• Nenhum resultado encontrado

O esquema de pesquisa, de acordo com Trivinõs (1987), deve permitir a coleta de dados e a análise das informações na forma mais racional possível, com o objetivo de economizar esforços, recursos financeiros e tempo. Para Gil (2002, p. 19) “isso significa que qualquer empreendimento de pesquisa deve considerar os recursos humanos, materiais e financeiros necessários a sua efetivação [...]. De certa forma, isso significa atribuir ao pesquisador certas funções administrativas”.

A pesquisa, conforme já descrito, foi realizada em cinco organizações do setor alimentício, no ramo de restaurantes no município de Horizontina/RS e teve como foco o perfil e as competências de um líder como motivador, comunicador e negociador/gerenciador de conflitos. Para a coleta de dados realizou-se:

a) pesquisa bibliográfica: foi coletada em livros, artigos e monografias, que tratam sobre o tema de estudo: gestão de pessoas, perfil de liderança e suas competências. Alguns dos principais autores foram: Motta (1999), Bowditch e Buono (2000), Vergara (2004), Montana e Charnov (1998), Dutra (2002), Gil (2001), Drucker (1998), Bergamini (1997), Hunter (2006). As bases bibliográficas servem, segundo Roesch (2006) para a revisão da literatura e busca a fundamentação teórica para o trabalho. No entendimento de Oliveira (1999, p. 119) “a pesquisa bibliográfica tem por finalidade conhecer diferentes formas de contribuição cientifica que se realizaram sobre determinado assunto ou fenômeno”. Houve trabalhos realizados por alunos que serviram de referência para a realização deste estudo, tais como o artigo de Didoné (2014) e o relatório de TCC de Albrecht (2009);

b) pesquisa documental: com base em dados dos arquivos das organizações pesquisadas foram coletadas informações para elaboração da caracterização das organizações e para que se conhecesse a respeito das organizações objeto de estudo, como histórico de desenvolvimento das empresas, produtos fornecidos, estrutura funcional e de colaboradores,

tais informação foram fornecidas pelos gestores entrevistados. Forster (2006 apud ROESCH, p. 165) argumenta que: “documentos têm um valor em si mesmo, representam sistemas e estruturas da organização. Sua análise permite o entendimento de situações, permite conceituar a organização com base em uma visão de dentro”. Na perspectiva de Marconi e Lakatos ( 2003 p. 174) “na pesquisa documental a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina fontes primárias. Estas podem ser feitas no momento em que o fato ou fenômeno ocorre, ou depois”;

c) pesquisa de campo e método survey: se deu através da obtenção de informação acerca do problema, para o qual se buscou uma resposta. Para Marconi e Lakatos (2003, p. 186) “pesquisa de campo consiste na observação de fatos ou fenômenos tal como ocorrem espontaneamente na coleta de dados a eles referente e no registro de variáveis que se presume relevantes, para analisá-los”. No entendimento de Oliveira (1999) pesquisa de campo consiste na observação dos fatos tal como ocorrem espontaneamente na coleta de dados e no registro de variáveis presumivelmente para posteriores análises. A pesquisa por levantamento (survey) para Gil (2002, p.50) permite que o pesquisador realize uma sondagem de opinião sobre um determinado assunto ou tema de estudo. Estas pesquisas “caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer”, são informações solicitadas as pessoas escolhidas sobre o tema a ser estudado. Para esta etapa da coleta de dados foram utilizados três instrumentos: observação, questionário e entrevista.

A observação acompanhou todo o processo de coleta de dados nas organizações. Observação no entendimento de Marconi e Lakatos (2003) é uma técnica de coleta de dados para conseguir informação e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste em apenas ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se deseja estudar.

Durante as entrevista pode-se perceber através da observação, que todos os cinco gestores, ficaram satisfeitos e se sentiram a vontade em ser entrevistados. Todos se dispuseram plenamente e de forma muito cordial e atenciosa, ouvindo atentamente as perguntas e respondendo com bastante entusiasmo, o que demonstra que ficaram orgulhosos em participar desta pesquisa. Foi informado a cada entrevistado que suas empresas haviam sido escolhidas por serem bem sucedidas e de alto nível no setor alimentício na cidade de Horizontina/RS.

