo de pessoas se levante dentro da igreja, pessoas que não somente sejam capazes de reconhecer a natureza demoníaca de muitas situações, mas que saibam o que fazer com os demônios quando elas os encontram. Enquanto nos preparamos para derrubar as fortalezas espirituais, jamais devemos esquecer que um demônio não destruirá a si mesmo ou, voluntariamente, abrirá mão de seu território.

Cabe a nós — a você e a mim — combater o diabo. Cabe a nós expulsá-lo do território que atualmente ele ocupa. Cabe a nós resistir ao

diabo. Lemos em 1 Pedro 5:8-9: ‚O vosso adversário, o diabo, anda em

derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar. Resisti-lhe,

firmes na fé!” (grifo acrescentado).

Um jovem de MacAlester, Oklahoma, recentemente foi entrevistado num dos programas da rede de televisão. À época de sua entrevista ele estava preso, aguardando sua execução. Quando adolescente havia adorado a Satanás, e o diabo o havia possuído a tal ponto que ele perdera

(47)

Reconhecendo o Inimigo 47

todo o controle consciente sobre suas próprias ações. Ele havia assassinado brutalmente o pai e a mãe enquanto estava no estado de escravidão espiritual.

Porém, depois de ir para a prisão, este jovem nasceu de novo, foi liberto da influência demoníaca e ficou cheio do Espírito Santo. Na entrevista perguntaram-lhe sobre o satanismo, e enquanto estava sentado ali na prisão, aguardando a morte, sua advertência foi vigorosa. Ele insistiu em que nos despertássemos cm nosso trato com os demônios a fim de reconhecermos que não podemos aconselhar ou psicoanalisar um demônio, porque cie nos mente todo o tempo.

Esse jovem sabia do que estava falando. Pode-se ‚dissuadir‛ uma pessoa de ser possuída pelo diabo. Porém, não se pode "convencer‛ um demônio a sair voluntariamente. Os demônios não deixam pacificamente uma fortaleza. Eles têm de ser expulsos. Assim, compete aos homens e às mulheres que se dizem filhos de Deus assumir autoridade sobre eles e amarrar o poder (pie eles têm — e essa tarefa inclui ambos, você e eu.

Nunca me esquecerei do dia em que entrei numa sala onde um grupo de pessoas discutia com um homem possesso. Finalmente, um dos homens agarrou o endemoninhado e gritou com ira: ‚Diga-me a verdade, seu demônio mentiroso!‛

(48)

48 As Armas de Sua Guerra

verdade? A melhor providência teria sido invocar o sangue de Jesus, proclamar as palavras de fé acerca da autoridade e poder de Jesus Cristo, e expulsar o demônio dessa pessoa, em nome de Jesus.

5. Satanás não pode impedir que a montanha de suas dificuldades se mova, se você semear a semente da fé e falar a essa montanha.

Devemos fixar em nossa mente, com toda clareza, que o diabo não pode impedir a realização de um milagre que Deus tenciona para nós. Ouço muitas pessoas dizer: ‚Bem, o diabo fez isto‛ ou ‚diabo fez aquilo‛. Elas dão crédito demais ao diabo.

A Bíblia diz: ‚Não vos enganeis: Deus não se deixa escarnecer. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará‛ (Gálatas 6:7). Seja o que for que você tenha semeado, você colherá. Não há como fugir disso. O problema não é tanto o que diabo está fazendo, e, sim, que as pessoas não estão semeando as espécies certas de sementes. Uma erva daninha só crescerá onde não tenha sido semeada uma boa planta.

Jesus disse: ‚Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível (Mateus 17:20). O problema não reside exclusivamente no impedimento do diabo. Reside nas pessoas que não têm fé; que não semeiam a semente de sua fé no lugar certo, na hora certa, guiadas pelo Espírito Santo; que não dizem à sua montanha de problemas: ‚Vai-te daqui.‛

(49)

Reconhecendo o Inimigo 49

Jesus disse que a montanha mudará. Disse que nada será impossível a você. Mas sua mente é do tipo que diz que tudo é impossível — ou que nada é impossível? Será que sua mente diz: ‚Nada há que eu possa fazer para deter o diabo‛? Ou você está plantando sementes de fé, crendo sinceramente que Deus está com você, e falando às suas dificuldades: ‚Saiam de minha vida, em nome de Jesus‛?

O sexto capítulo de Gálatas diz mais: ‚O que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido‛ (Gálatas 6:8-9).

