• Nenhum resultado encontrado

Toda a Armadura de Deus

No documento Larry Lea - As Armas Da Sua Guerra (páginas 129-157)

atanás odeia o que vou dizer a você neste capítulo. É uma questão de vida ou morte — vida para os que ouvirem o que digo, crerem nisso e o puserem em prática, e morte para os que não o fizerem. Mas confio em que a igreja triunfante se torne a igreja militante, de modo que a vida flua, e vida em abundância!

Lembre-se do que Jesus disse em Lucas 12:32: ‚Não temas, ó pequeno rebanho, pois a vosso Pai agradou dar-vos o reino.‛ Não obstante, ao mesmo tempo, em Mateus 11:12 lemos que ‚Desde os dias de João Batista até agora, faz-se violência ao reino dos céus, e pela força apoderam-se dele‛ .

Deus quer dar-nos o reino. Há, porém, somente um modo de receber o que Deus deseja dar, e esse modo é pela força — não força sobre os homens, não força sobre as instituições, mas força total sobre os poderes

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 130

espirituais, sobre os principados e dominadores das trevas. Alguém tenta impedi-lo de receber o reino que Deus quer dar-lhe, e é preciso força para vencer esse inimigo.

Lembre-se, também, de que corremos esta corrida do evangelho não simplesmente por correr. Corremos para vencer! Corremos tendo em mira ganhar a corrida e o prêmio. Essa é a ética cristã.

Quem pensa que estamos num passeio pelo parque não entende a mensagem plena do Novo Testamento. O apóstolo Paulo exortou: ‚Correi de tal maneira que o alcanceis (o prêmio)‛ (1 Coríntios 9:24). Ele disse: ‚Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus‛ (Filipen- ses 3:14). Prosseguir! Alguém está tentando fazê-lo tropeçar e levá-lo para um desvio a fim de impedir que você ganhe a corrida. Por isso é necessário esforço conjugado para vencer.

Alguma coisa deve levantar-se dentro de você e dizer: ‚Não permitirei que o diabo tome o que pertence ao reino de Deus e que pertence a mim e

à minha família, jamais. Não ficarei simplesmente inerte, permitindo que

ele devaste nossos lares, que se aproveite de nossos filhos ou adquira qualquer autoridade sobre nossa igreja.‛

A maior mentira que Satanás conta hoje é que ‚tudo está OK‛. Indo

não está OK. A maioria das pessoas que conheço necessita tlr mais

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 131

0 orações. E exige esforço, compromisso, até mesmo a força, para satisfazer a essa necessidade.

Em Efésios 6:10-18 temos uma passagem decisiva para nossa k ompreensão sobre como triunfar como guerreiros de Deus e Vencer o diabo. Examinemos o texto, passo por passo, começando pelo versículo 10: ‚No demais, irmãos meus, fortalecei- vos no Senhor e na força do seu poder.‛

Quando Davi era perseguido pelo rei Saul, dizem as Escrituras: ‚Davi retirou-se dali, e escapou para a caverna de Adulão‛ (na versão que o autor está usando, ‚Os homens de Davi se reuniram na caverna de Adulão‛) (1 Samuel 22:1). Esses homens tf rum os párias da sociedade, a escória, os decadentes que haviam perdido seu prestígio. A Bíblia diz que eles se achavam nu ‚aperto‛, ‚endividados‛, ‚amargurados de espírito‛ (22:2). Mas quando esses homens se congregaram em torno de Davi e foram por ele conduzidos, tornaram-se conhecidos como os "valentes de Davi‛.

I lá, hoje, muitos cristãos que se parecem com os homens que

Cambaleavam na caverna de Adulão. Prometo-lhe, contudo, que MC você

se agrupar em tomo de Jesus e ficar perto do Espírito lÜunto, ele o levará a tomar-se um dos ‚valentes de Deus‛ hoje. (ainforme diz Efésios 6:10, você será ‚fortalecido no Senhor e na [orça do seu poder‛.

