• Nenhum resultado encontrado

Coleção 2 – História Global – Brasil e Geral

2. O PASSADO EM CLIQUES: OS SITES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO

2.2. Coleções de História – PNLD 2015

2.2.2. Coleção 2 – História Global – Brasil e Geral

Gilberto Cotrim5

Editora Saraiva / 2ª edição 2013

5 Gilberto Cotrim é graduado em História pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Mackenzie. É autor de diversos livros publicados pela Editora Saraiva, a saber: “História Global” (2016), “Historiar” (2015), “Fundamentos da Filosofia” (2013) e “Educação para uma escola democrática: história e filosofia da educação” (1991). Informações disponíveis no site Gilberto Cotrim (http://www.gilbertocotrim.com).

2.2.2.1. Descrição

A coleção História Global – Brasil e Geral organiza os conteúdos cronologicamente, alternando temas de História Geral e História do Brasil. A obra é dividida em capítulos agrupados em unidades temáticas.

Os capítulos são compostos de texto-base, seções, boxes e atividades. As seções Conversando e Treinando o olhar iniciam os capítulos, introduzindo os conteúdos que serão abordados. A seção Oficina de História finaliza os capítulos, apresentando atividades e exercícios relacionados aos temas trabalhados.

Os boxes são expostos de forma intercalada às seções, sendo eles: Documento, Saiba mais, Em questão e Observando. Nesses espaços, apresentam-se informações complementares e discussões sobre os conteúdos tratados nos capítulos. Além disso, também são dispostos diferentes documentos históricos.

As atividades da coleção, sobretudo as constantes na seção Oficina de História, exigem dos alunos ações individuais e interações coletivas mediadas pelo professor. Nesse sentido, o Guia do Livro Didático 2015 argumenta que as atividades dessa coleção “estimulam o trabalho colaborativo e instigam a capacidade de argumentação fundamentada e o desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas e procedimentais sob uma perspectiva potencialmente interdisciplinar” (BRASIL, 2014, p.73).

Ao final de cada unidade, são indicados sites, livros e filmes relacionados às temáticas discutidas, na seção Para saber mais. As indicações são acompanhadas de breves comentários. Todos os volumes do livro do aluno são encerrados com uma Cronologia, que resume e localiza os eventos históricos e uma Bibliografia utilizada.

A coleção apresenta propostas de trabalho interdisciplinar, integrando diferentes conteúdos da História com outras áreas do conhecimento. Ao término de cada volume, são apresentados dois Projetos de Ação Interdisciplinar, que abordam temas sociais e culturais abrangentes – como escrita, cultura, meios de comunicação, trabalho, cidadania e imagem. As temáticas dos projetos são expostas de forma articulada aos conteúdos tratados no decorrer das unidades.

Em relação à disciplina História, a coleção apresenta textos e atividades que objetivam desenvolver a interpretação crítica e a compreensão histórica dos alunos. A obra expõe e debate conceitos importantes, tais como: tempo histórico, espaço e fontes. Nesse sentido, as atividades propõem que o discente identifique e compare as mudanças, permanências entre os

contextos, tempos e grupos sociais. As seções e boxes dos capítulos, por sua vez, exploram diferentes tipos de fontes históricas: poemas, canções, textos históricos e jornalísticos, fotografias, pinturas, mapas e sites.

Em sua proposta pedagógica, a coleção traz atividades que corroboram para o desenvolvimento de reflexões abrangentes sobre os conteúdos abordados. O trabalho com filmes, literatura, iconografia, e recursos digitais também são contemplados na obra.

O texto-base dos capítulos – bem como as seções, boxes e atividades relacionadas – apresenta discussões que possibilitam o conhecimento das diferentes experiências históricas dos grupos sociais. Nesse sentido, várias passagens problematizam questões como desigualdade social, preconceitos e discriminações. Além disso, nos três volumes da coleção são propostos debates visando promover no aluno atitudes de respeito às diferenças. Sob essa perspectiva, afirma o Guia 2015, a coleção “contribui para o entendimento de problemas e situações reais da vida cotidiana e do tempo em que vive o aluno e, assim, desenvolvem o pensamento histórico e a formação cidadã” (BRASIL, 2014, p.130).

A coleção trabalha a História da África, a História e Cultura Afro-brasileira e dos povos indígenas em todos os volumes. São abordados aspectos do cotidiano dos escravos africanos e indígenas, as conquistas e conflitos, as resistências à escravidão e as diferentes formas de violência impostas aos africanos, indígenas e seus descendentes no Brasil.

