• Nenhum resultado encontrado

MARINHO I. P Sistemas e Métodos da Educação Física: recreação e jogos 4 ed São Paulo: Cia Brasil, 1958.

INÍCIO DO TÓPICO 6: ELEMENTOS CORPORAIS E MANEJO DE APARELHOS DA GINÁSTICA RÍTMICA

6.1 Elementos Corporais da GR

6.1.2 Os equilíbrios

Os equilíbrios na Ginástica Rítmica são elementos que devem mostrar uma posição corporal bem definida apoiada sobre o pé em meia-ponta, sobre um pé inteiro no chão, sobre os dois pés ou outras partes do corpo. Podemos considerar três fases na sua execução: a preparação, a posição em equilíbrio e a finalização. Existem também equilíbrios dinâmicos, em que o corpo passa por várias posições antes da finalização. As formas mais básicas de equilíbrio na GR são:

Equilíbrio em passé: Uma das pernas é elevada de forma flexionada. A perna em posição de passé pode ser elevada lateralmente ou frontalmente.

Início da descrição da imagem:

Legenda: Figura 78 - Equilíbrio em Passé.

Descrição: A foto mostra uma aluna realizando o equilíbrio em Passé, ela é vista de lateral, seu pé esquerdo está na meia ponta apoiada no chão e sua perna estendida, a perna direita está flexionada com o pé em posição de ponta na altura do joelho esquerdo, seu tronco está ereto, e seus braços estão estendidos cada um para o seu respectivo lado.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

Equilíbrio a 90 graus: Uma das pernas é elevada até formar o ângulo de 90 graus em relação à perna de apoio. Esta elevação pode ser realizada lateralmente ou frontalmente. Quando o aluno ainda não tem força suficiente para manter a perna a 90 graus, pode-se realizar a 45 graus.

Início da descrição da imagem:

Legenda: Figura 79 - Equilíbrio a 90 graus.

Descrição: A foto mostra uma aluna realizando o equilíbrio a 90 graus, ela é vista de lateral, seu pé esquerdo está na meia ponta apoiada no chão e sua perna estendida, a perna direita está estendida à frente no nível do quadril com o pé em posição de ponta, seu tronco está ereto, e seus braços estão estendidos cada um para o seu respectivo lado.

Fonte: sem fonte.

Equilíbrio em arabesque: Uma das pernas é elevada posteriormente de forma a criar um ângulo de 90 graus com a perna de apoio. A perna deve ser mantida estendida e o tronco não deve se projetar para frente.

Início da descrição da imagem:

Legenda: Figura 80 - Equilíbrio em arabesque.

Descrição: A foto mostra uma aluna realizando o equilíbrio em arabesque, a aluna é vista de lateral, ela está com a sola do pé esquerdo apoiado no chão com a perna estendida, sua perna direita está estendida à frente com o pé na posição de ponta apoiada no chão, seu tronco está ereto, e seus braços estão estendidos, o esquerdo para frente e o direito para o lado.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

Equilíbrio em atittude: Semelhante ao equilíbrio em arabesque, porém a perna fica flexionada com o joelho no mesmo nível de altura que o pé.

Equilíbrio em perna alta: Neste equilíbrio uma das pernas deve ser segurada pelas mãos, estendida, lateralmente ou frontalmente, de forma que o pé fique em um nível acima da cabeça.

Início da descrição da imagem:

Legenda: Figura 81 – Equilíbrio em Perna Alta.

Descrição: A imagem mostra uma sequência de duas fotos de uma aluna realizando o equilíbrio em perna alta. Na primeira foto, ela é vista de frente, ela está com a meia ponta do pé esquerdo apoiado no chão e a perna esquerda estendida, sua perna direita está estendida para cima com o pé em posição de ponta, seu braço direito está semiflexionado para cima com a mão segurando o pé direito, e o braço esquerdo está estendido para o lado esquerdo. Na segunda foto, a aluna é vista de lateral, ela continua com a meia ponta do pé esquerdo apoiado no chão e a perna esquerda estendida, sua perna direita está estendida para cima com o pé em posição de ponta, seu braço esquerdo está semiflexionado para cima com a mão segurando no calcanhar direito.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

Equilíbrio em puxada: Neste equilíbrio a perna é elevada posteriormente e segura pelas mãos. Pode ser realizado com a perna flexionada, levando o pé em direção à cabeça.

Equilíbrio em cossaco: No equilíbrio cossaco a perna de apoio fica flexionada, e a outra perna se estende à frente, mantendo o joelho acima ou na mesma altura da perna de apoio.