Isso me diz: ‚Semeia e continua semeando. Continua crendo; continua proferindo palavras de fé - até ao último segundo, quando teu milagre vier a acontecer.‛

Creio que geralmente há um intervalo de tempo entre o momento em que você lança a semente e o tempo de sua montanha mudar-se. Há um intervalo de tempo entre o plantio de qualquer semente e a colheita, e é durante esse tempo que sua fé será provada. Você não terá de ficar perguntando se a sua semente brotará e produzirá colheita. Não terá de ficar perguntando se realmente a sua montanha se mudará e se lançará no mar. Não terá de indagar quando será a estação própria. Entretanto, a Bíblia diz que se você não desfalecer - em outras palavras, se você não

(50)

50 As Armas de Sua Guerra

desistir - então a coDieita certamente chegará, a montanha certamente mudará de lugar e por certo a vitória será sua.

Nada de palavras que tragam dúvida. O diabo nada pode fazer para impedir que a vitória aconteça.

6. O diabo não pode impedir que se cumpram na terra os propósitos supremos de Deus.

Quais são alguns dos propósitos de Deus que o diabo não pode deter, retardar ou obstruir? Primeiro, o diabo não pode Impedir que a igreja prevaleça. Enquanto a igreja permanecer cm oração e obediência diante do trono de Deus, não importa o que venha a atingi-la, não importa que luta ela enfrente, não Importa que erros uma pessoa possa cometer (incluindo o pastor), a igreja prevalecerá. Um dos propósitos supremos de Deus é que a igreja seja triunfante.

Jesus disse: ‚Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela‛ (Mateus 16:18). Que pedra é essa? É uma declaração de fé, de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Uma igreja que declare que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo é, portanto, uma igreja vencedora.

Anos atrás, em Dallas, um grupo de irmãos de uma igreja local começou a experimentar uma grande ação de Deus entre seus membros. As pessoas eram curadas e salvas, e a igreja começou u crescer. Então o

(51)

Reconhecendo o Inimigo 51

pastor da igreja recebeu um telefonema.

Quem estava na outra extremidade da linha, disse: ‚Agora, ouça — se você não parar com todo esse negócio de pregar que Jesus pode curar e libertar as pessoas, vamos chutá-lo para fora da cidade.‛ Então o pastor disse consigo mesmo: ‚Bem, acho que o melhor é acalmar um bocadinho.‛

Foi o que ele fez, e o Espírito Santo ficou entristecido. A igreja começou a morrer, e finalmente deixou de existir.

Sabe o que aconteceu na mesma ocasião? O irmão Howard Conatser, pastor da igreja batista de Beverly Hills, saiu um domingo de manhã, e disse: ‚Gente, hoje vamos simplesmente adorar a Deus. Joguemos fora nosso boletim e deixemos que Jesus seja o Senhor da igreja.‛ E começou a orar: ‚Nem mesmo sabemos como ter uma igreja; nem mesmo sabemos o que é a igreja, Senhor; mas aqui estamos e vamos entregar-nos a ti.‛ Sabe o que aconteceu? A glória de Deus caiu sobre aquele lugar e o povo começou a adorar. As pessoas ficaram na igreja por três ou quatro horas naquela noite, e ninguém ligava para o horário. A Sra. Barryman, esposa do presidente da junta diaco- nal, foi curada; Deus começou a convencer as pessoas de seus pecado; e vidas foram transformadas. Essa igreja passou de quatrocentos alunos na escola dominical para mais de quatro mil alunos quase da noite para o dia.

(52)

52 As Armas de Sua Guerra

Por quê? Porque Deus está buscando uma coisa somente: um povo obediente que diga: ‚Queremos tão-somente o que tu queres, ó Deus.‛ Isso é tudo. E quando Deus encontra tal pessoa, ou tal grupo de pessoas, é nesse lugar que ele faz conhecidos os seus propósitos.

Nada que o diabo faça é suficiente para impedir que o propósito de Deus se manifeste em poder e autoridade em um indivíduo ou corpo de crentes. O diabo não pode fazer absolutamente nada para impedir que a igreja de Deus prevaleça se ela permanecer em oração e obediência, e declarar que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo.

O segundo propósito de Deus que o diabo não pode deter é que Jesus, seu Filho, venha outra vez. Quando o Deus todo-poderoso olhar para o seu Filho e disser: ‚É hora, Filho‛, nada haverá que o diabo possa fazer que impeça a volta de Jesus. No micromilésimo de segundo que Deus quiser que Jesus venha, ele virá.

Creio que podemos apressar esse dia. Se fizermos nosso trabalho, e o fizermos bem feito, se tomarmos o bastão e corrermos com ele, creio que podemos acelerar sua vinda. Jesus vem para uma noiva, uma igreja, que se apresente como rainha, plenamente vestida de majestade, beleza, santidade e pureza. Se nos aplicarmos à tarefa de nos prepararmos para ser esse tipo de noiva - e isso constitui nosso trabalho e nossa responsabilidade -, então creio que podemos apressar a volta do Senhor

(53)

Reconhecendo o Inimigo 53

Jesus Cristo.

