• Nenhum resultado encontrado

Como incorporar as seis crenças primárias?

No documento Como Pensar e Agir Como Um Trader Ativo (páginas 90-115)

2.2 – PRINCÍPIO DA SINGULARIDADE DO MOMENTO

6.3 Como mudar a estrutura de crenças?

6.3.3 Como incorporar as seis crenças primárias?

Você já sabe como funciona o processo de transformação de crenças, que se resume em querer mudar ativamente, viver uma experiência

18 Pré-definir o risco não significa ter um stop rígido em centavos ou pontos, mas sim

ter um critério de sair da operação quando as variáveis que te motivaram entrar naquele trade não estiverem mais presentes.

91

criativa que te faça pensar diferente e ter motivação para continuar vivendo experiências que solidifiquem a nova crença. Você também sabe que para que tudo isso se “amarre” é necessário um desejo em transformar-se no que você ainda não é. Esse desejo é que te mantém confiante e dedicado para enfrentar o desafio de transferir energia da crença limitante para a nova crença. Quando a crença limitante estiver sem energia, não terá mais o poder de alterar sua percepção e nem seu comportamento.

Além da crença em consistência, você terá que alterar algumas de suas crenças que possam ser conflitantes com as seis crenças primárias. Você deverá pegar o material inicial (onde, dentre outros você identificou suas crenças) e confrontar cada crença com todos os princípios apresentados aqui. Vários, certamente serão conflitantes. Seu trabalho será tirar energia, de forma ativa e consciente, das crenças que sejam conflitantes, através da vivência de uma série de experiências positivas que energizem essa nova estrutura de crenças. Lembre-se que sua motivação é o desejo em se tornar um trader consistente. Isso o ajudará a vencer a disputa mental que o perturbará enquanto estiver sob influência das duas crenças conflitantes. Após viver experiências suficientes, esses conceitos provavelmente farão parte da sua estrutura de pensamento e serão o reflexo de como você percebe o mercado e também o reflexo das suas atitudes no mercado.

Uma pergunta que costumo ouvir muito é: “quanto tempo é necessário para que eu consiga adquirir essas crenças?” A resposta é embasada em uma média entre o tempo que eu e os demais traders com quem tenho relacionamento, demandaram para incorporá-las. Acredito que seis meses de operação ou aproximadamente 3.000 day trades (1 day trade = 1 entrada + 1 saída). O número de day trades apresentado acima equivale a aproximadamente 24 day trades por dia útil, o que é uma média “viesada” para baixo do número de operações de um trader ativo em um mercado normal.

Obviamente esse é um número médio, mas dificilmente será algo muito inferior a isso19.Tudo na vida tem um preço, mas quando você

reúne razões suficientes que suportem o ideal de ser um trader consistente, o caminho a percorrer fica mais agradável e prazeroso. A partir de agora trataremos de forma resumida do processo de mudança de cada uma das seis crenças. Seria muito difícil e desafiador dar exemplo de todas as possíveis crenças conflitantes com cada uma das seis crenças. Vou generalizar e pegar exemplos mais comuns de conflito de crenças, mas tenha em mente que o

19

Após a utilização do Plugin Tape Reading a estimativa é que este tempo reduza, especialmente para algumas operações, como Trade Location e Trades para Segurar.

92

processo para alterar as suas crenças particulares é o mesmo. Vamos lá!

Como acreditar em Imprevisibilidade?

Independentemente do que tenha anotado no material inicial, certamente existirá algo que contraponha o conceito de imprevisibilidade. Lembre-se que em nosso cotidiano somos “forçados” a fazer relações frequentes de causa e efeito. Isso não é ruim, pelo contrário é o que nos rege, entretanto, quando se trata de mercado essa crença em causa e efeito não se aplica. Para tudo na vida, buscamos uma explicação, algo que nos convença do ocorrido. Não somos acostumados a aceitar o imprevisível. Já no mercado, conforme vimos, o limite do barato e do caro é definido pelo mínimo ou máximo que alguém esteja disposto a negociar a cada instante. Só precisa de um clique para mudar a história.

