• Nenhum resultado encontrado

Chassé ou saltito unido Dar um passo longo e na sequência impulsionar o chão juntando os dois pés durante a fase de voo (a execução será

MARINHO I. P Sistemas e Métodos da Educação Física: recreação e jogos 4 ed São Paulo: Cia Brasil, 1958.

INÍCIO DO TÓPICO 3: ELEMENTOS CORPORAIS COM DESLOCAMENTO

A. Segundo saltito ou galope Saltitar saindo do chão com um pé, descendo para o outro, dando um passo com o joelho levantado na

V. Chassé ou saltito unido Dar um passo longo e na sequência impulsionar o chão juntando os dois pés durante a fase de voo (a execução será

demonstrada na aula conceitual).

Início da descrição da imagem: Legenda: Figura 10 - Chassé

Descrição: A imagem mostra uma sequência de três imagens do Chassé, visto de lateral. Da esquerda para a direita na primeira imagem, a aluna está com os pés flexionados com as pontas dos pés apoiados no chão (em posição de flex), suas pernas estão estendidas, direita está à frente e a esquerda atrás, o tronco está ereto, seu braço direito está estendido para o lado direito e o esquerdo para frente ligeiramente abaixo do nível do ombro. Na segunda a aluna salta, suas pernas estão estendidas e juntas, seus pés também estão estendidos em posição de ponta suspensos no ar, seu tronco está ereto, seu braço direito está estendido para o lado direito e o esquerdo para frente ligeiramente acima do nível do ombro. Na terceira a aluna já atinge o chão, as solas dos pés estão apoiadas no chão, suas pernas estão semiflexionadas, a direita está à frente e a esquerda atrás, seu tronco está ereto, seus braços estão estendidos, o esquerdo à frente e o direito para o lado direito.

Fonte: sem fonte.

Início da descrição da imagem: Legenda: Figura 11 - Chassé Lateral

Descrição: A imagem mostra uma sequência de duas imagens do Chassé lateral, visto de frente. Da esquerda para a direita na primeira imagem, a aluna está com o pé esquerdo apoiado no chão e a perna esquerda estendida, sua perna direita está estendida para o lado direito e o pé também estendido em posição de ponta, e seus braços estão estendidos cada um para o seu respectivo lado. Na segunda a aluna salta, suas pernas estão estendidas e juntas, seus pés também estão estendidos em posição de ponta suspensos no ar, seu tronco está ereto, e seus braços estão estendidos cada um para o seu respectivo lado. Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

3.3 Saltos

Saltar é um movimento no qual os pés perdem o contato com o chão e a permanência no ar é destacada. Sobre isso, Peuker (1973) destaca que o salto é composto por 3 fases:

• Saída do chão (impulso);

• Permanência no ar (caráter do salto); • Descida ao solo.

Do ponto de vista da primeira à terceira fase do saltar, podemos executá- lo impulsionando o chão com um pé, descendo para o mesmo, para o outro, para os dois, ou largando o chão com dois pés, descendo para os mesmos ou para um pé só.

Existem inúmeras formas de saltar, principalmente a partir da particularidade de cada modalidade ginástica. Nesse momento conheceremos alguns saltos básicos e comuns em diferentes modalidades ginásticas, mas antes disso é importante aprendermos as diferentes posições que o corpo pode

assumir não apenas em alguns saltos mas em outros movimentos que aprenderemos na Ginástica.

● Posição Estendida: posição em que os segmentos corporais estão alinhados.

● Posição Carpada: posição em que se tem a flexão do tronco a frente aproximando as duas pernas estendidas.

● Posição Grupada: flexão do quadril de forma simultânea com os joelhos, com a aproximação destes ao tronco.

● Posição Afastada: postura em que ocorre o afastamento das pernas estendidas, de forma lateral ou longitudinal. Pode ou não ter flexão do quadril.

Nesse sentido, conheceremos alguns saltos bem comuns na Ginástica, no entanto destacamos que os saltos devem ser executados com segurança, lembrando que o amortecimento deve sempre se dar pela parte da frente dos pés e flexionando os joelhos na aterrissagem, para que não ocorram lesões durante a execução.

Importante: O aluno nunca deve aterrissar dos saltos com os joelhos estendidos. Deve estender durante a execução e flexionar na chegada ao solo, conforme o modelo.

● Salto com deslocamento vertical do corpo: Nestes saltos o corpo é impulsionado para cima e aterrissa praticamente sobre o mesmo ponto de onde saiu, sem haver deslocamento.

● Salto estendido ou vertical: Impulso com os dois pés, e o executante salta com o corpo todo estendido.

Início da descrição da imagem: Legenda: Figura 12 - Salto Vertical

Descrição: A imagem mostra uma sequência de duas imagens do salto vertical, visto de lateral. Da esquerda para a direita na primeira imagem, a aluna está com os pés apoiados no chão e as pernas semiflexionadas e juntas, seu tronco está ligeiramente inclinado para frente e seus braços estão estendidos para baixo junto ao tronco. Na segunda a aluna salta, suas pernas estão estendidas e juntas, seus pés também estão estendidos em posição de ponta suspensos no ar, seu tronco está ereto, e seus braços estão estendidos para cima.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

● Salto Grupado: Saltar pegando impulso com os dois pés e subindo os dois joelhos na altura do peito. Tronco ereto.

