• Nenhum resultado encontrado

Seleção e avaliação de fornecedores: uma proposta de modelo para uma empresa de impermeabilização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seleção e avaliação de fornecedores: uma proposta de modelo para uma empresa de impermeabilização"

Copied!
72
0
0

Texto

(1)

MESTRADO PROFISSIONAL

SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNCEDORES: UMA

PROPOSTA DE MODELO PARA UMA EMPRESA DE

IMPERMEABILIZAÇÃO

ANDRÉ LUIZ GOMES DA SILVA

ORIENTADOR: Prof.(a): Luciana Hazin Alencar, DSc

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL

SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNCEDORES: UMA

PROPOSTA DE MODELO PARA UMA EMPRESA DE

IMPERMEABILIZAÇÃO

DISSERTAÇÃO SUBMETIDA À UFPE

PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE

MODALIDADE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE

POR

ANDRÉ LUIZ GOMES DA SILVA

ORIENTADOR: Prof.(a): Luciana Hazin Alencar, DSc

(3)

Catalogação na fonte

Bibliotecária Valdicéa Alves, CRB-4 / 1260

S586s Silva, André Luiz Gomes da.

Seleção e avaliação de fornecedores: uma proposta de modelo para uma empresa de impermeabilização / André Luiz Gomes da Silva - Recife: O Autor, 2013.

64folhas, il, e tabs

Orientador: Prof. Drª. Luciana Hazin Alencar.

Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2013.

Inclui Referências.

1. Engenharia de Produção. 2. Cadeia de Suprimentos. 3. Seleção de Fornecedores. 4. Avaliação de Fornecedores. 5. Decisão Multicritérios. I Alencar, Luciana Hazin. (Orientador). II título

UFPE

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PARECER DA COMISSÃO EXAMINADORA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE

MESTRADO PROFIONAL DE

ANDRÉ LUIZ GOMES DA SILVA

“Seleção e Avaliação de Fornecedores: Uma Proposta de Modelo para uma empresa de Impermeabilização.”

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: GERÊNCIA DE PRODUÇÃO

A comissão examinadora, composta pelos professores abaixo, sob a presidência do(a) primeiro(a), considera o candidato ANDRÉ LUIZ GOMES DA SILVA, APROVADO.

Recife, 20 de dezembro de 2013.

______________________________________________ Prof. LUCIANA HAZIN ALENCAR, Doutora (UFPE)

______________________________________________

Prof. CRISTIANO ALENXANDRE VIRGÍNIO CAVALCANTE, Doutor (UFPE)

______________________________________________ Prof. ANTÔNIO ACACIO DE MELO NETO, Doutor (UFPE)

(5)

Aos meus pais, José Bartolomeu e Célia, aos meus irmãos, Bartolomeu Júnior e Diana, e a minha esposa e filha, Fabiola Cavalcanti e Maria Beatriz agradeço por todo o carinho, amor, apoio e força ao longo desta nova etapa de aprendizado e sucesso em minha vida

(6)

Agradecimentos

A Deus, que me concedeu forças e iluminou meu caminho para superar todos os obstáculos durante esta etapa de minha vida.

A meus pais, que sempre participaram de minha vida e formação acadêmica e profissional ensinando-me o valor do esforço e da aplicação em nossa vida.

A meus irmãos, que sempre estiveram ao meu lado nos momentos bons e ruins, dando-me força com suas ações e palavras.

A minha esposa e filha, que sempre estiveram ao meu lado, incentivando-me e apoiando-me em todos os momentos para conseguir concluir e alcançar meus objetivos.

À professora Luciana Hazin, minha orientadora no mestrado, que sempre me incentivou a buscar mais de mim e contribuiu bastante para a conclusão de meu projeto de vida, mediante o seu amplo conhecimento e seu apoio à minha pesquisa. Agradeço por seu apoio, dedicação e compreensão em todas as etapas e momentos ao longo da construção deste trabalho, sendo para mim muito mais do que apenas minha orientadora, mas um exemplo de profissional e de amiga. A todos os professores do PPGEP que fizeram parte minha formação no mestrado, que com seus conhecimentos contribuíram de forma significativa para o meu crescimento acadêmico e profissional.

A todos os funcionários do PPGEP, em particular a Juliana, por todo o apoio e paciência em me ajudar durante o período em que desenvolvi este projeto.

Aos meus amigos Roberto Guimarães e Luciana Gondim, que sempre me apoiaram na busca de meus objetivos e sonhos e que acreditaram em meu potencial.

Ao meu amigo Ranilson Moura, que me deu apoio para realizar este projeto de vida e abriu as portas da sua empresa para que pudesse dedicar-me a concluir este projeto acadêmico e profissional.

(7)

Resumo

Devido aos movimentos da globalização, mudanças dos fatores econômicos e crescimento da formação de cadeias de suprimentos nas empresas por todo o mundo, houve uma busca pela redução dos riscos do negócio, minimização dos custos e aumento da capacidade de oferta aos diversos segmentos do mercado. Dessa forma, várias empresas de diversos setores e segmentos da economia buscam fechar parcerias com fornecedores para maximizarem seus resultados e contribuírem para aumentar a satisfação de seus clientes. Com base nisso, esse trabalho procurou apresentar a importância do processo de seleção e de avaliação dos fornecedores para o negócio de uma empresa de médio porte do segmento de impermeabilização. O principal produto resultante deste trabalho foi o desenvolvimento de modelos para apoiar o processo de tomada de decisão na seleção de fornecedores e no processo de avaliação posterior dos fornecedores da empresa, com o objetivo de manter o nível de competitividade dos seus produtos e serviços a serem oferecidos aos seus clientes. O modelo proposto de seleção de fornecedores consiste no processo de classificação dos fornecedores pelo mix de produtos, seguido de uma pré-qualificação e, por fim, a seleção final. Nessa fase, o método PROMETHEE II foi utilizado e um ranking dos fornecedores foi obtido. Já a segunda etapa consistiu na avaliação dos fornecedores por meio da análise de seus desempenhos baseados nos critérios definidos pela empresa dentro de uma faixa de nível de serviço estabelecido. Para o modelo de avaliação de fornecedores foi aplicado o método SMARTER, onde os pesos atribuídos para cada critério avaliado foram obtidos através do procedimento de

swing e do ROC e por fim foi realizada a ponderação dos desempenhos dos fornecedores pelos

pesos para cada critério avaliado. Para a comparação dos níveis de desempenho dos fornecedores foi definido um nível de serviço padrão e através do Ranking dos níveis de serviços oferecidos pelos fornecedores foi possível averiguar que mais de 60% dos fornecedores da classe A da empresa, apresentam níveis de desempenho abaixo do especificado. Com isso, a empresa iniciará um processo de qualificação dos fornecedores para melhoria desses níveis de serviço. O estudo e os modelos desenvolvidos além de atenderem aos objetivos especificados, mostraram-se de fácil aplicação e entendimento por parte do decisor e da empresa em análise.

Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos, Seleção de Fornecedores, Avaliação de

Fornecedores, Decisão Multicritério.

(8)

Abstract

Due to the movement of globalization, changes in economic factors and growth forming supply chains to companies throughout the world, there was an effort to reduce business risks, minimizing costs and increasing supply capacity to the various market segments. Thus, several companies in different sectors and segments of the economy seeking close partnerships with suppliers to maximize your results and contribute to increase customer satisfaction. Based on that this study sought to present the importance of the selection and evaluation of suppliers to the business of a medium- sized segment of the waterproofing process. The major product resulting from this work was the development of models to support the process of decision making in supplier selection process and subsequent evaluation of the company's suppliers, in order to maintain the level of competitiveness of their products and services to be offered to its customers. The proposed supplier selection model consists in the classification of suppliers by product mix, followed by a pre -qualification and, finally, the final selection process. In this phase, the PROMETHEE II method was used and a ranking of suppliers was obtained. The second step consisted in evaluating suppliers by analyzing its based on criteria set by the company within a range established service level performance. For the evaluation model was applied to the suppliers SMARTER method, where the weights assigned to each criterion assessed was obtained through the swing and the ROC procedure and finally the weighting of performance of suppliers by weights for each criterion assessed was performed . To compare the performance levels of suppliers a standard level of service was defined by rank and service levels offered by providers was possible to verify that over 60 % of the suppliers of the company's class A, present levels of performance below the specified. With this, the company will initiate a process of qualifying suppliers to improve these levels of service. The study and the developed models as well as meet the objectives specified , were easy to use and understanding by the decision maker and analyst firm .

