• Nenhum resultado encontrado

4 O CENÁRIO CONVERGENTE DAS MÍDIAS DIGITAIS

4.2 A COMUNICAÇÃO NO TWITTER

Fundado em 2006 por Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Williams (RECUERO, 2011), o

Twitter é um microblogging que surgiu no modelo de redes 2.0 e consolidou-se no 3.0, como

uma plataforma em que os usuários passam a desempenhar o duplo papel: emissores e receptores de discursos, por meio da troca de postagens em, no máximo, 140 caracteres. Isso significa que o Twitter surge como um dispositivo multidirecional, em que a produção da informação nas redes sociais digitais deixa de ser uma função apenas do usuário que publica suas mensagens. Nessa plataforma, os usuários seguidores das páginas (receptores) são, também, coprodutores da informação. E essa colaboração acontece por meio dos comentários e compartilhamentos de postagens. Sobre as caraterísticas do Twitter e esse entrelaçamento de ideias que acontece dentro da própria rede de relacionamento, Santaella afirma que:

30 Para Castells, as características da sociedade em rede são: globalização de atividades estrategicamente decisivas na economia; forma de organização em rede; instabilidade do trabalho e individualização do emprego; cultura de virtualidade real, construída por um sistema pervasivo, interconectado e diversificado de sistemas em mídia; transformação das condições materiais da vida, do espaço e do tempo, devidos aos espaços de fluxos e do tempo sem tempo (CASTELLS, 2006).

As SMSs são filhas do email, assim como as pílulas de 140 caracteres do

Twitter são filhas das SMSs [...] Enquanto os e-mails e as SMSs se limitam a

uns poucos agenciamentos e apenas fazem uso das redes, as mensagens do

Twitter não apenas fazem uso das redes, mas criam redes e são também a

própria rede. (SANTAELLA; LEMOS, 2010, p. 17)

Os avanços da Internet e o surgimento do Twitter, como uma das principais plataformas de comunicação em rede, contribuíram para uma mudança significativa da linguagem e dos processos comunicacionais. O espaço limitado de 140 caracteres trouxe consigo “uma miríade de novas demandas comunicacionais: links menores, listas de tweetts [...] e o surgimento da microssintaxe com seus via @, cc, >>>, / etc”. (Ibid., p. 61). Essa nova linguagem do Twitter tornou-se um requisito básico para uma interação bem-sucedida nessa plataforma, influenciando também a forma de comunicação da sociedade contemporânea. Não por acaso, tornou-se comum a utilização de escritas abreviadas e o uso neologismos próprios dos ambientes virtuais. A exemplo disso, são as abreviaturas das palavras “você” (“vc”), “adicionar” (“add”), “amigo” (“amg”) e do próprio verbo “tuitar” – um neologismo criado para se referir à comunicação nessa plataforma. Contudo, a partir dessas influências e mudanças, curtidas, indexadores (haghtags31 e @usuário), retweets (RTs)32, entre outros signos verbais, tornaram-se representações de sucesso da audiência dos discursos na rede. Utilizando como referência o conceito de ‘dramatização’ ou ‘espetacularização’ de Erving Goffman (1959), analisado por Bernie Hogan (2010) sob o ponto de vista da mídia online, deduzimos que essas manifestações passaram a simbolizar uma espécie de aplauso dado por parte da sua plateia - o internauta -, como indicação de aprovação e/ou adesão à ideia veiculada. Assim, pressupomos que esses signos tornaram-se indicadores de eficiência do processo de persuasão através do discurso, na plataforma Twitter. Aliás, é cada dia mais comum notar que essa repercussão nas redes vem se tornando, muitas vezes, mais importante do que o próprio conteúdo postado. E essa preocupação com audiência justifica-se pelo fato de que o discurso veiculado nessas plataformas visa atender às expectativas não mais de um indivíduo, mas de uma coletividade.

31 Hashtag é uma expressão bastante comum entre os usuários das redes sociais, na internet. Consiste de uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #. As hashtags são utilizadas para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais, ou seja, cria uma interação dinâmica do conteúdo com os outros integrantes da rede social, que estão ou são interessados no respectivo assunto publicado (disponível em: http://www.significados.com.br/hashtag/).