A observação de cada um dos gestores possibilitou identificar que cada um deles tem um jeito particular de conversar, de explicar suas ideias e de apresentar seus pontos de vista.

O Sr. Edison do restaurante Fino Trato e o Sr. Gilmar do restaurante Divina Gula, são mais objetivos, responderam de forma bem específica as perguntas, enquanto o Sr. Diego do restaurante Fome Mania Grill e o Sr. Marcio do restaurante Picanha na Pedra além de responder, deram exemplos e explicaram com mais detalhes suas opiniões, já o Sr. Fernando do restaurante Don Pepe, mostrou-se mais quieto e reservado, falando o necessário, mas demonstrando muito apreço pelo seu trabalho.

Pode-se perceber que o local onde se realizaram as entrevistas, que foi nos próprios estabelecimentos, por sugestão dos entrevistados, deixou-os mais a vontade. Assim como, outro aspecto que se evidenciou bastante nas entrevistas foi que todos os cinco gestores são apaixonados pelos seus negócios, e fazem o máximo para que tudo saia bem feito.

O instrumento de coleta de dados começou a ser elaborado no inicio do mês de fevereiro de 2015, deu início com a vontade e curiosidade de informações sobre liderança por parte da acadêmica, a partir dai aconteceu à busca por trabalhos já realizados com tema semelhante para ter alguma referência do que poderia ser perguntado aos gestores. No dia 12 de fevereiro aconteceu um encontro com a orientadora do estudo nas dependências da Unijui, onde surgiram novas ideias para o fechamento do instrumento de coleta de dados que teve como base, conforme já mencionado, outros trabalhos já realizados com o tema semelhante, Didoné (2014) e Albrecht (2009).

O instrumento de coleta foi elaborado em três partes, primeiramente os dados do perfil de cada gestor, onde consta nome, idade, sexo, estado civil, área de formação, experiência profissional e tempo de serviço no cargo.

Para a segunda parte, visando investigar o estilo de liderança, utilizou-se um questionário de múltipla escolha para identificação do estilo de liderança, que após pesquisa optou-se pelo MLQ-6S (Questionário de Liderança Multifactor), desenvolvido por Avolio e Bass (1992) e traduzido e validado para o português por Marques et al. (2007), o qual também foi utilizado em um dos trabalhos que serviu de referência para este estudo. Optou-se por este questionário, pelo mesmo contemplar os interesses deste estudo. A escala de respostas para o questionário foi: Discordo totalmente (1), Discordo (2), Nem discordo nem concordo (3), Concordo (4), Concordo totalmente (5). Para Malhotra (2001) questionário é uma técnica estruturada para a coleta de dados, que consiste em um serie de perguntas escritas ou verbais que um entrevistado deve responder.

A terceira parte do instrumento de coleta de dados contemplou uma entrevista com roteiro semiestruturado, sobre as competências de um líder: como motivador, comunicador e negociadores/gerenciador de conflito, a qual foi aplicada aos cinco gestores.

O roteiro de entrevista foi elaborado através de pesquisas referente ao assunto e informações que a acadêmica considerou importante de investigar junto aos gestores e também com base em outros trabalhos já realizados com o tema parecido de Didoné (2014) e Albrecht (2009). Segundo Triviños (1995) entende-se por entrevista semiestruturada, em geral, aquela que parte de certos questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses, que interessam à pesquisa, e que, em seguida, oferece amplo campo de interrogativas, fruto de novas hipóteses que vão surgindo à medida que se recebem as respostas do informante. Na linha de pensamento de Marconi e Lakatos (2003 p.195) “entrevista é um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional”.