(9)

Sumário

1. INTRODUÇÃO ... 3 1.1. Relevância do estudo... 6 1.2. Objetivo do estudo ... 7 1.3. Metodologia ... 7 1.4. Organização da dissertação ... 9

2. BASE CONCEITUAL E REVISÃO DA LITERATURA ... 10

2.1. Formação de cadeias de suprimentos ... 10

2.2. Importância do processo de seleção de fornecedores ... 11

2.3. Critérios de seleção ... 16

2.4. Apoio a decisão multicritério ... 19

2.5. Modelos desenvolvidos de seleção e avaliação de fornecedores ... 28

2.6. Considerações Finais do Capítulo ... 29

3. ESTUDO DE CASO ... 31

3.1. Caracterização da empresa ... 31

3.2. Modelo de seleção e avaliação de fornecedores aplicado na empresa ... 32

3.2.1. Processo de seleção de novos produtos e fornecedores ... 33

3.2.2. Processo de avaliação de fornecedores ... 34

3.3. Modelo proposto ... 36

3.3.1. Proposta de modelo de seleção de fornecedores ... 36

3.3.2. Proposta de modelo de avaliação de fornecedores ... 43

3.4. Considerações Finais do Capítulo ... 49

4. APLICAÇÃO DOS MODELOS DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES .. 51

4.1. Aplicação do processo de seleção de fornecedores ... 51

4.4 Aplicação do modelo de avaliação de fornecedores ... 53

4.5. Considerações Finais do Capítulo ... 56

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 57

5.1. Conclusões ... 57

(10)

5.3. Considerações Finais do Capítulo ... 60

(11)

3

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, com o movimento da globalização, a redução dos níveis de inflação, a estabilidade da economia nacional e o aumento do poder aquisitivo das pessoas, o mercado nacional tornou-se muito mais concorrente e dinâmico, as empresas buscam sobreviver e alcançar suas metas mínimas de retorno financeiro, porém tal objetivo tem-se tornado cada vez mais difícil de concretizar, por conta dos fatores determinantes na escolha dos produtos e serviços (BOWERSOX, 2010):

- Busca por produtos e serviços com maior qualidade, mais especificações técnicas e com maiores níveis de serviço.

- Negociações dos clientes com os fornecedores, que têm buscado reduzir cada vez mais os custos com as aquisições de produtos e serviços.

- Aumento do consumo de determinados produtos e serviços transformando esses em

commodities, ou seja, produtos de alto giro, básicos, que por consequência pressionam

os fornecedores a terem de oferecer esses itens a preços mais baixos e com maior qualidade, a fim de continuarem competitivos.

- Aumento do número de indústrias de diversos portes, que concorrem no mesmo mercado, às vezes com mais de uma marca, o que gera uma maior oferta de produtos e serviços e fazendo com que os preços tendam a se reduzir para se tornarem mais competitivos.

- Surgimento de novos produtos ou serviços, similares ou substitutos, com o avanço das tecnologias de produção e de operação de serviços, contribuindo para surgirem no mercado produtos e serviços com maior qualidade e custos menores, o que aumenta ainda mais a concorrência por parte dos clientes.

- Por último, a entrada dos produtos importados, que por motivos de baixos custos produtivos e desvalorização cambial das moedas dos países de origem, fazem com que esses produtos entrem no país com preços às vezes muito mais competitivos do que os produtos nacionais.

Segundo Ballou (2001), a economia mundial está rumando para a formação de cadeias de suprimentos globais. Dessa forma, as empresas buscam desenvolver estratégias de negócios globalizadas para aumentar sua participação nos mercados internacionais e, ao mesmo tempo, aumentar sua competitividade com um melhor uso dos pontos fortes e potencialidades dos

(12)

4 fornecedores ao longo de sua cadeia de suprimento desenvolvida, aumentando a sua eficiência e melhora do nível de serviço para seus clientes.

Mas para que as estratégias globalizadas desenvolvidas pelas empresas atinjam o objetivo de aumentar sua participação no mercado e uma maior competitividade, as empresas passaram a depender fortemente do desempenho de sua rede de fornecedores de produtos e serviços ao longo da cadeia de suprimentos.

Já na visão de Bowersox (2006), o cenário atual da economia mundial está apresentando uma revolução da cadeia de suprimentos, revolução que consiste em as empresas perceberem que para alcançar um posicionamento estratégico em seus mercados e aumentar a sua eficiência operacional, devem planejar suas operações e suas estratégias de forma colaborativa ao longo de uma cadeia de valor, ou produtiva, desde o fornecimento dos insumos primários até a entrega do produto acabado aos clientes finais.

Tais cadeias de suprimentos são formadas por diversas empresas que se relacionam e colaboram com informações, processos, riscos e negócios, ou seja, a cadeia representa um arranjo de empresas baseado na dependência mútua e na gestão do relacionamento.

A estrutura básica de uma cadeia de suprimentos representa uma rede de empresas inter-relacionadas a empresas participantes de uma unidade competitiva coordenada, em que são compartilhadas informações, produtos, serviços, processos, riscos, e gera conhecimento ao longo de toda a rede.

Pode-se perceber pela representação de uma cadeia de suprimentos, que as empresas participantes da rede realizam uma gestão de relacionamento multiempresas, que fazem parte de uma estrutura com restrições de capacidade, informações, competências essenciais, capital e recursos humanos. Logo, as cadeias de suprimentos têm como propósito interligar as empresas aos seus clientes, compartilhando seus recursos limitados, no objetivo de obter vantagem competitiva. Essa é a razão de as empresas buscarem estabelecer ou participar de cadeias de suprimentos.

Já para Wanke (2012), há décadas as empresas buscam desenvolver relacionamento entre si ao longo de suas cadeias de suprimentos para melhor gerirem os fluxos correlatos de informações e produtos, desde o fornecedor até os clientes, tendo como retorno das operações o fluxo financeiro.

Dessa forma, a participação das empresas em cadeias de suprimentos tornou-se vital para o aumento de sua competitividade e retorno no mundo globalizado atual. Assim o papel da seleção das empresas parceiras em sua cadeia de suprimentos e a avaliação das parcerias é

(13)

5 estratégico para se obter o máximo de resultado ao longo da gestão do relacionamento e da colaboração interempresas.

Diante desse cenário, torna-se importantíssima a função Suprimentos nas empresas, pois essa é a base da cadeia de suprimentos na aquisição de produtos e serviços para atender as todos os fatores que o mercado passa a considerar no momento da seleção do produto ou no serviço a ser adquirido.

Segundo Martins & Campos (2009), os gastos com a aquisição de insumos produtivos, seja para o produto, ou seja para o serviço, gira em torno de algo de 50% a 80% do total das receitas brutas. Já Lambert (1998) aponta que, no setor industrial, esse número gira em torno de 57%.

Com isso a gestão da aquisição de produtos assume um papel estratégico para os negócios das empresas, isso porque adquirir produtos e serviços com maior qualidade e a preços mais competitivos contribui diretamente para alcançar os objetivos, bem como as necessidades dos clientes. Além disso, a escolha correta dos produtos e serviços a serem adquiridos também ajuda a mitigar os riscos ou os efeitos dos fatores anteriormente citados.