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 132

Por que temos necessidade de ser fortalecidos no Senhor? (ámlinue a ler os versículos 11-13: ‚Revesti-vos de toda a arma- ilura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas i líadas do diabo. Pois não temos que lutar contra a carne e o Mangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, ( itiUra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças CNpirituais da maldade nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes.‛

O versículo 12 detalha com clareza quem é o inimigo: principados, potestades, poderes deste mundo tenebroso, e forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Infelizmente, muitas pessoas hoje estão sendo cegadas por essas mesmas potestades,

Quando vencemos o diabo, nossa visão espiritual fica mais aguçada. Por outro lado, se embarcamos numa trajetória perdedora com o inimigo, nossa visão espiritual enfraquece.

Os versículos 11 e 13 falam-nos das conseqüências de nos vestirmos de toda a armadura de Deus. Essas conseqüências são decisivas para nossa sobrevivência.

Há onze anos eu fazia parte do corpo de assistentes da Igreja Batista de Beverly Hills, quando nosso pastor, Howard Conatser sofreu um ataque cardíaco. Pediram-me que assumisse as responsabilidades pastorais da

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 133

igreja durante seis meses, numa base de interinidade. Eu tinha apenas vinte e dois anos de idade, fazia um ano que havia saído da faculdade e de repente foi como se o mundo tivesse desabado sobre meus ombros. Senti grande necessidade em minha vida. Eu lutava dia após dia contra a dúvida e a depressão, sentindo intensa pressão para desincum- bir-me da tarefa. Não podia ver como caminhar na vitória que Deus me havia prometido em sua Palavra.

Um dia veio ao meu escritório um pastor luterano. Era membro de nossa igreja e já não exercia o ministério ativo em sua denominação àquele tempo; falou-me com a franqueza de seu coração de pastor:

— Larry, você se veste diariamente de toda a armadura de Deus? Ora, eu havia estudado três anos de grego na Faculdade Batista de Dallas. No meu terceiro ano de grego, freqüentei uma classe onde éramos somente três — o professor, outro aluno, e eu. O objetivo de nosso estudo juntos era a carta aos Efésios. Naquele ano estudei cada substantivo, cada verbo, cada frase. Por conseguinte eu sabia tudo acerca da carta aos Efésios, incluindo o sexto capítulo.

Com esse estudo em mente, inclinei-me para trás em minha cadeira e disse ao meu amigo:

— Sim, sei tudo a respeito de vestir a armadura de Deus. Até

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 134

profundidade. Conheço todos os substantivos e Verbos e como todos eles se ajustam.

Ele disse:

—Não lhe perguntei se você conhecia a passagem. Pergunto (MC você faz

o que essa passagem ordena fazer todos os dias.

Olhei bem para ele, um tanto indeciso, mas ele persistiu: — Você veste diariamente toda a armadura de Deus?

Cocei a cabeça espiritual durante um segundo e percebi uma Vez mais que saber algo sobre a Palavra de Deus é uma coisa, llius fazer o que a Palavra de Deus ordena é outra coisa muitíssimo diferente. Assim, tive de confessar-lhe:

— Não, não visto.

—Bem — disse-me ele — permita-me mostrar-lhe algo. Leia o Versículo 11 — e ele apontou para esse versículo em sua Bíblia. »»“ Aqui diz que devemos revestir-nos de toda a armadura de Deus, pura que

possamos ficar firmes contra as ciladas do diabo. Ora, 0 inverso disso

significa que se você não vestir toda a armadura dc Deus, não poderá ficar firme contra as ciladas — a astúcia, malícia ou maldade — do diabo. Ele é um diabo cheio de truques, Larry, e você necessita vestir toda a armadura de Deus, de modo que possa resistir.

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 135

do diabo, e tive de concordar que o inimigo certamente era astucioso e malicioso no que ele me atirava. O amigo pros-MCglÜU.

—Agora examine o versículo 13, Larry. Diz aí que você deve tomar toda a armadura de Deus para que possa resistir no dia mau. O dia mau é qualquer dia em que o inimigo vem como uma Inundação.