Início da descrição da imagem:

Descrição: A imagem mostra uma foto do equilíbrio no cosaco, a aluna é vista de lateral, ela está com o pé esquerdo em meia ponta o apoiada no chão, sua perna está flexionada com o glúteo apoiado no calcanhar esquerdo, sua perna direita está estendida para frente com o pé em posição de ponta, seu tronco está ereto, e os braços estendidos cada um para o seu respectivo lado.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

Equilíbrio em couché: Como um exemplo de equilíbrio com apoio de outras partes do corpo que não os pés, o couché é uma sustentação da coluna elevada com apoio sobre os quadris e as pernas.

Equilíbrios sobre o joelho: São equilíbrio em que o apoio é o joelho no solo, enquanto a outra perna se coloca em uma posição elevada a 90 graus, 180 graus, lateralmente, frontalmente ou posteriormente.

Início da descrição da imagem: Figura 83 - Equilíbrio sobre o Joelho

Descrição: A imagem mostra duas fotos de equilíbrio sobre o joelho, a aluna é vista de lateral. Na primeira foto, ela está com a perna esquerda flexionada para trás formando um ângulo de 90º com o joelho esquerdo apoiado no chão e o pé em posição de ponta, sua perna direita está estendida para frente com o pé em posição de ponta, seu tronco está ereto, e os braços estendidos cada um para o seu respectivo lado ligeiramente acima do nível dos ombros. Na segunda ela está com a perna direita flexionada formando um ângulo de 90º com o joelho apoiado no chão e o pé em posição de ponta, sua perna esquerda está estendida para trás com o pé em posição de ponta, seu tronco está inclinado para frente

realizando um arqueamento com a coluna para trás, e os braços estendidos cada um para o seu respectivo lado ligeiramente para trás.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

Equilíbrio em onda ântero-posterior: Considerada um tipo de equilíbrio, esta onda pode iniciar com o tronco descendo à frente, passando para a posição de flexão da coluna para trás, de forma fluente, ou iniciando-se ao contrário: o tronco flexiona para trás e passa para a posição de flexão para frente, voltando à posição ereta.

6.1.3 As rotações

As rotações na Ginástica Rítmica são giros do corpo em torno do seu próprio eixo. As rotações mais comuns são os pivots, que são giros em que o apoio é sobre um dos pés em meia ponta, mas existem também rotações com o apoio de outras partes do corpo sobre o solo. As posições assumidas durante as rotações em pivots são as mesmas dos equilíbrios, porém é realizado o giro de no mínimo 360 graus. As três fases das rotações são: a preparação, a rotação e a finalização. As formas mais básicas de rotações são:

Pivot em passé: Uma das pernas é elevada de forma flexionada. A perna em posição de passé pode ser elevada lateralmente ou frontalmente. Nessa posição realiza-se o giro.

Início da descrição da imagem: Legenda: Figura 84 - Pivot em Passé.

Descrição: A foto mostra uma aluna realizando o pivot em passé, ela é vista de diagonal, ela está com a perna direita semiflexionada à frente e a esquerda estendida atrás, o tronco está ligeiramente inclinado para frente, seu braço direito está semiflexionado para frente em formato de semicírculo, e o esquerdo estendido para o lado.

Fonte: sem fonte.

Fim da descrição da imagem.

Pivot a 90 graus: Uma das pernas é elevada até formar o ângulo de 90 graus em relação à perna de apoio. Esta elevação pode ser realizada lateralmente ou frontalmente. Quando o aluno ainda não tem força suficiente para manter a perna a 90 graus, pode-se realizar a 45 graus. Nessa posição realiza-se o giro.

Pivot em arabesque: Uma das pernas é elevada posteriormente de forma a criar um ângulo de 90 graus com a perna de apoio. A perna deve ser mantida estendida e o tronco não deve se projetar para frente. Nessa posição realiza-se o giro.

Pivot em attitude: Semelhante à posição em arabesque, porém a perna fica flexionada com o joelho no mesmo nível de altura que o pé. Nessa posição realiza-se o giro.

Pivot em cossaco: No equilíbrio cossaco a perna de apoio fica flexionada, e a outra perna se estende à frente mantendo o joelho acima ou na mesma altura da perna de apoio. Nessa posição realiza-se o giro.

Tounneau: É realizado com apoio sobre um dos pés, mas para iniciação pode ser feito com o apoio de ambos os pés. A rotação deve ser realizada com o tronco inclinado para frente e os braços afastados lateralmente percorrendo, uma trajetória circular no ar.