• Nenhum resultado encontrado

3 A COORDENAÇÃO DE PROJETOS DE EDIFICAÇÕES

3.2 Coordenação técnica de projetos

3.2.2 Compatibilização de projetos

A coordenação tem a incumbência de compatibilizar e integrar os diversos projetos do produto e para produção, as soluções adotadas e as especificações técnicas. A compatibilização de projetos se inicia na fase de estudos preliminares, prossegue na fase de anteprojetos e termina com a compatibilidade parcial e final na fase dos projetos executivos.

A compatibilização de projetos consiste numa atividade necessária para que as diversas soluções dimensionais, tecnológicas e estéticas sejam compatíveis entre si e no conjunto dos projetos. Além dos tradicionais projetos do produto, os edifícios modernos passaram a exigir, de acordo com o seu uso, outros projetos complementares. Os projetos do produto a executar e a compatibilizar, geralmente, compreendem:

- projeto de arquitetura; - projeto de fundações; - projeto estrutural;

Capítulo 3 – A Coordenação de Projetos de Edificações 57

- projeto de instalações elétricas;

- projeto de instalações hidráulicas e sanitárias;

- projeto de segurança predial (sistema de hidrantes e sprinklers, pressurização de escadas de emergência e prevenção de incêndio);

- projetos de conforto térmico e de climatização (calefação ou aquecimento, ventilação, sistema de ar condicionado e exaustão);

- projeto de iluminação (sistemas de iluminação artificial e projeto de luz natural);

- projeto dos sistemas e redes de telecomunicações (telefonia,

intercomunicações, tv e informática); - projeto de automação predial ou domótica; - projeto de tratamento acústico;

- projeto de arquitetura de interiores; - projeto de paisagismo.

A coordenação realiza, também, a compatibilização dos projetos para produção, importantes na racionalização construtiva das edificações, entre eles pode-se citar:

- projeto de vedação; - projeto de fachadas; - projeto de esquadrias; - projeto de impermeabilização; - projeto de revestimentos; - projeto de contrapiso;

Capítulo 3 – A Coordenação de Projetos de Edificações 58

O grupo de projeto para produção deve subsidiar o trabalho do coordenador e dos vários outros projetistas, com as definições relativas à tecnologia de produção e à racionalização dos serviços de execução, auxiliando na análise de alternativas e na tomada de decisões. É atribuição desse grupo elaborar o conjunto de elementos de projeto que servirá de apoio à obra, para que a produção ocorra de maneira planejada, e suas atividades sejam devidamente acompanhadas e controladas, permitindo verificar a adequação entre as características do projeto e do sistema de produção e a obtenção de um produto (edifício e suas partes) cuja qualidade seja compatível com a especificada. (MELHADO; BARROS; SOUZA, 1996)

A coordenação tem a incumbência, também, de analisar e aprovar os projetos da produção:

- projeto de logística;

- projeto de canteiro de obras.

A figura 3.6, a seguir, esquematiza os aspectos referentes à compatibilização de projetos de edificações:

Figura 3.6 - Compatibilização de projetos

O quadro 3.4, a seguir, exemplifica e descreve as compatibilizações de projeto necessárias durante as fases de estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo.

Avaliação

das soluções propostas

Compatibilização

nas fases de estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo

Integração

dos projetos, das soluções e das especificações técnicas

Capítulo 3 – A Coordenação de Projetos de Edificações 59

QUADRO 3.4 - Compatibilização de projetos

FASE COMPATIBILIZAR

Estudo preliminar

- Soluções inicialmente propostas nos vários projetos para o produto. - Partido arquitetônico adotado (estudo de massa) com a alternativa

selecionada para a composição estrutural dos pavimentos-tipo.

- Soluções propostas nos projetos de instalações prediais com a composição estrutural e de vedações.

Anteprojeto

Soluções dos diversos projetos do produto e para produção, resolvendo as interferências dimensionais, tecnológicas e produtivas entres os projetos.

- Dimensões de ambientes, de componentes de vedações, de vãos estruturais para vigas e lajes, das seções transversais de pilares e vigas e das espessuras de lajes.

- Posicionamentos e dimensões das aberturas para esquadrias.

- Composição estrutural do pavimento-tipo com a localização de vagas nas garagens.

- Níveis das lajes do pavimento-tipo, verificando a necessidade de executar desníveis.

- Dimensões dos ambientes com as dimensões de mobiliários e equipamentos.

- Furações em componentes estruturais e do detalhamento do processo construtivo das vedações com as soluções e posicionamentos de dutos e equipamentos das instalações, definindo a localização dos shafts com visita ou não.

Projeto executivo

Soluções adotadas nos projetos do produto e para produção, com base no projeto de vedações, quanto aos aspectos dimensionais, tecnológicos e produtivos.

- Painéis de vedação com:

- os sistemas de impermeabilização das lajes, em ambientes úmidos; - as soluções construtivas para as instalações elétricas e hidráulicas; - as dimensões e posicionamento das aberturas para as esquadrias; - os sistemas de fixação das esquadrias.

- Posicionamento e dimensões de eventuais aberturas nas lajes com a localização dos dispositivos destinados à passagem de componentes das instalações nos painéis de vedação.

- Espessuras das camadas constituintes dos pisos, em função dos ambientes e dos desníveis entre ambientes contíguos.

Fonte: baseado em NOVAES (1996)

Após a avaliação das soluções propostas nos diversos projetos, a compatibilização se processa por meios manuais ou digitais. Ambas são verificadas pelo coordenador de projetos e apresentadas em reuniões de coordenação.

A compatibilização de projetos é realizada através da superposição e análise de desenhos:

Capítulo 3 – A Coordenação de Projetos de Edificações 60

- manualmente, analisando cada um dos projetos em desenhos impressos, em material translúcido ou em plantas plotadas. As incompatibilidades podem ser destacadas com “nuvens” de revisão e classificadas por cor e disciplina, colocando-se, ao lado do desenho, uma lista por disciplinas de projeto;

- digitalmente, através de recursos de superposição de pranchas

bidimensionais ou em 3 D de arquivos eletrônicos.