Bem, certamente conheço os dias maus, pensei, porque o Inimigo tem vindo como torrente sobre mim nestas últimas «emanas.

Ele continuou:

— A recíproca também é verdadeira. Se você não vestir toda ii armadura de Deus, não poderá ficar firme nesses dias maus ((liando o inimigo entra correndo sobre sua vida para dominá-la.

Naquele dia aprendi algo a respeito de Efésios que antes cu desconhecia. Porém, ainda mais significativo, comecei naquele dia a fazer o que a carta aos Efésios manda fazer.

Permita-me falar-lhe agora como aquele pastor me falou há onze anos. Os dois pontos que ele apresentou são fundamentais para você hoje. Se você não vestir, diariamente, toda a armadura de Deus, então não poderá tomar o reino pela força e não ganhará a corrida em que está empenhado. Levará uma rasteira do inimigo que vem sobre você como torrente. Não prevalecerá contra a astúcia do diabo.

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 136

Há, hoje, no mercado, muitos livros sobre como ajudar-se a si mesmo, defendendo o que eles chamam ‚vestir-se para o sucesso‛. Esses autores crêem que determinada ‚aparência‛ ajuda a pessoa a realizar mais e ter melhor reputação no mundo dos negócios.

Vestir-se para o sucesso é realidade também no reino espiritual, e envolve vestir toda a armadura de Deus. Em verdade, esse é o único meio de vestir-se para o sucesso no Senhor, porque toda a armadura de Deus é pré-requisito para tomar o reino de Deus pela força, ganhando a corrida e resistindo ao inimigo nos dias maus. Assim sendo, você tem de aprender a vestir toda a armadura de Deus, e vesti-la todos os dias.

Quem, exatamente, deve vestir toda a armadura de Deus? O versículo

10 do capítulo 6 de Efésios começa com a resposta:1 ‚No demais.‛

Muitas vezes as pessoas dizem: ‚Não acho que eu possa fazer isso. Vestir toda a armadura de Deus significa que necessito lembrar-me de muitíssimas passagens das Escrituras. Não posso lembrar-me de tanta coisa assim.‛ Depois tentam justificar-se dizendo: ‚Isso é exclusivamente para os pastores.‛

Não concordo com tais pessoas. Quando meu filho tinha apenas quatro anos, ele não poderia vestir toda a armadura de Deus do modo como vou dizer-lhe. Assim, não aceito essa desculpa.

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 137

tão-somente para os pastores. É para ‚os irmãos‛.

É claro, se você for um dos que dizem: ‚Ganham alguns, perdem alguns, e alguns ficam parados‛, então esta estratégia lllto c para você. Assim, não se aborreça com escusas; simplesmente seja honesto consigo mesmo e diga; ‚Não me importa Vencer o diabo. Não me importa o que ele me faça. Assim, não tenho necessidade de saber isto.‛ Se, contudo, você é um dos "Irmãos‛, alguém que deseja ganhar a corrida e receber o que Deus tem para lhe dar, então é decisivo que você vista toda a iM madura de Deus.

I )esejo ressaltar especialmente que essa vestidura é chamada Armadura de Deus porque o próprio Jesus Cristo a usou! Lemos, em Isaías 59:15-17:

O Senhor o viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça. E viu que não havia ninguém, e maravilhou-se de que não houvesse intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve. Ele se revestiu de retidão, como de uma couraça, e pôs o elmo da salvação na cabeça; tomou sobre si as vestes da vingança, e se cobriu de zelo, como de um manto.

Esta é uma palavra profética de Isaías acerca de Jesus. Ele foi o primeiro a usar a ‚armadura de Deus‛ descrita por Paulo em nua carta aos

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 138

Efésios.

Mas por que Jesus necessitava da armadura de Deus? Porque ele se havia despojado de seus privilégios celestiais e vivia sua vida na terra em

forma humana, em forma corporal, enfrentando UN mesmos tipos de

circunstâncias e situações que você e eu enfrentamos hoje. Filipenses 2:7-8 diz que Jesus ‚a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.‛

Como homem, Jesus escolheu vestir-se com esta ‚armadura dc Deus‛ a fim de viver sua vida em obediência e vitória aqui na terra. Muito mais, pois, você e eu necessitamos desta mesma armadura!