Você já sabe de tudo isso! O que falta é estruturar a mudança. Os comportamentos mais frequentes são de pessoas que tentam aplicar a relação de causa e efeito no mercado. Não importa sobre o que a relação de causa e efeito se aplica, ou seja, não importa qual dos 15 estilos operacionais você adote. O que importa é que a maioria de nós tenta “achar” alguma coisa do mercado. Tenta olhar para tela (gráficos ou variáveis de fluxo) e extrair argumentos que justifiquem a alta ou a baixa. “Achar” que vai subir ou que vai cair é criar expectativa.

Está lembrado do que ocorre quando a expectativa não é atingida? Frustração, alteração de estado e consequentemente alteração na percepção. Esse é o ponto e esse é o conflito: Somos acostumados a “achar” e temos que nos acostumar a não “achar” e simplesmente aceitar.

Independentemente de quais sejam as suas crenças limitadoras, para acreditar em imprevisibilidade você terá que viver situações que te mostrem fatores imprevisíveis. Por mais que os argumentos citados sejam pertinentes e convincentes, você terá que energizar sua memória com situações que corroborem com conceito de imprevisibilidade.

Não fique procurando a imprevisibilidade, não olhe para tela querendo ver imprevisibilidade, apenas se permita ler o fluxo. Ela vai surgir. Quanto mais você opera mais você irá acreditar que tudo pode acontecer. Você perceberá que em alguns momentos, determinadas ordens ou negócios realizados foram totalmente contrários ao que o fluxo indicava. Você perceberá em vários momentos que não adiantaria ter olhado nada, ou seja, nenhuma média, nenhum gráfico, nenhum suporte, nenhum Fibonacci, nada explicaria o que aconteceu.

93

Você perceberá que o exercício de olhar para traz e tentar identificar o que gerou certos movimentos de preço nem sempre funciona, pois perceberá que em vários momentos a história não estava escrita. Infelizmente só acreditamos vivendo e isso leva tempo.

Após várias operações, sua crença em imprevisibilidade será tão energizada que inibirá qualquer tentativa de previsão de preços. Nesse ponto você estará 100% preparado para interagir com o mercado, no presente, sem se preocupar com o que ele irá fazer, mas sim entendendo o que ele está fazendo.

Como acreditar em singularidade do momento?

A linha de raciocínio deste tópico é muito similar ao anterior. No cotidiano, somos acostumados a buscar relações de causa e efeito a fim de explicar as coisas. Em muitas situações a história se repete. Não da mesma forma nem com a mesma intensidade, mas se repete o que nos permite continuar criando “padrões”. O conflito aqui é: somos acostumados a padronizar e no mercado a padronização não existe, pois cada negócio é diferente um do outro.

Alguns movimentos parecem idênticos quando você olha pelo gráfico. Lembre-se de quantos martelos, engolfos, W, M, OCO e etc, do mesmo tamanho, você já viu. Provavelmente vários e aparentemente idênticos.

Entretanto, se olhar através do fluxo de ordens vai perceber que nada é igual. Vai reparar que em cada situação há uma quantidade na compra e venda diferente do que tinha antes, cada situação possui um estilo ou circunstância de agressão e que cada situação gera resultados diferentes.

Quanto mais você olhar para tela e quanto mais operar, mais vai perceber que o que viu agora nunca mais será visto. Vai perceber que, mesmo os certos “padrões” do fluxo no book, desaparecem do dia para noite.

Não adiantaria te provar com palavras, você terá que viver estas experiências. Só o tempo te dirá.

Como acreditar que não é necessário saber o que vai acontecer para ganhar dinheiro? E como acreditar que cada erro te deixa mais perto do acerto?

Está lembrado do exemplo de jogar cara ou coroa? Quando se joga moeda, não existe questionamento quanto à probabilidade de 50% de sair cara e 50% de sair coroa. É inquestionável e por esse motivo a maior parte das pessoas já possuem as crenças acima listadas.

94

Agora no mercado, as pessoas não são acostumadas com incerteza e por isso creditam muito esforço emocional em um determinado trade. Sugiro que nunca faça uma avaliação de forma isolada. Tente de forma proativa avaliar-se após uma sequência de operações.

