• Nenhum resultado encontrado

III – I NVESTIGAÇÃO E MPÍRICA

3. A PRESENTAÇÃO DOS R ESULTADOS

3.3 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

A comunicação organizacional mereceu também destaque nas entrevistas, visto que foram comprovadas por vários autores as suas ligações ao clima organizacional.

Começando por aquilo que a Administração pretende que seja a comunicação na empresa, este afirma (entrevistado 20):

“A comunicação envolve todos os níveis organizacionais. Esta é feita de mim para todos os colaboradores, bem como deles para mim. No dia-a- dia, as pessoas falam entre os diversos setores, as diversas áreas de trabalho. Sempre estive disponível para ouvir todos os funcionários, tal como, quando necessito, recorro a eles. Nunca foi criada uma relação de cima para baixo. Também com a chefia, a Dra. Elisabete, há bastante

comunicação. Ela é responsável por tratar dos vários assuntos do pessoal e, como tal, é frequente falarem-se.”

De facto, a administração não pretende que a comunicação seja apenas feita “de cima para baixo”, pelo que, faz sentido a grande liberdade que este delega nos vários setores de atividade, a autonomia que dá aos colaboradores na tomada de decisão e o estímulo à iniciativa, criatividade e participação.

O entrevistado 1 menciona que a comunicação entre colegas envolve assuntos, quer de trabalho, quer de extra-trabalho. Para além disso, este colaborador defende que “(…) Apesar de não nos identificarmos com todas as pessoas, comunicar sobre assuntos de trabalho é essencial. (…)”. No que respeita a assuntos extra-trabalho, a maioria dos colaboradores afirma que não confia em quase nenhum dos colegas de trabalho, pelo que, este tipo de assuntos é raro falarem entre si (entrevistado 13). Há funcionários que admitem não “(…) poder confiar nas pessoas (…) é tudo por interesses.” (entrevistado 1). Tal facto vai de encontro com o que a grande parte dos colaboradores refere no clima entre colegas de trabalho. Uma vez que há indivíduos que preferem prejudicar o trabalho dos colegas, de um modo geral, os colaboradores denotam este espírito de desconfiança e, consequentemente, problemas na comunicação.

Ao nível dos colegas de loja, há comunicação interna, no sentido de prestar um melhor serviço ao cliente. As pessoas que estão no atendimento, nas áreas comercial, financeira, contabilística, exportação, administrativa estão interligadas, precisando umas das outras, nos vários processos que envolve a sua função.

Outro aspeto bastante mencionado, principalmente pelos colaboradores que exercem funções nos armazéns, é a ausência de comunicação entre os funcionários de loja e os funcionários dos armazéns. O entrevistado 1, apesar de trabalhar na loja em Águeda, tem perfeita consciência desta situação e afirma:

“Os colaboradores do armazém da Mourisca, também ao nível da comunicação, ficam esquecidos, do meu ponto de vista. Se os colegas que trabalham na loja em Águeda até se falam fora do trabalho, os colaboradores do armazém não têm qualquer tipo de relação com os da loja.”

Neste sentido, os colaboradores que trabalham no armazém, distinguem dois tipos de situações. Conforme menciona o entrevistado 5, a comunicação entre colegas dos armazéns é “muito boa”, frisando que sabem trabalhar em equipa, e estão à vontade para falar entre si sobre “preocupações, angústias, assuntos de outra natureza que não

seja trabalho”. Também no que respeita a assuntos de trabalho, entendem-se bem, sabem organizar-se e respeitar-se, segundo o entrevistado 5. Por outro lado, o colaborador afirma:

“(…) não tem sido muito fácil falar com os colegas de outro setor da loja. A única chefia que tenho sob orientação é o nosso colega responsável pelos armazéns, sendo que o respeito é mútuo e entendemo-nos bem. Relativamente à Direção da empresa, não falamos quase nada, é raro comunicarmos. Apenas quando há contentores para exportação, geralmente o administrador acompanha a carga, e então discutimos alguns assuntos dessa envolvente.”

O entrevistado 17 refere que comunica, sobretudo, com os colegas de loja, tendo consciência que também há situações em que é necessário recorrer a outros colegas. Acrescenta ainda que, com a chefia, também estabelece relações extra-trabalho, sendo dos poucos colaboradores que mencionou este aspeto. Para além disso, o entrevistado 17 afirma que, com o administrador “(…) comunico apenas questões relacionadas com o meu trabalho, quer por email, quer por telefone, quer pessoalmente”. Estes são os canais de comunicação mais utilizados na Lino Coelho, por toda a equipa.

Através da análise das entrevistas, no geral, pode afirmar-se que a comunicação com o administrador envolve, principalmente, contacto presencial e email.

Também os entrevistados 10 e 16 destacam a importância de terem “as portas abertas”, quer da Administração, quer da chefia, para ajudarem em tudo o que for preciso. Ainda no que se refere à Administração da empresa, o Dr. Ricardo tem um papel fulcral, sobretudo na área da exportação, pelo que o entrevistado 2 é o colaborador que estabelece maior contacto, necessita de mais aprovações e comunicação com a gerência.

A chefia da empresa (entrevistado 19) defende que “as tarefas estão interligadas, é claro que, por exemplo a pessoa responsável pelos armazéns tem de recorrer mais à pessoa administrativa, ou mesmo a mim, ou até à pessoa da exportação. Mas, há sempre interligação de funções, de tarefas que implicam esta comunicação inter setores, entre mim e entre a Direção da empresa”.

Ainda no que se refere a relação extra-trabalho, a chefia, opina dizendo que: “(…) como a maioria dos colaboradores já está cá há alguns anos, já se conhecem bem e têm uma relação não apenas de trabalho, mas extra- trabalho. Há colegas que tomam café, falam de assuntos seus, já criaram

outras ligações. Por outro lado, também existem as pessoas que estão mais afastadas e têm ligações estritamente de trabalho. Eu tento dar-me com todos, mas quando me junto mais a alguma pessoa, há sempre comentários que são feitos. Tento ficar à margem disso, obviamente. Com todos tenho uma boa relação no trabalho, tal como os respeito a todos, exijo ser respeitada” (entrevistado 19).