• Nenhum resultado encontrado

1.3 Procedimentos metodológicos

1.3.3 Coleta, tratamento e análise dos dados

Neste estudo, procedemos à revisão da literatura produzida sobre currículo da formação inicial de professores para os primeiros anos da escolaridade. A análise da produção científica no período estudado possibilita uma melhor identificação das mudanças no texto, no discurso sobre currículo no campo da formação de professores, além de favorecer a compreensão acerca do contexto em que foram introduzidas as políticas oficiais, tendo em vista as lutas travadas e o intenso debate que vêm ocorrendo na academia, nos movimentos de educadores, nas associações científicas, acerca do processo de implantação da atual política curricular.

Para isto tomamos como referência Estado da Arte já realizado pelo Grupo de Trabalho da ANPED sobre Formação de Professores – GT 8, cuja produção analisada teve como referência a década de 90 em periódicos de circulação nacional a exemplo de: Cadernos de Pesquisa, Educação em Sociedade, Educação em Revista, Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e Teoria e Educação. Uma outra fonte de informação nesse trabalho foi a análise de teses e dissertações apresentadas nesse período em programas de pós-graduação em Educação, além de trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho - GT de Formação de Professores da Associação Nacional de

Pesquisa e Pós Graduação em Educação (ANPED). A inserção em estudo já desenvolvido permitiu uma melhor compreensão acerca das temáticas privilegiadas no campo da formação de professores na última década, uma vez que esse levantamento abrangeu o conjunto da produção científica em diferentes momentos e espaços onde essa produção poderia ter sido divulgada.

Para a compreensão do contexto em que as novas formulações curriculares foram produzidas, buscamos estabelecer uma comparação entre os conceitos recorrentes em textos situados em dois espaços discursivos : aqueles produzidos nos espaços discursivos oficial e os formulados especificamente pela ANFOPE. È preciso destacar que a produção da ANFOPE engloba parte da literatura mencionada no parágrafo anterior.

A partir do confronto dessas duas formulações é que demos prosseguimento a análise propriamente dita dos currículos das instituições selecionadas no âmbito do estado do Pará.

Na medida em que se trata de um estudo que busca analisar as mudanças nos discursos das instituições formadoras, foram coletados, nas instituições selecionadas, exemplares das duas últimas propostas curriculares de formação, contendo o discurso de fundamentação do projeto.

Como a intenção desse estudo é identificar as prováveis mudanças presentes nos currículos dos cursos de formação docente elaborados a partir da política oficial, buscamos averiguar que outras falas se fazem ouvir como contraponto à política oficial, como é o caso dos debates produzidos na academia, em associações e movimentos organizados.

Por fim há que se levar em consideração a própria experiência e da cultura das instituições escolares conforme já explicitado anteriormente. Sobre esse último aspecto tomamos como referência entrevistas realizadas por integrantes do corpo docente de cada uma das instituições estudadas, para que pudéssemos melhor compreender as especificidades de cada proposta curricular. Tem que se ter em vista que este grupo é também influenciado pelos diferentes discursos que circulam neste campo, ou seja, discursos sobre a formação docente.

É importante lembrar que o estudo tem como referência as políticas curriculares voltadas para os cursos de formação de professores (nível superior) para as séries iniciais do Ensino Fundamental, formuladas a partir da nova LDB. Desta maneira, volta-se para a análise de textos escritos sobre as propostas curriculares para a formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental, oriundos de instituições de ensino superior promotoras desses cursos. Desta forma, este estudo, cuja pertinência e vantagens foram discutidas por Goodson (1995), enfatiza o estudo do currículo em sua fase pré-ativa, possibilitando a compreensão das condições e das diferentes posições dos atores no processo de elaboração do currículo.

Os elementos do currículo que serão analisados são: objetivos da proposta, a seleção dos conteúdos; a organização do currículo (por disciplinas, currículo integrado, ensino propedêutico, ensino profissionalizante, formação humana, ensino por competências); estrutura do currículo: disciplinas de

conteúdo / disciplinas pedagógicas; relação teoria-prática; organização do estágio curricular e a inclusão da pesquisa como elemento na formação.

Arlete Maria Monte de Camargo

Tendências e dilemas nas

políticas públicas de

formação de professores para

as séries iniciais – o caso do

Pará

Tese apresentada ao Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, orientada pela professora Drª Lucíola Licínio Castro Paixão Santos, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Educação

.

