• Nenhum resultado encontrado

3 O IMPACTO DA LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS SOBRE O

3.4 COMENTÁRIOS SOBRE O IMPACTO DA LIVRE ADMISSÃO

Obviamente esperávamos que a livre admissão de associados impactasse positivamente no desenvolvimento das cooperativas de crédito, que podendo associar um leque maior de pessoas, naturais e jurídicas, realizasse mais operações de crédito e captasse mais depósitos e aplicações.

Nesse ponto, o Gráfico 8 em comparação ao Gráfico 7, confirma a nossa expectativa. No entanto, observando as demais espécies de cooperativas, notamos que estas também tiveram um expressivo crescimento no período analisado, conforme se nota do Gráfico 10.

Logo, o crescimento do sistema cooperativo de crédito, no período analisado, não ocorreu apenas em decorrência da ‘livre admissão de associados’, o que nos leva a acreditar que a melhor regulamentação do setor, a possibilidade de realização de mais operações e serviços, entre outros, impactou positivamente no desenvolvimento de todo o sistema cooperativo do crédito. A dimensão desse impacto, contudo, deve ser objeto de um estudo específico.

Neste ponto, tornou-se relevante a regressão múltipla de dados de painel, pois demonstrou o impacto positivo das cooperativas de livre admissão de associados mesmo em um cenário de crescimento das demais espécies de cooperativas (urbanas e rurais).

Outro ponto interessante é que houve migração da espécie rural para a espécie livre admissão, com expressiva queda do número de cooperativas rurais, de 202 para 58, quando analisamos apenas a quantidade de cooperativas na data inicial (2003) e na data final (2011), o que não se observou na espécie urbana, que sofreu um ligeiro aumento no período, de 205 para 216.

Mesmo com a redução no quantitativo de cooperativas, a espécie rural apresentou números de crescimento significativos, embora não tenha alcançado os mesmos patamares das espécies urbana e livre admissão.

Os gráficos e a regressão múltipla de painel comprovam, portanto, a tese de que a livre admissão de associados possibilita às cooperativas de crédito operarem com mais pessoas, naturais e jurídicas, de segmento distintos e com demandas diversificadas, seja por produtos ou serviços bancários, o que se traduz em mais negócios e mais crescimento.

Logo, a pretendida concorrência do sistema cooperativo de crédito para com o sistema bancário convencional, ou a utilização desse sistema como um contraponto ao sistema bancário convencional, objetivando a redução de taxas e

spreads, será atingida mais rapidamente caso a livre admissão seja flexibilizada, de

forma a facilitar a constituição de novas cooperativas e a transformação das cooperativas existentes nesse modelo associativo.

4 CONCLUSÃO

Concluir que as cooperativas de livre admissão de associados impactam positivamente no crescimento do sistema cooperativo nacional nos parece lógico, diante da possibilidade destas poderem associar, nos seus limites territoriais, qualquer pessoa natural ou jurídica que preencha as condições estatutárias.

Como podem associar mais pessoas, por certo captam mais recursos e efetuam mais operações de crédito, além terem demanda para diversos serviços bancários que cooperativas segmentadas não possuem, dependendo do público que atendam.

No entanto, o fato das cooperativas de crédito de livre admissão poderem receber em seu quadro social uma variedade maior de associados não possibilita concluir que, necessariamente, estas crescerão mais que as espécies segmentadas. Isso porque os agentes são racionais e maximizadores, e não irão se associar ou operar com uma cooperativa de crédito simplesmente porque podem fazê-lo. É necessário que as cooperativas ofereçam, face ao sistema bancário convencional, algum atrativo.

Neste aspecto, fez-se necessária a pesquisa do mercado relevante em que atuam as cooperativas de crédito. Caso atuassem em um nicho específico da sociedade, a livre admissão teria um impacto menor em seu crescimento, caso contrário, por atuarem no mesmo mercado do sistema bancário convencional, o impacto seria mais significativo, dada a amplitude desse mercado.

