• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III Apresentação e análise dos dados

3.3 Apresentação da turma

3.3.2 Conceções e opiniões dos alunos sobre a disciplina de Matemática

Sendo a professora de Matemática da turma a investigadora, era também importante conhecer as conceções e outras especificidades destes alunos na disciplina de Matemática visando delinear uma proposta que viesse a contribuir para um maior envolvimento dos mesmos na escola e, em particular, nesta disciplina.

Assim, em meados de novembro de 2016, foi aplicado a vinte e cinco alunos um primeiro questionário; um dos alunos NEEnão respondeu ao questionário porque não frequentou as aulas de Matemática.

Na primeira parte do questionário procurou-se saber qual a opinião dos alunos face à escola e à disciplina de Matemática, o número de retenções, o nível de desempenho com que terminaram na disciplina de Matemática no sétimo ano e quais os seus objetivos para este ano letivo.

Quando se perguntou aos alunos se gostavam de andar na escola, vinte e dois alunos (88%) responderam afirmativamente, mas três alunos (12%) dizem que não gostam da escola. Dos que responderam afirmativamente, as justificações são de natureza diversas: porque é um lugar de aprendizagem e preparação para o futuro, onde podem conviver, fazer novas amizades, algumas disciplinas despertam interesse e curiosidade podendo ocupar o seu tempo de forma agradável. Enquanto que três alunos (12%) não gostam da escola, referindo o seguinte: “porque é uma seca e só gosto de algumas aulas” (aluno J), “porque é uma seca” (aluno I), “porque se está muito tempo dentro da sala das aulas” (aluno Y).

83 48%

24% 28%

Nível 3 Nível 4 Nível 5

Nível pretendido para este ano letivo a Matemática

No que diz respeito às retenções escolares dos alunos da turma, vinte e um alunos nunca ficaram retidos, três alunos já passaram por uma retenção e um aluno já esteve retido por duas vezes ao longo do seu percurso escolar.

No que refere ao gosto dos alunos pela disciplina de Matemática, dois estudantes afirmam não gostar “porque é difícil” (aluno Y) e “porque percebo pouco” (aluno F). Contudo, a maior parte dos alunos (92%) responde que gosta da disciplina, apresentando várias razões, de que se destaca o seguinte: porque é útil para o dia-a-dia e para o futuro, porque gostam de números, é uma disciplina divertida, interessante, prática e porque sempre foram bons alunos a Matemática.

Os alunos foram também questionados sobre o nível de desempenho que obtiveram no final do ano letivo transato na disciplina de Matemática, assim como, qual o nível que pretendem alcançar no final deste ano letivo. As respostas obtidas estão representadas nos gráficos 3.1 e 3.2.

Gráfico 3.1 – Respostas dos alunos às questões 1.4 e 1.5 (Questionário I)

Gráfico 3.2 – Respostas dos alunos às questões 1.4 e 1.5 (Questionário I)

Ao analisar os gráficos 3.1 e 3.2, observamos que três alunos (12%) terminaram o ano letivo transato com nível dois e que, para este ano letivo, todos os alunos pretendem tirar níveis superiores a dois. É de salientar que a percentagem de alunos que pretendem terminar o ano letivo com nível quatro e nível cinco a Matemática aumentou, o que significa que esses alunos têm a expectativa de melhorar a sua nota na disciplina de Matemática o que, aliás, também se verifica com os alunos que obtiveram nível dois no ano anterior.

Para além das informações anteriores, interessava conhecer mais profundamente o que os alunos pensavam e sentiam sobre a disciplina de Matemática e como a perspetivavam na

12%

48%

16%

24%

Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5

Nível obtido no ano letivo transato a Matemática

84 sua formação pessoal. Deste modo, a segunda parte do questionário foi construída por forma a recolhermos dados que dessem informação que sustentasse as decisões que pretendíamos tomar sobre a nossa prática.

As respostas dos alunos à questão “O que pensas da disciplina de Matemática?” foram tratadas e os dados estão apresentados no gráfico 3.3.

