• Nenhum resultado encontrado

COLEÇÃO TRANSMISSÄO DA PSICANÁLISE

A sociedade perversa

COLEÇÃO TRANSMISSÄO DA PSICANÁLISE

Sobre a Interpretação dos Sonhos Artemidoro

Fundamentos da Psicanálise vol.1 e vol. 2

Marco Antonio Coutinho Jorge

Trabalhando com Lacan

Alain Didier-Weill e Moustapha Safouan (orgs.)

Por Amor a Freud Hilda Doolittle

A Criança do Espelho Françoise Dolto e J.-D. Nasio

O Pai e sua Função em Psicanálise Joël Dor

A Psicanálise de Crianças e o Lugar dos Pais Alba Flesler

Freud & a Judeidade Betty Fuks A Psicanálise e o Religioso Phillipe Julien Freud Octave Mannoni A Dor de Amar

A Dor Física A Fantasia A Histeria

Cinco Lições sobre a Teoria de Jacques Lacan Como Agir com um Adolescente Difícil? Como Trabalha um Psicanalista? Introdução à Topologia de Lacan Introdução às Obras de Freud, Ferenczi, G roddeck, Klein, Winnicott, Dolto, Lacan Lições sobre os 7 Conceitos Cruciais da Psicanálise Os G randes Casos de Psicose O Livro da Dor e do Amor O Olhar em Psicanálise Os Olhos de Laura O Prazer de Ler Freud O Silêncio na Psicanálise Psicossomática J.-D. Nasio

G uimarães Rosa e a Psicanálise Tania Rivera

Em Defesa da Psicanálise A Análise e o Arquivo

Freud – Mas Por Q ue Tanto Ódio? O Paciente, o Terapeuta e o Estado A Parte Obscura de Nós Mesmos Lacan, a despeito de tudo e de todos Retorno à Q uestão Judaica Elisabeth Roudinesco

O Q ue Lacan Dizia das Mulheres Colette Soler

Título original: La part obscure de nous-mêmes

(Une histoire des pervers)

Tradução autorizada da prim eira edição francesa, publicada em 2007 por Éditions Albin Michel,

de Paris, França

Copy right © 2007, Éditions Albin Michel

Copy right da edição brasileira © 2008: Jorge Zahar Editor Ltda. rua Marquês de S. Vicente 99 – 1º

22451-041 Rio de Janeiro, RJ tel (21) 2529-4750 | fax (21) 2529-4787 editora@zahar.com .br | www.zahar.com .br

Todos os direitos reservados. A reprodução não-autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação de direitos autorais. (Lei 9.610/98)

Cet ouvrage, publié dans le cadre du Program m e d’Aide à la Publication Carlos Drum m ond de Andrade de l’Am bassade de France au Brésil, bénéficie du

soutien du Ministère français des Affaires Etrangères et Européennes.

Este livro, publicado no âm bito do program a de participação à publicação Carlos Drum m ond de Andrade da Em baixada da França no Brasil, contou com o apoio

do Ministério francês das Relações Exteriores e Européias.

Capa: Sérgio Cam pante Produção do arquivo ePub: Sim plíssim o Livros

Edição digital: j aneiro 2014 ISBN: 978-85-378-1127-6

Sim plesm ente bipolar

Leader, Darian 9788537814178 136 páginas

Com pre agora e leia

Com prosa sim ples e fluente, destinada tanto aos especialistas quanto ao público geral, o autor de O que é loucura? critica a generalização dao diagnóstico da bipolaridade.

Se o período pós-guerra foi cham ado de "era da ansiedade", e as décadas de 1980 e 1990 de "era dos antidepressivos", vivem os agora em tem pos bipolares. Medicam entos para estabilizar o hum or são prescritos rotineiram ente, sendo que as receitas para crianças aum entaram 400% na últim a década, enquanto os diagnósticos globais tiveram um a alta de 4.000%!

O que poderia explicar essa explosão da bipolaridade? Será um diagnóstico legítim o ou resultado do m arketing das grandes em presas farm acêuticas? Darian Leader questiona a ascensão do "bipolar" com o solução generalizada para problem as com plexos e afirm a que precisam os retom ar um a com preensão m ais profunda dos altos e baixos da m ania e da depressão.