Mas apenas adquirir produtos e serviços com menores custos e maior qualidade não garante a continuidade nem o sucesso da empresa no mercado competitivo. Para isso, faz-se necessário estabelecer alianças estratégicas. Segundo Bowersox (2006), o objetivo das alianças é construir e formar uma cooperativa, combinando os recursos das empresas participantes, com o fim de melhorar o desempenho, a qualidade e a competitividade do canal.

As alianças são constituídas com os fornecedores de produtos e serviços estratégicos do canal de suprimentos da empresa. Logo, para a seleção de quais produtos e serviços serão adquiridos, primeiramente teremos de selecionar os fornecedores que atendam as estratégias e as necessidades da empresa e de seus clientes.

Antes da formação das alianças com os fornecedores, é necessário identificar no mercado, quais são os fornecedores potenciais para o negócio da empresa e, principalmente, como selecionar esses fornecedores. Desse modo o ponto principal passa a ser as técnicas e ferramentas de que as empresas farão uso para se apoiar no processo de tomada de decisão na escolha dos fornecedores, para a formação das alianças estratégicas.

As grandes empresas, por serem mais organizadas e mais estruturadas, possuem recursos, tais como sistemas de informação, pessoas e tecnologias de informação, para a coleta de dados, processamento e geração de informações que dão apoio à identificação e à seleção dos fornecedores mais adequados. Porém, as pequenas e médias empresas não possuem essa organização e nem recursos necessários para realizar a seleção dos fornecedores estratégicos

(14)

6 para seus negócios. Assim a análise restringe-se principalmente a fatores financeiros e sobretudo ao fator “preço”. Porém, no processo de seleção dos fornecedores estratégicos para as empresas, o fator preço é apenas um dos componentes do processo de tomada de decisão. Há outros fatores a se considerar, como: estratégia comercial do fornecedor, mix de produtos, qualidade dos produtos, nível de serviço, condições de pagamento, capacidade produtiva, logística direta e reversa, localização, imagem, dentre outros.

Então percebe-se que o processo de seleção de fornecedores é um problema de multicritério. Segundo Gomes (2009), um problema multicritério é um problema que possui pelo menos dois critérios conflitantes para a tomada de decisão. Além disso, tanto os critérios como as alternativas não são explícitos, assim as suas consequências também não. A solução do problema depende de um conjunto de pessoas com pontos de vistas diferentes, e as restrições dos problemas não são tão claras, podendo ser confundidas com os critérios.

Nesse contexto do processo de seleção de fornecedores por parte das pequenas e médias empresas, este trabalho se propõe a analisar a forma como as empresas realizam o processo de seleção e avaliação de fornecedores e, por fim, modelar o problema de seleção e avaliação de fornecedores numa empresa e propor métodos para apoiar no processo de tomada de decisão. O objetivo é aumentar a probabilidade de acerto na seleção dos fornecedores, no sentido de se tornarem alianças estratégicas para a empresa e bem como no alcance dos resultados do negócio, e assim melhorar a sistema de acompanhamento e qualidade dos produtos e serviços dos fornecedores da empresa.

1.1. Relevância do estudo

O estudo sobre o processo de decisão na seleção e avaliação de fornecedores é de extrema importância para as empresas devido ao seu papel fundamental na gestão da cadeia de suprimentos (GCS), pois é responsável pela integração dos resultados da empresa e pela satisfação dos clientes. O processo de classificação, avaliação e seleção de fornecedores, é aplicado aos parceiros potenciais e que agregam um maior valor à cadeia de suprimentos da empresa, mesmo na presença de objetivos conflitantes (JIANG, ZHUANG & LIN, 2006).

Num mercado tão dinâmico, em que novos concorrentes e novas marcas surgem rapidamente a cada dia, torna-se crucial para as empresas estabelecerem parcerias e alianças com fornecedores que melhor se alinham aos seus objetivos. Mas, para estabelecerem essas parcerias, as empresas devem saber selecionar quais fornecedores são estratégicos.

Esse processo de seleção de fornecedores, para empresas de médio e pequeno porte, é muito mais importante, visto que as empresas não apresentam um processo estruturado para

(15)

7 realizar a tomada de decisão de selecionar fornecedores potenciais para futuras parcerias e alianças estratégicas.

Este estudo tem por objetivo analisar o problema de seleção de fornecedores numa empresa de médio porte, do segmento de varejo e distribuição de produtos de impermeabilização, para identificar quais os fatores relevantes no processo decisório de seleção e avaliação de fornecedores, assim como eles se relacionam e se influenciam nas decisões da empresa.

Outro aspecto que este estudo abordará será o processo de avaliação de fornecedores na empresa envolvida no estudo, já que esse processo está diretamente relacionado com a manutenção dos resultados a longo prazo das parcerias e alianças entre as empresas de varejo e os seus fornecedores, o que contribui para o crescimento mútuo e a maximização dos resultados. Por fim, o trabalho irá gerar um material para pesquisas futuras sobre quais variáveis estão presentes no processo de tomada de decisão das médias e pequenas empresas, na seleção de fornecedores e como tais variáveis se relacionam, além de propor dois modelos para as empresas do segmento de impermeabilização: para a seleção de fornecedores e para a avaliação destes fornecedores.

1.2. Objetivo do estudo

O objetivo geral deste trabalho é estruturar um modelo de seleção e de avaliação de fornecedores para uma empresa no segmento de impermeabilização do Recife.

Os objetivos específicos são:

 Identificar os modelos de seleção e avaliação de fornecedores desenvolvidos.

 Analisar o processo de seleção e avaliação de fornecedores adotado pela empresa.

 Propor modelos de seleção e avaliação de fornecedores.

 Analisar os resultados obtidos pelo modelo aplicado.

1.3. Metodologia

Segundo Ruiz (1996, p.137), “a palavra método é de origem grega e significa o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigação dos fatos ou na procura da verdade”.

(16)

8 “O método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros –, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista” (LAKATOS 2007, p.83).

Para Oliveira (2002, p.62), “pesquisar significa planejar cuidadosamente uma investigação de acordo com as normas da metodologia cientifica, tanto em termos de forma como de conteúdo”.

Para a classificação da pesquisa tomamos como base a taxionomia apresentada por Vergara (1990), que a qualifica em relação dois aspectos: quanto aos fins e quanto aos meios

Quanto aos fins, a pesquisa será descritiva, pois será analisado o problema de decisão sobre a seleção e a avaliação de fornecedores no segmento de uma média empresa de distribuição e varejo de produtos de impermeabilização na Região Metropolitana do Recife

Quanto aos meios, a pesquisa será bibliográfica, observação participante, estudo de caso e modelagem. Bibliográfica, porque para a fundamentação teórico-metodológica do trabalho será realizada a revisão da literatura a respeito do problema de decisão de seleção e avaliação de fornecedores por meio de métodos de apoio à decisão multicritério. A observação participante é uma técnica de investigação social em que o observador partilha, na medida em que as circunstâncias o permitam, as atividades, as ocasiões, os interesses e os fatos de um grupo de pessoas ou de uma comunidade (ANGUERA, 1989). A pesquisa também será um estudo de caso, devido a esta pesquisa ser realizada com um levantamento de dados, informações e simulação de métodos em situações reais da amostra de empresas a ser trabalhada.

Este estudo é uma pesquisa voltada para a modelagem do problema de seleção e avaliação de fornecedores. Para isso o estudo será dividido em duas partes: a primeira parte consistirá na realização de revisão da literatura para o conhecimento e a análise das contribuições cientificas geradas sobre o tema abordado no estudo em questão, e para servir de sustentáculo para à segunda parte da metodologia, que consiste no estudo de caso em uma empresa de impermeabilização e a modelagem do seu problema de seleção e avaliação de fornecedores.

A segunda parte do estudo será tratada por meio de uma pesquisa descritiva, na qual se buscará observar, analisar e correlacionar as variáveis em torno dos processos decisórios para a seleção e a avaliação de fornecedores.

(17)

9

1.4. Organização da dissertação

Este trabalho está estruturado conforme os seguintes capítulos:

 No Capitulo 1 é apresentada toda a introdução da dissertação, o problema da pesquisa, a justificativa para o estudo e os objetivos do projeto.