Você já aprendeu que por melhor que seja a sua análise sobre o fluxo de ordens e por mais perfeita que a oportunidade pareça, o resultado dos seus trades dependem de forças desconhecidas. O comportamento dos demais traders vai definir se você ganhará ou perderá naquela situação. Durante os 3.000 day trades propostos você perceberá isso. Dessa forma, começará a depositar energia na crença de que você não precisa conhecer o resultado de um trade em específico, mas sim depositar crédito na sua capacidade de seguir operando em toda vez que as variáveis que você define como oportunidade estiverem presentes.

Quando você avalia a sequencia de operações e não apenas uma, a sua percepção de risco é diluída. É muito importante que entenda essa “diluição” do risco. Quando você dilui o risco, você convive melhor com a possibilidade de perder dinheiro em alguns trades porque tem convicção de que irá ganhar em outros. Você só não sabe em qual vai ganhar, mas não há dúvida de que é só seguir o jogo para uma hora ganhar.

Obviamente que outra característica de traders consistentes é saber parar de operar. Há dias em que o risco das operações está maior que o retorno, ou dias em que você esta errando demais a avaliação, ou ainda em que você não está no melhor estado para operar. Continuar executando ordens nesses dias não é mérito, mas sim teimosia. Saber identificar esses aspectos e ter discrição para parar também é uma virtude que só se aprende com o tempo.

Durante os 3.000 day trades sugiro que determine regras rígidas e objetivas para parar de operar, pois elimina um foco de dúvida e o medo do descontrole. Saiba, contudo, que a evolução de todo trader é ter regras para descumprir suas regras. Após 3.000 trades você saberá sobre o que estou falando.

Volto a dizer a você que não adianta apenas ler o que esta escrito acima. Por mais que você compreenda e aceite as palavras, essas crenças só farão parte de sua estrutura quando você viver o que estou falando. É necessário que opere e que viva isso tudo para que energize essas novas crenças.

95 Como acreditar que as oportunidades nada mais são do que probabilidades?

Talvez essa seja a crença mais simples de energizar desde que você opere. Independentemente do que você considere uma oportunidade, você perceberá que não adianta evitar as perdas.

Quanto mais operações fizer mais irá perceber que o resultado do seu trade está na mão dos outros. Quanto mais operações fizer mais vai perceber que não tem controle sobre os outros. Quanto mais operações fizer mais vai perceber que o exercício de olhar para o passado e se perguntar: “o que eu poderia ter feito para ter acertado?” será substituído pelo seguinte exercício mental: “como estou me preparando para reagir rapidamente aos movimentos incontroláveis do mercado?”.

Conclusão do capítulo de como alinhar a mente ao fluxo

Imagino que ao final deste capítulo ao mesmo tempo em que você esta animado com a nova perspectiva, ainda há dúvidas sobre o processo de mudança efetiva.

Fique tranquilo, pois seu trabalho não será desejar trocar crença por crença de forma ativa. Não serão necessárias várias âncoras.

Você deverá ancorar-se, exclusivamente, no desejo incondicional de ser um trader consistente. Lembrando que consistência como trader é um estado onde perder, errar, deixar de ganhar não são fontes de stress. Para ser um trader com estado de consistência é necessário trocar a sua estrutura de crenças, pela estrutura de crenças apresentada.

Dessa forma, você não tem que desejar incondicionalmente ver o book de ofertas e histórico de negócios ou desejar acreditar em imprevisibilidade, singularidade do momento e nas demais crenças apresentadas. O seu desejo incondicional tem que ser “eu quero ser um trader consistente”. Esse desejo fará com que você se permita, ativamente, criar experiências positivas levando em conta as crenças apresentadas. Só com esse desejo em mente você será capaz de ultrapassar o duelo mental que sua cabeça irá tramar entre as crenças pré-existentes e as crenças apresentadas no capítulo.

Todas as crenças, em conjunto com o método de análise do fluxo de ordens, te farão cada vez mais focar no presente ao invés de focar no futuro. Focando no presente, no “agora”, automaticamente o instinto

96

de prever o que vai acontecer vai se reduzindo, o que também ajuda a manter suas expectativas sobre a direção dos preços, de forma totalmente e fiel ao que esta acontecendo neste momento.

