• Nenhum resultado encontrado

O mercado vem permanentemente sofrendo mudanças, os consumidores mudam seus hábitos, a sociedade e seus paradigmas estão se modificando, e a tecnologia é

responsável por acelerar cada vez mais esse processo. Ante esse cenário as empresas precisam se modificar e reinventar, as indústrias precisam ser cada vez mais eficientes para que suas marcas sejam fortes e diferenciadas, o varejista necessita entregar um pacote de valor que seja percebido como diferente para se destacar. Para isso é necessário entender esses novos hábitos e percepções, é preciso estar mais próximo do cliente para entregar valor e captar valor em troca. Assim surge o trade marketing e shopper marketing.

Shopper marketing é uma área pouco conhecida no Brasil, porém é um dos segmentos com elevada tendência de crescimento. Nos países desenvolvidos, indústrias como Coca-Cola, Unilever, Kimberly Klarck, buscam estudar o shopper e seu

comportamento e desenvolvem programas colaborativos com os varejos para fortalecerem suas marcas e captar valor do shopper. No mercado local, existem ainda muitas empresas que trabalham o marketing de massa e com foco no preço, o que não é mais suficiente, pois o cliente quer mais. Além disso, as relações de mercado se tornam cada vez mais complexas, varejistas e indústrias possuem interesses diferentes, mas ao mesmo tempo necessitam um do outro para melhor se desenvolver. Não restam dúvidas de que o shopper marketing irá se expandir mais e mais nos próximos anos e se consolidar como ferramenta essencial para desenvolvimento das marcas e empresas.

A pergunta que norteou este trabalho foi: qual a influência das ações de shopper marketing na decisão de compra do shopper? Com o objetivo de respondê-la, buscou-se investigar como as ações de shoppper marketing influenciam o comportamento de compra do shopper no ponto de venda. Pelo resultado obtido na pesquisa, pode-se inferir que, no mercado local, foi possível entender o shopper, o que ele pensa e como se comporta, possibilitando medir seu engajamento com uma ação de shopper marketing. Ao verificar o perfil do shopper da loja em que ocorreu a pesquisa, bem como suas missões de compra, é possível tanto para o varejista como para as indústrias, traçar estratégias que se adequam mais a esse tipo de cliente e melhor trabalhar os pontos de contatos na jornada de compra.

Quanto à ferramenta de shopper marketing aplicada, verificou-se que o shopper é afetado por estímulos visuais, principalmente aqueles que já estavam pré-dispostos a

comprar produtos da categoria. Assim, percebe-se a oportunidade que varejistas e industriais têm para desenvolver suas marcas e trabalhar o engajamento com o shopper, estabelecendo um relacionamento duradouro e captando valor do mesmo. Os varejistas precisam entender as missões de compra do shopper quando o mesmo se desloca para a loja, assim terão mais possibilidades de entregar ao cliente o que este necessita, criando-se assim, uma vantagem competitiva.

Para a pesquisa em questão, por ser realizada em curto prazo, o estudo do perfil do shopper ocorreu em paralelo com a utilização da ferramenta de shopper marketing, porém o ideal para as práticas no mercado seria fazer um estudo aprofundado do shopper e posteriormente desenvolver um programa de shopper marketing colaborativo e a partir disso medir sua eficiência.

Assim, fica evidente a importância de desenvolver pesquisas orientadas para o shopper, entender seu perfil e sua jornada de compra para então desenvolver estratégias para captação de valor. Confirma-se ainda a necessidade de colaboração entre indústria e varejo, pois sem a colaboração do varejo para disponibilizar informações de vendas seria muito difícil medir quão eficiente é uma ação de shopper marketing. Para a realização deste estudo foi fundamental a participação do varejista, pois, apenas com a informação do shopper, por meio da pesquisa, não seria possível mensurar o real impacto da ferramenta, a pesquisa indicaria baixo impacto, porém ao verificar os históricos de vendas percebe-se o real impacto no comportamento de compra do shopper.

Assim, com todo esse cenário é possível afirmar que em breve será visto a consolidação do shopper marketing como atividade permanente do marketing das empresas.

AMUI, Adriano Maluf; GOMES, Julio. Shopper Marketing: tendências e expectativas. Disponível em: < http://www.inventrade.com.br/invent.docs/artigo-espm-shoppermkt- aa.pdf> Acesso em: 11/05/2013.

ALVAREZ, Francisco. Trade Marketing: a conquista do consumidor no ponto de venda. São Paulo: Saraiva, 2008.

ARBACHE, Fernando Saba; SANTOS, Almir Garnier; MONTENEGRO, Christophe; SALLES, Waldemir Ferreira. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

BUELL, Victor P.; HEYEL, Carl. Handbook of Modern Marketing. Nova York: McGraw-Hill, 1970.

BUHAMRA, Cláudia. Gestão de marketing de varejo: conceitos, orientações e práticas. São Paulo: Atlas, 2012.

BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. São Paulo: Atlas, 2005.

DAVIES, Gary. Trade marketing strategy. Londres: Paul Champman, 1993.

D’ANDREIA, Rafael; CÔNSOLI, Matheus Alberto; GUISSONI, Leadro Angotti. Shopper

Marketing: A nova estratégia integrada para a conquista do cliente no ponto de venda. São

Paulo: Atlas, 2011.

DELOITTE. Delivering the Promise of Shopper Marketing: Mastering Execution for Competitive Advantage, 2008. Disponível em:

<http://www.gmaonline.org/downloads/research-and-reports/GMA- Deloitte_ShopperMktReport_FINAL.pdf > . Acesso em: 11/05/2013.

__________. Shopper marketing: providing a 360º view of your shoppers and consumers

2009. Disponível em: <http://www.deloitte.com/assets/Dcom-

UnitedKingdom/Local%20Assets/Documents/Industries/Consumer%20Business/WICM/UK _CB_ShopperMarketing.pdf> . Acesso em: 11/05/2013

GMA SALES COMITEE. Shopper Marketing 3.0: unleashing the next wave of value, 2009. Disponível em: < http://www.booz.com/media/file/GMA SALES

COMITEE_Shopper_Marketing.pdf> Acesso em: 20/04/2013.

_____________________. Shopper Marketing 4.0: Building scalable playbooks that drive results 2010. Disponível em: <http://www.booz.com/media/file/BoozCo_GMA SALES COMITEE_Shopper_Marketing_4.0-2.pdf> Acesso em: 20/04/2013.

_____________________. Shopper Marketing 5.0: creating value with shopper solutions,2011. Disponível em: <http://www.booz.com/media/file/BoozCo-Shopper- Marketing-5.0.pdf> Acesso em: 20/04/2013.

IN-STORE MARKETING INSTITUTE. Shopper Marketing Best Practices: a collaborative model for retailers and manufactures, 2010. Disponível em:

<http://www.mars-philter.ca/wp-content/uploads/2011/03/RetailCommission_executive- report-2010.pdf> Acesso em: 04/05/2013.

IPO (Instituto pesquisas de opinião) Disponível em :

<http://www.ipo.inf.br/index.php/tecnicas_pesquisa.html> Acesso em: 10/11/2013

KOTLER, Philip. A Generic Concept of Marketing. Journal of Marketing. V. 36. p. 46- 54, 1972.

KOTLER, Philip; GARY, Armstrong. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KRIEG, Peter; MALOY, Jeff. Shopper insights: the state of the science. Disponível em: <http://www.copernicusmarketing.com/assets/187/State-of-science-shopper-insights.pdf>. Acesso em: 04/05/2013

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios e casos. São Paulo: Atlas, 2001.

MARCONI, Mariana de Andrade; LAKARTOS, Eva Maria. Fundamentos de

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing: metodologia e planejamento. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MOTTA, Rodrigo; SANTOS, Neusa; SERRALVA, Francisco. Trade Marketing: teoria e prática para gerenciar os canais de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 6ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

NIELSEN, Shopper Path to Purchase: The three biggest decisions you can influence, 2011. Disponível em: <

http://consumer360.nielsen.com/content/dam/c360/canada/Shopper%20Path%20to%20Purc hase%20-%20Three%20Biggest%20Decisions%20You%20Can%20Influence.pdf> Acesso em: 12/05/2013

SANTESMASES, M. Marketing: conceptos y estratégias. 4ª. ed. Madrid: Pirámide, 1999.

SHOPPER MARKETING INSTITUTE. Retail and shopper insights. Disponível em: <http://www.shoppermarketinGMA Sales

Comiteeg.com/pdf/Retail_and_Shopper_Insights_Guide.pdf> Acesso em: 12/05/2013

SORENSEN, H. Inside the Mind of the Shopper: the Science of Retailing. Nova Jersey: Wharton School Publishing, 2009.

SYMPHONYIRI GROUP, Shopper Marketing: Every Decision Begins & Ends with the Shopper, 2012. Disponível em: < http://www.foodinstitute.com/iri/T&TMay2012.pdf>. Acesso em: 04/05/2013.

UNILVER, Trip Management: The next big thing, 2005. Disponível em:

http://www.unilever.us/Images/Unilever_Trip%20Management_tcm23-14100.pdf>. Acesso em: 12/05/2013

VERGARA, Sylvia Constant. Projeto e relatórios de pesquisa em administração. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

WALTERS, D. e WHITE, D. Retail Marketing Management. Londres: Macmillan Press, 1987.

APENDICE A - ILHA DE PRODUTOS DE LIMPEZA – VISÃO FRONTAL

APÊNDICE B - ILHA DE PRODUTOS DE LIMPEZA – VISÃO LATERAL.