 No Capitulo 2 tem-se a fundamentação conceitual, com a abordagem dos conceitos de cadeias de suprimentos, a importância do processo de seleção de fornecedores para a formação de cadeias de suprimentos, a importância dos fornecedores para a cadeia. Abordou-se também os conceitos sobre análise multicritério, critérios e modelagem de problema de decisão e de preferências. É apresentada a revisão de literatura, quando são abordados os principais modelos de análise multicritério para a seleção e a avaliação de fornecedores, sugeridos nos últimos anos.

 Já no Capitulo 3 é abordado o estudo de caso. A empresa onde o estudo foi realizado é apresentada, além do modelo de seleção e de avaliação de fornecedores que a empresa atualmente utiliza e os critérios que são usados. É também apresentado o modelo proposto de seleção e avaliação de fornecedores proposto para a empresa. Além disso, são apresentados os resultados alcançados com a aplicação do modelo pela empresa e as conclusões obtidas nos resultados apresentados ao decisor da empresa.

 No Capítulo 4 é apresentado a aplicação dos modelos de seleção e de avaliação de fornecedores propostos para a empresa em estudo e discutidos os resultados obtidos.  Por fim no Capitulo 5 vai trazer as conclusões e sugestões de estudos futuros. Além

disso, algumas sugestões de estudos que devem ser feitos posteriormente para maior entendimento da aplicação dos modelos em outras empresas do segmento e análise dos modelos para as indústrias.

(18)

10

2. BASE CONCEITUAL E REVISÃO DA LITERATURA

Este capítulo traz a fundamentação teórica que foi utilizada para a realização do estudo, quando foram tratados assuntos como: Cadeia de Suprimentos, Seleção de Fornecedores, Avaliação de Fornecedores, aspectos relacionados à Logística e Apoio Multicritério à Decisão. Também são apresentados os últimos estudos sobre o problema de Seleção e Avaliação de Fornecedores, assim como os conceitos abordados em seus estudos.

2.1. Formação de cadeias de suprimentos

Como os mercados se tornam cada vez mais dinâmicos e a competitividade aumenta de forma globalizada, as empresas precisam criar capacidades de gerar respostas mais rápidas, com menor custo e maior benefício para os clientes, nesse cenário, o conceito de Cadeia de Suprimentos vem se tornando muito importante para o sucesso das empresas.

Segundo Chen & Huang (2007), a globalização gera efeitos na economia de mercado como: crescimento de negócios entre empresas pequenas e grandes, locais e internacionais, de forma conjunta e colaborativa, com o objetivo de viabilizar suas estratégias coorporativas. Com isso a seleção dos parceiros se constitui numa condição fundamental para se competir nesse novo cenário de mercados globais.

Com base nesse movimento de as empresas globais estarem firmando parcerias, há um aspecto importante a se considerar, de que as relações entre comprador e fornecedor são geralmente contraditórias, ou seja têm objetivos divergentes e muitas vezes conflitantes. Assim, na era da cadeia de suprimentos global, a cooperação entre as empresas torna-se um aspecto estratégico, pois é a base para o estabelecimento de uma gestão da cadeia de suprimentos bem sucedida (SEVKLI et al., 2008).

Segundo Bowersox (2006), as cadeias de suprimentos representam um conjunto de empresas que trabalham de forma colaborativa, com o objetivo de maximizarem seus resultados e sua eficiência operacional, suprindo as necessidades dos clientes e agregando maior valor.

Outra visão ainda sobre as cadeias de suprimentos é aquela definida como um conjunto de processos integrados, em que todos os membros dessa cadeia sejam fontes de fornecimento de insumos e de serviços e também os canais de distribuição, e que irão buscar trabalhar de forma colaborativa e cooperativa, a fim de processar insumos em produtos finais específicos e entregar esses produtos finais aos mercados consumidores (BEAMON, 1998).

Portanto, o gerenciamento da cadeia de suprimentos consiste na gestão das ações de todos os membros da cadeia para que troquem informações, processos e produtos, buscando

(19)

11 aumentar a eficiência e a eficácia de toda a cadeia, a fim de alcançarem as necessidades do mercado, tais como: redução dos custos dos produtos, sortimento de produtos, aumento da qualidade e menor tempo de resposta e entrega (CHAUHAN ET AL., 2004; SANTOSO ET AL., 2005).

Dessa forma os membros dessas cadeias de suprimentos irão buscar atender as necessidades dos clientes, diferenciando-se das demais empresas do mercado em que atuam e agregando maior valor para os clientes (MARTINS & CAMPOS, 2009).

Para que essas cadeias de suprimentos sejam formadas, são necessários dois membros, que terão papeis importantíssimos para a realização dos objetivos traçados; os compradores e os fornecedores.

2.2. Importância do processo de seleção de fornecedores

De acordo com Martins & Campos (2009), algumas relações entre compradores e fornecedores ainda estão estabelecidas no que é definido como Modelo Clássico de Relacionamento, cujas características são: julgamento sobre o preço, avaliação dos prazos, qualidade dos produtos e serviços, atendimento das características quantitativas e qualitativas a respeito da relação estabelecida. Porém, a necessidade de formação de cadeias de suprimentos entre compradores e fornecedores, para um melhor atendimento aos clientes, torna-se imperativo estabelecer relações permanentes e de longo prazo, envolvam aspectos transacionais, como no modelo clássico, mas que ocorra uma integração e uma cooperação maior entre os membros da cadeia para o desenvolvimento e a melhoria de produtos, operações e nível de atendimento aos clientes, de forma a gerar maior valor agregado e redução dos custos e riscos associados às operações.

Já Closs (2010) afirma que a premissa básica para a formação dessas cadeias de suprimentos entre compradores e fornecedores, também conhecidos como canais de distribuição, é o trabalho cooperativo entre todos os membros da cadeia, ou canal de suprimentos, o que resultará numa sinergia e irá gerar maiores níveis de desempenho conjunto. Diante de um cenário onde se estabelecem relacionamentos longos e permanentes com parceiros para maximizarem os resultados das empresas, conclui-se que estabelecer os critérios e a forma de como serão escolhidos os parceiros (fornecedores) é um aspecto muito importante para a formação das cadeias de suprimentos e dos canais de distribuição e, consequentemente, para a geração das vantagens advindas dos relacionamentos entre compradores e fornecedores.

(20)

12 Logo percebemos que essas relações passam a ter um papel fundamental no sucesso de uma cadeia de suprimento ou de uma cadeia de distribuição (CHEN & PAULRAJ, 2004; LIN

et al, 2001; STOREY & EMBERSON, 2006), porém as empresas normalmente enfrentam o

dilema de como escolher os fornecedores mais alinhados às estratégias e aos objetivos da empresa (PAGELL & SHEU, 2001; CHEN & PAULRAJ, 2004; WADHWA ET AL, 2006; PHUSAVAT ET AL, 2007).

Outro aspecto que tornou crucial para as empresas as relações entre compradores e fornecedores é que os custos relacionados aos insumos produtivos das empresas é o principal componente do custo total de uma empresa. Assim o processo de seleção desses fornecedores torna-se estratégico, já que esses parceiros têm influência direta sobre a maximização dos resultados financeiros das empresas (GHODSYPOUR & O'BRIEN, 1998).