Essa é a mudança de perspectiva que te permitirá fluir junto ao fluxo dos mercados.

97 7 SINCRONIZANDO O OPERACIONAL COM O FLUXO DO

MERCADO

Sincronizar o seu operacional com o fluxo dos mercados não se restringe a apenas ler a consciência coletiva dos participantes através das mesmas crenças, implica interagir com o mercado colocando compras e vendas com total harmonia. Total harmonia significa não ser influenciado por errar, perder dinheiro, deixar de ganhar, arrependimento e etc.

A grande diferença entre sincronizar a mente com o fluxo e sincronizar mente e operacional com o fluxo é que quando entram suas ordens de compra e venda existe um componente a mais: o registro inquestionável do resultado de suas ações.

Se estivermos apenas acompanhando os mercados, é mais fácil adotarmos as crenças ensinadas no capítulo anterior. É mais fácil, principalmente porque não há nada em jogo e quando não há nada em jogo não há expectativa e consequentemente não há frustração. Por outro lado, quando operamos de verdade há dinheiro em jogo. Por mais que você siga todas as instruções do capítulo anterior e inicie o processo de transformação de crenças, ainda poderá ser influenciado pelo resultado de suas ações.

Deixe-me ser mais específico. O que quero dizer é que por mais que você deseje ser consistente, canalize ativamente a energia para as crenças em singularidade do momento, imprevisibilidade e nas demais descritas, ainda assim talvez você sofra influência das consequências causadas por errar, perder dinheiro, deixar de ganhar, hesitar e etc. Por mais que entenda e acredite que não conseguirá evitar estar errado e perder dinheiro em algumas operações, ainda

pode haver uma restrição interna a essas situações,

consequentemente alterando sua percepção sobre o fluxo do mercado.

Esse pode ser um novo conflito entre as crenças exigidas no trading e crenças ocultas em sua estrutura de pensamento. Errar e perder, principalmente perder dinheiro estão entre as maiores fontes de stress segundo pesquisa denominada “Fear Factor” (Fator de Medo) realizada por acadêmicos da Universidade de Cambridge. Para que não haja esse conflito entre as realidades do trading e o significado que você deposita no erro e na perda é necessário que você entenda um último conceito. Esse talvez seja o conceito mais importante e pouco compreendido por muitos.

98

7.1 ACEITAR O RISCO DE OPERAR

A vitória chega quando se perde o medo da derrota!

Junior “Cigano” dos Santos

Aceitar o risco é o segredo para tudo. Tudo na vida tem um preço, porém, a diferença entre os que conseguem alcançar sucesso (independentemente do que sucesso signifique para você) e os demais é a capacidade de algumas pessoas aceitarem e ultrapassarem esse “preço”.

Ao longo deste material fiz algumas comparações entre trading e atividades esportivas por conta das similaridades em termos de crenças. Quando o assunto é aceitar o risco a semelhança entre as atividades continua fazendo sentido. Pegue o exemplo de um tenista. Aceitar o risco para um tenista significa aceitar sem nenhum desconforto emocional que ele poderá perder uma jogada, um set, ou mesmo uma partida. Aceitar e sentir-se confortável com a realidade da perda permite ao tenista perder uma jogada e ainda assim voltar o foco para a partida, não para o placar.

Aceitar o risco de perder implica em jogar esperando o melhor, mas preparado para o pior. É uma perspectiva totalmente diferente de jogar focando em evitar a perda. Apesar de sutil, a diferença de perspectiva é extremamente importante. Quando se joga com foco em evitar o erro, cria-se expectativa de não errar. E você já sabe o que ocorre quando uma expectativa não é atingida: frustração. É por esse motivo que quanto mais se tenta evitar o erro, mais dói quando o erro acontece. Além disso, quando o foco é evitar o erro e não fazer o que tem que ser feito, a impressão é que a mente tende focar justamente na origem do medo, reforçando ainda mais a sensação quando o erro ocorre.

