• Nenhum resultado encontrado

Como instrumento de coleta de dados e análise da pesquisa, foi utilizado a metodologia proposta por Mintzberg (1979) denominada direct research. Esta abordagem possui um caráter qualitativo que se baseia principalmente na descrição dos fatos e na indução

do pesquisador ao pesquisado, ao invés da prescrição e dedução implícita e explícita. A principal característica deste modo de pesquisa está na forma simples e direta de investigação uma vez que contempla o contato do pesquisador diretamente com a fonte de suas informações. De forma prática, a direct research possibilita que o pesquisador interaja de maneira a perceber os fatos que estarão ao seu redor e com base nisto estabelecer “saltos criativos”, e diante disso perceber novas possibilidades e concluir aspectos sobre o fato pesquisado. Ainda sobre “saltos criativos” que o pesquisador estabelece “situações e traça fluxo de decisões de uma organização” (MINTZBERG, 1979).

Ainda com relação ao método da direct research, é possível mencionar que ela se propõe a um modelo de análise longitudinal que aborda a organização de acordo um determinado período histórico seguindo os passos: a) coleta de dados; b) inferência dos períodos e estratégias de mudança; c) análise intensiva dos períodos de mudança; e d) análise teórica do estudo como um todo (MINTZBERG, 1979).

Em conjunto à utilização do método da direct research será utilizado duas premissas importantes: abordagem longitudinal e a abordagem processual e contextual. Estas são responsáveis por identificar o que mudou, como mudou e o por que mudou (PETTIGREW; FERLIE; MCKEE, 1992) conforme ilustra a figura 2:

Figura 2: Modelo de Estudo sobre Mudança de Pettigrew Fonte: Pettigrew (1992) Elaborado pelo Autor

A utilização desta abordagem se dá visto que o presente estudo procura compreender o processo evolutivo da mudança do território através dos três elementos fundamentais que estão ilustrados na figura acima: (1) O conteúdo da mudança (o que mudou?); (2) O contexto da mudança (por que mudou?); e o (3) processo de mudança (como mudou?). O modelo de Pettigrew (1992) foi utilizado como estratégia de entrevista, porém não necessariamente pautou a estrutura de apresentação dos dados empíricos.

Primeiramente será realizada uma entrevista semiestruturada com atores sociais que atuam no processo de desenvolvimento da região e que ocupem cargos representativos em empresas, órgãos, agentes políticos e através deste mensurar quais são os fatos históricos que

impactaram no processo de desenvolvimento do município realizando um relacionamento com as entidades e variáveis apresentadas anteriormente.

Em síntese, a pesquisa através desta abordagem é realizada através das seguintes etapas: (1) coleta de dados básicos, relacionados com fatos importantes ocorridos em determinados períodos; (2) inferência de estratégias e mudanças. Os dados sobre as decisões e ações são colocados em ordem cronológica. Estes dados coletados são então analisados para definir padrões ou consistências em períodos distintos de longo prazo; (3) análise de cada período, investigando de maneira mais intensiva os dados qualitativos de cada período para explicar as principais mudanças; (4) análise teórica, interpretando os padrões surgidos em cada período e no período histórico como um todo, em termos conceituais.

Como etapa inicial (1) da pesquisa a coleta dos dados básicos se deu através da entrevista com atores sociais que possuíam alguma participação no processo de desenvolvimento do município. Nesta etapa foi solicitado que os entrevistados elucidassem a partir do ano de 1994 quais foram os fatores que, na sua percepção, impactaram no processo de desenvolvimento do município.

Na etapa 2, foram elencados todos os fatos históricos levantados na pesquisa sendo demonstrada em uma linha de tempo. Feito isso na etapa 3, foi possível, através desta ordem cronológica e definido os momentos históricos, cruzar com outros dados que medem o desenvolvimento da região a fim de verificar quais impactaram no seu desenvolvimento. Nesta etapa ainda foi analisado quais são as mudanças mais significativas a fim de evidenciar e buscar alguma explicação para estas. Por último na etapa 4, foi realizada uma análise teórica dos fatos e das consequências levantadas da pesquisa com base nos momentos históricos

versus indicadores de desenvolvimento para verificar quais de fato impactaram no

desenvolvimento da região.

A aplicação da pesquisa se deu através da realização da entrevista com atores sociais que tiveram participação no processo de desenvolvimento do município. Após contato deste pesquisador com referidos atores, foi agendado horário para coleta dos dados e levantamento das informações conforme se propõe a metodologia deste estudo.

As questões que serão realizadas as universidades:

a) Quais são os projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados por esta instituição de ensino?

b) De que forma essa instituição colabora para a inovação de processos produtivos no município?

c) Com quais setores produtivos do segmento empresarial essa instituição possui vínculos?

d) De que forma esta instituição entende o processo de desenvolvimento do município?

e) Quantos profissionais a instituição gradua em média por ano?

f) O ambiente econômico atual favorece a instituição contribuir para uma cultura que dê condições do aluno trabalhar pesquisa e desenvolvimento posteriormente?

As questões que serão realizadas as empresas:

a) Qual é o nível de produção de inovações nessas grandes organizações? b) Essas conseguem transferir inovações para seus sistemistas?

c) Conseguem criar condições para que seus sistemistas gerem processos de inovações?

d) O poder público tem conseguido criar um ambiente profícuo a geração de inovações?

e) Percebe que existe mão de obra qualificada para a condução do processo de P&D de acordo com os interesses da organização?

f) Considerando que as inovações podem impactar no produto, no processo, no mercado e/ou materiais, no município de Santa Rosa, as principais inovações envolvem quais desses vetores? Como isso tem impactado na melhoria da produtividade?

g) Quais destes vetores explicam melhor as inovações ocorridas no município? Caráter qualificador ou de diferencial competitivo?

As questões que serão realizadas ao governo são:

a) Oferta de serviços culturais que o município oferece; b) A infraestrutura de mobilidade urbana;

c) A estrutura atual de Tecnologias de Informação e Comunicação favorecem o desenvolvimento do município;

d) A perspectiva logística do município (aeroporto/ponte); e) As políticas de incentivo a novas empresas;

f) Questões ambientais;

g) Oferta de Energia Elétrica (hidro/eólica/solar); h) Disponibilidade de serviços de saúde;

Documentos relacionados