Segundo Lee (2009), o atual ambiente globalizado e competitivo caracteriza-se por baixas margens de retorno para as empresas, então os critérios para o processo de seleção dos fornecedores, são de grande importância estratégica para o desenvolvimento sustentável de cada organização. Tal importância é gerada devido a estes fornecedores contribuírem para se criarem e manterem vantagens competitivas, mediante relacionamentos colaborativos, redução do custo com a aquisição de insumos, otimização do tempo de atendimento e resposta aos clientes, o que aumenta a qualidade de seus produtos e serviços (HO, XU & DEY, 2012). Portanto pode-se considerar que a decisão de seleção de fornecedores é muito importante para a produção e a gestão logística em muitas empresas no processo da Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Conforme Willis, Huston e Pohlkamp (1993), com o avanço da tecnologia da informação e da aceleração da competitividade, nas cadeias de suprimentos tem sido estratégica a integração dos fornecedores, para se buscar melhorar o tempo de resposta e de flexibilidade das organizações de manufatura. Com isso, a seleção de fornecedores passou a ser uma das principais funções da cadeia de suprimentos, já que a seleção dos fornecedores mais adequados maximiza a competitividade das empresas.

O processo de seleção de fornecedores é uma atividade crítica para a gestão de suprimentos das empresas, principalmente quando elas atuam de acordo com o conceito de cadeia de suprimentos e, nesse contexto, os fornecedores devem ser selecionados por meio de métodos formalizados que garantam que o processo de seleção será revisto e avaliado para facilitar o processo de decisão da empresa, sobre qual fornecedor melhor se alinha com a empresa e sua cadeia de suprimentos (SANAYEI, MOUSAVI, ABDI & MOHAGHAR, 2008).

(21)

13 De acordo com Chen & Chao (2011), o processo de seleção e de avaliação de fornecedores é uma questão importante na Gestão da Cadeia de Suprimentos, pois existem dois aspectos quanto ao problema de seleção de fornecedores:

 Os critérios para a avaliação de fornecedores

 E o processo ou método de seleção de fornecedores.

Em seu trabalho, foram identificados critérios como: preço, qualidade, entrega, reputação, etc., critérios considerados muito importantes no processo de seleção de fornecedores, já que os critérios considerados nesse processo mudam de acordo com cada empresa.

Segundo Wibowo & Deng (2010), os processos de avaliação e seleção de fornecedores são complexos e desafiadores devido:

 à existência de opiniões diversas entre os tomadores de decisão;

 à presença de incerteza e imprecisão;

 à natureza cognitivamente exigente do processo decisório.

Segundo Amid, Ghodsypour & O’brien (2006) o processo de seleção de fornecedores é um problema de decisão multicritério, influenciado por vários fatores conflitantes, com base nesse contexto é que as relações de cooperação entre compradores e fornecedores serão estabelecidas. Dessa forma o problema de decisão multicritério configura-se sempre que se deve realizar compras ou fazer o fechamento de parcerias de suprimento. Os processos de decisão relacionados com a área de suprimentos envolvem seis sub processos de decisão (AISSAOUIA ET AL., 2006):

 Problema de Decisão de Fazer ou Comprar

 Problema de Decisão da Seleção de Fornecedores

 Problema de Decisão de Negociação de Contratos

 Problema de Decisão de Colaboração no Desenvolvimento de Produtos

 Problema de Decisão de Logística Reversa

(22)

14 O foco desse estudo é no problema de decisão para a seleção dos fornecedores, os que farão parte da cadeia de suprimentos das empresas, em que as empresas terão um pool de fornecedores potenciais no mercado para atenderem às necessidades da empresa, quando alguns serão escolhidos para fornecer produtos mediante critérios previamente estabelecidos.

Segundo Aissaouia et al., (2006), o problema de decisão para a seleção de fornecedores, assim como o custo com a compra de produtos e serviços, representa um dos mais altos custos para as empresas: selecionar fornecedores adequados e manter relações estreitas com estes, mediante a avaliação da confiabilidade e da qualidade, contribuem para reduzir os custos do produto e manter a excelente qualidade do produto e dos serviços para o cliente.

O processo de seleção e avaliação de fornecedores, geralmente ocorre mediante a avaliação dos fornecedores em relação a um conjunto de critérios previamente definidos pela empresa, em que o fornecedor que atenda melhor aos critérios será selecionado. Porém, também deve haver um processo criterioso para o problema de avaliação dos fornecedores selecionados, de forma a apoiar a gestão dos relacionamentos no longo prazo, a fim de garantir a produtividade, a rentabilidade e o sucesso na consecução dos objetivos traçados pelos relacionamentos entre empresas e fornecedores (CHEN & CHAO, 2012).

O processo de seleção de fornecedores contribui diretamente para maximizar o desempenho e os resultados da cadeia global de suprimentos, isso porque tal processo pode reduzir os custos de compras e de melhoria da competitividade (Guo, 2009; Sanayei, Khoeini, Abdi & Mohaghar, 2008), além de que a decisão de seleção do fornecedor é o mais importante centro de tomada de decisões na produção e no gerenciamento da logística (CHE & WANG, 2008).

Tal processo tornou-se cada vez mais complexo devido a fatores como a globalização e o uso da internet, o que ampliou o conjunto de alternativas potenciais de escolha. Porém esse processo necessita ser ágil para atender às necessidades não só das empresas como principalmente as de seus clientes, além de que existem algumas leis ou normas que exigem transparência nas atividades de seleção e o cumprimento de novos procedimentos, sem contarmos que tudo isso leva a empresa a envolver mais agentes (analistas, especialistas e decisores) no processo de seleção, os quais podem possuir objetivos divergentes (YANG, ET

AL., 2008).

De Boer et al., (2001), representaram o impacto da evolução da complexidade no processo de seleção de fornecedores por meio do número de fatores que passaram a influenciar no processo decisório (Figura 2).

(23)

15

Figura 2.1 – Impacto sobre a evolução da complexidade e importância das decisões de seleção de fornecedores (DE BOER ET AL., 2001).

Weber et al. (1991) já destacavam a importância dos fornecedores na contribuição para as empresas alcançarem seus objetivos estratégicos relacionados à redução do custo e aos produtos de alta qualidade. Dessa forma, a seleção de fornecedores tinha um papel fundamental, pois uma seleção bem realizada contribuiria para a estratégia da empresa. O mesmo destaque foi evidenciado no estudo de Howard Lewis (1943), que apontava o principal fator para a aquisição de materiais era a seleção adequada de fornecedores.

Kirytopoulos et al. (2008) ressaltaram que fornecedores adequados, qualificados e de confiança são fatores para a redução de custos na aquisição de produtos, a redução dos tempos de entrega e a adequação dos níveis de serviço às necessidades dos clientes, resultando num dos fatores na gestão da cadeia de suprimento.

Weber et al. (2000), concluíram que a seleção de fornecedores é estratégico e está diretamente associado a um número considerado de incertezas e riscos. Seu processo é, pois, realizado por equipes multidisciplinares, e não centralizado numa única pessoa. O processo de seleção de fornecedores irá, portanto envolver diversas pessoas na empresa e de diferentes áreas, o que torna o processo muito complexo.

Além disso as restrições internas, como número de fornecedores, quantidades mínimas e máximas, utilização de fornecedores de menor porte, dentre outras, e restrições externas, como quantidades mínimas e máximas a serem fornecidas, ou sua vontade de fazer negócios

(24)

16 com uma empresa particular, contribuem para uma maior complexidade do processo decisório (WEBER ET AL., 2000).

Weber & Current (1993), verificaram que o problema da seleção de fornecedores, com aspectos específicos de acordo com a natureza do problema e da empresa analisada, ou seja, as restrições e os critérios de seleção de fornecedores possuem valoração diferenciada de acordo com o tipo de problema. Logo, não é possível aplicar um único modelo de seleção de fornecedores para todos os cenários e empresas de forma adequada. Cada problema deverá ser analisado e proposto um modelo adequado a suas características (DEMPSEY, 1979).

Como se pode verificar, selecionar fornecedores é um problema que envolve várias alternativas de escolha, com um grande número de diferentes decisores e com diferentes custos. Faz-se necessário, pois, que sejam aplicados métodos que considerem todas essas variáveis na solução do problema. Porém, há de se considerar que os modelos de decisão são instrumentos de entendimento e análise das estruturas das preferências dos decisores, da subjetividade e das incertezas, logo, os modelos propostos não podem ser rígidos.