Início da descrição da imagem: Legenda: Figura 13 - Salto Grupado

Descrição: A imagem mostra uma sequência de duas imagens do salto grupado, visto de lateral. Da direita para a esquerda na primeira imagem, o aluno está com os pés apoiados no chão e as pernas semiflexionadas e juntas, seu tronco está inclinado para frente e seus braços estão estendidos para trás. Na segunda o aluno salta, suas pernas flexionam e juntam-se ao tronco que está inclinado para frente, seus pés estão estendidos em posição de ponta suspensos no ar, e seus braços estão estendidos para os lados.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

● Salto Afastado: Impulso com os dois pés e afastamento das pernas durante a fase de voo. Este afastamento das pernas tem duas variações: lateralmente ou antêro-posteriormente.

Início da descrição da imagem:

Legenda: Figura 14 - Afastamento lateral

Descrição: A imagem mostra uma sequência de duas imagens do afastamento lateral, visto de frente. Da direita para a esquerda na primeira imagem, o aluno está com os pés apoiados no chão e as pernas estendidas e juntas, seu tronco está ereto e seus braços estão estendidos para frente. Na segunda o aluno salta, suas pernas estão estendidas e afastam-se cada uma para seu respectivo lado, seu tronco está ereto, e seus braços estão estendidos para frente.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

INÍCIO DO SAIBA MAIS: Os saltos recebem diferentes nomes de acordo com as modalidades ginásticas ou dançantes. Por exemplo, esse mesmo salto receberá o nome de “afastado” na ginástica artística, “ejambeé” na ginástica rítmica e no ballet recebe o nome de “grand jeté”. Fonte: os autores. FIM DO SAIBA MAIS.

Início da descrição da imagem:

Legenda: Figura 15 - Afastamento anteroposterior.

Descrição: A imagem mostra uma sequência de três imagens do afastamento anteroposterior, visto de lateral. Da esquerda para a direita na primeira imagem, o aluno está com os pés apoiados no chão e as pernas estendidas e juntas, seu tronco está ereto e seus braços estão estendidos para frente. Na segunda, suas pernas estão semiflexionadas, seu tronco está inclinado para frente, e os braços estendidos para trás. Na terceira, o aluno salta, suas pernas estão estendidas e afastam-se, a direita para frente e a esquerda para trás, seu tronco está ereto, e seus braços estão estendidos, o esquerdo para o lado e o direito para frente. Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

● Salto Carpado: Durante o salto o ginasta estende as duas pernas a frente e inclina o tronco em direção a elas.

Início da descrição da imagem: Legenda: Figura 16 - Salto Carpado.

Descrição: A imagem mostra uma sequência de três imagens do salto carpado, visto de lateral. Da esquerda para a direita na primeira imagem, o aluno está com os pés apoiados no chão e as pernas estendidas e juntas, seu tronco está ereto e seus braços estão estendidos para frente. Na segunda, suas pernas estão semiflexionadas, seu tronco está inclinado para frente, e os braços estendidos para trás. Na terceira, o aluno salta, suas pernas estão estendidas e juntas para frente, seu tronco que está inclinado para frente, e seus braços também estendidos para frente.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

● Salto Tesoura: Impulsionar o chão com um pé, descendo para o outro. ● Saltos com deslocamento do corpo: Os saltos com deslocamento do

corpo para frente ou lateralmente iniciam-se sempre com um passo, fazendo com que uma das pernas inicie a fase de voo. A aterrissagem também é realizada primeiramente com a perna que iniciou a fase de voo retomando o apoio no solo.

● Salto ejambé: Após o passo que antecede o salto, a perna de trás é lançada para frente e a outra para trás, realizando um afastamento ântero- posterior das pernas (uma para frente e outra para trás).

Início da descrição da imagem: Legenda: Figura 17 - Salto Ejambé.

Descrição: A imagem mostra um salto ejambé, visto de lateral. A aluna está saltando, suas pernas estão estendidas e afastam-se, a direita para frente e a esquerda para trás, seu tronco que está ereto, e seus braços estão estendidos, o esquerdo para frente e o direito para o lado.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

● Salto Corsa: A perna que inicia o movimento de voo flexiona-se e a perna de trás mantém-se estendida.

Início da descrição da imagem: Legenda: Figura 18 - Salto Corsa.

Descrição: A imagem mostra um salto corsa, visto de lateral. A aluna está saltando, a perna direita está flexionada à frente e a esquerda estendida atrás, seu tronco que está ereto, e seus braços estão estendidos, o esquerdo para frente e o direito para o lado.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

● Salto Afastado: Diferentemente do salto afastado visto na seção de saltos verticais, este tem impulso inicial de uma perna e deslocamento lateral do corpo no ar.