O resultado mostrou que as cooperativas atuam no mesmo mercado relevante dos bancos convencionais, tanto que, nos questionários em que se buscou identificar à preferência dos agentes, alterada a condição inicial de taxa de juros, houve uma forte migração dos que preferiam as cooperativas de crédito para os bancos convencionais, ou seja, em condições diferentes de preço, os agentes optam pelo mercado bancário convencional.

Assim, a questão de fundo nesse trabalho, consistente nas razões que tornam atrativo o sistema cooperativo nacional, possui mais relevo do que a questão principal, que busca demonstrar o seu crescimento impulsionado pela possibilidade de livre admissão de associados.

Se, em tese, as cooperativas de crédito não teriam condições, por razões de escala, de oferecer os mesmos produtos, taxas e facilidades de acesso que o

sistema bancário convencional, na prática tem vantagens tributárias e trabalhistas que tornam o seu custo operacional significativamente menor, lhes possibilitando praticar preços competitivos em produtos e serviços e, ainda, distribuir sobras aos associados.

Não acreditamos que os subsídios estatais se constituam em uma proteção legal a um agente ineficiente, o que redundaria na atuação das cooperativas e seus associados no mercado buscando, basicamente, dividir as vantagens trabalhistas e tributárias que possuem, o denominado rent seeking.

Isso porque, apesar de, na média, as cooperativas não serem tão eficientes quanto os principais bancos nacionais, seus índices estão relativamente próximos, ou seja, provavelmente a maioria das cooperativas de crédito tem um índice de eficiência melhor do que a maioria dos 150 bancos convencionais em operação no mercado. Valeria uma pesquisa específica sobre este assunto.

Além disso, as cooperativas possuem funções sociais e econômicas. A primeira de inserir uma parcela da população excluída do mercado bancário convencional, seja pela sua região estar desassistida pelo sistema bancário convencional ou pelos requisitos, inclusive de preço, para a abertura e manutenção de contas correntes.

A segunda, por gerar riqueza, em razão da inclusão financeira de regiões e pessoas desassistidas pelo mercado bancário convencional. A inclusão financeira pode possibilitar que regiões ou pessoas gerem riqueza de forma a alterar o seu patamar financeiro.

Logo, se hoje as cooperativas de crédito ainda não se constituem em uma alternativa ao sistema bancário convencional, dada a sua baixa representatividade no sistema financeiro nacional, a flexibilização das normas que regulamentam a livre admissão de associados contribuirá para a obtenção dessa participação, como demonstra o Gráfico 8 que, cotejado com os demais gráficos, das espécies urbana e rural, comprova o crescimento, aproximadamente, quatro vezes maior dessa espécie de cooperativa.

Caso houvesse permissão normativa para que as cooperativas operassem também com clientes, a exemplo do sistema financeiro alemão, esse crescimento poderia ser mais expressivo ainda.

Por certo que, tornando-se representativo em termos de sistema financeiro nacional, pouco a pouco o sistema cooperativo de crédito deixaria de necessitar de

subsídios estatais, a exemplo do que também ocorreu com o sistema cooperativo alemão.

Logo, um sistema legal e normativo que preveja subsídios as cooperativas de crédito, o que é realidade, e que permita a essas atuarem de forma ampla (livre admissão de associados e com clientes), o que ainda não ocorreu, possibilitaria um crescimento mais rápido desse sistema, que poderá se tornar uma opção ao sistema bancário convencional, influenciando em preços e taxas.

Estabelecida a competição de mercado, pouco a pouco os subsídios concedidos às cooperativas de crédito poderiam ser retirados, de forma a possibilitar a competição isonômica, ainda irreal.

REFERÊNCIAS

ARMBRUSTER, Paul; ARZBACH, Matthias. O Setor Financeiro Cooperativo na Alemanha. 3 ed. San José, C.R. DGRV, 2004.