Segundo De Boer et al., (2001), vários pesquisadores têm apresentado os benefícios advindos da aplicação de abordagens estruturadas no processo de seleção de fornecedores. Apesar de vários autores apresentarem uma variedade de fatores a serem considerados no problema, ficou evidenciado que a importância no relacionamento e a complexidade do problema são os fatores determinantes na escolha do modelo de decisão a ser aplicado.

Após analisar os métodos de seleção de fornecedores e as diversas situações em termos de complexidade e importância encontrada, De Boer et al. (2001) definiram quatro fases no processo de seleção de fornecerdes: (1) identificar o objetivo da seleção de um fornecedor, (2) definir os critérios, (3) pré-qualificação de fornecedores adequados de acordo com os critérios e (4) fazer a escolha final.

Para que as fases definidas no estudo apresentado por De Boer et al., (2001), é necessário definir quais os critérios que serão utilizados para se realizar as fazes de pré-qualificação e escolha final, logo no próximo capitulo serão abordados os estudos sobre a definição dos critérios.

2.3. Critérios de seleção

Para que uma empresa implante um processo ou método de seleção de fornecedores, é preciso determinar quais serão os critérios que serão usados nas avaliações do desempenho de cada fornecedor.

(25)

17 Um estudo realizado por Dickson (1966) apud Weber et al. (1991) identificou 23 (vinte e três) critérios para a seleção de fornecedores, conforme está descrito na Tabela 2.1. Esse estudo foi feito através de questionários aplicados a gestores e compradores de empresas dos Estados Unidos e do Canadá.

Tabela 2.1 - Critérios de avaliação e seleção de fornecedores de Dickson

Avaliação do critério Posição Critério

Extrema importância

1 Qualidade

2 Entrega

3 Histórico do desempenho

Importância considerável

4 Reclamações e política de crédito 5 Capacidade e facilidade de produção

6 Preço

7 Capacidade técnica

8 Posição financeira

9 Cumprimento de processos

10 Sistema de comunicação

11 Reputação e posição no mercado 12 Interesse no negócio

13 Gestão e organização

14 Controle operacional

Importância média

15 Serviço de manutenção

16 Atitude perante a empresa 17 Impressão que causa na empresa

18 Qualidade em embalagem

19 Histórico do negócio

20 Localização geográfica

21 Volume do negócio

22 Apoio à formação

Importância baixa 23 Acordos recíprocos

Fonte: Weber et al., 1991.

Já Swift (1995), realizou um estudo num conjunto de 783 empresas, com o objetivo de identificar os critérios de seleção de fornecedores por parte dos administradores dessas empresas. O estudo identificou duas estratégias de fornecimento: uma estratégia de single

(26)

18 além disso o estudo levantou apenas 5 (cinco) critérios para a seleção de fornecedores: produto, disponibilidade, confiabilidade, experiência e preço. Em seu estudo, Swift (1995), identificou que os gerentes de compra que adotam a estratégia de single sourcing, suas preferências são pelo custo total dos produtos, pela disponibilidade de suporte técnico, e pela confiabilidade do produto. Já os gerentes de compras adotarem uma estratégia de multiple sourcing, seu foco será sobre os critérios tradicionais de preço, qualidade e entrega, conforme a Tabela 2.2.

Tabela 2.2 - Critérios de avaliação e seleção de fornecedores

Estratégia de Fornecimento Critérios Preferências

Single Sourcing

Produto

Produto (custo total do produto), disponibilidade (apoio técnico) e confiabilidade (do produto) Disponibilidade Confiabilidade Experiência Preço Multiple Sourcing Produto

Preço, confiabilidade (entrega) e produto (qualidade) Disponibilidade Confiabilidade Experiência Preço Fonte: Swift (1995).

Já no estudo de Choi e Hartley (1996) foram analisadas as instituições associadas de 1994 da National Association of Purchasing Management (NAPM), a relação dos fabricantes do estado de Ohio de 1994, e o diretório de fornecedores automotivos japonês de 1991. Com base nos critérios de Dickson (1966) apud Weber et al. (1991), Choi & Hartley (1996), resumiram a 26 critérios de seleção de fornecedores, os quais foram agrupados em oito fatores: financeiro, coerência, relacionamento, flexibilidade, capacidade tecnológica, serviço ao cliente, confiabilidade e preço.

Muralidharan & Anantharaman, Deshmukh (2002), apresentaram uma estrutura de critérios baseado em qualidade, tempo de entrega, preço, capacidade técnica, posição financeira, desempenho, facilidade, flexibilidade e nível de serviço.

Viana et al. (2012) resumiram em sua pesquisa os principais critérios utilizados em processos de decisão para a seleção de fornecedores: qualidade, preço, entrega (pontualidade e conformidade), capacidade tecnológica, capacidade de produção e instalação, serviço ao

(27)

19 cliente, posição financeira, localização geográfica, capacidade de relacionamento, gestão da qualidade, credibilidade e reputação, gestão de organização e diversidade de itens.

Já Yuqi Wang (2009) apresentou um resumo dos principais critérios para a seleção de fornecedores como sendo:

 Custo – custo total, custo de informação, preço competitivo e desconto no preço.

 Entrega – expedição, tempo de entrega, distância, cumprimento das taxas de entrega.

 Qualidade – qualidade do produto, durabilidade do produto e conformidade de especificação do produto.

 Flexibilidade – flexibilidade de operação, mix diversificado, flexibilidade da entrega.

 Serviço – resolução de problemas, atendimento por telefone e compartilhamento de informações.

Nessa seção foi apresentado a importância do estabelecimento dos critérios que serão utilizados no processo de decisão e como estes variam de acordo com o estudo realizado e sua finalidade. A seguir será abordado o conceito de decisão multicritério, como também a família de sobreclassificação, do qual será utilizado o método PROMETHEE II para o modelo a ser proposto para seleção de fornecedores desse estudo.

2.4. Apoio a decisão multicritério

Antes de serem abordados os conceitos e métodos relacionados ao processo de decisão multicritério, é necessário entender o que vem a ser uma decisão.

Uma decisão, que tem como origem do grego deceadere, que significa parar de cortar ou deixar fluir, sempre surgirá quando se configurar uma situação em que haja mais que uma alternativa viável de solução para um determinado problema em apreço (GOMES, 2009).

Segundo Romero (1996), uma outra forma de apresentar o conceito de decisão é a que descreve uma situação em que um decisor terá de selecionar dentro de um conjunto de alternativas possíveis, ou seja, o papel do decisor é entender o que é melhor e o que é possível. Tais decisões se fazem necessárias quando surgem oportunidades, problemas, ineficiência, melhorias ou otimização (MALCZEWSKI, 1999).

Segundo Roy (1996), o termo apoio à decisão é o processo de obtenção de insumos capazes de solucionar as questões levantadas sobre o processo de decisão pelas partes interessadas nos assuntos, tais como: clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores,

(28)

20 sociedade, governos, etc.). Essa atividade é geralmente realizada por uma pessoa, ou grupo de pessoas por meio de métodos formalizados e estruturados, mas que nem sempre são completos.

Os modelos de apoio à decisão são constituídos de alguns elementos comuns: decisores, modelos, analistas, critérios e alternativas, conforme está apresentado na tabela 2.3:

Tabela 2.3 - Elementos do processo de decisão multicritério

Decisores São os atores que têm o poder de decidir sobre o problema analisado, ou apenas influenciam de alguma forma no processo de decisão, de acordo com os seus valores de juízo ou suas relações com o problema.

Modelos É uma representação mental ou figurativa de grupos de fenômenos observados de um determinado ambiente para ajudarem na análise e na fundamentação das alternativas de um problema de decisão, facilitando o processo decisório o decisor.

Analista São os apoiadores do processo decisório, que possuem experiência ou especifidade no uso de ferramentas ou técnicas para a tomada de decisão. Sua função é selecionar o modelo de decisão mais adequado ao problema, obter os resultados do modelo para apoiar a tomada de decisão, levantar as consequências de cada alternativa e recomendar a melhor solução ao decisor. Critérios Representa um conjunto de preferências do tomador de decisão ordenadas em

função dos valores associados pelo decisor.

