• Nenhum resultado encontrado

3 MARCELO DÉDA: PERFIL POLÍTICO E INSERÇÃO NAS REDES

3.2 DÉDA: O GOVERNADOR “TUITTEIRO”

Marcelo Déda tinha uma relação muito próxima com a comunicação social, tentando manter-se sempre atualizado à sua época, especialmente no que se referia ao uso das novas tecnologias para fins interativos e informacionais. De acordo com a ex-primeira-dama Eliane Aquino, “Ele tinha essa questão da tecnologia aguçada pra juntar o pensamento à forma que ele tinha de se comunicar” (informação verbal)13. Em 2009, durante a sua primeira gestão

como Governador do Estado de Sergipe, Déda solicitou à Secretaria de Comunicação a criação de um núcleo que tivesse a missão de criar ferramentas, de divulgar as ações governamentais e informações de interesse público, por meio das mídias sociais digitais. Nascia aí o Núcleo de Cultural Digital (NCD), responsável pela criação de produtos e gerenciamento das páginas do governo, secretarias e órgãos vinculados, mas não pelas páginas pessoais dos seus gestores. Desse modo, a criação e atualização de conteúdo nas redes sociais, por parte dos administradores públicos do governo, eram de responsabilidade deles mesmos, o que valia também para o então chefe do executivo estadual: Marcelo Déda. Contudo, o ex-governador criou páginas pessoais em diferentes redes, aprendeu a gerenciá-las e aprofundou-se nas suas ‘linguagens’ para produzir, disseminar conteúdo próprio e compartilhamentos do seu interesse.

Inicialmente influenciado pelo crescimento do Twitter14 no mundo, pelas características de mobilidade e instantaneidade da rede, Marcelo Déda abriu sua conta pessoal nessa plataforma, no dia 9 de maio de 2010, com a seguinte postagem: “Olá! Inicio hoje meu twitter. Será mais uma ferramenta de diálogo e informação sobre governo, política e um espaço para fazer novos amigos. Vou continuar usando e-mail, vou continuar usando o twitter! Sou um homem do meu tempo” (TWITTER @MarceloDeda, 2010). A página manteve-se ativa por ele até 10 de novembro de 2013 - menos de um mês

13 Entrevista com a ex-primeira-dama Eliane Aquino, sobre a relação de Déda com a comunicação social e o Twitter, concedida para esta pesquisa de mestrado (2015).

14 Em 2009, o Twitter atingiu a ápice da sua expansão, chegando a mais de 11 milhões de usuários, segundo estudo da empresa de consultoria Sysomos (“In depth look inside the Twitter world”, junho de 2009). Disponível em <www.sysomos.com/insidetwitter>

antes do seu falecimento. Vale ressaltar que, durante todo o período da doença, Déda utilizou sua página do Twitter para manter uma comunicação com sua equipe de governo – incluindo atividades como despachos, cobranças e audiências públicas – assim como, para informar amigos, familiares, imprensa e todos os seus seguidores a respeito da evolução do seu quadro de saúde.

De acordo com a entrevista realizada com Eliane Aquino, mencionada anteriormente, e da análise dos tweets de Déda (ambas feitas para esta pesquisa), o Twitter foi um meio de comunicação muito importante para o ex-governador aproximar-se das pessoas, manter-se conectado com Sergipe e com o mundo, especialmente no período em que lutava contra o câncer, impossibilitado de interagir presencialmente. “Como ele gostava de se comunicar. Como ele não tinha tempo literalmente de estar em todos os lugares – e nem podia - ele encontrou no Twitter uma forma de estar muito perto das pessoas. [...] Sempre encontro pessoas que se consideram completamente amigas de Marcelo porque fizeram relação com ele pelas mídias sociais” (informação verbal)15. De acordo com as próprias palavras de Déda,

tuitadas na sua página pessoal, “o Twitter tem sido uma terapia. Aqui eu driblo os efeitos colaterais. Até quem posta agressões termina fortalecendo o meu desejo de vencer! (TWITTER @MarceloDeda, 2012). Como resultado do seu envolvimento na plataforma, no dia 19 de janeiro de 2011, o ex-governador ganhou o prêmio de “Melhor Tuitteiro de Sergipe", do 2º Twittencontro16, realizado em Aracaju.