Gráfico 3.3 – Distribuição das respostas dos alunos sobre o que pensam da Matemática

O gráfico 3.3 apresenta as respostas dos alunos à questão “O que pensas da disciplina de Matemática?”, onde teriam que selecionar três opções. Observamos que dezoito alunos (72%) consideram a disciplina de Matemática muito importante para o futuro e quinze alunos (60%) referem-na como sendo útil para a vida e ainda nove alunos (36%) são da opinião que Matemática é uma disciplina que ajuda a desenvolver o raciocínio. Contudo, apenas sete alunos (28%) têm consciência de que é uma disciplina que exige muito trabalho e, dois alunos (8%), são da opinião que a disciplina de Matemática é igual a todas as outras disciplinas.

No que diz respeito ao que os alunos sentem em relação à disciplina de Matemática, as respostas dos alunos distribuem-se, tal como é apresentado no gráfico 3.4.

8% 24% 72% 20% 28% 24% 36% 12% 16% 60%

É uma disciplina como as outras É uma disciplina onde se aprende a resolver problemas É uma disciplina importante para o futuro É uma disciplina difícil É uma disciplina que exige muito trabalho É uma disciplina que requer muito esforço mental É uma disciplina que ajuda a desenvolver o raciocínio É uma disciplina onde se aprende a fazer cálculos É uma disciplina que ajuda a pensar É uma disciplina muito útil para a vida

85 Gráfico 3.4 – Distribuição das respostas dos alunos sobre o sentimento deles face à Matemática

Ao analisarmos o gráfico 3.4 destacam-se as respostas de entusiasmado, empenhado e interessado, como sendo aquelas com as quais os alunos se identificam mais. Importa referir que os alunos tinham que escolher três opções (Anexo II). Há onze alunos (44%) que referem o sentir-se com muitas dificuldades, contudo existem vinte e um alunos (84%) que afirmam sentir-se interessados e dezoito (72%) empenhados, apenas um aluno (4%) se considera desistente perante a disciplina de Matemática.

Um outro aspeto que interessava conhecer tem a ver com o tempo que os alunos dedicam ao estudo e como se preparam, sobretudo, quando está prevista a realização de um teste de avaliação escrita. Assim, na primeira pergunta foram colocadas quatro alternativas e as respostas dos alunos estão apresentadas no gráfico 3.5.

Gráfico 3.5 – Distribuição das respostas dos alunos sobre o tempo de estudo

Observamos que dezassete alunos (68%), só estudam para a disciplina de Matemática na semana anterior ao teste. Contudo, três alunos (12%) estudam diariamente assuntos

84% 72% 8% 16% 44% 4% 48% 0% 24% 0% Interessado Empenhado Pouco Interessado Pouco empenhado Com muitas dificuldades Desistente da disciplina Entusiasmado Aborrecido Ansioso Apático

Sentimento face à disciplina de Matemática

16%

68% 12%

4%

Estudo só na véspera dos testes Durante a semana anterior ao teste Estudo diariamente para adisciplina Nunca estudo Matemática

86 relacionados com a disciplina de Matemática, mas um aluno (4%) nunca estuda esta disciplina.

No que diz respeito aos momentos previstos para a realização de testes e ao modo como os alunos se preparam nestas alturas específicas, foi apresentado um leque de alternativas no questionário onde os alunos tinham que selecionar três opções, estando a distribuição das respostas evidenciadas no gráfico 3.6.