Alternativas É o conjunto de elementos que serão avaliados em função dos critérios estabelecidos para o problema.

Fonte: Adaptação dos trabalhos de Moraes (2006), Roy (1996), Vincke (1992) e Gomes, Et Al. (2009).

Na maioria dos processos de seleção de fornecedores, os decisores se veem envolvidos com um problema em que há pelo menos duas alternativas de ação para se escolher. Essas escolhas são tomadas para atender a diversos objetivos, muitas vezes conflitantes entre si. Esse tipo de problema constituído pelo processo de seleção de fornecedores é um problema multicritério (ALMEIDA, 2013).

Um problema de decisão multicritério consiste em decisões em que haja mais de uma alternativa para determinada ação, e em que a tomada de decisão busca atender a múltiplos objetivos, que muitas vezes são conflitantes entre si (ALMEIDA, 2013).

Já Simon (1955) enfoca o problema de decisão multicritério, quando as pessoas ou empresas deverão em algum momento ter de decidir sobre uma determinada ação, porém, para isso, elas terão de avaliar diversos cenários que não possuem uma congruência.

(29)

21 Para apoiar os processos de tomada de decisão sobre um problema multicritério, faz-se necessário o uso de métodos multicritérios, pois buscam apresentar ações possíveis para resolver o problema diante de tantas outras alternativas de ações que existam (GOMES, 2009). Gomes et al. (2009) em seu trabalho propuseram uma abordagem para a solução de problemas denominada Metodologia Sintética para a Abordagem de Problemas, em que essa abordagem apresenta algumas premissas:

 Uma decisão só existirá quando houver no mínimo duas alternativas que possam ser classificadas em pelo menos dois critérios;

 Os critérios analisados podem ser conflitantes entre si;

 As alternativas podem não apresentar crescimento monotônico simultâneo para todos os critérios, ou seja, pode ser que a evolução das alternativas seja no mesmo sentido para os critérios;

 O processo de decisão é dinâmico, com isso as preferências, objetivos e alternativas podem ser mudados durante o processo decisório;

 Os elementos envolvidos podem não estar claramente definidos para o problema;  Tanto os critérios de análise assim como o conjunto de alternativas podem estar

interligados;

 Nem todas as alternativas poderão ser diretamente quantificadas de acordo com os critérios de decisão;

 As preferências dos decisores podem ser conflitantes.

Antes de analisar os métodos que serão aplicados ao modelo de apoio à decisão multicritério, faz-se necessário analisar o problema proposto a fim de se identificar o tipo de problema. Esse processo se refere à modelagem do problema. Segundo Roy (1996), a modelagem do problema, é um fator que influencia bastante na escolha do método de análise a ser aplicado no estudo.

Em seu trabalho, Roy apresentou uma classificação dos tipos de problemas baseado na finalidade a que se destina o problema a ser resolvido (Tabela 2.4):

(30)

22

Tabela 2.4 Classificação dos tipos de problemas

Problemática Definição

Problemática P.α Trata-se de um problema de escolha, em que o objetivo é facilitar o entendimento do decisor sobre determinada decisão dentro de um conjunto de alternativas possíveis. Problemática P.β É problema de classificação, que tem como objetivo associar cada alternativa de

solução a um determinado grupo ou classe, que serão definidos a partir de regras aplicadas ao conjunto de alternativas.

Problemática P.γ Representa um problema de ordenação, e seu objetivo é ordenar as alternativas de solução do problema de acordo com as preferências do decisor.

Problemática P.δ O problema de descrição tem como objetivo apoiar o processo de tomada de decisão pela definição de cada alternativa de solução e suas possíveis consequências.

Fonte: Roy (1996).

Gomes et al. (2009) apresentaram três classificações de problemas com base na sua estruturação e formalização, na qual seja, validade pelos atores do processo de decisão como um modelo que representa de forma organizada os elementos de avaliação, com o objetivo de ser usado como base para aprendizado, investigação e analise dos atores do problema.

Tabela 2.5 - Classificação dos tipos de problemas quanto a formalização de sua estrutura

Tipo de problema Definição do Problema Problemas

estruturados

São os problemas em que a solução é alcançada por meio de processos lógicos e bem definidos, em que a ação é conhecida e a decisão está relacionada a consequências conhecidas, nesse caso, trata-se de um problema com certeza determinística. Problemas

semiestruturados

São problemas que fazem uso de modelos matemáticos para as partes estruturadas, enquanto a decisão final é tomada de forma subjetiva e de difícil quantificação. Nesse tipo de problema as consequências são conhecidas e probabilísticas, e o decisor aplica um julgamento sobre as alternativas possíveis.

Problemas não estruturados

São problemas sem um processo lógico e bem definidos para sua resolução devido à falta de quantificação dos elementos. Sua resolução baseia-se na intuição humana, em que está sujeita a probabilidades desconhecidas ou a possibilidades subjetivas.

Fonte: Adaptação de Gomes et al., (2009).

O entendimento do tipo de problema que se está analisando é muito importante para a escolha do tipo de método a ser aplicado ao problema. Torna-se necessário definir as preferências do decisor quanto ao conjunto de alternativas e suas consequências. Segundo Almeida (2013), é pela da modelagem de preferência que é representada a estrutura de

(31)

23 preferências do decisor em relação às consequências, ou seja, a modelagem das preferências é uma representação formal de comparações de elementos baseada na subjetividade do decisor.

Conforme Roy (1996), as preferências são relações binárias que estabelecem ligações entre dois objetos ou descrevem se há presença ou não de determinada propriedade. Logo, a modelagem de preferências irá apoiar o processo de decisão mediante de condições que expressem as preferências do decisor quando comparadas duas alternativas potenciais.

Roy (1996) afirma que as preferências dos decisores são modeladas por meio de que chama de sistema de relações de preferências. Dessa forma, foram classificadas as seguintes relações de preferências dos decisores (Tabela 2.6):

Tabela 2.6 - Situações básicas de preferências

Tipo de preferência Descrição Propriedades

Indiferença (I) Existência de razões claras e positivas que justificam uma equivalência entre duas alternativas.

I - Simétrica (se aRb =>bRa) e Reflexiva (se aRa)

Preferência estrita (P) Existência de razões claras e positivas que justificam uma preferência significativa em relação a uma das duas alternativas.

P – Assimétrica (se aRb => não bRa) e Irreflexiva (se não aRb)

Preferência fraca (Q) Existência de razões claras e positivas que não implicam uma preferência estrita de valor em favor de uma das duas alternativas, mas que essas razões são insuficientes para deduzirmos uma preferência estrita em favor da outra, ou relação de indiferença entre as duas alternativas, o que não permite diferenciar nenhuma das duas alternativa.

Q - Assimétrica (se aRb => não bRa) e Irreflexiva (se não aRb)

Incomparabilidade (R) Inexistência de razões claras e positivas que justifiquem uma das três situações precedentes.

R - Simétrica (se aRb =>bRa) e Irreflexiva (se não aRb)

Fonte: Gomes et al., (2009).

Em relação a família de critérios, Vincke (1992), definiu que um critério pode ser definido como sendo uma função g sobre um conjunto A, função que representa as preferências do decisor de acordo com um objetivo ou ponto de vista. A função g corresponde à função valor (vj), definida previamente.

(32)

24 Segundo Almeida (2013), uma família consistente de critérios deve ser capaz de representar todos os objetivos do problema em análise de forma exaustiva, sem haver redundância.

Com base na estrutura de preferência apresentada anteriormente, podemos classificar os critérios podem ser classificados conforme tabela 2.7.

Tabela 2.7 Classificação dos critérios segundo

Tipo de critério Definição

Tipo I (critério verdadeiro) A estrutura de preferência representa uma pré-ordem completa, que corresponde ao modelo tradicional, nesse caso, aplica-se o modelo de agregação aditiva e existe a propriedade de preferência estrita.