ASSAF NETO, Alexandre. Mercado Financeiro, 10 ed., São Paulo, Atlas: 2011, p. 45 e 48.

BANCO Central do Brasil. Dados de Junho/2012. Disponível em: <

http://www4.bcb.gov.br/fis/TOP50/port/Top50P.asp>. Acesso em 6 nov. 2013.

BRASIL. Banco Central do Brasil, Resolução nº 2.197, de 31 de agosto de 1995, §2º do art. 1º. Disponível em

<http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/1995/pdf/res_2197_v3_P.pdf>. Acesso em 8 nov. 2013.

BRASIL. Banco Central do Brasil, Resolução nº 3.859, de 27 de maio de 2010, art. 35. Disponível em <

http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2010/pdf/res_3859_v4_P.pdf>. Acesso em 8 nov. 2013.

BRASIL. Banco Central do Brasil. Resolução nº 1.914, de 11 de março de 1992. Disponível em: <

http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/1992/pdf/res_1914_v7_L.pdf>. Acessado em 8 nov. 2013.

BRASIL. Banco Central do Brasil. Resolução nº 11, de 20 de dezembro de 1965. Disponível em: <

http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/1965/pdf/res_0011_v1_O.pdf>. Acessado em 8 nov. 2013.

BRASIL. Banco Central do Brasil. Resolução nº 2.608/99, de 27 de maio de 1999, art. 3º. Disponível em: <

http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/1999/pdf/res_2608_v1_O.pdf> Acesso em 8 nov. 2013.

BRASIL. Banco Central do Brasil. Resolução nº 27, de 30 de junho de 1966. Disponível em: <

http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/1966/pdf/res_0027_v1_O.pdf>. Acessado em 8 nov. 2013.

BRASIL. Banco Central do Brasil. Resolução nº 2.771 de 27 de maio de 1999. Disponível em: <

http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2000/pdf/res_2771_v3_P.pdf>. Acesso em 14 nov. 2014.

BRASIL. Banco Central do Brasil. Resolução nº 3.058, de 20 de dezembro de 2002. Disponível em: <

http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2002/pdf/res_3058_v1_O.pdf>. Acessado em 8 nov. 2013.

BRASIL. Banco Central do Brasil. Resolução nº 3.106, de 25 de junho de 2003. Disponível em: <

http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2003/pdf/res_3106_v1_O.pdf>. Acessado em 8 nov. 2013.

BRASIL. Banco Central do Brasil. Resolução nº 3.140, de 27 de novembro de 2003. Disponível em: <

http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2003/pdf/res_3140_v1_O.pdf>. Acessado em 8 nov. 2013.

BRASIL. Banco Central do Brasil. Resolução nº 3.859, de 27 de maio de 2010. Disponível em: <

http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2010/pdf/res_3859_v1_O.pdf>. Acessado em 8 nov. 2013.

BRASIL. Banco Central do Brasil. Resolução nº 4.150, de 30 de outubro de 2012. Disponível em: <

http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2012/pdf/res_4150_v1_O.pdf>. Acesso em 8 nov. 2013.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Evolução do cooperativismo no Brasil. Brasília: MAPA, 2006.

BRASIL. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Complementar nº 130, de 17 de abril de 2009. Disponível em: <

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp130.htm>. Acesso em 8 nov. 2013. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 979 de 6 de janeiro de 1.903. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Historicos/DPL/DPL979.htm>Acessado em 8 nov. 2013.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 6.532 de 20 de junho de 1.907. Disponível em:

<http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=61547&tipoDocum ento=DEC&tipoTexto=PUB>. Acessado em 8 nov. 2013.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 22.239 de 19 de dezembro de 1.932. Disponível em: <

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D22239.htm>. Acessado em 8 nov. 2013

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 23.611 de 20 de dezembro de 1.933. Disponível em: <

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D23611.htm>. Acessado em 8 nov. 2013.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 24.647 de 10 de julho de 1.934. Disponível em: <

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D24647.htm>. Acessado em 8 nov. 2013.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1.964. Disponível em: <

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4595.htm>. Acessado em 8 nov. 2013. BRASIL. Presidência da República. Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto-Lei nº 1.402, de 05 de julho de 1.939. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del1402.htm>. Acessado em 8 nov. 2013.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.873/2013, de 24 de outubro de 2013, art. 55. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/Lei/L12873.htm>. Acesso em 8 nov.