Após a finalização da elaboração do instrumento de coleta de dados foi dado início aos agendamentos de horários com os gestores para sua aplicação. Foi definido aplicar pessoalmente o instrumento de coleta que está dividido em três partes, esta aplicação foi realizada em um encontro individual com cada um dos gestores, conforme prévio agendamento e disponibilidade dos mesmos. O perfil dos gestores foi investigado em forma de perguntas e respostas, já o questionário de múltipla escolha sobre o estilo de liderança foi entregue para o gestor ler e responder no mesmo momento da entrevista, já que poderia surgir alguma dúvida e o esclarecimento seria feito na hora. A terceira parte do instrumento de coleta foi a entrevista com roteiro semiestruturado, que se deu em forma de perguntas e respostas, onde a acadêmica perguntava seguindo o roteiro e o gestor respondia, sendo que todas as entrevistas foram gravadas para que houvesse um melhor aproveitamento da entrevista, e aconteceu no período de 23/02 a 10/03/2015.

A primeira entrevista foi realizada com o Sr. Diego, gestor do restaurante Fome Mania Grill, no dia 23 de fevereiro às 13 horas nas dependências do restaurante. Chegando lá o gestor já estava aguardando, teve duração de uma hora e vinte minutos a conversa, o gestor foi muito atencioso, não se importando com o tempo que levaria para realização da entrevista e ficou a disposição para qualquer dúvida que surgisse no decorrer da elaboração do trabalho.

A segunda entrevista foi realizada no dia 02 de março às 19 horas com o Sr. Fernando, gestor do restaurante e pizzaria Don Pepe. A entrevista aconteceu no balcão de atendimento do restaurante, não sendo muito confortável e durante a entrevista houveram

diversas interrupções por parte de funcionários, os quais buscavam alguma orientação de trabalho. Durou aproximadamente uma hora, o gestor foi muito atencioso e não se importou em responder as perguntas mesmo com varias interrupções, ficando a disposição para mais informações que viesse a precisar.

A terceira entrevista foi realizada com o gestor Sr. Marcio do restaurante Picanha na Pedra no dia 03 de março as 16:45 horas, já que o restaurante estaria fechado e só recomeçaria os trabalhos às 18:30 horas, tendo tempo para conversar tranquilamente. A entrevista se deu de forma tranquila, com o gestor muito bem disposto e respondendo com muita ênfase cada questão, sendo visível o prazer com que ele trabalha no seu restaurante. A entrevista durou cerca de uma hora e o gestor ficou a disposição pra qualquer esclarecimento que fosse necessário.

A quarta entrevista aconteceu no dia 04 de março com o gestor Sr. Gerson do restaurante Fino Trato às 18:30 horas nas dependências do restaurante, um lugar muito aconchegante e elegante. Na realização desta entrevista, se fez necessário esclarecer dúvidas ao gestor, importante ressaltar que com os demais entrevistados, praticamente não se fizeram necessários maiores esclarecimentos, já com este houveram mais dúvidas no entendimento das questões. Mas a realização da entrevista fui muito prazerosa e esclarecedora, sendo que o gestor foi muito atencioso e paciencioso, e ficou a disposição para qualquer esclarecimento e se necessário outras visitas também.

A quinta entrevista aconteceu no dia 10 de março as 16:00 horas com o Sr. Gilmar Quintiliano do restaurante Divina Gula e teve duração de aproximadamente uma hora. O gestor foi muito simpático e respondeu todas as questões de forma objetiva, pois entendeu perfeitamente o objetivo do trabalho, ficou a disposição para responder qualquer dúvida que surgisse no decorrer do trabalho e também a novas visitas.

Todas as entrevistas aconteceram com muita tranquilidade e foram de muita aprendizagem, pois é muito proveitoso conversar com pessoas que possuem tantas experiências e satisfação em seu trabalho, entende-se que grande parte do sucesso de seus empreendimentos tem a ver com isso, fazendo com que suas empresas sejam bem sucedidas e se mantenham no mercado apesar de tanta concorrência que ele oferece.

Documentos relacionados