A tabela a seguir indica o número de unidades temáticas, capítulos e páginas apresentados em cada volume da coleção:

História Global – Brasil e Geral – SUMÁRIO SINTÉTICO

VOLUME UNIDADES TEMÁTICAS CAPÍTULOS PÁGINAS

1° ANO 7 unidades 22 capítulos 288 páginas

2° ANO 4 unidades 22 capítulos 288 páginas

3° ANO 4 unidades 22 capítulos 272 páginas

2.2.2.2. Sites

Nos três volumes da coleção, foram indicados 149 sites: 55 no volume do 1º ano, 49 no volume do 2º ano e 45 no volume do 3º ano. Dos sites apresentados, 131 estavam disponíveis para acesso e 18 já haviam sido retirados de circulação.

todos os volumes redes sociais, sites de periódicos, museus, universidades, grupos de pesquisa, bibliotecas, páginas governamentais, portais, buscadores, links para arquivos em PDF, enciclopédias eletrônicas e páginas que oferecem visitas virtuais a lugares históricos. Observamos apenas a ausência de blogs.

Sobre os tipos de linguagem características dos sites, observamos que, dentre os endereços disponíveis para acesso, foram indicadas 18 páginas de linguagem predominantemente textual e 78 de linguagem textual com imagens. Além desses, também foram apresentados na coleção 17 sites hipertextuais e 18 sites multimodais.

O amplo predomínio da modalidade de sites textuais (12%) e textuais com imagens (52,3%) evidencia o baixo índice de interatividade oferecido pela maior parte das páginas indicadas, ao não possibilitar que o internauta explore os recursos proporcionados pela internet atualmente. Apenas 11% dos sites favorecem, através de hipertextos, a navegação em busca de informações complementares e 12% apresentam um alto índice de interatividade ao oferecerem ao usuário recursos diversos: vídeos, músicas, imagens, indicação de links etc.

Em relação ao critério acessibilidade, notamos que 10 sites são exibidos em idiomas estrangeiros (inglês, espanhol e francês), não disponibilizando legendas em português. Essa particularidade gera dificuldades para que os alunos utilizem os sites, tendo em vista que parte significativa dos discentes não possui fluência nesses idiomas.

No decorrer da catalogação e análise dos sites, também foi possível observar que apenas um site não apresentava articulação com os assuntos dos livros. Indicado no volume do 3º ano, ao final do Capítulo 4 “Segunda Guerra Mundial”, página 56, o site de propaganda do aplicativo Nat Geo Play não dialoga com o conteúdo. A exceção dessa página, as temáticas de todos os outros sítios eletrônicos estavam integrados aos conteúdos abordados nos volumes da coleção.

O site do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net) é um exemplo disso. A página tem como objetivo registrar, preservar e transformar em informação histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. Disponibiliza um acervo virtual com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 72 mil fotos e documentos digitalizados. O site foi indicado no volume do 1º ano, ao final do Capítulo 1 – “Tempo e História”, página 21, como uma referência complementar ao capítulo. Através da exploração da página, os discentes poderiam aprofundar seu conhecimento nos seguintes conteúdos abordados nesse capítulo: História, as fontes históricas, o sujeito e a História, memória. O professor, por sua

vez, poderia utilizar os diferentes recursos oferecidos pelo site (depoimentos, vídeos, fotografias, documentos escritos), para trabalhar essas temáticas em sala de aula.

Imagem do site Museu da Pessoa. Fonte: (www.museudapessoa.net).

No Livro do Aluno, os sítios eletrônicos foram dispostos no decorrer das unidades, de forma paralela aos conteúdos, sendo apresentados como uma referência complementar ao texto principal. Também apareceram nas seções e nos boxes de cada capítulo.

Além disso, os sites foram indicados como fontes para a realização das atividades apresentadas ao final dos capítulos, na seção Oficina de História. O portal da Comissão Pró- índio de São Paulo (ww.cpisp.org.br), por exemplo, foi indicado nessa seção no volume do 2º ano (ao final do Capítulo 4 - “Escravidão e resistência”, página 48). Uma das atividades da seção, propunha que os alunos realizassem uma pesquisa em grupo (sob a orientação do professor) sobre uma comunidade quilombola remanescente da região em que viviam. Os discentes deveriam elaborar um texto com informações sobre a história, a população e a cultura da comunidade pesquisada. A página da Comissão Pró-índio de São Paulo apresentava informações e imagens sobre comunidades quilombolas em diversos estados

brasileiros, tendo sido, por isso, indicada como fonte para o desenvolvimento da pesquisa. Encerrando as unidades temáticas, há a indicação de sítios eletrônicos na seção Para saber mais. Neste espaço, são expostos não apenas sites, mas também livros e filmes como referências complementares aos capítulos da unidade.