APENDICE C - ILHA DE PRODUTOS DE LIMPEZA – VISÃO TRASEIRA Fonte: elabora do pela autora APÊ NDI CE D FOR MUL ÁRI O DE ENT REVI STAS

Dados do respondente

Este questionário é parte integrante do trabalho de monografia do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará, cujo tema principal é sobre compras em supermercado. As informações serão

analisadas em conjunto e os dados de todos os participantes serão preservados, de forma que venham a servir apenas para a pesquisa acadêmica ou para confirmação das respostas.

Nome: Telefone: E-mail:

Por favor, responda o questionário com sinceridade. Agradeço desde já a sua contribuição.

1) Sexo: F ( ) M ( )

2) Qual dessas faixas de idade se aproxima mais da sua?

( ) 18-24 ( ) 25- 31 ( ) 32- 37 ( ) 38-42 ( ) 43-47 ( ) + 47 3) Ocupação ___________________________________

4) Qual desses valores se aproxima mais da sua renda familiar ? ( ) Até R$ 1000

( ) Entre R$ 1000 e R$ 3000 ( ) Entre R$ 3000 e R$ 5000 ( ) Acima de R$ 5000

5) Qual dessas três razões que vou lhe dizer representa o motivo da sua vinda ao supermercado ?

( ) Compras para o mês

( ) Compras para a semana (reposição)

( ) Compras eventuais (para um momento, jantar)

5.1) Pensando nestes três motivos de compra no supermercado. Como você avaliaria cada tipo de visita (LER AS ALTERNATIVAS)

Cansativo Prazeroso Indiferente

Abastecimento 1 2 3

Reposição 1 2 3

Eventual 1 2 3

6) Você costuma frequentar sempre o mesma supermercado? (Se não, passar para questão 8)

( ) Sim ( ) Não

( ) Apenas uma vez ( ) 2 ou 3 vezes ( ) 4 ou 5 vezes

( )

Mais de 5 vezes 8) Você costuma planejar sua compras? (Se NÃO, pular para 13)

( ) Sim ( ) Não

9) Você faz lista de compras? (Se NÃO, pular para 11)

( ) Sim ( ) Não

10) Suas listas de compra é:

( ) escrita, feita em casa? ( ) apenas uma lista mental do que vai comprar?

11) Hoje, você comprou exatamente o planejado? (Se SIM, pular para a 13)

( ) Sim ( ) Não

12) O que lhe motivou a comprar outros produtos?

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________

13) Temos aqui uma série de fatores que as pessoas consideram ao frequentar um supermercado (falar os fatores). Considerando estes fatores, qual o mais importante para você? E o segundo? (Assim por diante até completar a ordem de preferência do entrevistado)

( ) Sortimento de produtos ( ) Propagando do supermercado TV/Rádio ( ) Preço ( ) Ofertas/Promoções do supermercado

( ) Proximidade de casa ( ) O Ambiente da loja (Espaço, música, clima) ( ) Outros:______________________

14) Pensando na visita de hoje, o que você diria que lhe motivou a vir aqui? ( ) Propaganda Televisiva ( ) Propaganda na Internet

( ) Ouviu falar que é bom ( ) Outdoors/Busdoors ( ) Opinião de amigos/família ( ) Sempre Venho aqui ( ) Proximidade de casa ( ) Outros:_______________ 15) No ponto de venda, o que mais atrai sua atenção para o produto?

( ) Estar visível na prateleira ( ) Ter cartaz indicando o produto ( ) Amostra Grátis ou degustação ( ) Anúncio nas TVs do PDV ( ) Ganhar brinde na compra ( ) Sorteio de Prêmios ao comprar ( ) Estar próximo do caixa ( ) Anúncio do Locutor da loja ( ) Exposição em display ( ) Anúncio no encarte da loja ( ) Outros:___________________ ( ) Nenhum

16) Você comprou produtos de limpeza? (Se não, passar para 20) ( ) Sim ( ) Não

18) Quando decidiu comprar o produto?

( ) Em casa ( ) No supermercado

19) Você viu estes produtos expostos de forma diferenciadas em outro local, que não o espaço padrão nas prateleiras do supermercado? (Se não, fim da pesquisa, se sim 21)

( ) Sim ( ) Não

20) Você percebeu o espaço diferenciado na exposição de produtos de limpeza dentro da loja? (Se não, fim da pesquisa, se sim 22)

( ) Sim ( ) Não

21) Nos itens abaixo como você avalia cada afirmativa: CT CP I DP DT O espaço diferenciado facilita a minha compra de

produtos de limpeza.

Eu sinto que ganho tempo com uma exposição de vários itens de limpeza em um só local.

A exposição conjugada me ajudou a lembrar de levar outros itens que eu precisava

Não gosto da exposição de produtos conjugados, prefiro escolher o produto na prateleira padrão

A exposição conjugada me ajudou a levar itens que não tinha planejado

22) O que mais chamou a sua atenção no espaço diferenciado de produtos de limpeza? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________

Documentos relacionados