• Nenhum resultado encontrado

DINÂMICA DE MERCADO

No documento Como Pensar e Agir Como Um Trader Ativo (páginas 32-36)

2.2 – PRINCÍPIO DA SINGULARIDADE DO MOMENTO

2.3 DINÂMICA DE MERCADO

Neste último item sobre natureza do mercado falarei sobre o conceito de dinâmica de mercado. Confesso que nunca li nada sobre esse assunto em lugar nenhum e que só ouvi este termo do mesmo trader autônomo que dizia que éramos “passageiros” referindo-se à imprevisibilidade.

Dinâmica de mercado nada mais é do que a forma com a qual os agentes operam cada mercado em determinado período de tempo. Entender a dinâmica é um dos passos para acompanhar o mercado alinhado pelas crenças coletivas.

Diferentemente dos conceitos que tratamos até agora, dinâmica de mercado é mais voltada à habilidade técnica do que habilidade comportamental e emocional.

Para facilitar o entendimento de dinâmica do mercado listarei em tópicos, todos os conceitos que devem ser levados em conta:

33

- Quem opera, por que opera e como opera determinado ativo? - O que, de fato, move e o que tem potencial de mover os preços? - Qual a relação de causa e efeito atual (cenário econômico)?

- Se é mercado de fluxo ou volatilidade (quantidade de lotes na tela); - Participação de day trade no volume total do dia;

- Nível de aposta dos players (se estão apostados na compra/venda e quanto);

- Grau de operabilidade (quantas oportunidades o mercado faz disponível);

- Quantidade de players “parceiros” (grau de divergência de opinião); - Grau de elasticidade (o quanto retorna a cada inflexão de preço). Estes conceitos ajudam definir como o trader autônomo pode e deve interagir com o mercado. É fundamental responder estas questões antes e decidir operar para valer. Claro que algumas delas, só serão compreendidas na prática, ou seja, enquanto você opera como, por exemplo:

- Como os players estão operando (se de maneira mais ou menos agressiva, em quais circunstâncias as ordens são enviadas, que tipo de ordem está sendo enviada e etc.), ou:

- Quantidade de players parceiros (justamente quem gera o fluxo onde nos escoramos), ou ainda:

- Grau de elasticidade (forma e intensidade como um ativo rejeita um preço novo).

Outro ponto crucial que devemos considerar e que corrobora com a premissa de singularidade do momento é que todos os itens que compõem a dinâmica de mercado estão em constante processo de transformação.

Entender a dinâmica é fundamental para que essa interação seja sob a ótica da perspectiva coletiva, sobre a qual falaremos mais adiante.

34

3 PERCEPÇÃO E PROCESSO DE PENSAMENTO

Na sessão anterior falamos sobre o real comportamento do mercado (natureza) e a partir de agora iremos falar sobre percepção a fim, exclusivamente de fazer com que você consiga olhar o mercado de forma 100% objetiva. Olhar o mercado de forma objetiva significa perceber a informação gerada pelo mercado da forma como ela realmente é e não usando filtros, indicadores técnicos ou qualquer outra coisa que tenha o potencial de distorcê-la. Esse conceito é extremamente importante, pois, é um dos pré-requisitos essenciais para entender a perspectiva coletiva e sempre fluir com o mercado.

3.1 COMO FUNCIONA NOSSA MENTE – PROCESSO DE

PERCEPÇÃO

Neste capítulo serão abordados aparentemente abstratos ou fora de contexto da apostila, como processo de percepção humana, versão e verdade e crenças, mas que são cruciais para que você evolua como trader. Lembre-se, o maior desafio é ter total controle sobre seus atos e emoções, assim sendo, conhecer um pouco sobre a mente humana é um dos importantes dos passos para adquirir este controle. Como o foco desta apostila, não é torná-lo psicólogo ou expert no assunto, o tema será abordado superficialmente e talvez a melhor forma de explicar percepção seja exemplificando.

Anote em um pedaço de papel o que esta desenhado na figura abaixo:

35

O que você vê? Provavelmente muitas coisas. Pode ver o que considera ser um chapéu de perfil, uma peça de quebra-cabeça ou mesmo uma flecha apontando para baixo.

Entretanto, é importante que escreva em algum lugar o que vê. Após ter escrito no papel repare e tente ver a palavra “fly"? Se você viu rapidamente a palavra fly, muito provavelmente sua estrutura de percepção esta adequada a esta realidade. Agora, se você não vê isso, por que será? Agora já vê? Se você demorou para perceber ou ainda não viu a palavra, provavelmente é porque sua estrutura de percepção atual te faz ler palavras escritas com tinta preta em papel branco. Repare que a palavra fly esta escrita em branco com bordas laterais pretas.

Se você, de fato, nunca tinha visto este teste você terá que aprender a perceber ou mesmo reestruturar sua perspectiva para perceber o que esta sendo mostrado7.

Outro bom exemplo de percepção seria avaliar como duas pessoas distintas, com histórias diferentes interpretam e reagem a um mesmo evento. Imagine que estas duas pessoas estão caminhando juntas pela calçada e ouvem um carro frear bruscamente, a pergunta é: qual será a interpretação e reação delas? Na verdade, depende de vários motivos, os quais não conseguiríamos explicar em detalhes, mas vamos analisar os extremos.

Imagine que uma das pessoas tenha uma vasta experiência de vida e inclusive já tenha sido atropelada em um evento similar. Como é de se esperar que esta pessoa interprete e reaja ao barulho da freada? Provavelmente esta pessoa imediatamente fará associação ao seu incidente passado e entrará num estado mental com características de medo, preocupação e outros similares.

Agora imagine que a outra pessoa seja um adolescente de 12 anos de idade e que nunca tenha tido nenhuma experiência negativa similar entre as pessoas do seu convívio. Como ele interpretará e reagirá ao barulho. Não podemos afirmar, mas é possível que este garoto entre num estado de êxtase ao ouvir o barulho do carro derrapando. Para ele, a informação pode ser legal, divertida ou mesmo desafiadora, pois terá assunto para contar a todos seus colegas. Repito mais uma vez que isso é apenas um exemplo e não uma afirmação, mas certamente é uma possibilidade concreta. Duas pessoas distintas podem e devem interpretar e reagir aos eventos externos de forma totalmente distinta, pois possuem crenças distintas (Falaremos mais sobre crenças nas próximas páginas).

7

36

Os exemplos podem parecer simplistas, mas carregam um grande fundo conceitual, pois quer dizer que “nós vemos ou percebemos somente o que aprendemos a perceber”. Você pode até duvidar ou ser resistente em aceitar, mas muitas vezes nós não vemos o mundo como ele é nós vemos o mundo a partir da nossa interpretação individual, ou melhor, do que julgamos ser verdade.

Agora gostaria que parasse um pouco para refletir: O que é verdade? Será que sempre vemos a verdade? E pior, será que existe verdade?

No documento Como Pensar e Agir Como Um Trader Ativo (páginas 32-36)

Documentos relacionados