Dicionário de psicanálise

Roudinesco, Elisabeth 9788537805343 888 páginas

Com pre agora e leia

Este dicionário faz um recenseam ento e um a classificação de todos os elem entos da psicanálise. Apresenta os cam inhos pelos quais esta construiu, ao longo do últim o século, um saber singular, contendo em seus cerca de 800 verbetes: os conceitos; os países de im plantação; a biografia dos protagonistas; artigos preparados especialm ente para essa edição brasileira (p.ex., Hélio Pellegrino e Ana Katrin Kem per); as entidades psicopatológicas que a psicanálise criou; as disciplinas para as quais contribuiu ou em que se inspirou; os casos clínicos sobre os quais elaborou seu m étodo terapêutico; as técnicas de cura e os fenôm enos psíquicos; os discursos e com portam entos que m odificou; as instituições fundadoras; o freudism o, suas diferentes escolas e sua historiografia; a incidência contraditória de suas descobertas sobre outros m ovim entos intelectuais, políticos ou religiosos. Inclui tam bém : bibliografias detalhadas após cada verbete, trazendo as edições publicadas no Brasil; conceitos psicanalíticos com versões em 5 línguas; extenso índice onom ástico; cronologia com os fatos m arcantes da psicanálise.

Linguagem e psicanálise

Longo, Leila 9788537804971 73 páginas

Com pre agora e leia

A linguagem é onipresente na psicanálise. Essa obra busca estabelecer possíveis fronteiras & #8722; tão perm eáveis! & #8722; entre os cam pos da linguagem e da psicanálise e, portanto, de seus inúm eros aspectos de dependência recíproca. Para tanto, aborda alguns dos conceitos fundam entais de pensadores da área, com o Freud, Lacan, Saussure e Jakobson.

Elizabeth I

Hilton, Lisa 9788537815687 412 páginas

Com pre agora e leia

Um retrato original e definitivo da Rainha Virgem narrado com todos os elem entos de um im pressionante rom ance

Filha de Henrique VIII e Ana Bolena, Elizabeth I foi a quinta e últim a m onarca da dinastia Tudor e a m aior governante da história da Inglaterra, que sob seu com ando se tornou a grande potência política, econôm ica e cultural do Ocidente no século XVI. Seu reinado durou 45 anos e sua traj etória, lendária, está envolta em dram a, escândalos e intrigas.

Escrita pela j ornalista e rom ancista inglesa Lisa Hilton, essa biografia apresenta um novo olhar sobre a Rainha Virgem e é um a das m ais relevantes contribuições ao estudo do tem a nos últim os dez anos. Apoiada em novas pesquisas, oferece um a perspectiva inédita e original da vida pessoal da m onarca e de com o ela governou para transform ar a Inglaterra de reino em "Estado".

Aliando prosa envolvente e rigor acadêm ico, a autora recria com vivacidade não só o cenário da era elisabetana com o tam bém o com plexo caráter da soberana, m apeando sua j ornada desde suas origens e infância - rebaixada de bebê real à filha ilegítim a após a decapitação da m ãe até seus últim os dias.

Inclui caderno de im agens coloridas com os principais retratos de Elizabeth I e de outras figuras protagonistas em sua biografia, com o Ana Bolena e Maria Stuart.

"Inovador... Com o a história deve ser escrita." Andrew Roberts, historiador britânico, autor de Hitler & Churchill

"... um a nova abordagem de Elizabeth I, posicionando-a com solidez no contexto da Europa renascentista e além ." History Today

"Ao m esm o tem po que analisa com erudição os ideais renascentistas e a política elisabetana, Lisa Hilton concede à história toda a sensualidade esperada de um

livro sobre os Tudor." The Independent

Redes de indignação e esperança

Castells, Manuel 9788537811153 272 páginas

Com pre agora e leia

Principal pensador das sociedades conectadas em rede, Manuel Castells exam ina os m ovim entos sociais que eclodiram em 2011 - com o a Prim avera Árabe, os Indignados na Espanha, os m ovim entos Occupy nos Estados Unidos - e oferece um a análise pioneira de suas características sociais inovadoras: conexão e com unicação horizontais; ocupação do espaço público urbano; criação de tem po e de espaço próprios; ausência de lideranças e de program as; aspecto ao m esm o tem po local e global. Tudo isso, observa o autor, propiciado pelo m odelo da internet.

<p>O sociólogo espanhol faz um relato dos eventos-chave dos m ovim entos e divulga inform ações im portantes sobre o contexto específico das lutas. Mapeando as atividades e práticas das diversas rebeliões, Castells sugere duas questões fundam entais: o que detonou as m obilizações de m assa de 2011 pelo m undo? Com o com preender essas novas form as de ação e participação política? Para ele, a resposta é sim ples: os m ovim entos com eçaram na internet e se dissem inaram por contágio, via com unicação sem fio, m ídias m óveis e troca viral de im agens e conteúdos. Segundo ele, a internet criou um "espaço de autonom ia" para a troca de inform ações e para a partilha de sentim entos coletivos de indignação e esperança - um novo m odelo de participação cidadã.

Documentos relacionados