• Nenhum resultado encontrado

7 REFERÊNCIAS 285 8 APÊNDICES

1.2 COLETA, CONTEXTUALIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS

O questionário aplicado aos moradores caracteriza a residência e o entorno no que se refere às questões das mudanças na infra-estrutura ocasionadas pelas intervenções em

execução pelo PAC buscando hierarquizar as prioridades de intervenção identificadas pelos próprios moradores. O questionário aplicado aos líderes teve como objetivo contextualizar a realidade local em suas problemáticas principais. As entrevistas com moradores e líderes comunitários locais objetivaram caracterizar os domicílios, identificar as mudanças recentes e capturar a percepção da comunidade em relação às obras do PAC já implementadas com vistas a um mapeamento crítico de análise dos objetivos das propostas e ao que foi efetivamente implementado.

Foram realizadas entrevistas em 25 de maio de 2011 com representantes da COHAB/SC, Kátia Regina Hermenegildo Schappo, assistente social e consultora técnica e Júlio César Pereira de Souza, assessor de Planejamento, orçamento e gestão.

As entrevistas tiveram o intuito de discutir:

1. o papel da COHAB/SC na Política Habitacional do Estado de

Santa Catarina nos últimos 20 anos,

2. a atuação da COHAB/SC em Florianópolis, principalmente frente ao acentuado processo de ocupação e adensamento de encostas

do Maciço do Morro da Cruz;

3. a contribuição para as intervenções recentes realizadas pelo Governo Federal através do PAC na região e o posicionamento/a

inserção da COHAB/SC no mesmo.

4. as parcerias entre a COHAB/SC e as instituições de ensino e

quais as pesquisas desenvolvidas a partir daquelas.

5. as perspectivas de atuação para a administração pública atual. (ver Apêndice 3).

Também foi realizada entrevista ao representante da CASAN ao engenheiro civil Fabio Cesar F. Krieger, há 8 anos, gerente de construção, em 01 de junho de 2011, com objetivos similares aos buscados nas entrevistas com representantes da COHAB (ver Apêndice 3).

Foram realizadas entrevistas com os arquitetos da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental da Prefeitura Municipal de Florianópolis, João Maria Lopes e Rogério Miranda sobre o processo e o andamento das obras no Maciço e na Caieira.

A contextualização do objeto de estudo e a metodologia compõem-se de critérios históricos, políticos e estruturais de

análise apoiados em material bibliográfico e dados primários e secundários a serem coletados.

I. Teórico e Histórico

Analisa os aspectos históricos e teóricos da problemática habitacional, fundamentando e sintetizando algumas de suas variáveis, além de apresentar a composição das necessidades habitacionais brasileiras com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua metodologia e conceituações, distinguindo e caracterizando déficit e inadequação habitacionais e seus componentes.

Este histórico apresenta sinteticamente a evolução do déficit e de seus componentes no período entre 1991 e 2005. Foram utilizados nesta pesquisa, somente os primeiros resultados do Censo de 2010 disponíveis no momento da coleta de dados. A divulgação completa dos dados do Censo Demográfico do IBGE, 2010 possibilitará a atualização de dados demográficos da presente pesquisa por meio da seleção de outras variáveis além das de domicílio permanente.

São relatados aqui, os programas habitacionais a partir do início do período de redemocratização (1985-2011), implementados tanto no território continental quanto insular do município de Florianópolis, buscando relacioná-los diretamente com o processo de ocupação da encosta. São eles: PROMORAR, Habitar Brasil/BID, PAR, PAC - Minha casa, Minha vida.

II. Político e de Gestão Urbana

Busca entender como os diferentes âmbitos de governo (federal, estadual e municipal) se articulam administrativa e institucionalmente somando-se seus aspectos legislativos e urbanísticos para se desvendarem os caminhos e descaminhos da atuação das políticas públicas passadas no processo de ocupação.

Procurando atingir tais objetivos, os órgãos públicos entrevistados, foram selecionados tentando contemplar os diferentes atores do processo, no intuito de caracterizar as recentes diretrizes da política urbana habitacional adotada para a área.

As entrevistas com representantes do Poder Público complementam as demais, realizadas com moradores e lideranças locais.

São eles: a Companhia de Habitação de Florianópolis/SC (COHAB), a 2.2.4 - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental.

Apresenta em seguida, a legislação (Urbanística e Ambiental) vigente que regulam as práticas da administração pública, tomando o setor urbano em questão, através de pesquisa bibliográfica histórica bem como, de estudo dos Planos Diretores do Município de Florianópolis visando a produção de uma análise das repercussões das ações do Estado através do Plano Urbano frente à dinâmica do processo de ocupação territorial especificamente em região de encostas ambientalmente frágeis.

III. Ambiental (Físico-Espacial

Compondo a caracterização ambiental (físico-espacial) foi realizado inicialmente diagnóstico preliminar dos condições da ocupação recente no Alto da Caieira; bem como, procurando apreender estruturalmente dados da realidade atual, por meio de levantamento (fotos, entrevistas e mapeamento).

São discutidos, dados documentos e relatórios técnicos do Sub-projeto de Trabalho Técnico Social - Alto da Caieira (Janeiro, 2008) para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Projeto Maciço do Morro da Cruz, produzido pela Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental do Município de Florianópolis.

Tais dados são confrontados com dados gerais do Maciço do Morro da Cruz com base no Sub-Projeto de Trabalho Técnico Social (Novembro, 2007) também para o PAC.

Na análise estrutural, é realizada uma descrição das características físico-espaciais e sociais da ocupação recente do Alto da Caieira do Saco dos Limões com percepção da situação atual das carências e do nível de qualidade de vida dos habitantes; tornando aparente a dinâmica de seus elementos constitutivos.

Os instrumentos utilizados para composição dos critérios de análise estrutural são entrevistas com moradores, líderes

comunitários; com representantes do poder público em seus diferentes âmbitos, registro fotográfico da realidade atual da comunidade e mapeamento com base nessa realidade (focando as intervenções recentes).

A seguir, confrontam-se os dados disponibilizados para a área em estudo e aos dados primários produzidos em levantamento e mapeamento obtidos através das análises a) Teórico e Histórico, b) Político e de Gestão urbana; e c) Ambiental (Físico-Espacial).

Por fim, são apresentadas considerações sobre a situação atual das intervenções recentes percepção dos moradores em relação a elas. São realizadas também descrição, análise e crítica dos objetivos do PAC em seus projetos para o Alto da Caieira do Saco dos Limões.

2 FUNDAMENTOS E REFLEXÕES ACERCA DA