CONFEBRAS – Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito. História do Cooperativismo de Crédito no Brasil e no Mundo. Disponível em: <

http://www.confebras.com.br/educacao_historia2.htm>. Acesso em 6 nov. 2013. CONFEDERAÇÃO Nacional das Cooperativas do Sicoob. Dados de

Dezembro/2012. Disponível em: <http://www.sicoob.com.br/o-sicoob>. Acesso em 6 nov. 2013.

COOTER, Robert; ULLEN, Thomas. Direito e Economia. Tradução: Luis Marcos Sander, Franciso Araújo da Costa, 5ª edição, Porto Alegre-RS, Bookman, 2010, p. 38.

GUIMARÃES, Mário Kruel; ARAÚJO, Adilson. Ensino Básico de Cooperativismo à Distância. 2. ed. Brasília, Confebras, 1999.

HISTÓRIA do Cooperativismo. Disponível em:

<http://cooperativismodecredito.coop.br/historia-do-cooperativismo/>. Acesso em 6 nov. 2013.

LOREDO DE SOUZA, João Batista; MEINEN, Ênio. Cooperativas de Crédito-Gestão Eficaz - Conceitos e Práticas para uma administração de sucesso. Gráfica

Coronário, Brasília, 2010, p. 151-153.

MEINEN, Ênio; PORT, Márcio. O Cooperativismo de crédito ontem, hoje e amanhã. Brasília-DF, Confebras, 2012.

ORGANIZAÇÃO das Cooperativas Brasileiras. Ramos – Cooperativismo em toda parte. Disponível em: <http://www.ocb.org.br/site/ramos/index.asp>. Acesso em 06 nov. 2013.

PINDICK, Robert S; RUBINFELD, Daniel L. Microeconomia, 4ª Edição, São Paulo, Makron Books, 1999, pg. 347.

RIQUE, Mônica. Os Pioneiros de Rochdale e os Princípios do Cooperativismo. Disponível em: < http://www.cooperativismopopular.ufrj.br/breve_hist_leia.php>. Acesso em 6 nov.2013.

SOUZA, Rainer. Socialismo Utópico. Disponível em:

<http://www.mundoeducacao.com/historiageral/socialismo-utopico.htm>. Acesso em 6 nov. 2013.

APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO MODELO A

QUESTIONÁRIO DESTINADO A PESQUISA CIENTÍFICA.

Não haverá identificação. Não haverá qualquer divulgação dos questionários ou das pessoas que os responderem. Responda sinceramente. Responda individualmente.

Idade: anos Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino

Escolaridade: ( ) Superior Incompleto ( )Superior Completo ( ) Pós-graduação Leia com atenção as perguntas e responda sinceramente. As respostas devem ser individuais. Não há resposta certa ou errada. Buscamos identificar apenas as preferências das pessoas.

PREÂMBULO: As cooperativas de crédito são sociedades de pessoas que, com base na

ajuda mútua, sem intuito de lucro, buscam prestar assistência financeira aos seus associados. Externamente atuam de forma semelhante aos bancos. O grande diferencial é que as cooperativas de crédito, ao final do exercício, podem devolver as sobras (lucro da atividade) aos seus associados. Há cooperativas que devolvem valores significativos de sobras aos seus associados.

1 – Com base nessa afirmação, caso você precisasse de um empréstimo, em igualdade de

condições, sendo cobrada a mesma taxa (1,0 % ao mês), qual instituição financeira você escolheria?

