• Nenhum resultado encontrado

Como adquirir crença em consistência?

No documento Como Pensar e Agir Como Um Trader Ativo (páginas 88-90)

2.2 – PRINCÍPIO DA SINGULARIDADE DO MOMENTO

6.3 Como mudar a estrutura de crenças?

6.3.2 Como adquirir crença em consistência?

Para ser um trader consistente é necessário trocar a sua estrutura de crenças, pelas seis crenças apresentadas anteriormente. Contudo, antes disso existe um ponto essencial: Você deverá acreditar que

já é consistente mesmo que ainda não seja.

Concorda que hoje você já possui crenças sobre si próprio e algumas podem ser conflitantes com o seu objetivo. Por exemplo, eventualmente você acredita hoje que não é consistente ou acredita que seus resultados são insatisfatórios, muito provavelmente você deverá “desenergizar” tais crenças limitantes sobre si e energizar a crença de que é consistente, mesmo que ainda não seja. Isso também é um processo e tem que ser feito de forma ativa e consciente.

O processo será o mesmo, ou seja, ancorar-se no desejo de ser consistente, experimentar algo novo/criativo e manter-se vivendo experiências positivas que energizem a crença em consistência até que a palavra “consistência” seja uma definição de sua pessoa e o reflexo de suas atitudes. Há duas formas de atingir este nível e que aconselho que sejam seguidas em conjunto:

1º Afirmações positivas sobre o que significa ser consistente. 2º Visualizar-se consistente no “teatro da sua mente”17.

Que consistência é um estado e que este estado propicia uma condição mental de enxergar, aceitar e interagir com o fluxo dos mercados no presente, você já sabe. Agora é necessário dar

17

89

significado mais tangível e mensurável à palavra consistência para que você consiga energizar a crença de que é consistente. Mark Douglas caracteriza consistências em sete sub crenças ou princípios, são eles:

- Eu defino minhas oportunidades de forma 100% objetiva - Eu predefino o risco de cada trade

- Eu aceito completamente o risco ou deixo passar a oportunidade - Eu atuo nas oportunidades sem hesitar

- Eu aproveito quando o mercado faz dinheiro disponível

- Eu monitoro continuamente a susceptibilidade em cometer erros - Eu entendo a importância destes princípios e nunca os violo

Estes sete princípios refletem e dão significado mais tangível ao que é ser consistente. Escreva todos eles em lugar visível e faça afirmações constantes (diárias) sobre eles. No final deste material você aprenderá a técnica de visualização aplicada ao trader ativo. Esta técnica é muito utilizada por atletas em busca de desempenho. Por enquanto vamos focar nos exemplos:

Digamos que você acredite que os gráficos refletem a realidade de forma 100% objetiva e que sinalizem pontos de compra, venda e stop. O que te fará, de forma passiva, a pensar diferente, a pensar fora da sua “caixinha”? Dificilmente você será levado, passivamente, ou seja, sem querer, a olhar o mercado pelo fluxo das ordens através do book de ofertas.

É por isso que a maioria que tenta olhar o book de ofertas e histórico de negócios sente dificuldade em seguir adiante. Não há uma motivação, pois, é difícil ter experiência criativa olhando o fluxo sem a instrução adequada. Aliás, no início é muito mais fácil ter uma experiência negativa olhando o book de ofertas, pois é necessária muita dedicação para começar a enxergar o fluxo e os sinais. Neste exemplo, cada erro incorrido na tentativa de operar olhando o fluxo solidificará a crença de que o gráfico reflete objetivamente a realidade e gera sinais bons.

Você só terá experiência criativa olhando o fluxo através do book de ofertas, se o fizer de forma ativa. Querer o olhar o mercado pelo fluxo das ordens é similar à criança que tinha medo de cachorros desejar interagir com os animais. Essa força interior, ativa e consciente favorece a vivência de uma experiência criativa, que no caso do cachorro foi ver amigos se divertindo com os animais e no

90

caso do grafista, conseguir enxergar o mercado e realizar uma operação lucrativa. Essa experiência criativa abrirá a porta para que você siga olhando o mercado pelo prisma de fluxo de ordens e viva várias experiências positivas, ou seja, perceba que é possível enxergar o mercado e realizar mais operações lucrativas.

Quanto mais você vivenciar estas experiências positivas, mais energia é depositada nessa nova crença e consequentemente menos energia é retida na crença anterior (sobre a objetividade do gráfico) a tal ponto que olhar o mercado pelo fluxo das ordens será natural. Você já terá vivenciado tantas experiências que saberá distinguir o quanto de ordens na compra/venda é muito ou pouco, quanto de intensidade de agressão na compra/venda é muito ou pouco e qual a circunstância da agressão é boa ou ruim para entrar no mercado. Não será necessário esforço para enxergar o fluxo, pois a crença em objetividade na leitura do fluxo das ordens já será parte integrante da sua estrutura de pensamento. Você efetivamente acreditará que o fluxo é justamente a raiz da movimentação de preços. Enquanto para outros o fluxo parecerá invisível, para você será absolutamente natural.

Outro exemplo importante é predefinir o risco de cada trade. Fazendo isso, de forma indireta você estará acreditando que o resultado do seu trade é incerto, justamente pelas forças potencias que existem no mercado e que são imprevisíveis. Quanto mais você operar com a crença em risco pré-definido18, mais você irá acreditar que ela te

ajuda. Você viverá várias situações em que ter um risco definido te salvará de perdas monstruosas. Com o tempo essa crença será energizada.

Em fim, se você for guiado por tais princípios, após um longo período de operações, eles farão parte de você, ou seja, serão o mais puro reflexo de suas atitudes. Não se martirize no início, é um processo e serão necessários inúmeros trades para que você os incorpore como crenças energizadas.

No documento Como Pensar e Agir Como Um Trader Ativo (páginas 88-90)

Documentos relacionados