Ao final de cada volume da coleção, também são apresentados sites nos Projetos de Ação Interdisciplinar. Nesta seção, são expostos dois temas relacionados ao conteúdo do livro. O objetivo é que o aluno estabeleça um diálogo entre os temas, os conteúdos do livro didático e outras disciplinas. A partir das temáticas apresentadas, também são propostas atividades de pesquisa a serem desenvolvidas em grupo pelos discentes. Nesse sentido, os sites são sugeridos como referências para o desenvolvimento das pesquisas.

Um dos temas apresentados, ao final do volume do 3º ano, foi: A palavra e os novos veículos de comunicação. Para que os alunos pesquisassem sobre a temática foram indicados os seguintes sítios: Radionalta (www.locutor.info), site que conta a história do rádio através de suas principais transmissões; Tudo sobre TV, (www.tudosobretv.com.br), página que apresenta informações sobre a história da televisão no Brasil; e Museu do Futuro (http://iecom.dee.ufcg.edu.br/~museudofuturo/modules/masto p_publish), site que divulga a tecnologia e a história das comunicações no Brasil.

Imagem do site Radionalta. Fonte: (www.locutor.info).

É válido destacar que as indicações de sites nas seções Para saber mais e Projetos de Ação Interdisciplinar são acompanhadas de pequenas descrições, como no exemplo a seguir: “Site do Memorial da América Latina, instituição localizada na cidade de São Paulo que tem como objetivo fomentar estudos sobre a identidade latino-americana”. Tal descrição refere-se

ao portal da Fundação Memorial da América Latina

(http://www.memorial.sp.gov.br/memorial/ index.jsp), sugerido no volume do 2º ano, Unidade 3, seção Para saber mais, página 209. Contudo, os sítios eletrônicos apresentados nas demais seções do livro não dispõem de informações complementares e orientações que auxiliem os alunos a explorar o conteúdo e os recursos disponíveis nos sites.

Os sítios eletrônicos sugeridos na coleção se destacam pela apresentação de recursos variados quanto às possibilidades de significação histórica: textos, imagens, vídeos, produções acadêmicas. Dentre os 131 sites disponíveis para acesso, 94 apresentavam

imagens, 10 possuíam vídeos e 15 dispunham de ambos. Além desses, 10 sites disponibilizavam ao navegador trabalhos acadêmicos, tais como artigos, teses e dissertações.

Observamos que dentre os sites que apresentavam esses recursos, apenas 8 não indicaram as referências das imagens e esclareceram a origem da documentação disponibilizada na página.

Neste ponto, ressaltamos uma outra característica coleção: a indicação de atividades que explorem a iconografia e os recursos audiovisuais das páginas eletrônicas. A obra incentiva o aluno a analisar as imagens e os vídeos, relacionando-os aos conteúdos trabalhados. Desse modo, o manual didático contribui para a superação de um uso naturalizado desses materiais como meras ilustrações na aula de História.

Em contrapartida, não são apresentadas orientações sobre como o discente pode utilizar os artigos, teses e dissertações disponíveis nos sites, ou explicações de como tais recursos podem contribuir para o aprofundamento dos estudos.

Os sites indicados na coleção contribuem no processo de construção do conhecimento histórico, na medida em que os seus usos favorecem o aprofundamento de conceitos fundamentais da disciplina, tais como: História, fonte histórica, sujeito histórico, memória, acontecimento, periodização, medidas de tempo, trabalho, cultura, identidade, semelhança e diferença.

Algumas das páginas indicadas abordam diversidade da experiência histórica, a pluralidade cultural, e a atuação dos diferentes grupos sociais na atualidade, estimulando o convívio social e o respeito à diferença. Dentre elas destacamos, como exemplo, a indicação de sites voltados à inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais: Mais Diferenças (http://www.maisdiferencas.org.br) (volume 1, Projetos de Ação Interdisciplinar, página 281), União de Cegos do Rio Grande do Sul (http://www.ucergs.org.br) (volume 1, Projetos de

Ação Interdisciplinar, página 281), Alfabeto de libras

(http://www.libras.org.br/Thumbnails/FrameSet.htm) volume 1, Projetos de Ação Interdisciplinar, página 281). Um outro exemplo é a sugestão de páginas que apresentavam textos e imagens sobre a participação da mulher em eventos históricos, tal como: Revolução francesa e feminina – Revista de História (volume 2, Capítulo 12 - “Revolução Francesa”, página 142) (http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/revolucao-francesa-e- feminina).