15 Entrevista com a ex-primeira-dama Eliane Aquino, sobre a relação de Déda com a comunicação social e o Twitter, concedida para esta pesquisa de mestrado (2015).

16 A eleição foi realizada a partir de uma votação popular feita através do Twitter do jornalista Fredson Navarro. Os 10 mais votados receberam medalhas (Fonte: Rota do Sertão – disponível em: http://www.rotadosertao.com/noticia/7146-deda-recebe-premio-de-melhor-twitter)

Foto 3 – Premiação de MD, em 2011, como o “Melhor Tuitteiro de Sergipe”. Fonte: Site Rota do Sertão (2015).

Na ocasião, ao receber o troféu, Déda falou aos jornalistas presentes no evento:

O Twitter me possibilitou fazer coisas que nem sempre um governador consegue, que é fornecer esclarecimento de coisas simples. Isso é algo que temos a obrigação de fazer, mas que, muitas vezes, simplesmente não temos como fazer. É uma honra receber esse reconhecimento. (Entrevista concedida ao site Rota do Sertão. Disponível em: <www.rotadosertao.com/noticia/7146-deda-recebe-premio-de-melhor- twitter>. Acesso em 30 jul. 2015)

O ex-governador também tinha uma página no Facebook, mas ele não gostava de utilizá-la e, por esta razão, deixava o conteúdo para a manutenção de seus assessores, conforme comentado por ele no Twitter: “Tento, mas confesso que não me adaptei ao face. Sou mesmo um tuiteiro... Posso até aumentar minha presença no face, mas nesse caso com a ajuda da assessoria. Direto, só aqui” (TWITTER@MarceloDeda, 2011). Fascinado com as possibilidades das mídias digitais, posteriormente Déda também criou uma conta no

Instagram17, em que ele exercitava sua paixão por fotografia, produzindo e postando imagens clicadas por ele, conforme o tweet a seguir, publicado em sua página para divulgar a sua presença nessa nova ferramenta: “O aplicativo chama-se Instagram. Você fotografa, aplica efeitos e compartilha. Abri uma conta e compartilho fotos que faço no celular. Gostei desse aplicativo. Confira a foto que fiz. http://instagram.com/p/CrTjK/" (TWITTER @MarceloDeda, 2011).

No entanto, mesmo reconhecendo a importância da comunicação virtual para as novas relações políticas e sociais da sociedade contemporânea, mantendo-se conectado em diferentes redes sociais, a preferência de Déda era mesmo o Twitter. A respectiva plataforma tornou-se um meio de ele manter-se informado sobre assuntos diversos, de posicionar-se politicamente, de fazer com que sua ‘voz’ ganhasse maior alcance, frequência, tivesse mais visibilidade entre cidadãos comuns e autoridades. De acordo com os resultados desta pesquisa, a presença do ex-governador no Twitter destacava-se amplamente, conforme demonstrado no gráfico abaixo.

Gráfico 2 – Comparação entre postagens e número de seguidores de MD, nas suas redes do Twitter e Instagram. Fonte: RODRIGUES, Carolina (2015).