Tipo II (semicritério) A estrutura de preferência é uma semi-ordem, que representa o modelo com um limiar, ou seja, existe uma faixa de indecisão constante entre a relação de preferência estrita e a de indiferença.

Tipo III (critério de intervalo)

A estrutura de preferência é uma ordem de intervalo, que representa o modelo de limiar variável, ou seja, existe uma faixa de indecisão variável entre a relação de preferência estrita e a de indiferença. Tipo IV (pseudo-critério) A estrutura de preferência é uma pseudo-ordem, que representa o

modelo com limiar duplo, ou seja, existe uma faixa de hesitação em que se procura evitar a indiferença e a preferência estrita. Está relacionada a preferência fraca (Vincke 1992).

Fonte: Almeida (2013).

A realidade humana nos coloca sempre à frente de problemas complexos, isso porque normalmente tais problemas têm mais de um decisor ou interessado relacionados pelos mesmos, e um conjunto de alternativas de solução que atendem cada um a objetivos diferentes entre os atores relacionados. Por essa razão, os métodos multicritério têm sido desenvolvidos para apoiar o processo de tomada de decisão, conduzindo os decisores na avaliação e na seleção das alternativas de solução de problemas, para a solução que melhor atenda aos interesses nos diferentes cenários (GOMES, 2002).

Para Roy (1995), os métodos multicritérios estão classificados em três grupos: abordagem do critério único de síntese, abordagem do julgamento interativo e abordagem da sobreclassificação.

(33)

25 Idealizada pela Escola Americana, a abordagem do critério único de síntese consiste na agregação de diferentes pontos de vista em uma única função (Roy, 1995). O método SMARTER, dessa abordadem, será utilizado nesse trabalho.

Já a abordagem de sobreclassificação foi concebida pela Escola Francesa. Segundo Vincke (1992), consiste na construção de uma relação de sobreclassificação para a representação das preferências dos decisores e a exploração da relação de sobreclassificação, com a finalidade de apoiar os decisores na resolução dos problemas modelados.

Os métodos dessa abordagem exigem relações intercritérios, isto é, o uso de pesos que representam a importância relativa dos critérios, além de serem considerados métodos não compensatórios.

Segundo Gomes et al. (2009), esses métodos possuem duas fases: na primeira,

a

construção da relação de sobreclassificação e na segunda, a exploração das alternativas que não foram sobreclassificadas, estabelecendo-se uma ordenação de acordo como orientação para os decisores. Nesse trabalho será utilizada a família PROMETHEE (Preference Ranking

Organization Method for Enrichment Evaluation) para o processo de seleção de fornecedores.

Nesse trabalho será utilizado o método Smarter para a fase de avaliação de fornecedores. A Família de Métodos PROMETHEE, segundo Brans & Mareschal (2002), baseia-se em duas etapas: a primeira, a construção de uma relação de sobreclassificação, que relaciona informações entre as alternativas e os critérios de análise; e na segunda etapa existe a exploração dessa relação para dar apoio ao processo de tomada de decisão. O método a ser utilizado no processo de seleção de fornecedores é o PROMETHEE II, , que irá produzir uma pré-ordem completa, a partir das relações de Preferência (P) e Indiferença (I) (ALMEIDA, 2013).

PROMETHEE II

O método Promethee II é baseado na utilização do fluxo líquido Φ(a), que é obtido através da expressão (ALMEIDA, 2013):

Φ(a) = Φ+(𝑎) − Φ(𝑎) (2.1)

onde:

Φ+(𝑎) = ∑ 𝜋(𝑎, 𝑏)

(34)

26 Φ−(𝑎) = ∑ 𝜋(𝑏, 𝑎) 𝑏 ∈𝐴 (2.3) Em que: 𝜋(𝑎, 𝑏) = ∑𝑛𝑖=1𝑝𝑖𝐹𝑖 (𝑎, 𝑏), (2.4) onde: ∑𝑛𝑖=1𝑝𝑖 = 1 (2.5) 𝐹𝑖 (𝑎, 𝑏) = 𝑓𝑢𝑛çã𝑜 𝑑𝑎 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛ç𝑎 [𝑔𝑖(𝑎) − 𝑔𝑖 (𝑏)] 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑎𝑙𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑐𝑟𝑖𝑡é𝑟𝑖𝑜 𝑖.

O fluxo de sobreclassificação de saída da alternativa “a” representa a intensidade de preferência da alternativa “a” sobre todas as alternativas “b”, sendo assim quanto maior for, melhor a alternativa.

Com base no indicador, as alternativas serão organizadas numa ordem decrescente, que configura uma pré-ordem completa entre os fornecedores avaliados, a partir das seguintes relações:

 Preferência: aPb se Φ(a) > Φ(b)

 Indiferença: aIb se Φ(a) = Φ(b)

SMARTER

Edwards e Barron (1994) desenvolveram um dos métodos que utiliza a agregação aditiva denominado de SMARTS (Simple Multi-Attribute Rating Technique), e sua derivação SMARTER.

O modelo SMARTER proposto por Edward e Barron tem como procedimentos (ALMEIDA, 2011):

1ª Etapa

Identificação do propósito do problema a ser analisado e identificação dos decisores e partes no problema.

(35)

27 2ª Etapa

Obtenção da estrutura de atributos, em que consiste em elaborar uma estrutura de objetivos de forma hierárquica com base no proposito do problema e dos decisores. Para isto deve-se refinar para se obter uma lista de atributos que sejam importantes para o problema e relevantes.

3ª Etapa

Estabelecer as alternativas que serão avaliadas no modelo de decisão.

4ª Etapa

Construção da matriz de critérios ou consequências, que consiste em obter a matriz das consequências para cada alternativa em função de cada critério. As consequências podem ser representadas na forma de avaliações subjetivas ou valores, quando se apresentam como variáveis físicas.

5ª Etapa

Eliminação das alternativas dominadas, consiste em eliminar as alternativas dominadas, porém não se deve reduzir muito o número de alternativas, pois o número de alternativas será útil para o processo de obtenção das constantes de escala, além disso deve –se verificar se o processo de eliminação de alternativas não gerou uma valorização de algum critério menos importante na escala.

6ª Etapa

Construção da matriz de avaliação, consiste na avaliação intra-critério ou seja identificar as funções valor de todos os critérios. Também é efetuada a conversão de todos os critérios para a mesma escala de avaliação. A partir do momento que a função for linear, deve-se buscar avaliar a melhor e pior consequência na matriz representadas na escala de 0 e 1.

7ª Etapa

Efetuação do swing para ordenação dos critérios, consiste em ordenar os critérios através da troca das pontuações de algumas alternativas com base nos critérios de avaliação para encontrar a ordem adequada ao problema e as preferências do decisor.

Referências

Documentos relacionados

Ministério do Meio Ambiente, Instituto Recifes Costeiros, Universidade Federal de Pernambuco, ICMBio, CEPENE, IBAMA, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu

A estabilidade do corpo docente permanente permite atribuir o conceito muito bom, segundo os parâmetros da área, para o item 2.2 (pelo menos 75% dos docentes permanentes foram

Mas ele é ( verbo ser, no Presente do Indicativo ) apenas um gato e não tinha tido ( verbo ter, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples do Indicativo ) tempo de aprender (

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das

Gottardo e Cestari Junior (2008) efetuaram análise de viabilidade econômica na implantação de silo de armazenagem de grãos utilizando os seguintes modelos VPL,

Essa tarefa não tem a necessidade de interface com o usuário, tornando-se uma boa candidata ao processamento em lotes, normalmente utilizados como a divisão

Ainda segundo Gil (2002), como a revisão bibliográfica esclarece os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e às contribuições oferecidas por

De acordo com os entrevistados, existem alguns pontos que devem ser trabalhados para garantir que esta proposta de valor seja percebida pelo cliente: (i) melhorar o desempenho