( ) Banco ( ) Cooperativa de Crédito ( ) Indiferente

2 – Ainda com base no preâmbulo, em igualdade de condições, havendo a alteração na taxa

de juros que lhe será cobrada, qual instituição você escolheria para tomar um empréstimo?

( )Banco – Taxa de 1,0 % ao mês ( )Cooperativa de Crédito – Taxa de 1,3% ao mês ( )Indiferente

3 – Utilizando o índice abaixo, marque um “X” na sua opinião?

Questões Discordo

Totalmente Discordo Neutro Concordo Concordo totalmente

Prefiro pagar uma taxa de juros um pouco mais elevada para que o empréstimo seja liberado mais rapidamente.

Prefiro tomar empréstimo de uma instituição que invista em projetos sociais ou tenha uma função social, do que de instituições que visam somente o lucro. Mesmo que outras instituições financeiras tenham melhores condições de serviço ou taxas, me mantenho fiel a instituição financeira onde tenho conta-corrente.

APÊNDICE B – QUESTIONÁRIO MODELO B

QUESTIONÁRIO DESTINADO A PESQUISA CIENTÍFICA.

Não haverá identificação. Não haverá qualquer divulgação dos questionários ou das pessoas que os responderem. Responda sinceramente. Responda individualmente.

Idade: anos Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino

Escolaridade: ( ) Superior Incompleto ( )Superior Completo ( ) Pós- graduação

Leia com atenção as perguntas e responda sinceramente. As respostas devem ser individuais. Não há resposta certa ou errada. Buscamos identificar apenas as preferências das pessoas.

PREÂMBULO: As cooperativas de crédito são sociedades de pessoas que, com base na ajuda mútua, sem intuito de lucro, buscam prestar assistência financeira aos seus associados. Externamente atuam de forma semelhante aos bancos. O grande diferencial é que as cooperativas de crédito, ao final do exercício, podem devolver as sobras (lucro da atividade) aos seus associados. Há cooperativas que devolvem valores significativos de sobras aos seus associados.

1 – Com base nessa afirmação, caso você precisasse de um empréstimo, em igualdade de condições, sendo cobrada a mesma taxa (1,0 % ao mês), qual instituição financeira você escolheria?

( ) Banco ( ) Cooperativa de Crédito ( ) Indiferente

2 – No entanto, as Cooperativas de Crédito exercem um importante papel de inclusão social, permitindo que pessoas normalmente excluídas do sistema bancário convencional tenham contas correntes e acesso a serviços financeiros. Em algumas localidades as cooperativas são a única instituição financeira presente, pois o bancos não tem interesse em assistir comunidades economicamente carentes. Assim, as cooperativas nasceram da necessidade das pessoas terem uma opção ao sistema bancário convencional que normalmente cobra taxas caríssimas pelos seus serviços e se interessam por clientes abastados. Evidentemente que concorrer com o sistema financeiro é complicado e, às vezes, as cooperativas não conseguem, por razões de escala, praticar as mesmas taxas e tarifas.

Assim, considerando a função social das cooperativas, em igualdade de condições, exceto pela taxa de juros, qual instituição você escolheria para tomar um empréstimo?

( ) Banco – Taxa de 1,0 % ao mês ( ) Cooperativa de Crédito – Taxa de 1,3% ao mês ( ) Indiferente

3 – Utilizando o índice abaixo, marque um “X” na sua opinião?

Questões Discordo

Totalmente Discordo Neutro Concordo Concordo totalmente

Prefiro pagar uma taxa de juros um pouco mais elevada para que o empréstimo seja liberado mais rapidamente.

Prefiro tomar empréstimo de uma instituição que invista em projetos sociais ou tenha uma função social, do que de instituições que visam somente o lucro.

Mesmo que outras instituições financeiras tenham melhores condições de serviço ou taxas, me mantenho fiel a instituição financeira onde tenho conta- corrente.

Documentos relacionados