Imagem do site Mais Diferenças. Fonte: (http://www.maisdiferencas.org.br)

Dentre os sites que abordavam a temática da diversidade cultural, destacamos também os portais Observatório da Diversidade Cultural (http://observatoriodadiversidade.org.br) (volume 2, Projetos de Ação Interdisciplinar, página 281) e Unesco – Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural (www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/cultural-diversity) (volume 2, Projetos de Ação Interdisciplinar, página 281).

É válido pontuar que também observamos a sugestão de páginas que tratassem dos Direitos Humanos: Anistia Internacional (www.amnesty.org) (volume 3, Para Saber Mais, p.263); Uma Breve História dos Direitos Humanos (http://www.humanrights.com/pt/what- are-human-rights/brief-history/cyrus-cylinder.html) (volume 3, Capítulo 9, p.142); Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP (http://www.direitoshumanos.usp.br/) (volume 1, Capítulo 5, p.63).

indicação de diversos sítios eletrônicos que abordassem temas relacionados a História e cultura da África, dos afro-brasileiros e povos indígenas, em consonância com as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, a saber: Museu do Índio (www.museudoindio.org.br) (volume 1, Capítulo 4 - “Primeiros Povos da América”, p.53); Comissão Pró-índio de São Paulo (www.cpisp.org.br) (volume 2, Capítulo 4 - “Escravidão e resistência”, página 48); Casa das Áfricas (www.casadasafricas.org.br) (volume 1, Para saber mais, na página 99); Museu Afro Brasil (www.museuafrobrasil.org.br) (volume 1, Para saber mais, na página 171).

Por fim, destacamos que os sites indicados nessa coleção estão isentos de esteriótipos ou caricaturas que comprometam a noção de sujeito ou que induzam à formação de preconceitos de qualquer natureza.

A seguir apresentaremos tabelas contendo dados sobre os sites da coleção6:

História Global – Brasil e Geral – DADOS GERAIS

COLEÇÃO 2 VOLUME 1 VOLUME 2 VOLUME 3 TOTAL

Sites indicados por volume 55 49 45 149

Sites disponíveis para acesso 49 40 42 131

Sites indisponíveis para acesso 6 9 3 18

História Global – Brasil e Geral – TIPOLOGIA DOS SITES

COLEÇÃO 2 VOLUME 1 VOLUME

2

VOLUME 3 TOTAL

Rede Social 1 2 1 3

Blog 0 0 0 0

Site de Revista ou Periódico 7 7 4 18

Site de Biblioteca 2 2 0 4

Site de Museu ou Memorial 11 6 3 20

Site de Universidade 1 0 0 1

Site de Grupo ou Associação de Pesquisa 4 0 0 4

Site Governamental 0 6 6 12

Site de identificação e acesso a outras 1 0 0 1

6 Tabelas elaboradas pela autora a partir de dados cadastrados na plataforma codexbrasil.org. As informações das tabelas indicadas a seguir estão relacionadas somente aos sites disponíveis para acesso: Tabela – Tipologia dos Sites; Tabela – Tipos de Linguagens Características; Tabela – Imagens e Vídeos; Tabela – Acessibilidade; Tabela – Articulação com o conteúdo do livro.

páginas virtuais (Buscadores)

Portal 16 16 24 56

Outros 6 1 4 11

História Global – Brasil e Geral – TIPOS DE LINGUAGENS CARACTERÍSTICAS

COLEÇÃO 2 VOLUME 1 VOLUME 2 VOLUME 3 TOTAL

Sites de linguagem predominantemente textual

9 5 4 18

Sites de linguagem predominantemente textual + imagens

19 29 30 78

Sites de linguagem predominantemente hipertextual

12 3 2 17

Sites de linguagem predominantemente multimodal

9 3 6 18

História Global – Brasil e Geral – IMAGENS E VÍDEOS

COLEÇÃO 2 VOLUME 1 VOLUME 2 VOLUME 3 TOTAL

Sites que apresentam apenas imagens 29 33 32 94

Sites que apresentam apenas vídeos 7 2 1 10

Sites que apresentam imagens e vídeos 7 1 7 15

História Global – Brasil e Geral – ACESSIBILIDADE

COLEÇÃO 2 VOLUME 1 VOLUME 2 VOLUME 3 TOTAL

Sites que apresentam problemas na acessibilidade

2 1 0 3

Sites que não apresentam problemas na acessibilidade

47 39 42 128

História Global – Brasil e Geral – ARTICULAÇÃO COM O CONTEÚDO DO LIVRO

COLEÇÃO 2 VOLUME 1 VOLUME 2 VOLUME 3 TOTAL

Sites que apresentam articulação com o conteúdo

49 40 41 130

Sites que não apresentam articulação com o conteúdo