• Nenhum resultado encontrado

Modelo de seleção e avaliação de fornecedores aplicado na empresa

3. ESTUDO DE CASO

3.2. Modelo de seleção e avaliação de fornecedores aplicado na empresa

Antes de iniciar a abordagem do modelo proposto para a seleção e a avaliação de fornecedores, é importante observar o modelo aplicado atualmente na empresa.

O modelo atual utilizado é dividido em dois processos distintos: seleção dos novos fornecedores e produtos e avaliação dos fornecedores, conforme Figura 3.1.

Figura 3.1: Modelo de seleção e avaliação dos fornecedores aplicado atualmente Fonte: esta pesquisa

O processo de seleção de novos fornecedores consiste num conjunto de atividades para buscar no mercado novas fontes de fornecimento de produtos em impermeabilização, que agreguem mais valor para a empresa e gerem vantagem competitiva para a empresa em estudo. Esse processo tem como objetivo atender a uma necessidade específica do mercado ou ampliar as alternativas de fontes de fornecimento para mitigar o risco de dependência da empresa a um fornecedor específico.

O processo de avaliação dos fornecedores consiste em um conjunto de atividades para avaliar periodicamente as fontes de fornecimento da empresa, por meio de critérios estabelecidos e que sejam de fácil mensuração e controle. O objetivo desse processo é avaliar o desempenho dos fornecedores com base em critérios de desempenho, tais como: competitividade no mercado e custo final, a fim de se proporem melhorias no nível de serviço oferecido pelos fornecedores à empresa e no aumento da qualidade dos produtos oferecidos ao mercado.

33

3.2.1. Processo de seleção de novos produtos e fornecedores

A empresa na qual foi realizado o estudo não apresenta um modelo sistemático e estruturado para a seleção de novos fornecedores ou de avaliação dos fornecedores. Em decorrência disso o risco de parcerias não aderentes a estratégias e objetivos da empresa é muito alto, além de que a não existência de um sistema de avaliação de desempenho dos fornecedores parceiros dificulta o processo de análise dos serviços prestados pelos fornecedores e seus respectivos produtos. Fica, pois, reduzida a confiabilidade geral do nível serviço de que a empresa se propõe a oferecer aos seus clientes.

Atualmente, ela faz uso de um sistema de seleção e avaliação de fornecedores não formalizado. Primeiramente, será abordado o sistema de seleção de fornecedores aplicado.

Esse sistema consiste na avaliação de apenas dois critérios: concorrência no mercado do mesmo produto, ou produtos concorrentes similares e o preço de compra do produto.

A seleção tem início com a identificação das necessidades do mercado sobre novas soluções em impermeabilização. Diante das necessidades do mercado, a empresa busca no mercado possíveis soluções para determinada necessidade, o que gera uma lista de alternativas de produtos e de possíveis fornecedores e parceiros. A partir dessa etapa é realizada a primeira análise do processo de seleção de fornecedores, que consiste em uma análise do mercado.

A etapa de análise do mercado consiste em a empresa realizar uma comparação entre o produto encontrado no mercado, ou oferecido por um fornecedor, e os similares e concorrentes para a análise de sua competitividade com relação a eles. Caso os produtos sejam competitivos ou não haja similares no mercado esse fornecedor irá fazer parte da etapa de análise de viabilidade financeira; entretanto, se o produto não apresentar condições de competir com os similares, será descartado.

A etapa de análise de sensibilidade consiste na avaliação exclusiva do custo de compra do produto e da formação de seu preço de venda. Caso o produto apresente um custo de compra que possa receber todos os custos e despesas da empresa e oferecer o lucro desejado de forma que continue competitivo no mercado, esse fornecedor é selecionado. Caso contrário, o fornecedor será descartado.

Dessa forma, verifica-se que o processo realizado atualmente pela empresa é muito simplista e só analisa uma dimensão competitiva, que é o fator custo do produto. Com isso o risco de que parcerias deixem de ser realizadas, ou ainda, de que parcerias sejam firmadas com a empresa apenas em razão do aspecto financeiro impossibilita a duração desses relacionamentos na cadeia de suprimentos da empresa, uma vez que o mercado não só necessita

34 de produtos competitivos do ponto de vista financeiro, mas outros fatores como disponibilidade, prazo de entrega, qualidade do produto, produtividade, perdas, garantia, serviço de pós-venda, embalagem, também devem ser considerados.

Abaixo é apresentada uma representação (Figura 3.2) simplificada do processo de seleção de novos produtos e fornecedores que a empresa aplica atualmente.

Figura 3.2: Fluxo do processo de seleção de novos fornecedores aplicado Fonte: Esta pesquisa

3.2.2. Processo de avaliação de fornecedores

O sistema de avaliação aplicado pela empresa em estudo, assim como o processo de seleção de novos produtos e fornecedores também é muito simples e avalia apenas dois critérios: política comercial e custo do produto. O processo se inicia com a análise de desempenho dos fornecedores, tendo como base os critérios de viabilidade financeira e de parceria comercial.

Na etapa de análise de viabilidade financeira, a empresa verifica se os custos do produto continuam gerando retorno sobre os custos e despesas, o lucro desejado e a competitividade com os concorrentes. Em paralelo é realizada a análise de parceria comercial.

35 A análise de parceria comercial consiste em verificar se a política comercial estabelecida pela empresa não foi alterada e essa condição comercial continua preservando ou contribuindo para a expansão do mercado da empresa.

Caso algum dos critérios analisados ou nenhum dos critérios não atenda às necessidades da empresa, é aberto um processo de renegociação com os fornecedores, com o objetivo de retornar às condições iniciais acordadas. Caso o fornecedor não alcance o resultado esperado pela empresa em algum dos critérios, são suspensas as transações com esse fornecedor ou, em determinados casos, ele é desqualificado como fornecedor da empresa. A seguir é apresentado o modelo de avaliação dos fornecedores utilizado na empresa (Figura 3.3).

Figura 3.3: Modelo de avaliação de fornecedores aplicado Fonte: Esta pesquisa

O processo de seleção e avaliação dos fornecedores e produtos é realizado apenas com a avaliação de dois critérios ou dimensões: custo dos produtos e condições comerciais (exclusividade e prazo de pagamento), isso pode fazer com que os fornecedores selecionados não se alinhem a todos os pontos que a empresa busca em parceiros para seus negócios. Os mesmos critérios são utilizados na avaliação dos fornecedores, e isso permite que os produtos

36 e fornecedores sejam analisados como tendo a mesma importância para a empresa e com os mesmos pesos, o que pode gerar informações incompletas que irão gerar decisões equivocadas que resultarão, por sua vez, em perdas e prejuízos financeiros e participação no mercado.

Documentos relacionados