• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2: ANÚNCIOS COMERCIAIS QUALIDADE VISUAL DO AMBIENTE E LEGIBILIDADE

2.4 CONCLUSÃO

Neste capítulo são apresentados argumentos, relacionados à avaliação da qualidade visual de centros de comércio, bem como do grau de legibilidade das mensagens transmitidas por anúncios comerciais, os quais fundamentam a definição das variáveis, bem como a formulação das hipóteses. São apresentadas 10 hipóteses relativas à qualidade visual das cenas e 4 relacionadas ao grau de legibilidade das mensagens, bem como aspectos relacionados a essas.

a) Hipóteses relacionadas à qualidade visual do ambiente urbano

Hipótese 1: há divergências entre as percepções estéticas dos grupos de usuários quanto à avaliação da qualidade visual das cenas.

Na hipótese 1 investigam-se os seguintes aspectos: (a) o grau de divergência e de similaridade entre os distintos grupos quanto as suas percepções estéticas relativas às cenas, (b) o nível de agradabilidade dos distintos grupos com as cenas e (c) as características físicas dos anúncios comerciais e das construções, que influenciam as percepções estéticas dos grupos de usuários, sendo ressaltado as divergências e as similaridades entre tais grupos.

Hipótese 2: quanto maior a incompatibilidade formal entre os anúncios comerciais e as construções, menos a cena é percebida como ordenada.

Hipótese 3: quanto maior a incompatibilidade formal entre os anúncios comerciais e as construções, menos a cena é percebida como agradável.

Relacionados com as hipóteses 2 e 3, pretende identificar quais aspectos físicos do ambiente influenciam a percepção de haver maior quantidade de prédios, cuja aparência é prejudicada por anúncios comerciais, segundo a avaliação do observador

Hipótese 4: quanto maior o número de anúncios comerciais com características formais variadas, menos a cena é percebida como ordenada.

Hipótese 5: quanto maior o número de anúncios comerciais com características formais variadas, menos a cena é percebida como agradável.

Considerando as hipóteses 4 e 5, pretende-se analisar os seguintes aspectos: (a) se o que realmente influencia a percepção da cena como menos ordenada é principalmente o número de anúncios ou então a área que esses cobrem das fachadas, (b) se a percepção de grande parte dos respondentes quanto ao grau de variação das características dos anúncios comerciais corresponde à classificação atribuída as cenas no item 3.4.1.1 do capítulo 3, bem como (c) quais características dos anúncios provocam a alta variação entre esses e, conseqüentemente, o decréscimo da ordem e da qualidade visual das cenas.

Hipótese 6: cena com moderada complexidade, quanto às características físicas das construções, e baixa complexidade, quanto às características físicas dos anúncios comerciais, tende a ser avaliada positivamente pela maioria dos indivíduos.

Hipótese 7: cenas com alta complexidade, quanto às características físicas das construções e/ou dos anúncios comerciais, tendem a ter a aparência avaliada negativamente pela maioria dos indivíduos.

Relacionados as hipóteses 6 e 7, analisam-se os seguintes aspectos: (a) as divergências que possa haver entre os graus de complexidade atribuídos pelo pesquisador e pelos indivíduos às cenas urbanas, (b) se os atributos formais mencionados, pelos observadores, como causas da alta complexidade são associados à percepção negativa da cena e (c) se os mencionados como causas da moderada e da baixa complexidade são associados à percepção positiva da cena. Inerente a hipótese 7, outro aspecto analisado refere às divergências que possam existir entre as avaliações de cenas caracterizadas por alta complexidade, quanto às edificações e aos anúncios comerciais, e cenas caracterizadas por alta complexidade, quanto aos anúncios comerciais, e baixa, quanto às construções. Hipótese 8: fachadas fragmentadas, em razão de distinções cromáticas e de anúncios comerciais, tendem a reduzir a agradabilidade com a cena.

Quanto à hipótese 8, um aspecto investigado é quais as razões que tornam a aparência de prédios com fachadas fragmentadas por cores e por anúncios comerciais prejudicial à qualidade visual do ambiente.

Hipótese 9: anúncios comerciais muito próximos, que impliquem em coberturas de grandes áreas das fachadas, tendem a reduzir a agradabilidade com a cena.

Um aspecto analisado na hipótese 9 é se as cenas com maior percentagem das fachadas cobertas por anúncios comerciais coincidem com as indicadas pelo maior número de respondentes como contendo maior concentração desses elementos.

Hipótese 10: a incompatibilidade formal entre os anúncios comerciais e os prédios de interesse histórico e cultural, tende a reduzir a agradabilidade com a cena.

Na hipótese 10 são analisados dois aspectos: se a percepção dos respondentes quanto à aparência dos prédios históricos estar sendo prejudicada por anúncios comerciais corresponde à percentagem real desse tipo de situação, bem como ao grau de incompatibilidade formal existente em cada cena.

b) Hipóteses relacionadas à legibilidade dos anúncios comerciais no ambiente urbano

Hipótese 11: existem percepções aproximadas entre arquitetos e urbanistas, publicitários, comerciantes e consumidores quanto ao grau de legibilidade dos anúncios comerciais.

Nessa hipótese dois aspectos são analisados: (a) quais os grupos que possuem percepções mais aproximadas e mais divergentes quanto à legibilidade dos anúncios comerciais, bem como (b) quais os que indicam ser mais alta e mais baixa a legibilidade. Hipótese 12: os fatores que influenciam o grau de legibilidade dos anúncios comerciais são similares entre arquitetos e urbanistas, publicitários, comerciantes e consumidores.

Nesta hipótese também se identifica (a) os grupos, cujas percepções, dos fatores que interferem na legibilidade dos anúncios comerciais, tendem a serem similares, bem como (b) quais os principais fatores prejudicam a legibilidade.

Hipótese 13: quanto maior a ordem visual nos centros de comércio, maior será o grau de legibilidade atribuído pelos usuários aos anúncios comerciais.

Três aspectos analisados na hipótese 13 são: (a) quais cenas são indicadas como de menor e de maior legibilidade dos anúncios comerciais, (b) quais as características dessas que, segundo o descrito no item 2.3 do capítulo 2, influenciam a percepção de legibilidade, e (b) se há uma correspondência entre a cena avaliada como de maior ordem visual e a de maior legibilidade pelo maior número de respondentes.

Hipótese 14: usuários que avaliam o grau de legibilidade das mensagens dos anúncios comerciais como difícil e muito difícil, tendem a perceber um alto número de anúncios com características físicas variadas.

Na hipótese 14 dois aspectos investigados são: (a) se a cena avaliada como de menor legibilidade dos anúncios comerciais corresponde a percebida pelo maior número de respondentes como contendo um alto número de anúncios comerciais e (b) uma alta variação das características físicas desses.

Por conseguinte, no próximo capítulo passa-se à apresentação dos procedimentos metodológicos utilizados ao alcance dos objetivos proposto. São descritos aspectos relativos à seleção do objeto de estudo, aos métodos de coleta e análise de dados, à seleção das amostras, bem como aos fatores relativos ao trabalho de campo. Com isso, pretende-se esclarecer como são operacionalizadas as variáveis e testadas as hipóteses, de modo que fique claro a objetividade e a cientificidade da metodologia adotada.