Belo Horizonte 2004

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação

Tese intitulada AS POLÍTICAS CURRICULARES E A FORMAÇÃO DE

PROFESSORES PARA AS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ, de autoria da doutoranda Arlete Maria Monte de Camargo, aprovada pela banca

examinadora constituída pelos seguintes professores:

______________________________________ Profª. Drª. Lucíola Licínio Castro Paixão Santos

______________________________________ Profª. Drª. Edil Vasconcellos de Paiva

______________________________________ Profª. Drª. Leila Alvarenga Mafra

______________________________________ Profª. Drª. Maria do Carmo de Lacerda Peixoto

______________________________________ Profª. Drª. Samira Zaidan

______________________________________ Profº Drº Luciano Mendes Faria Filho

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social Belo Horizonte, 20 de Dezembro de 2004

DEDICATÓRIA

Ao Lauro, Rafael, Fábio e Juliana, com quem partilho meus ideais e

projetos.

AGRADECIMENTOS

A meus pais que me proporcionaram a formação inicial que me permitiu chegar até aqui.

Ao meu esposo e filhos pela compreensão demonstrada durante o curso, nas minhas ausências e por ter me dado força e alento para continuar o trabalho nos momentos de desânimo.

À Profª Lucíola Licínio Castro Paixão Santos por ter me aceito como sua orientanda e pelas valiosas contribuições e críticas constantes que muito me auxiliaram durante a elaboração da tese.

À Coordenação de Aperfeiçoamento – CAPES e aos colegas do Departamento de Métodos, Técnicas e Orientação da Educação, do Centro de Educação da UFPA pelas condições institucionais para que eu pudesse cumprir as exigências do Doutorado.

Aos professores das instituições envolvidas na pesquisa (UEPA, UNAMA e UFPA) cujas entrevistas e informações possibilitaram melhor conhecer o contexto de cada instituição.

Aos professores Helena Corrêa de Vasconcelos, Paulo Sérgio Almeida Corrêa, Maria Olinda Silva e Souza Pimentel que em diferentes momentos da elaboração desta tese forneceram valiosas contribuições que muito auxiliaram na sua versão final.

A meus irmãos e amigos, pessoas queridas, que ao longo do curso sempre me incentivaram, em especial Rosali Sodré do Amaral, a Lia, cuja ausência entre nós se deu durante o desenvolvimento do curso.

Ao Fábio Camargo, pela ajuda nos segredos da informática, meu agradecimento especial.

RESUMO

A análise do processo de mudanças nas concepções curriculares sobre a formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental em nível superior se constitui no objetivo central deste estudo. Para isto desenvolveu-se análise dos discursos veiculados em textos oficiais, textos acadêmicos e oriundos dos movimentos sociais organizados sobre currículos de formação de professores para os anos iniciais da escolaridade com vista a estabelecer relação entre essas influências e a recontextualização de novas propostas curriculares (textos escritos) dos cursos de formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de instituições de ensino superior no estado do Pará, no caso a UEPA, UFPA e UNAMA.

A influência do espaço discursivo relativo às orientações oficiais se refletirá nos textos analisados através da evidência dada aos componentes curriculares direcionados para a prática docente e conteúdos do Ensino Fundamental. Um outro aspecto a ser destacado é a influência do espaço discursivo construído pela ANFOPE evidenciado através da incorporação de conceitos como base comum nacional e trabalho pedagógico, sobretudo nos cursos de Pedagogia voltados para formação de professores para as séries iniciais. À exceção do curso de Pedagogia da UFPA, a análise do currículo das instituições estudadas confirma ainda a tendência em desenvolver cursos de formação em serviço, através de propostas diferenciadas, de menor duração, tendência que pode ser observada em âmbito nacional e internacional e que se insere dentro da lógica que privilegia a relação custo-benefício.

A análise dos diferentes currículos evidencia ainda a idéia de intertextualidade, tendo em vista que é possível perceber no discurso desses textos a presença de tantos outros enunciados, oriundos de distintas formações discursivas.

ABSTRACT

The main objective of this study was to analyse the curricular changing processes of teacher education programs that aim at educating teachers for the first grades of fundamental school that have taken place at three universities in the state of Pará, northern region of Brazil. The universities are Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), and Universidade da Amazônia (UNAMA). In order to accomplish this objective I analysed different texts on the issue from different sources, which include official texts, academic texts, and non-official and non-academic texts by representatives of groups involved in curricular discussions. I also analysed the new curricula for teacher education programs aiming at educating teachers for the first grades of fundamental school at the previously mentioned universities. I was particularly interested in understanding how the different conceptions present in those texts influenced the new teacher education programs.

Two main contributions from the official texts were identified: the curricular constituents of teaching practice, and the decisions about what the table of contents for the fundamental school should be. One contribution from the texts generated inside the Associação Nacional para a Formação de Profissionais da Educação (ANFOPE) was identified: the embodiment of concepts such as national basic curriculum and pedagogical work, specially within Pedagogy Programs that aim at educating teachers for the first grades of fundamental school. I believe it is worthy mentioning that the different conceptions of the groups that had discussed curricular changing inside the different universities is an embodiment of their beliefs and that they have been of primary importance to the processes.

The analysis of the different curricula makes it evident that they display an interplay of different voices from different texts.