Gráfico 3.6 – Distribuição das respostas dos alunos sobre os testes e sua preparação

Maioritariamente, dezanove alunos (76%) reveem os conteúdos registados no caderno diário, enquanto que catorze alunos (56%) voltam a rever os exercícios apresentados no manual, o que revela a importância destes recursos e o cuidado a colocar na organização do caderno diário. Onze alunos (44%) destacam, ainda, como estratégia de preparação para o teste de avaliação escrita a resolução de exercícios que foram realizados nas aulas, e oito alunos (32%) a revisão dos conceitos abordados. Saliente-se que dos vinte e cinco alunos, seis (24%), de um modo autónomo, pesquisam exercícios na internet para os resolver e apenas dois respondem que não precisam de se preparar nestes momentos específicos. Com o propósito de compreender o que os alunos pensam sobre como melhorar as suas aprendizagens na disciplina de Matemática foi colocada uma questão com várias

76% 56% 24% 8% 32% 12% 24% 24% 0% 44%

Revejo os conteúdos do caderno diário Revejo os conteúdos e os exercícios do manual Resolvo exercícios de outros manuais Não preciso de me preparar Estudo os conceitos que foram trabalhados na aula Procuro ajuda de um explicador Resolvo problemas que pesquiso na internet Peço ajuda à minha família (pais, irmãos, outros) Trabalho nas aulas e, por isso, não preciso de me preparar Resolvo exercícios que foram realizados nas aulas

Preparação para os momentos de avaliação na disciplina de Matemática

87 alternativas; o que os alunos consideram como sendo relevante na melhoria das suas aprendizagens é apresentado no gráfico 3.7.

Gráfico 3.7 – Distribuição das respostas sobre fatores de melhoria das aprendizagens

Nesta questão os alunos tinham que selecionar três alternativas das apresentadas e, observando o gráfico 3.7 verifica-se que dezassete alunos (68%) considera que o modo como o professor ensina é o que mais contribui para a melhoria das suas aprendizagens. No entanto, dezasseis alunos (64%) também consideram que estar atento nas aulas e o seu esforço em aprender são aspetos fundamentais para a melhoria das aprendizagens e, neste sentido, dos resultados escolares. Refira-se que a maioria dos alunos está ciente que a sua postura em sala de aula é importante para o seu bom desempenho escolar.

Considerando que se pretendíamos analisar e refletir sobre as potencialidades e os constrangimentos na implementação do desenho de avaliação que delineamos, os alunos foram questionados sobre os instrumentos de avaliação que habitualmente são utilizados na disciplina de Matemática. No gráfico 3.8 são apresentadas as respostas dos alunos.

4% 12% 68% 64% 32% 64% 20% 20% 16% O manual adotado Usar diversos materiais didáticos nas aulas O método de ensino do professor O esforço do aluno para aprender Gostar da disciplina Estar atento nas aulas O professor explicar bem os assuntos Pedir apoio ao professor quando não se percebe um assunto Fazer os exercícios durante as aulas

88 Gráfico 3.8 – Distribuição das respostas sobre os instrumentos de avaliação usados na disciplina de

Matemática

Todos os alunos indicam os testes de avaliação escrita como os instrumentos mais frequentemente utilizados na disciplina de Matemática. As tarefas individuais escritas são também instrumentos de avaliação que os vinte e quatro alunos (96%) realizam em geral nesta disciplina. Apenas um aluno (4%) já realizou testes orais na disciplina de Matemática. Certamente que estas respostas se prendem com a experiência dos alunos nos anos anteriores e, se assim for, parece que nunca tiveram a oportunidade de realizar um teste formativo online, um portefólio ou um trabalho de pesquisa. Todavia, podem já ter tido a oportunidade de realizar estes instrumentos, mas não os encararam como elementos que contribuíam para a sua avaliação.

No início do segundo período letivo, um dos alunos com NEE foi transferido para outra escola, por não ter conseguido adaptar-se e, entretanto, a turma recebeu um novo aluno proveniente de uma outra escola. Este aluno já teria manifestado interesse em frequentar esta escola, contudo não foi possível a sua matrícula devido ao número de alunos da turma já ser considerável, atendendo às caraterísticas dos mesmos. O novo aluno (A1), no final do primeiro período apresentava oito disciplinas com nível negativo, incluindo a disciplina de Matemática. Refira-se que este aluno facilmente se adaptou à turma e quando informado sobre a construção do portefólio e a realização de testes formativos online mostrou-se recetivo e, até de certa forma, entusiasmado com este projeto.