Outro esporte que exige preparo mental é a luta. Todos os seres humanos evitam a dor física de forma consciente e ou mesmo inconsciente. No caso do lutador, aceitar o risco significa aceitar sem se abalar emocionalmente que ora ou outra irá levar um soco, perder um round ou até mesmo perder a luta. O fato de perder não o diminui. Claro que o lutador deve fazer o máximo para ganhar, mas existe uma grande diferença de perspectiva entre focar em fazer o que tem que ser feito e focar em evitar tomar soco. Com essa perspectiva de “fazer o que tem que ser feito” o lutador consegue

99

tomar um ou outro soco e mesmo assim continuar focado na luta, focado no momento e esperando para fazer o que tem que ser feito. Agora farei uma comparação ao trading. Imagine um lutador com medo de apanhar, ou mesmo um tenista com medo de errar a batida. Parece absurdo não? Mas é justamente isso que você faz quando tem medo de operar. Quando você opera com perspectiva de não errar é a mesma coisa de um tenista jogando com foco em evitar errar ou de um lutador com medo de apanhar.

Você até pode dizer que há uma diferença entre esporte e trading. O tenista que perde uma jogada e o lutador que toma um soco, não pagam por isso. Já o trader arca financeiramente com todas suas “perdas”. De fato, essa é uma verdade. Justamente esse é o ponto que queria chegar. Aceitar o risco no trading significa aceitar as consequências dos seus trades sem medo ou desconforto emocional. A possibilidade de errar e perder dinheiro, deixar de ganhar dinheiro e etc não deve alterar sua percepção sobre o mercado e nem afetar seu estado despreocupado. Desta forma você sempre estará focado no presente e fará o que tiver que ser feito sem hesitar.

Perceba que aceitar o risco é uma etapa a mais em relação a tudo que foi escrito nesse material. Não adianta nada acreditar

que o mercado é imprevisível, por exemplo, e ter medo da imprevisibilidade.

Você sabe como aceitar o risco?

Para responder esta pergunta listei as melhores práticas que o ajudarão neste processo de aceitar o risco do trading. Você irá reparar que assim como o processo de transformação de crenças limitantes, aceitar o risco de operar é um processo progressivo. Não acontece do dia para noite. Justamente por esse motivo é que reforçamos a importância de começar operando pequeno.

Não adianta ler esse material, fazer qualquer curso do mundo e acreditar que do dia para noite você finalmente aprendeu e que pode operar com lotes significativos. O que se aprende do dia para noite é que existe um trilho, ou seja, melhores práticas que devem ser seguidas. Só o tempo e sua persistência permitirão crescer progressivamente. Não esqueça que além da “mentalidade de trader” é necessário desenvolver agilidade operacional para executar ordens. Tudo isso só é possível com muito treino.

100

7.2 COMO ACEITAR O RISCO DE OPERAR

Antes de detalhar as melhores práticas sobre como aceitar o risco gostaria de pontuar alguns detalhes. O primeiro deles é que risco é subjetivo, ou seja, entre não existe uma medida para mensurar o quanto é risco. Obviamente existem medidas de volatilidade, como desvio padrão, VAR e etc, que acabam refletindo o risco. Mas o que quero dizer aqui é que a percepção de quão arriscado é ou não operar, varia de trader para trader. São inúmeras as possibilidades de exemplificar os graus de subjetividade de risco.

Imagine um trader que por qualquer motivo, já esteja comprado. Agora imagine que ocorra um volume grande de fluxo de ordens na

compra desse ativo, fazendo-o subir rapidamente.

Independentemente do que tenha motivado o fluxo esse trader recebe emocionalmente o fluxo de compras como arriscado ou como bom? Obviamente como bom, pois estará ganhando dinheiro. Agora, imagine o mesmo exemplo, só que o trader estava carregando uma posição na venda. Como provavelmente esse trader perceberá o fluxo de compras? De forma diferente, não?

Outra forma de exemplificar a subjetividade de risco entre traders é justamente o tamanho financeiro de cada um. Um trader com escassez de recursos tenderá a dar um maior peso a movimentos

No documento Como Pensar e Agir Como Um Trader Ativo (páginas 90-115)

Documentos relacionados