• Nenhum resultado encontrado

3.5 Análise de Dados

3.5.1 Inovação e difusão do conhecimento

É indiscutível que o desenvolvimento econômico se pauta a partir da introdução de novos produtos, processos e serviços no mercado. Para Schumpeter (1997), o desenvolvimento econômico viria pela mudança, que quebraria o estado estacionário do mercado. Embora o autor seja expoente a trabalhar os processos inovativos, este apenas considerava as inovações que se caracterizavam como radicais desprezando as mudanças incrementais. Esta sua perspectiva talvez não se alinhe exatamente a da teoria do desenvolvimento endógeno, já que essa considera as mudanças incrementais tão importantes quanto radicais para o desenvolvimento econômico.

Considerar a dimensão de inovação e difusão do conhecimento para o processo de acumulação de capital confere compreender que é necessário elevar a capacidade de interiorização e assimilação da inovação tecnológica ou organizacional, ou ainda de introduzir as inovações diretamente no contexto empresarial (GAROFOLI, 1992). Barquero (2001) afirma que o processo de desenvolvimento econômico e a dinâmica produtiva dependem das inovações e do conhecimento, uma vez que “a acumulação de capital se traduz por acumulação de tecnologia e de conhecimento”.

É tácito que os processos de difusão das inovações e do conhecimento estão condicionados pelo seu entorno através dos sistemas de empresas, instituições, atores econômicos e sociais (BARQUERO, 2001). As organizações investem em inovação e conhecimento com intuito de melhorar sua rentabilidade e posicionamento competitivo da mesma forma que buscam incorporar inovações que permitam criar unidades de maior tamanho e construir plantas de menor dimensão com intuito de serem economicamente mais eficientes (BARQUERO, 2001).

É fator preponderante a criação de inovações e difusão do conhecimento o papel desempenhado pelo segmento educacional que possibilita a difusão do conhecimento através da sua transferência e do segmento empresarial que permite através do conhecimento aplicado

surjam inovações para atender a dinâmica do mercado em busca de produtos e preços mais competitivos para a firma.

Em uma análise geral, a transferência de conhecimento no município de Santa Rosa ocorre através de algumas instituições que possuem suas atividades voltadas para o conjunto de variáveis que ilustra a dinâmica econômica local. Outras instituições de ensino superior (IES) e centros de pesquisa também investem em inovações, porém não necessariamente estas são repassadas ao tecido produtivo.

Com relação as IES presentes, tem-se a Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – Unijuí. Esta possui um campus no município com cursos de graduação em Administração, Ciências da Computação, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Psicologia. Ainda, cursos de especialização em diversas áreas.

Outra instituição que tem sede no município é a Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), que oferece cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Tecnologia da Informação e Serviço Social além de cursos de especialização e técnicos profissionalizantes.

Outra importante instituição responsável por transferência tecnológica e difusão do conhecimento é o Instituto Federal Farroupilha, presente no município mais recentemente, é responsável principalmente pela oferta de cursos profissionalizantes de técnico em móveis, técnico em edificações, técnico em eletromecânica, técnico em vendas, técnico em alimentos, técnico em meio ambiente, também responsável pela oferta de ensino médio, oferta de graduação em Administração, Matemática, Arquitetura e Ciências Biológicas.

Somadas estas três principais instituições de ensino no município, temos um montante de em média 350 profissionais formados por ano nas mais diversas áreas considerando ensino tecnológico e graduação.

Além das três instituições citadas acima, ressalta-se que em municípios vizinhos como Três de Maio (distante 20 KM de Santa Rosa), é possível verificar outra instituição que possui relevância para o contexto de difusão do conhecimento. A Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM (www.setrem.com.br) possui cursos de graduação em Administração, Design de Moda, Enfermagem, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia, Sistemas de Informação e Tecnologia em Laticínios também cursos de especialização em diversas áreas.