Por outro lado, se decidirmos que não somos a noiva de Cristo; se não nos prepararmos para estar diante dele em majestade, beleza, santidade e pureza; e se não tomarmos a nossa cruz e não realizarmos a sua obra, então retardaremos sua volta. Todavia, seja como for, a vinda do Senhor Jesus não é apressada ou atrasada por coisa alguma que Satanás faça ou deixe de fazer. Ele não é fator no horário de Deus.

Terceiro, o diabo não pode impedir que Jesus o lance às profundezas do abismo. Quando Jesus voltar e disser: ‚Satanás, vou trancá-lo num abismo sem fundo‛, nada há que Satanás possa fazer para impedir que isso aconteça. E o mesmo princípio

é válido em sua vida. Quando Jesus expulsa a Satanás de uma área de sua vida, nada há que Satanás possa fazer, exceto sair.

Em verdade, Satanás não pode deter nenhum dos propósitos supremos de Deus em você, assim como não pode deter os propósitos supremos de Deus para a igreja, ou para o mundo, ou para ele próprio, Satanás. Se você é filho de Deus, então está Imune à morte nesta vida enquanto não terminar seu propósito. Satanás não pode acabar com você prematuramente.

Tenho conversado com muitas pessoas que temem morrer untes de concluírem seu trabalho para o Senhor, e esse temor as tem amarrado.

(54)

54 As Armas de Sua Guerra

Digo-lhe, porém, com toda a autoridade do nome de Jesus, que você não deixará seu corpo físico onde reside neste momento para ir estar com o Senhor em seu corpo espiritual — untes que o propósito de Deus se complete em você aqui na (erra. ‚Fiel é o que vos chama, o qual também o fará‛ (1 Tcssalonicenses 5:24). Que é que Deus fará? Ele fará que ‚vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tessalonicenses 5:23). Louvado seja Deus por sua fidelidade para conosco!

7. O diabo não pode confessar que Jesus Cristo veio em carne ou que Jesus

Cristo é Senhor.

O diabo nunca louvará a Jesus. Ele não declarará que o Filho dc Deus veio à terra na forma de homem. Não proclamará a ressurreição de Jesus. Não declarará que Jesus é o Cristo ou que Jesus é Senhor.

Verifica-se o mesmo com relação aos seres humanos que se ucham sob a influência de demônios. Diz a Bíblia que ‚ninguém (jiie fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo‛ (1 Coríntios 12:3). As Escrituras também dizem: ‚Todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus, mas todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus‛ (1 João 4:2,3)-

(55)

Reconhecendo o Inimigo 55

descontroladamente enquando fazíamos o convite para as pessoas receberem a Cristo. De imediato discernimos que ele estava cheio de um espírito de ira. Sua ira ia além de qualquer ira humana normal; era de inspiração demoníaca.

Enquanto ele clamava, ordenei ao espírito que estava no (ovem que silenciasse em nome de Jesus. Ordenei-lhe que saísse dele. Dei imediatamente a seguir o terceiro passo. Disse ao jovem: ‚Agora quero que você comece a confessar que Jesus veio em carne, que Jesus é o Cristo, que Jesus é Senhor, que Jesus o está libertando e que Jesus é o

Senhor de sua vida.‛ Ele o fez, e o poder de Deus inundou seu ser. Naquela

noite ele foi liberto da escravidão e gloriosamente salvo.

Muitas vezes ouvimos falar de ‚teste de tomassol‛ para isto ou para aquilo. O teste de tomassol, no seu aspecto científico, destina-se a mostrar se uma substância é alcalina ou ácida. Há, porém, um ‚teste de tomassol espiritual‛ que podemos empregar sempre para determinar se alguém é de Deus ou não. O teste é este: Confessa a pessoa que Jesus é o Filho de Deus vindo em carne, e que Jesus é Senhor?

Se pode sincera e honestamente confessar, com a plena convicção de seu espírito, que Jesus é Filho de Deus vindo em carne e que Jesus é Senhor, então ela é de Deus. Mas se se mostra hesitante, se começa a apresentar escusas ou a qualificar sua resposta, ou se se recusa a

(56)

56 As Armas de Sua Guerra

responder, então a confissão que fizer não procede de Deus. É simples. Um demônio nem mesmo dirá as palavras ‚Jesus é Senhor‛, a menos que o faça em tom de zombaria. Os demônios não confessarão que Jesus é Filho de Deus vindo em carne. Não declararão que Jesus é Senhor.

Nós, porém, podemos. Cabe a nós declarar o senhorio de Jesus. Em assim fazendo, amarramos a incredulidade e pregamos o evangelho de modo verdadeiramente eficaz.

Resumindo, pois, as sete coisas que o diabo não pode fazer:

1. Ele não pode invadir o sangue de Jesus. Devemos, portanto, estar

cobertos pelo sangue. No próximo capítulo veremos com apropriar-nos plenamente do sangue de Jesus.