17 Rede social de fotos, disponível por meio de aplicativo para Android e iPhone (disponível em m.canalthec.com.br. Acesso em 11/02/16). 0 5000 10000 15000 20000 25000 30000 POSTAGENS SEGUIDORES INSTAGRAM TWITTER

Esta análise, que só considera as redes sociais de conteúdo pessoal de Déda (por isso, a exclusão do Facebook), comprova que, enquanto suas contas permaneceram atualizadas, o ex-governador fez mil e noventa e seis publicações no seu Instagram (2011 a 2013) contra oito mil, oitocentos e setenta e um tweets (2010 a 2013). Já, em relação ao número de seguidores, o resultado foi ainda mais representativo para os respectivos períodos: oitocentos e cinquenta e quatro, no Instagram; vinte e nove mil, no Twitter. Sem dúvida, os números dessa pesquisa confirmam o sucesso da página de Marcelo Déda no Twitter, tanto em relação à atualização de conteúdo, quanto ao interesse público.

Déda postava mensagens diariamente sobre assuntos diversos, identificados e organizados nesta pesquisa pelos seguintes temas: política, poesia, saúde pessoal, ações governamentais, repercussão de ações governamentais (retweets) e diversos. A análise realizada para este estudo comprova que MD mesclava temas na sua página, provavelmente, para despertar o interesse dos seus seguidores – cujos perfis sociais eram diversos –, para humanizar a sua comunicação e popularizar as discussões públicas. Desse modo, temas considerados complexos ou pouco instigantes para um debate popular, no Twitter de Déda, ganhavam visibilidade e força multiplicativa. Um exemplo disso eram as discussões políticas, em que ele costumava fazer comparações com experiências pessoais na luta pela democracia, intercaladas com metáforas18 e reflexões poéticas. Para ilustrar esse estilo discursivo, segue um modelo de discurso fragmentado e tuitado por MD no momento em que o Brasil vivia uma série de manifestações populares elaboradas para contestar os aumentos das tarifas no transporte público - e das quais o Estado de Sergipe também foi alvo.

Exemplo 1. As ruas competem protestar, manifestar-se, sem seguir este ou aquele modelo pret-a-

porter.

Exemplo 2. Aos políticos compete ouvir, olhar, analisar, refletir e AGIR com competência, agenda e

ATITUDES, de modo a retomar o diálogo com as massas.

Exemplo 3. O conformismo dirá que isso passa: erro! Não é a massa que vai se adaptar a esse modelo

político caquético. Políticos que devem adaptar-se.

Exemplo 4. A ferramenta da análise será sempre a política. Basta de sociologuismos! A academia tem

todo o tempo do mundo. Nós, não!

18 Figura de linguagem que se caracteriza por denominar representações para as quais não se encontra um designativo mais adequado. Também é um recurso expressivo utilizados em discursos persuasivos (CITELLI, 2004, p. 20).

Exemplo 5.VANDALISMO É INCONCILIÁVEL COM A DEMOCRACIA. Compete à sociedade

isolá-lo e ao Estado puni-lo.

Exemplo 6. Cuidado imprensa, TV Globo, etc.: não se dança valsa na cratera do Etna. Não dá pra

prever que caminho tomará a lava.

Exemplo 7. Alguma coisa está fora de ordem ou alguma ordem está fora da Coisa.

Exemplo 8. Há tempos atrás, Chico Buarque, o Grande, detectou a morte da cangaço. Estamos vendo

movimentos sem agenda, líderes, som, discurso. Twitter de Marcelo Déda (@MarceloDeda) – 21/06/13.

Além de utilizar o Twitter como um espaço para debates (e embates) políticos, a maior parte das postagens de Déda na rede referiam-se a ações governamentais (seiscentas e sessenta e duas, do total válido) ou sobre assuntos pessoais (denominados ‘diversos’ nesta pesquisa). MD acreditava que, mesmo com as restrições dessa plataforma para o exercício da comunicação pública – a exemplo do limite no uso de caracteres -, o Twitter contribui para a democratização da informação. Em resposta a um internauta, que o questionando se a democracia caberia em 140 toques, ele mencionou: “Incorporada à democracia ocidental, o

Twitter tem sido ferramenta indispensável à democracia representativa” (TWITTER@MarceloDeda, 2013). A seguir, apresentamos os fatos e contextos que influenciaram Marcelo Déda na consolidação do seu estilo discursivo.