De município vizinho, a Faculdade Horizontina – FAHOR (www.fahor.com.br) (distante 60 KM de Santa Rosa), possui uma estrutura de cursos também voltada a realidade econômica da região, com a oferta de cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Ciências Econômicas e Engenharia de Controle e Automação.

É perceptível que a oferta de ensino no município e no seu entorno é significativa e que possui cursos voltados a projetar o desenvolvimento do território com temas que são pertinentes as atividades que mais movimentam a econômica do território. Mais do que realizar a transferência de conhecimento e preparar mão de obra para o desenvolvimento das organizações, as instituições de ensino são importantes atores sociais no processo de articulação do desenvolvimento. As instituições de ensino com outros atores possuem autonomia para provocar discussões que busquem elucidar fatores limitantes ao crescimento da economia local.

Apesar da disponibilidade das instituições de ensino e de cursos aderentes a matriz produtiva local, estas IES têm conseguido contribuir majoritariamente para a formação de quadros técnicos e de gestão qualificadas. Com relação à produção de inovações que passa se reverter em melhoria da competitividade e produtividade destas empresas, o trabalho ainda precisa de avanços bem mais significativos.

Pode-se ousar em dizer que maior parte das inovações emerge de dentro do meio empresarial, seja pela compra de tecnologia, desenvolvimento interno ou mesmo por aquilo que pode ser denominado isomorfismo mimético1.

Com relação as instituições de ensino, como já apresentado anteriormente é necessário evidenciar:

a) Quais são os projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados por esta instituição de ensino?

b) De que forma essa instituição colabora para a inovação de processos produtivos no município?

c) Com quais setores produtivos do segmento empresarial essa instituição possui vínculos?

d) De que forma esta instituição entende o processo de desenvolvimento do município?

e) Quantos profissionais a instituição gradua em média por ano?

f) O ambiente econômico atual favorece a instituição contribuir para uma cultura que dê condições do aluno trabalhar pesquisa e desenvolvimento posteriormente?

1

O Isomorfismo Mimético ocorre quando tecnologias organizacionais são pobres, quando objetivos são ambíguos ou quando o ambiente cria incertezas simbólicas, levando as organizações a modelarem-se com base em outras (DIMAGGIO; POWELL, 1983, p.151)

Paralelo a instituições de ensino, deve-se considerar que o estoque de conhecimento gerado nestas necessita ser aplicado através da sua introdução na indústria ou nos sistemas produtivos, pois somente assim será responsável por efetivar um resultado econômico financeiro.

Verifica-se que o setor produtivo do município também vem sendo responsável pela inovação e difusão de conhecimentos. Isto justificado pela presença de várias grandes empresas estarem instaladas no mesmo e estas serem portadoras de setores de pesquisa e desenvolvimento (P&D), destaca-se AGCO indústria multinacional de colheitadeiras (www.agco.com.br), Alibem frigorífico de abate de suínos (www.alibem.com.br), John Deere indústria multinacional de implementos agrícolas (www.johndeere.com) embora instalada em outro município, movimenta uma cadeia sistemista de empresas no município, Metalúrgica Fratelli (indústria que desenvolve soluções para energia eólica e solar) entre outras. A questão avaliada neste ponto foi:

h) Qual é o nível de produção de inovações nessas grandes organizações? i) Essas conseguem transferir inovações para seus sistemistas?

j) Conseguem criar condições para que seus sistemistas gerem processos de inovações?

k) O poder público tem conseguido criar um ambiente profícuo a geração de inovações?

l) Percebe que existe mão de obra qualificada para a condução do processo de P&D de acordo com os interesses da organização?

m) Considerando que as inovações podem impactar no produto, no processo, no mercado e/ou materiais, no município de Santa Rosa, as principais inovações envolvem quais desses vetores? Como isso tem impactado na melhoria da produtividade?

n) Quais destes vetores explicam melhor as inovações ocorridas no município? Caráter qualificador ou de diferencial competitivo?

Documentos relacionados