32 RT é a abreviação para de “ReTweet” que significa replicar algo que foi escrito. RT no Twitter significa que a pessoa copiou, repetiu o texto que outra já tinha escrito, mas aparecendo os devidos créditos (disponível em: http://www.significados.com.br/rt-no-twitter/).

Apesar de esta dissertação não analisar a instância de recepção, é inegável a importância da compreensão dessas manifestações nas redes sociais – neste caso, do Twitter -, para a análise do objeto de estudo proposto nesta pesquisa. Isso porque os resultados deste trabalho indicam que os RTs das postagens feitas pelo ex-governador Marcelo Déda sugerem uma forma de aprovação pública referente ao conteúdo tuitado. Por essa razão, essas postagens replicadas foram incorporadas aos corpora deste estudo, como parte significativa da análise, conforme indicação da tabela abaixo.

Tabela 2 - Tweets e retweets de ações governamentais postadas por Déda, entre 2010 e 2013, coletados e analisados nesta pesquisa.

Ano Tweets de Ações

Governamentais

Retweets das Ações Governamentais Total de Tweets e Retweets de Ações Governamentais Total Coletado (válido) 2010 257 21 278 1.345 2011 113 36 149 448 2012 113 93 206 579 2013 17 12 29 148

Fonte: RODRIGUES, Carolina (2015).

Os resultados acima indicam que, do material total online coletado para esta pesquisa (duas mil, quinhentas e vinte postagens), seiscentas e sessenta e duas referem-se a tweets e

retweets de ações governamentais, sendo 75% de tweets e 25% de retweets. Sem dúvida, uma

excelente estratégia de utilização do efeito pulverizador da plataforma Twitter, para impulsionar e dar maior visibilidade às mensagens postadas.

A respeito dos propósitos da comunicação no Twitter, destaca-se que a plataforma foi criada com a ideia original de promover um ambiente em que os usuários pudessem simplesmente expor e discutir fatos cotidianos, respondendo à pergunta “O que você está fazendo agora?”. Mas, a nova lógica de interação praticada pela sociedade midiatizada e o aumento no número de usuários na rede fez com que os idealizadores do Twitter mudassem essa pergunta para “O que está acontecendo?”, sugerindo como resposta novas discussões, engajamentos e divulgação de conteúdos.

Hoje, a situação comunicativa que se estabelece não está mais na forma de pergunta, mas dá as boas-vindas aos participantes e os instiga a descobrir “o que está acontecendo, agora mesmo, com as pessoas e organizações que lhe interessam”. Através dessa ferramenta o usuário pode se manifestar sobre quaisquer assuntos, influenciando seus seguidores e sendo influenciado pela sua timeline. (ROSSETO; CARREIRO; ALMADA, 2012, p. 10)

A nova proposta do Twitter foi a de unir “fragmentos de histórias e comunidades, através de mensagens rápidas e curtas, e que pudessem ser retroalimentadas por seus seguidores” (FELÍCIO; ARAÚJO In: ATEM; OLIVEIRA; AZEVEDO org., 2014, p. 269). Contudo, destacamos que a facilidade do usuário em receber informações, debater assuntos diversos e de interesse público – ampla, instantaneamente e através da convergência de múltiplos fluxos informacionais -, mostrou como as novas tecnologias criaram um novo dimensionamento da comunicação através da figura das redes. De acordo com Santaella e Lemos (2010), o Twitter é um ambiente digital que possui uma dinâmica singular de interação social. “Suas funcionalidades fazem com que uma ideia possa se reproduzir de forma viral e instantânea ao redor do planeta em questão de segundos [...] entrelaçando consciências, espaços, perguntas, desejos (SANTAELLA; LEMOS, 2010, p. 55). Nesse sentido, é importante relembrar que o Twitter foi uma das plataformas precursoras na criação de redes de relacionamento, com espaços para debates públicos e propiciando o surgimento de novas maneiras e meios de se comunicar. Além das possibilidades de comunicação no Twitter, a plataforma reúne uma grande diversidade de conteúdo temático. Entre eles, os assuntos relacionados à política, conforme apresentado na sequência a seguir.