• Nenhum resultado encontrado

12.6 / 8 Composição e experiência profissional da administração e do conselho fiscal

Nome Idade Orgão administração Data da eleição Prazo do mandato

Outros cargos e funções exercidas no emissor

CPF Profissão Cargo eletivo ocupado Data de posse Foi eleito pelo controlador

Antônio José de Almeida Carneiro 73 Pertence apenas ao Conselho de Administração 26/04/2016 2 anos Não se aplica

Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores

028.600.667-72 Ensino Médio conluído 22 - Conselho de Administração (Efetivo) 26/04/2016 Não

738.738.107-00 Engenheiro Mecânico pela

Universidade Gama Filho, em 1985, graduado em finanças pela Tutane Universi

38 - Conselheiro(Suplente)/ Dir. Rel. Invest. 26/04/2016 Sim

Mauricio Perez Botelho 55 Pertence à Diretoria e ao Conselho de Administração 26/04/2016 2 anos

Não se aplica

006.953.867-00 Bacharel em Direito 27 - Conselho de Adm. Independente (Efetivo) 26/04/2016 Sim

419.261.965-20 Eletrotécnico pela Escola Federal de

Sergipe

22 - Conselho de Administração (Efetivo) 26/04/2016 Sim

Sérgio Alves de Souza 48 Pertence apenas ao Conselho de Administração 26/04/2016 2 anos

Não se aplica

12.6 / 8 - Composição e experiência profissional da administração e do conselho fiscal

Nome Idade Orgão administração Data da eleição Prazo do mandato

Outros cargos e funções exercidas no emissor

CPF Profissão Cargo eletivo ocupado Data de posse Foi eleito pelo controlador

Amaury Antônio Damiance - 485.251.706-15

Ex- Gerente da Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina. Ex- gerente geral da Energisa Nova Friburgo- Distribuidora de Energia S/A. Jaconias de Aguiar - 007.112.176-53

Possui especialização em Sistemas de Potência pela Escola de Engenharia de Itajubá- EFEI. Em 1971, iniciou suas atividades profissionais como engenheiro na Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA). Durante mais de 10 anos foi engenheiro do Departamento de Planejamento do Sistema Elétrico daquela empresa. No período de 1981 a 1985 foi gerente do Departamento da Região Metropolitana de Salvador, sendo responsável pelas atividades de Planejamento, Projeto, Construção, Operação e Comercialização daquela área. De 1985 a 1989, exerceu o cargo de chefe de gabinete da Diretoria de Engenharia e Presidência da CHESF. De 1989 a 1991, foi Diretor de Operação da COELCE e posteriormente Diretor de Distribuição e de Engenharia da COELBA até 1996. Foi convidado pela ELETROBRAS para a Presidência da Cemat mediante um contrato de gestão com o objetivo de preparar a empresa para a privatização, o que veio a ocorrer em dezembro de 1997. Naquele mesmo mês foi indicado para assumir um cargo de diretor para um mandato de 4 anos na Agência Nacional de Energia Elétrica –ANEEL, sendo reconduzido em 2001 para um segundo mandato até dezembro de 2005. Em 2006, foi convidado para assumir o cargo de Assessor do Diretor Geral da Aneel e posteriormente como Superintendente de Regulação de Distribuição –SRD, até abril de 2009. Efetivou a desverticalização do Departamento de Eletricidade de Poços de Caldas –DMEPC e posteriormente assumiu o cargo de Diretor Superintendente da DME Distribuição -DMED até agosto de 2012. Em 31 de agosto de 2012, foi designado Interventor da CEMAT, cujas atividades foram encerradas mediante a decretação do fim da Intervenção em 14 de abril de 2014.