Início da descrição da imagem: Legenda: Figura 19 - Salto Afastado

Descrição: A imagem mostra um salto afastado, visto de frente. O aluno salta, suas pernas estão estendidas e realizam o movimento de deslocamento lateral cada uma para seu respectivo lado, seu tronco está ereto, e seus braços estão estendidos para frente.

Fonte: sem fonte.

É importante salientar que tudo que formos aprendendo na Ginástica será ligado para a execução dos movimentos com mais harmonia. Por isso, para a execução dos saltos, podemos executar uma preparação deles fazendo um saltito.

Por exemplo: Executar o saltito chassé e, quando terminar, dar um passo e saltar com a outra perna. Comece um saltito com a perna direita, ao finalizar o elemento a perna direita estará na frente e a esquerda atrás, porém a perna que você irá usar para o salto, será a direita. Como fazer isso? Você dará um passo com a perna esquerda para que tome impulso e lance a perna direita durante o salto.

Veja o exemplo. A ginasta precisa saltar com a perna direita. Ela faz o chassé com a perna direita a frente. Ao fim, dá um passo com a esquerda e depois salta.

É importante que você estimule e permita que seus alunos repitam várias vezes esse movimento a fim de que o compreendam. Se necessário, faça bem lentamente junto com eles, primeiro o chassé, depois o passo e depois o salto, até que eles se apropriem e consigam fazer automaticamente.

Alguns desses saltos recebem variações ao girar o tronco no próprio eixo. Como exemplo, podemos ter um salto vertical com giro.

Início da descrição da imagem: Legenda: Figura 20 - Salto Vertical

Descrição: A imagem mostra um salto vertical, visto de lateral. A aluna salta, suas pernas estão estendidas e juntas, seus pés também estão estendidos em posição de ponta suspensos no ar, seu tronco está ereto, e seus braços estão estendidos para cima, há uma seta circular na cintura da aluna indicando o movimento de giro.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

Existem muitos outros saltos na Ginástica, porém esses são a base para todos os outros.

3.4 Girar

É um movimento de rotação com a mesma intensidade executado no mesmo lugar ou com deslocamentos. Ele acontece em torno de um mesmo eixo. Os giros podem ser executados sobre um pé, dois pés, quadril, nas posições em pé, deitado, ajoelhado, etc. Os giros são compostos por preparação, execução e finalização.

● Giro de joelho: Com apenas um joelho no solo e a outra perna em 90º graus apoiando o pé no solo, fazer a troca de posição das pernas, virando o tronco e quadril para a outra direção.

● Giro sobre os dois pés (chainê): Dar um passo, subir na meia ponta dos dois pés e girar em torno do próprio eixo.

● Giro de quadril: Dar um passo ao lado, flexionando a perna. Quando no chão, apoiar a mão da perna que foi flexionada, sentar no chão ficando de costas para a frente, passar girando o corpo apenas no apoio do quadril. Ao chegar do outro lado, apoiar a perna que iniciou o movimento e voltar para a posição de pé.

● Pivots: Os pivots são os giros que acontecem sobre apenas uma perna. Como de regra, deve existir uma preparação, a execução e a finalização.

Como giros sobre um pé só, temos:

Início da descrição da imagem: Legenda: Figura 21 - Pivot no passet.

Descrição: A imagem mostra uma sequência de cinco imagens do movimento pivot no passet. Da esquerda para a direita, na primeira imagem a aluna é vista de diagonal, ela está com a perna semiflexionada à frente e a esquerda estendida atrás, o tronco está ligeiramente inclinado para frente, seu braço direito está semiflexionado para frente em formato de semicírculo, e o esquerdo estendido para o lado. Na segunda ela é vista de lateral, a sola do pé direito está apoiado no chão e sua perna estendida, a perna esquerda está flexionada com o pé em posição de ponta na altura do joelho direito, seu tronco está ereto, seus braços estão semiflexionados para frente em formato de círculo. Naterceira ela é vista de costas continua na mesma posição realizando o movimento de rotação, mas agora com o pé direito em meia ponta apoiada no chão. Na quarta ela é vista de lateral continuando o movimento de rotação. Na quinta imagem ela está com ambos os pés em meia ponta apoiada no chão, com as pernas estendidas e juntas, seu tronco está ereto, e seus braços estão estendidos cada um para o seu respectivo lado.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

Início da descrição da imagem:

Legenda: Figura 22 - Pivot no arabesque.

Descrição: A imagem mostra uma foto do movimento pivot no arabesque, a aluna é vista de lateral, ela está com a sola do pé direito apoiada no chão, sua perna direita está estendida, a esquerda está estendida para trás com o pé em posição de ponta, seu tronco está inclinado para frente, seu braço esquerdo está estendido para frente e o direito para o lado.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

Existem inúmeras formas de girar na Ginástica. Estas apresentadas aqui são apenas algumas das diferentes possibilidades existentes.

INÍCIO DO TÓPICO 4: ELEMENTOS CORPORAIS SEM DESLOCAMENTO