• Nenhum resultado encontrado

7 Metodologia

7.3 Coleta de Dados

Como afirmam Wright e Marsden (2010, p.3), “pesquisas tipo survey são um dos mais importantes métodos de pesquisa básica em Ciências Sociais e uma importante ferramenta em trabalhos aplicados”. Segundo estes autores, este tipo de pesquisa passou por uma grande evolução desde os anos 80, acompanhando as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas. Os principais fatores de pressão que provocaram esta mudança foram o aumento nos custos das pesquisas e a redução nas taxas de respostas. Diante deste cenário, diferentes tipos de meios para a coleta das informações apareceram, dentro destes, o de maior destaque em função do baixo custo foi a pesquisa pela internet.

Este foi o método escolhido para o presente trabalho, considerando os aspectos financeiros, facilidade de aplicação e captação dos dados e transcrição sem risco de perda de informação.

Estas vantagens pareceram maiores que alguns riscos apontados na literatura sobre procedimentos de pesquisa científica como, por exemplo, a ausência de

familiaridade com a ferramenta usada, pesquisas abertas sem definição adequada da composição amostral e um adequado controle em sua aplicação. Em geral, os riscos apontados são comuns a diferentes formas de pesquisa e estes precisam ser devidamente equacionados, como se tentou fazer na presente dissertação. Finalmente, decidiu-se aqui pela utilização deste veículo de coleta de dados porque, em última análise, não foi encontrada, à época da apresentação deste trabalho, impedimentos metodológicos, muito menos ainda um impedimento provado, para a utilização da internet como meio de acesso.

Uma vez tomado este rumo de coleta, os seguintes critérios foram considerados na escolha do site onde a pesquisa foi postada: nível de aceitação do site para pesquisas acadêmicas, tipo de pergunta permitida (nenhuma pergunta dos questionários deveria ser alterada), forma de tabulação dos resultados finais e tipo do arquivo gerado.

A coleta de dados foi então feita através do site da Mind Garden, pois além desta ser a empresa que possui os direitos de utilização do MLQ, ela também apresentou ótimos resultados nos testes comparativos de acordo com os critérios mencionados anteriormente. Não havia restrições em relação ao tipo de pergunta, fato que facilitou a inclusão das perguntas demográficas; os dados finais poderiam ser transferidos via arquivo com extensão csv, o que facilitaria sua utilização e análise. E por fim, este site também atende aos rígidos critérios de pesquisa acadêmica aceitos no campo.

Com posse da lista de participantes, a pesquisa foi distribuída então por via eletrônica através de e-mails individuais. Duas foram as formas de envio da pesquisa: primeiro, por e-mail pessoal do pesquisador e, segundo, diretamente do endereço (site) onde a pesquisa foi postada. Esta diferença se fez necessária em função do pedido de alguns contatos do pesquisador para que o e-mail fosse mais pessoal e específico, fato esse que ajudou no percentual de resposta de algumas unidades organizacionais. Em ambas as formas, o e-mail possuía uma breve descrição do objetivo da pesquisa, um contato para esclarecimento de dúvidas do trabalho, e um contato secundário, caso houvesse problemas técnicos ou de comunicação com o primeiro. No corpo da mensagem, ainda estavam descritas as instruções para o preenchimento da pesquisa e um link de acesso ao site. Este link direcionava o respondente à página da Mind Garden que solicitava ao participante a confirmação do e-mail e o cadastro de uma senha.

Este procedimento na distribuição e acesso foi bastante importante ao longo do processo, pois impediu que o preenchimento da pesquisa fosse feito por pessoas que não estavam na amostra, uma crítica importante em relação a esse tipo de metodologia.

Além do MLQ e do EOQ, foram introduzidas também questões demográficas para incluir as variáveis de controle. Através destas variáveis foi possível se avaliar a variabilidade e também reduzir as chances de relações espúrias, ou seja, relações matemáticas sem conexão lógica evidente. As variáveis de controle incluídas foram:

Sexo - variável dicotômica usada como item de controle, uma vez que nenhuma relação com o tratamento do erro era esperada.

Idade - respondida através de faixas pelos pesquisados, foi utilizada como uma segunda variável independente.

Tempo como Gestor - com o objetivo de medir o tempo que o indivíduo já atuou como líder, esta pergunta também foi baseada em faixas. Esta questão foi considerada com a alta probabilidade de uma relação positiva com os fatores do erro relacionados a conhecimento.

Tempo de Experiência na Posição - assim como o item anterior, este também foi considerado, e esperou-se uma relação positiva com os fatores do erro relacionados a conhecimento, mas aqui com um foco na posição atual do líder. Existia ainda no questionário uma pergunta confirmatória para garantir que o pesquisado possuía subordinado e três outras para caracterizar a unidade organizacional. Outros fatores como origem do capital, abertura do capital, composição societária e porte das empresas não foram controlados para minimizar a complexidade do estudo, viabilizá-lo no prazo disponível, e porque não se encontrou na literatura referências diretas que permitissem fazer previsões sobre seu efeito moderador ou neutro entre as variáveis principais sob análise.

A última pergunta da pesquisa tinha como fundamento a avaliação do processo de amostragem para análise de inferência. Ela poderia ser usada para uma estimativa do número de pessoas em posição de Média Gerência da unidade.

Como resultado deste tipo de desenho do instrumento eletrônico, os 45 itens do MLQ, os 37 do EOQ e as 9 questões demográficas seriam coletados em uma única vez, em um tempo inferior ao de 30 minutos, que foi inicialmente previsto e mencionado no e-mail de convite. Em uma fase de validação do questionário e do

seu preenchimento, ele foi completado por três vezes, sendo que em nenhuma delas o tempo passou de 25 minutos.

Ao final do preenchimento, aparecia uma mensagem de agradecimento ao participante. Inicialmente pensou-se em oferecer um resumo dos resultados para cada pesquisado, mas em função do elevado custo financeiro envolvido, decidiu-se por não assumir tal compromisso. De qualquer forma, todas as pessoas que preencheram o questionário receberam, após o término da pesquisa, um e-mail com o contato do pesquisador, caso quisessem esclarecer alguma dúvida em relação à pesquisa aplicada. Também será ofertado posteriormente, para os interessados, um resumo do trabalho final com os resultados consolidados do estudo.

Ao longo do período de coleta de dados, a cada três dias, foi verificado o número de participantes bem como acompanhada a variância requerida e alcançada das variáveis de controle, visando à ação do pesquisador para expandir ou restringir novas coletas, se necessário.