2. Não pode causar-lhe dano se você vestir toda a armadura de Deus diariamente, e reivindicara autoridade que você tem em Jesus Cristo. Como é que fazemos

isso? Estaremos ‚Vestindo o Uniforme‛ ou a armadura de Deus, segundo o capítulo seis deste livro.

3■ Ele não pode conhecer todos os seus pensamentos. Compete-nos fazer

uma confissão baseada na Bíblia como a ‚palavra de nosso testemunho‛, de sorte que quando o diabo ouvir por alto o que estamos falando, ele só ouve o louvor de Deus e as ações de graça pela presença de Deus em nossa vida. De que modo desenvolvemos essa ‚palavra de testemunho‛ com a qual derrotaremos o diabo? Exploraremos este ponto no capítulo oito,

(57)

Reconhecendo o Inimigo 57

quando aprenderemos a dar nosso ‚Grito de Batalha‛ como soldados de Deus.

4. O diabo não expulsará a si mesmo. Essa tarefa é nossa!

5. Ele não pode impedir que aconteça o seu milagre quando você semear sementes de fé, e a seguir falar à sua montanha de problemas. Aquilo que você

semear é o que você colherá. Hoje é o dia para semear no reino de Deus. 6. Ele também não pode impedir que ocorram na terra os propósitos supremos de Deus. Na vida da igreja e na sua vida pessoal, os propósitos de Deus serão

estabelecidos se você permanecer em oração e obediência, e declarar que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo.

7. O diabo não pode confessar que Jesus Cristo veio em carne ou que Jesus

Cristo é Senhor. Isso compete a nós.

Ora, por que despendemos tanto tempo no início deste livro Calando sobre o diabo? Porque você necessita de um retrato nítido do seu inimigo. Saber quem é e quem não é seu inimigo, o que ele pode e o que não pode fazer, e como ele opera no constante propósito de derrotá-lo.

De maneira alguma, porém, estou tentando subestimar o poder do diabo. Essas declarações que acabo de apresentar-lhe dizem o que o diabo não pode fazer, mas se você as ler de novo, cuidadosamente, verá alguma coisa que o diabo pode fazer:

(58)

58 As Armas de Sua Guerra

todo lugar onde o sangue não foi aplicado. Cabe-nos apropriar-nos do sangue de Jesus para situações e circunstâncias específicas. Quando não o fazemos, o diabo tem a vantagem.

2. O diabo não pode causar-lhe dano se você revestir-se de toda a armadura de Deus todos os dias e reivindicar sua autoridade em Jesus Cristo. Se, porém, você não se revestir diariamente de toda a armadura de Deus, será uma presa fácil.

3. O diabo não pode conhecer todos os seus pensamentos. Mas ele pode saber o que você diz. Suas palavras podem dar-lhe a entrada que ele necessita para operar o mal. Você pode, por aquilo que diz, dar-lhe calorosas boas-vindas. Desse modo o inimigo não somente contaminará a sua vida, mas a vida dos que ouvem o que você diz e levam a sério essas palavras.

4. O diabo não pode expulsar a si mesmo. Mas onde quer que ele esteja neste preciso momento, ele não arredará o pé, a não ser que você ou alguém venha em nome de Jesus para tirá-lo dali. O diabo não deixará o terreno espontaneamente. Seja qual for o território reivindicado por ele neste preciso minuto, permanecerá reivindicado, a menos que atuemos contra ele.

5. O diabo não pode impedir que seu milagre aconteça quando você semear sementes de fé e depois falar à sua montanha de dificuldades. Se,

Referências

Documentos relacionados

Esta NR estabelece os critérios que deverão ser eliminados dos locais de trabalho, através de métodos, equipamentos ou medidas adequadas, de forma a evitar riscos à saúde e

Em dermatofitoses e em infecções por Candida, aplicar quantidade suficiente do produto para cobrir a área afetada, duas vezes ao dia (pela manhã e à noite). Após o desaparecimento

Caso seja verificado que o número de votantes não corresponde ao número de cédulas oficiais, e esta diferença resulte, comprovadamente, de fraude, a urna será lacrada e será

1 são apresentados os resultados de ângulo de contato em função da temperatura para as blendas de PBAT/PNIPAAm, eletrofiadas em diferentes proporções mássicas (Fig. 1A) e

[r]

A actividade destes docentes pode ser desenvolvida em instituições de educação especial ou em escolas de ensino regular e no âmbito de um grupo heterogéneo de crianças e

A localização é realizada através da integração, compilação e manipulação de dados contidos no sistema de geoprocessamento (GIS) que possuem informações

Não poderão concorrer ao sorteio os integrantes da Comissão de Sorteio, composta por 7 (sete) pessoas designadas pelo Prefeito Municipal, dentre Servidores