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 1: Distribuição Percentual do Número de Docentes no Brasil , segundo o Grau de Formação e segundo o Censo do Professor – 1997 – Educação Básica ...20 Gráfico 2: Distribuição Percentual do Número de Docentes, segundo o Grau de

Formação e segundo o Censo do Professor – 1997 –1ª à 4ª séries do Ensino

Fundamental ...21 Gráfico 3: Agrupamento por tema de trabalhos apresentados no GT Formação de

Professores da ANPED – 1992 a 1998 ... 99 Gráfico 4: Currículo do Curso de Formação de Professores da UEPA – Belém , por área ...187 Gráfico 5: Currículo do Curso de Formação de Professores por área– Projeto Especial – UEPA... 189 Gráfico 6:Currículo do Curso de Pedagogia da UFPA segundo núcleos de formação ... 220

Gráfico 7: Currículo do Curso de Pedagogia do Pré-Escolar à 4ª série e Especialista em Educação Pré-Escolar – UNAMA – 1997, por eixos de formação ... ...240 Gráfico 8: Currículo do Curso de Pedagogia, Magistério da Educação Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental e Supervisão Escolar – UNAMA – 2002, por eixos de formação ...251 Gráfico 9: Currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Programa Especial – Interiorização UNAMA – por eixos de formação ... 259

LISTA DE QUADROS

Quadro 1: Decreto Lei 8530, de 02/01/1946. ...65 Quadro 2 – Decreto Lei nº 1190/193 ...74 Quadro 3 - Desenho Curricular do Curso de Formação de Professores para o Pré-

Escolar e 1ª à 4ª Série do Ensino Fundamental – UEPA...185 Quadro 4: Desenho Curricular do Curso de Formação de Professores por Área - Projeto Especial – UEPA... 201 Quadro 5: Desenho Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – UFPA ...218 Quadro 6: Desenho curricular do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Magistério do Pré-escolar à 4ª série e Especialista em Educação Pré-Escolar – UNAMA... 238 Quadro 7: Desenho curricular do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia –

Magistério da Educação Infantil à 4ª Série do Ensino Fundamental e Supervisão Escolar - UNAMA... 250 Quadro 8: Desenho Curricular Do Curso De Licenciatura Plena Em Pedagogia –

Programa Especial de Interiorização – UNAMA ... 234 Quadro 9: Quadro comparativo do currículo dos Cursos de Formação de Professores para as séries iniciais do Ensino Fundamental em Belém por eixos ... ...265 Quadro 10: Quadro comparativo do Currículo de Formação de Professores no Estado do Pará segundo eixos – oferta especial ... 269

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Distribuição dos trabalhos (teses e dissertações) sobre Pedagogia, segundo os conteúdos estudados - 1990-1996 ... .96

Tabela 2: Distribuição de artigos publicados em periódicos nacionais segundo temas – 1990-1997 ...98

LISTA DE ABREVIATURA E SIGLAS

ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais em Educação ANPED – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação

CBE – Conferência Brasileira de Educação

CEFAM - Centros de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério CEFET/PA – Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará CNE – Conselho Nacional de Educação

CONARCFE - Comissão Nacional de Reformulação dos Cursos de Formação do Educador

GT – Grupo de Trabalho

FEP - Fundação Educacional do Estado do Pará

FUNDEF – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização

HEM – Habilitação Específica para o Magistério IES – Instituições de Ensino Superior

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ISEP - Instituto Superior de Educação do Estado do Pará-

ISES – Institutos Superiores de Educação

LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional MEC – Ministério da Educação

PABAEE - Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária

SEF – Secretaria de Educação Fundamental SESU – Secretaria de Educação Superior

SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

UEPA – Universidade do Estado do Pará UFG - Universidade Federal de Goiás

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais UFPA – Universidade Federal do Pará

UNAMA – Universidade da Amazônia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas UVA - Universidade do Vale do Acaraú

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...13

1.1 A origem da investigação ... 13 1.1.1 As mudanças educacionais e as transformações socioeconômicas na

contemporaneidade ... 14 1.1.2 A formação docente no Brasil: o que os dados revelam ... 20 1.1.3 Referenciais curriculares para a formação de professores das séries iniciais da escolarização ... 22 1.2 Formação de professores e currículo ... 25 1.2.1 Tendências na formação docente ... 25 1.2.2 A formação docente para as séries iniciais da escolarização ... 31 1.2.3 O currículo como categoria central para estudar os cursos de formação docente ... 35 1.2.4 O foco e os objetivos da investigação ... 40 1.3 Procedimentos metodológicos ... 43 1.3.1 Abordagem da pesquisa ... 43 1.3.2 Contexto e participantes ... 46 1.3.3 Coleta, tratamento e análise dos dados ... 48

2 O DISCURSO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL ... 50

2.1 A formação inicial de professores para as séries iniciais da escolarização: tendências