• Nenhum resultado encontrado

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

5.1. Conclusões

Este estudo foi realizado num distribuidor e varejista de produtos de impermeabilização para o segmento de construção civil. A empresa em questão caracteriza-se por ser uma empresa de médio porte, tanto em recursos humanos como em faturamento bruto. Por esse segmento apresentar uma concorrência muito acirrada e com preços baixos quanto aos produtos oferecidos no mercado, faz-se necessário que as empresas formem cadeias de suprimentos com fornecedores estratégicos que possuam produtos de alta qualidade e desempenho a custos baixos, mas que o relacionamento e os níveis de serviços desses fornecedores sejam mantidos ao longo do tempo para gerarem uma vantagem competitiva com relação à cadeia de suprimentos dos distribuidores e varejistas.

Assim um ponto crucial para as médias empresas distribuidoras e varejistas é o processo de seleção de fornecedores para a cadeia de suprimentos dessas empresas, ou seja, como selecionar os melhores parceiros comerciais diante de um mercado de fornecedores que surgem todos os dias, que garantam que os parceiros selecionados são as melhores escolhas dentro de um conjunto de diversos fornecedores concorrentes. Este trabalho visa primeiramente propor um modelo de seleção de fornecedores, por meio de uma análise de diversos critérios, a fim de selecionar um fornecedor que mais se adapta aos padrões exigidos pela empresa. Este trabalho realizou, pois, uma simulação da seleção de um novo fornecedor para o grupo de fornecedores estratégicos de um distribuidor/varejista que atua em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Outro ponto muito importante que este trabalho considerou foi quanto à avaliação dos fornecedores, isso porque muitas empresas pequenas e médias desse segmento, além de não conseguirem analisar todas as variáveis para a seleção do fornecedor para sua cadeia de suprimentos, também não sabem avaliar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos seus fornecedores ao longo do tempo. Sendo assim este estudo também propôs um modelo de avaliação dos fornecedores por meio da ponderação dos critérios e indicadores de desempenho para que a empresa consiga monitorar o desempenho dos fornecedores ao longo do tempo e garantir que os produtos e serviços oferecidos pelos parceiros não fique abaixo do resultado de

58 sua avaliação no processo de seleção de fornecedores, nem abaixo do nível de serviço especificado pela empresa.

A partir da aplicação do modelo de seleção de fornecedores proposto, ficou evidente a importância da ferramenta para a seleção de fornecedores, pois agora a decisão do decisor não mais estaria baseada em análises subjetivas, mas sim no atendimento a critérios preestabelecidos, que após a análise irão gerar um ranking dos fornecedores do grupo A e a classificação do novo fornecedor. Com isso, a decisão de aprovação do fornecedor será mais criteriosa, o que irá gerar maior segurança na seleção, além de gerar indicadores iniciais de desempenho desse fornecedor para a empresa.

O modelo de seleção de fornecedores apresentou uma solução de fácil entendimento para o decisor da empresa, assim como uma visualização do posicionamento do novo fornecedor com relação aos demais parceiros já estabelecidos na empresa analisada.

A ferramenta de seleção de fornecedores além de apoiar o processo de decisão de selecionar ou não um fornecedor, já contribui para identificar quais fornecedores estão abaixo do padrão desejado de serviço oferecido. Com isso a empresa pode já no processo de seleção realizar um processo, ainda que de forma simplificada, de avaliação dos fornecedores com base no ranking de seleção de fornecedores.

Já o modelo de avaliação de fornecedores consistiu na análise de sete critérios definidos pelo decisor. Todos seriam avaliados por algum indicador de desempenho medido ao longo de um período de tempo. Para nossa simulação, foi utilizado um tempo de doze meses. A ferramenta mostrou-se muito eficiente, pois, além de realizar uma ordenação dos fornecedores de acordo com seu desempenho geral entre os fornecedores analisados e de fácil entendimento para o decisor, apresentou alguns pontos interessantes entre a análise feita pelo processo de seleção de fornecedores e a avaliação de desempenho dos fornecedores. Primeiro, ficou evidente que o fornecedor selecionado no modelo de seleção apresentou um desempenho ao longo do período analisado similar ao definido no processo de seleção de fornecedores, o que demonstra a eficiência do modelo de seleção de fornecedores. Segundo, o modelo de avaliação de fornecedores demonstrou ser uma importante ferramenta para a empresa, pois foi possível evidenciar casos de fornecedores que, embora tivessem um bom posicionamento no processo de seleção de fornecedores, no modelo de avaliação de desempenho demonstraram que estavam bem abaixo do nível de serviço inicialmente oferecido à empresa e, em outros casos, fornecedores que ofereceram níveis de serviço razoáveis no processo de seleção de fornecedores, na análise de desempenho demonstraram ter elevado o seu nível de serviço para com a empresa.

59 O modelo de avaliação de fornecedores, foi muito apreciado pela forma simples e direta análise dos fornecedores, com base nos indicadores de desempenho que a empresa já coletava mas não eram utilizados para nenhuma forma de análise, apresentando pontos onde os fornecedores deveriam se concentrar para melhor seus serviços, assim como, quais os fornecedores mantém ou melhoraram seus níveis de desempenho ao longo do tempo. Para um melhor acompanhamento do desempenho dos fornecedores foi sugerido a empresa realiza-lo a cada trimestre, dessa forma a empresa poderá realizar ajuste na qualidade de seus produtos fornecidos e serviços prestados a seus clientes. Com base nos resultados do modelo de avaliação aplicado foi constatado que dos 20 (vinte) fornecedores avaliados apenas 7 (sete), ou seja, 35% (trinta e cinco por cento) estão dentro no nível de serviço definido para a classe de produtos analisada, os 13 (treze) fornecedores que não atenderam ao nível de serviço, ou seja, 65% (sessenta e cinco por cento) do número total de avaliados, para esses fornecedores serão encaminhados o feedback dos resultados e solicitado plano de melhoria para os pontos que apresentaram desempenho abaixo do esperado.

Documentos relacionados