• Nenhum resultado encontrado

Conceção e construção de materiais didáticos de cariz CTS

3. Metodologia

3.2. Conceção e construção de materiais didáticos de cariz CTS

A escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do gosto pela aprendizagem das ciências, contudo assiste-se ao desinteresse dos jovens pela área da ciência e da tecnologia. Neste contexto, torna-se fundamental que o ensino de cariz CTS seja incluído nos currículos de ciências, como forma de inverter esta tendência, dado que esta é uma das perspetivas de ensino emergente (Bettencourt et al., 2014).

Nesta ótica, ao longo do presente relatório de estágio foram referidos alguns aspetos sobre a importância da elaboração de materiais didáticos de cariz CTS. Desta forma, a elaboração e implementação de guiões surge como um meio de fazer chegar à sala de aula as perspetivas atuais para a educação em ciência (Cachapuz et al., 2002).

Assim, tal como anteriormente referido, os guiões são um documento orientador do processo de ensino e de aprendizagem. Estes partem de um contexto real e familiar aos alunos, do qual emergem questões orientadoras para o trabalho que é proposto aos mesmos. Os guiões apresentam também um conjunto de propostas de atividades que os alunos têm

que desenvolver ao longo de uma determinada temática. As tarefas propostas não conduzem a uma única resposta, mas sim a respostas múltiplas e por vezes até controversas (Rebelo et al., 2008; Rebelo & Mendes, n.d.). Por outro lado, este material didático deve-se revestir de rigor e atualidade, estar adequado às caraterísticas dos alunos e ao seu vocabulário, formular atividades que abram novas perspetivas de conhecimento e da prática no aluno, apresentar temas que despertem o interesse e a motivação e que permitam, ainda, a possibilidade de serem modificados, escolhidos ou adaptados em função da sua viabilidade (Rebelo et al., 2015).

O guião privilegia alguns aspetos que estão relacionados com o anteriormente referido, sendo estes:

 Estudo de situações-problema com interesse para os alunos (atuais e contextualizadas);

 Realização de atividades práticas diversificadas e interrelacionadas;

 Abordagem de questões-problema e situações num contexto interdisciplinar;  Desenvolvimento de atitudes e valores de responsabilização tanto pessoal como

social;

 Promoção do trabalho colaborativo;

 Utilização das TIC, na pesquisa, organização, síntese e divulgação de informação (Vieira et al., 2008; Rebelo & Mendes, n.d.).

Não obstante, pretende-se que com o guião sejam atingidos alguns objetivos didáticos, nomeadamente:

 Promover uma aprendizagem contextualizada e integradora de saberes;  Analisar situações-problema (atuais e que suscitem curiosidade aos alunos);  Compreender e reconhecer a temática em estudo;

 Desenvolver atitudes críticas;

 Selecionar de forma criteriosa a informação adequada;

 Mobilizar dados recolhidos para a elaboração de sínteses (Rebelo & Mendes, n.d.). Para além de tudo isto, a implementação deste material didático pretende que as atividades realizadas ocorram em ambientes de aprendizagem distintos e diversificados.

Assim, os trabalhos práticos sugeridos no guião devem apresentar uma tipologia diversa, sendo “de salientar que no processo de ensino e de aprendizagem estes trabalhos

práticos surgem não como um fim em si mesmo, mas como meios que o aluno utiliza para obter a informação necessária para responder aos desafios colocados.” (Rebelo & Mendes, n.d., p.4).

Uma proposta de ensino e de aprendizagem desta natureza obriga à conceptualização, implementação e avaliação de estratégias que partam de situações reais e que permitam contribuir para a procura de respostas a controvérsias locais e regionais nas quais o enquadramento ético e cultural levará o cidadão a desenvolver competências que lhe permitam exercer a cidadania de forma participada e fundamentada (Santos, 2005). Este tipo de abordagem exige uma adequada seleção e organização de conteúdos, de modo a criar um contexto de aprendizagem em que a realidade surja com posição de centralidade (Pedrinaci, 2006).