Que armadura é esta? É o próprio caráter e atributos de Deus. \ medida que experimentamos estas peças de armadura e aprendemos o que elas significam e como vesti-las, volte sua atenção para um fato central: cada peça da armadura nada mais é do que uma manifestação do Senhor Jesus Cristo em nossa vida. Estamos nos vestindo realmente de Jesus Cristo — e os traços de

caráter manifestos por ele, os quais são um reflexo do caráter de Deus — como nossa defesa e ataque, enquanto vivemos nossas vidas aqui no mundo. Estamos falando sobre um modo de liberar o caráter de Jesus Cristo de modo que aquele que está em nosso interior seja

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 139

manifesto em nosso exterior.

Está Jesus Cristo vivendo no seu interior? Então, ‚vestir toda a armadura de Deus‛ é um modo de pôr em prática ou manifestar o Senhor Jesus Cristo de forma exterior.

Jesus é Toda a Armadura de Deus

Descubramos Jesus nessas peças de armadura arroladas em Efésios. Primeira, no versículo 14: Temos de ‚cingir-nos com a verdade‛. Quem é sua verdade? É Jesus Cristo. Ele próprio disse: ‚Eu sou o caminho, a verdade, e a vida‛ (João 14:6).

A seguir, nesse mesmo versículo: ‚vestindo-nos da couraça da justiça.‛ Quem é nossa justiça? É Jesus Cristo. Você não tem justiça própria. Somente o sangue de Jesus pode proporcionar- lhe o dom da justiça, que é o próprio Jesus.

No versículo 15: ‚calçado os pés na preparação do evangelho da paz.‛ Que é essa preparação do evangelho da paz? O evangelho afirma que Jesus Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado, e ressurgiu no terceiro dia. A palavra preparação significa ‚prontidão‛ para andar no evangelho da paz. É a capacidade de andar no Espírito de Deus exatamente como o fez Jesus.

No versículo 16: ‚Tomando, sobretudo, o escudo da fé.‛ Quem é nossa fé? Ninguém senão Jesus! Quem mais produz fé em sua vida?

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 140

Muitas pessoas pensam que a fé é algum tipo de exercício mental ou algo de que necessitam para movimentar-se. Não é assim, porém — fé é a capacidade de submeter-se ao senhorio de Cristo, de sorte que, à medida que você recebe a Palavra de Deus, o Espírito de Deus entra em seu coração e produz fé para crer nas coisas de Deus.

Gosto do que disse o apóstolo Paulo ao escrever: ‚Já não vivo, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus‛ (Gálatas 2:20). Leia-o de novo: fé no Filho de Deus. Jesus Cristo produziu essa fé que agora está em sua vida.

No versículo 17 de Efésios 6, lemos: ‚Tomai também o capacete da salvação.‛ Quem é sua salvação hoje? Jesus Cristo.

No mesmo versículo: ‚A espada do Espírito, que é a palavra tlc Deus.‛ Quem é a Palavra de Deus? Jesus Cristo. Diz João 1:1-2: " No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo na Deus. Ele estava no princípio com Deus.‛ Aqui João fala sobre Ncu Mestre e Senhor, Jesus Cristo.

Vestir ‚toda a armadura de Deus‛ é, pois, realmente vestir-se dc ‚Jesus por inteiro‛. É apropriar-se de quem Jesus é e do que clc fez. É vestir-se de Jesus de sorte que ele possa operar em nossas vidas e por intermédio

delas. É Jesus em nós, Jesus através de nós, e Jesus por nós.

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 141

Vestir a armadura de Deus baseia-se neste princípio tríplice:

1) Deus fez a promessa; 2) Jesus disse ‚sim‛; 3) Nós dizemos "amém!‛ Diz 2 Coríntios 1:20: ‚Pois quantas promessas há de Deus, lêm nele o sim, e por ele é o amém.‛ Deus prometeu que Jesus seria nossa verdade. Jesus disse sim a essa promessa de Deus. 1 )cpois nós dizemos amém a ela — ou ‚assim seja em minha vida‛. Isso é o que significa a palavra ‚amém‛ — ‚assim seja em minha vida‛.