Experiência profissional / Declaração de eventuais condenações

Ivan Müller Botelho - 002.991.386-15 Pedro Boardman Carneiro - 115.816.367-33

Graduado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO, em 2010. Experiência Profissional: Sócio e Operador de Mercado Financeiro da Dinâmica Investimentos e Empreendimentos desde 2009; Ex-estagiário do Banif – Banco Internacional do Funchal (Brasil) S.A. (período de janeiro a março de 2008); Ex-estagiário da Corretora Liquidez (período de janeiro a março de 2007); Membro Suplente do Conselho de Administração da empresas abertas Energisa S/A, Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energisa S/A, Energisa Sergipe – Distribuidora de Energia S/A e da Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A desde 2011); Membro do Conselho de Administração da Energisa Borborema – Distribuidora de Energia S/A desde 2011 Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Daniele Araújo Salomão Castelo - 524.064.403-97

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará e possui Especialização em Finanças Corporativas e MBA em Gestão pela Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro. Iniciou a sua carreia no segmento de Telecomunicações, onde atuou em diversas funções até ocupar a posição de Gerente de Gestão Empresarial da Oi e Telemar, entre 1999 e 2007. Ela iniciou sua trajetória na Energisa em outubro de 2007 como Gerente de Gestão Estratégica do Grupo, sendo responsável pelo processo de aprimoramento dos sistemas de gestão, planejamento estratégico e pelas iniciativas de reforço da cultura e valores. Declarações: Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Gustavo Nasser Moreira - 009.824.426-45

Com 41 anos, graduado em administração de empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e MBA Executivo em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ), Gustavo tem 18 anos de experiência profissional, com carreira desenvolvida nas áreas de finanças corporativas, controladoria, planejamento financeiro e gestão de custos. Já trabalhou em grandes corporações como Mercedes-Benz do Brasil e Coca-Cola. Mas foi na Energisa, quando chegou em 2001, ainda na antiga Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina, que construiu sua sólida carreira profissional. Ao longo destes 14 anos ocupou os cargos de analista de finanças corporativas e gerente corporativo de projetos econômico-financeiros, sendo responsável nos últimos anos, dentre outras atividades, pelo desenvolvimento e condução de diversos projetos que agregaram relevante valor aos acionistas do Grupo Energisa.

Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador. Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Ex-Assistente Técnico da Secretaria de Planejamento da Presidência da República; Professor Adjunto do Programa de Pós Graduação em Energia da COPPE; Ex-Diretor Estatutário do Mercado Atacadista de Energia; Autor de livros científicos na área da Economia da Energia e de inúmeras publicações em revistas especializadas e em Congressos nacionais e internacionais; Ex-Assessor da Presidência do BNDES; Ex-Diretor Estatutário de Mercado Atacadista da LIGHT SESA. Diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia das empresas Energisa S/A, Energisa Minas Gerias - Distribuidora de Energia S/A, Energisa Paraíba - Distribuidora de Energia S/A, Energisa Borborema - Distribuidora de Energia S/A, Energisa Nova Friburgo - Distribuidora de Energia S/A. Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Antônio José de Almeida Carneiro - 028.600.667-72

Diretor das empresas Multiplic Empreendimentos e Comércio Ltda, Sobrapar Sociedade Brasileira de Organização e Participações Ltda., Agropecuária Ponte Nova Ltda., Multiplic Ltda. e 196 Participações Ltda.. Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em Sérgio Alves de Souza - 419.261.965-20

Membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e representante dos Trabalhadores no Conselho de Consumidores da Energisa Sergipe; Membro da Diretoria do Sindicado dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica do Estado de Sergipe; Membro do Grupo Energia Sindical; Diretor do MVJ – Movimento Jovem de São Cristóvão; Eletricista, Gerente e Supervisor em diversas áreas operacionais da Energisa Sergipe. Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: não se aplica ao administrador Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Marcílio Marques Moreira - 006.953.867-00

Ex-Membro do Conselho de Administração do BNDES, Ex-Vice-Presidente e Membro do Conselho de Administração do Grupo Unibanco; Ex-Embaixador do Brasil junto ao Governo dos Estados Unidos da América; Ex -Ministro da Economia, Fazenda e Planejamento; Ex-Assessor Especial da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro; Consultor Internacional Senior da Merril Lynch & Co.; Membro dos Conselhos

Consultivosda American Bank Note-Brasil, Marsh & McLennan Companies e da Embratel.

Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: nos autos do Processo Administrativo Sancionador CVM Nº RJ2005/1443, foi aplicada pela CVM a seguinte penalidade: Pena de advertência por violação ao disposto no art. 154 da Lei das S.A. A penalidade foi mantida pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, nos termos do acórdão nº 10726/11, de 30.08.11. A penalidade encontra-se sob questionamento judicial perante a 26ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, nos autos do processo n.º 0012814-21.2013.4.02.5101.

Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Omar Carneiro da Cunha Sobrinho - 832.328.697-34

Ex-Presidente da Shell do Brasil S/A e da Billiton Metais S/A; Vice-Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Ex-Presidente da AT&T Brasil Ltda. e Membro de Administração de Brazilian Fast Food Corporation.

Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: nos autos do Processo Administrativo Sancionador CVM Nº RJ2005/1443, foi aplicada pela CVM a seguinte penalidade: Pena de advertência por violação ao disposto no art. 154 da Lei das S.A. A penalidade foi mantida pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, nos termos do acórdão nº 10726/11, de 30.08.11. A penalidade encontra-se sob questionamento judicial perante a 26ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, nos autos do processo n.º 0012814-21.2013.4.02.5101.

Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Ex-Engenheiro Eletrônico da CFLCL; Ex-Engenheiro Eletrônico da GTE Laboratories e da GTE Communications Produts - Tempe, em Arizona (EUA); Ex-Chefe de Equipe de Desenvolvimento da Micron Technology - Signal Processing Group, em Arizona (EUA); Ex-Membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Nova América S/A; Vice-Presidente do Conselho de Administração da Energisa Sergipe, Energisa Paraíba, Energisa Borborema e Energisa S.A.. Presidente do Conselho de Administração da Cat-Leo Cise (atual Energisa Soluções) e da Usina Termelétrica de Juiz de Fora.

Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: nos autos do Processo Administrativo Sancionador CVM Nº RJ2005/1443, foi aplicada pela CVM a seguinte penalidade: Pena de advertência por violação ao disposto no art. 154 da Lei das S.A. A penalidade foi mantida pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, nos termos do acórdão nº 10726/11, de 30.08.11. A penalidade encontra-se sob questionamento judicial perante a 26ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, nos autos do processo n.º 0012814-21.2013.4.02.5101.

Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

Ex-Analista de Projetos da Dow Corning Corporation (Midland - USA); Ex-Assistente Financeiro do Vice-Presidente da American Express Bank (New York).

Condenação em processo administrativo da CVM e as penas aplicadas: nos autos do Processo Administrativo Sancionador CVM Nº RJ2005/1443, foi aplicada pela CVM as seguinte penalidade: Pena de multa no valor de R$50.000,00 (cinquenta mil reais) por descumprimento ao disposto no art. 3º da Instrução CVM nº 358, de 28 de dezembro de 2002, conforme alterada (“Instrução CVM 358”). A penalidade foi mantida pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, nos termos do acórdão nº 10726/11, de 30.08.11. Todavia, a penalidade encontra-se suspensa por decisão pelo Juízo da 6ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, nos autos do processo n.º 0011774-04.2013.4.02.5101, datada de 29/04/2013.

Condenação criminal: o administrador não sofreu qualquer condenação criminal. Condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer: o administrador não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer.

João Paulo Moraes e Silva Paes de Barros

Outros Comitês Membro do Comitê (Efetivo) Advogado 09/08/2015 1 ano

069.101.507-40 Comitê de Divulgação 41 09/08/2016

Não se aplica.

Não se aplica.

738.738.107-00 Comitê de Divulgação 55 09/08/2016

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Mauricio Perez Botelho Outros Comitês Presidente do Comitê Engenheiro 09/08/2015 1 ano

208.683.086-68 Comitê de Divulgação 62 09/08/2016

Carlos Aurélio Martins Pimentel Outros Comitês Membro do Comitê (Efetivo) Economista 09/08/2015 1 ano

437.196.606-30 Comitê de Divulgação 50 09/08/2016

Cláudio Brandão Silveira Outros Comitês Membro do Comitê (Efetivo) Economista 09/08/2015 1 ano

Não se aplica.