Deste modo, no presente relatório de estágio pretendeu-se demonstrar um exemplo de um guião (Anexo I), elaborado para o 7.º ano de escolaridade da disciplina de Ciências Naturais, focando-se numa das temáticas da área da Geologia.

A temática da Geologia, pela sua natureza de transversalidade e de registo histórico do passado, permite uma reflexão sustentada sobre o futuro, é promotora de evidências de interdependência entre os vários processos naturais, permitindo valorizar as suas interações com a Tecnologia e a Sociedade (Soares de Andrade, 2001).

O material didático aqui apresentado privilegia os seguintes aspetos, que vão ao encontro com o anteriormente mencionado, tais como:

 Estudo de situações-problema com interesse para os alunos, pela sua atualidade e extensa divulgação nos media;

 Realização de atividades práticas diversificadas, partindo dum mesmo contexto e contribuindo para a procura de soluções para os problemas colocados;

 Desenvolvimento de valores e atitudes de responsabilização pessoal e social;  Promoção do trabalho colaborativo, criando oportunidade para os alunos

refletirem e discutirem as suas ideias em pequeno grupo e em plenário (grupo turma);

Tendo em conta os aspetos anteriormente referidos, foi construído um guião para a temática - Consequências da dinâmica interna da Terra: Atividade Sísmica.

Relativamente a este tema selecionou-se um contexto real a partir do qual foi possível introduzir a seguinte questão-problema: Como é que a dinâmica interna da Terra explica a

ocorrência de sismos, como o do Chile e o de Lisboa? Partindo desta questão foram

formuladas sub-questões que orientaram as diferentes atividades de aprendizagem desenvolvidas pelos alunos ao longo da temática.

As sub-questões orientadoras das estratégias visam o desejável desenvolvimento de competências, nomeadamente:

 Promover uma aprendizagem contextualizada e integradora de saberes em relação à temática selecionada;

 Analisar situações-problema relacionadas com temas próximos dos alunos;  Compreender e reconhecer a temática em estudo;

 Aprofundamento de destrezas cognitivas associadas ao trabalho prático, tais como, a problematização, a formulação e confrontação de hipóteses, tendo em conta a interpretação de dados;

 Mobilizar dados recolhidos para a elaboração de síntese;

 Adoção de atitudes e valores relacionados com a responsabilização pessoal e social visando a tomada de decisões e/ou posições fundamentadas.

Em termos procedimentais, analisaram-se situações relacionadas com a ocorrência de dois sismos, no sentido de se perceber a atividade sísmica como uma consequência da dinâmica interna da Terra.

Foi elaborado um documento para orientar todas as atividades a realizar pelo aluno na temática em questão, como seguidamente se descreve.

Assim sendo, inicialmente solicitou-se aos alunos a leitura das notícias, bem como a observação das figuras e de outros documentos, para recolher informação, em grupo, para a elaboração de uma tabela síntese de forma a organizar toda a informação recolhida e a responderem às tarefas propostas, na proposta de atividade 1.

De seguida, pediu-se aos alunos que em grupo realizassem uma atividade laboratorial e um relatório sobre os efeitos dos sismos nas construções. Após a realização do relatório realizou-se uma discussão, na turma, sobre os resultados obtidos.

Posteriormente, solicitou-se aos alunos que realizassem as diversas atividades propostas no manual, no sentido de verificar as suas aprendizagens, seguindo-se de uma discussão com a turma.

Por fim, apresentou-se a proposta de atividade 6, onde se pretendia que os alunos respondessem à questão-problema inicialmente formulada, no sentido de sintetizarem todos os conteúdos estudados.

Este documento está constituído por seis itens, integrando cada um deles algumas das sub-questões, bem como alguns procedimentos que o aluno deve adotar para encontrar respostas/soluções para as questões colocadas.

Os trabalhos práticos desenvolvidos nesta temática apresentam uma tipologia diversa, nomeadamente, atividades de pesquisa de informação, trabalho laboratorial e atividades de papel e lápis.