Quando dizemos amém a Jesus como nossa verdade, estamos realmente liberando Jesus Cristo para ser a verdade em nosso homem interior. Realizar ou trazer à realidade qualquer coisa no reino espiritual significa fazer duas coisas: primeiro, crer em nosso coração que assim é, e, segundo, confessar com a boca aquilo que cremos.

Você diz: ‚Creio que Jesus está em mim. Creio que ele é a verdade. Creio que ele é a verdade em mim. Creio-o no coração.‛

Deus fez essa promessa. Jesus diz por seu Espírito vivo: ‚Sim, é certo. Eu sou a verdade; eu era a verdade; eu serei a verdade. Eu sou a verdade em sua vida agora mesmo.‛ Tudo o que devo lazer é dizer: ‚Amém! Quero que tu sejas a verdade em minha vida agora — hoje.‛ Falo alto e em bom som. Declaro que ele é a verdade.

Deus fez a promessa. Jesus diz: ‚Sim.‛ Você diz: ‚Amém!‛ íi desse

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 142 O Cinto da Verdade

A primeira peça da armadura é descrita como ‚Cingir-nos da verdade‛. Há uma tradução que diz, ‚lombos cingidos com a verdade‛. Que é, exatamente, essa coberta da cintura? Que são seus ‚lombos‛?

Seus lombos são as partes íntimas do corpo — seus orgãos reprodutivos e os órgãos que expelem as excreções. No reino espiritual, portanto, você se apropria da verdade ao expelir de sua vida as excreções espirituais — ou seja, falsidade, mentiras, engano. E se você se apropria da verdade, está preparado para reproduzir-se sob a graça de Deus.

Como é que você se cinge com o cinto da verdade? Eis como vesti-lo todos os dias. Coloco-me diante de Deus em oração, e digo: ‚Deus, em nome de Jesus, sei que tu és a verdade e estás em mim, e digo amém hoje porque tu és minha verdade. Quero-te como a verdade em mim.‛

Então, sei que Jesus é minha verdade para este dia. Faço um retrato mental de um grande cinturão sobre meus lombos.

A Couraça da Justiça

A seguir, coloco-me diante do Senhor, e digo: ‚Deus, tu me deste a justiça como um dom gratuito, que é o sangue de Jesus.‛ Então vejo com os olhos da minha mente aquela grande couraça colocada sobre o meu peito a fim de me cobrir o coração e os pulmões.

Marchando no Espírito: Escolhendo o Louvor 143

e as Escrituras ensinam que ‚o sangue é a vida‛. (Veja Deuteronômio 12:23 ) A mesma coisa vale espiritualmente. O coração de Jesus bombeia sangue para toda a minha vida, e minha vida espiritual está no sangue de Jesus. Meus pulmões espirituais permitem-me respirar profundamente o Espírito de Deus. E quando esses órgãos vitais do meu corpo são cobertos espiritualmente com a justiça de Deus, então posso respirar o ar fresco e suave do Santo Espírito de Deus e experimentar sua vida de um modo que ative e energize todo o meu ser.

Sabe você o que significa aspirar ar poluído, espiritualmente falando? Sabe o que significa ter carência de respiração espiritual? Sabe o que significa ter palpitações de coração ou sofrer compressões dos vasos sangüíneos do espírito?

Pouco tempo antes de eu nascer de novo, em 1968, passei 1« >r um

período traumático. Sofri um colapso nervoso a tal ponto que (ive de ser hospitalizado. Um dos sintomas de minha condição durante esse tempo foi que não podia respirar fundo. Minha respiração era pouco profunda porque eu estava muito ansioso çom relação à minha vida.

Eu não estava andando com Deus; naquele tempo eu não Unha o

No documento Larry Lea - As Armas Da Sua Guerra (páginas 129-157)