• Nenhum resultado encontrado

3. ESTUDO DE CASO

3.3. Modelo proposto

3.3.1. Proposta de modelo de seleção de fornecedores

O modelo de seleção de fornecedores será dividido em duas etapas. A primeira etapa consiste na classificação dos produtos de impermeabilização de acordo com sua função e a classificação dos fornecedores, de acordo com seus mix de produto e o impacto quanto aos resultados para a empresa.

Essa etapa tem como objetivo classificar os produtos dos fornecedores em grupos homogêneos quanto à função e dessa forma facilitar a análise de participação do grupo de produtos no resultado da empresa. Tal classificação será baseada na participação de cada grupo de produtos na análise da Margem de Contribuição da Curva ABC de Receita da empresa.

Os produtos serão classificados nos grupos de:

 Adesivos

 Aditivos

 Agentes de Cura e Desmoldantes

37

 Grauth e Argamassas Especiais

 Manta Asfáltica

 Membranas Poliméricas e Elastoméricas

 Produtos Auxiliares

 Outros

A segunda etapa consiste em aplicar o modelo de seleção a cada fornecedor, de acordo com o mix de produtos em relação a sua Margem de Contribuição da Curva ABC para o negócio da empresa. As classes dos mix de produtos pela Curva ABC serão:

 Mix de Produtos de Classe A (corresponde a 20% dos produtos da empresa, com uma contribuição de até 80% para a receita da empresa)

 Mix de Produtos de Classe B (corresponde a 30% dos produtos da empresa, com uma contribuição de 15% para a receita da empresa)

 Mix de Produtos de Classe C (corresponde a 50% dos produtos da empresa, com uma contribuição de 5% para a receita da empresa)

Os fornecedores serão classificados nas classes de mix de produtos da seguinte forma:

 Fornecedor de Classe A – fornecedores que tenham pelo menos um item classificado num grupo de produtos A.

 Fornecedor de Classe B – fornecedores que tenham pelo menos um item classificado num grupo de produtos B e que não tenham itens na classe A.

 Fornecedor de Classe C – fornecedores que não tenham produtos classificados nas classes A e B.

Após a classificação do mix de produto do fornecedor de acordo com as classes, será realizado um processo de pré-qualificação do fornecedor, cujo objetivo é filtrar os fornecedores que possuem os requisitos mínimos para serem submetidos ao processo multicritério de seleção de fornecedores. Com isso há uma tendência de se reduzir o risco de seleção de um fornecedor inadequado.

Os critérios a serem utilizados devem ser definidos de acordo com os objetivos da empresa. Para definir tais critérios, os trabalhos de Dickson (1996), Choi & Hartley (1996) e

38 Muralidharan, et al. (2002) foram utilizados como referência. Os critérios mais alinhados com os negócios da empresa foram definidos, para as etapas de pré-qualificação e seleção.

Os critérios utilizados na pré-qualificação são apresentados a seguir (Tabela 3.1):

Tabela 3.1: Critérios qualificadores

Seleção de fornecedores para as classes A, B ou C

Capacidade técnica Posição financeira

Infraestrutura Serviço ao cliente

Fonte: Esta pesquisa

O fornecedor deverá atender aos requisitos mínimos de cada um desses critérios qualificadores de acordo com a sua classificação no mix de produtos a fornecer, para que seja qualificado para a fase de seleção de fornecedores.

O critério capacidade técnica será medido pela comprovação via documento atestado por outros clientes, em papel timbrado assinado por seu representante legal, com a descrição do teor da contratação, de que o fornecedor tem condições de fornecer os materiais e serviços que se propõe no contrato de fornecimento com a empresa. Caso o fornecedor apresente a comprovação documental, será aprovado nesse critério; caso contrário, não atenderá.

O critério posição financeira será medido pela apresentação do último balanço financeiro da empresa para que sejam analisadas as condições financeiras do fornecedor, a fim de ser possível avaliar o potencial de o fornecedor manter uma parceria a longo prazo quanto às condições comerciais a serem negociadas. Caso o fornecedor seja aprovado pela análise do departamento financeiro quanto à situação financeira apresentada no balanço, será aprovado nesse critério, caso contrário, não atenderá.

O critério infraestrutura será medido pela comprovação documental da estrutura industrial e de atendimento que o fornecedor irá oferecer. Esse documento será analisado pela área de suprimentos e logística. Caso o fornecedor seja aprovado na análise feita pelo departamento de suprimentos e logística quanto à estrutura industrial e ao atendimento, será aprovado nesse critério; caso contrário, não atenderá.

Já o critério serviço ao cliente será medido pela comprovação através de um documento da empresa sobre os canais de comunicação e suporte via telefone e eletrônico, que o fornecedor irá oferecer aos clientes da empresa em casos de dúvidas sobre uso, problemas, garantia,

39 logística reversa, e outras dúvidas que possam surgir. Caso o fornecedor apresente uma estrutura de canais de comunicação via fone e eletrônico para atender às necessidades dos clientes da empresa, será aprovado; caso contrário, não atenderá.

Já os critérios a serem utilizados na fase de seleção de fornecedores são apresentados a seguir (Tabela 3.2).

Tabela 3.2: Critério para fase de seleção

Seleção de fornecedores para as classes A, B ou C Qualidade do produto Flexibilidade Relacionamento Tempo de entrega Margem de contribuição

Fonte: Esta pesquisa

Os critérios definidos para o processo de seleção de fornecedores serão avaliados conforme Tabela 3.3:

40

Tabela 3.3: Critério de seleção de fornecedores

Critério Descrição Escala

Qualidade do produto

Apresentação de testes de qualidade sobre o produto fornecido, realizados interna e externamente, bem como adequação dos resultados à qualidade especificada.

1 - Não apresenta de testes de qualidade feito interno ou externo.

2 - Apresenta testes de qualidade interno, que não atende às especificações. 3 - Apresenta testes de qualidade interno, que atende às especificações. 4 - Apresenta testes de qualidade externo, que atendem às especificações.

5 - Apresenta testes de qualidade interno e externo, que atendem às especificações.

Flexibilidade Grau de adaptação dos produtos e serviços às necessidades da empresa.

1 - Fornecedor que oferece uma única condição comercial. 2 - Fornecedor que oferece mais de uma condição comercial fixa. 3 - Fornecedor que customiza até 50% das condições comerciais. 4 - Fornecedor que customiza de 50% a 90% das condições comerciais. 5 - Fornecedor que customiza de 90% a 100% das condições comerciais. Relacionamento Grau de relacionamento do

fornecedor com a estratégia da empresa.

1 - Fornecedor que só realiza ações de transação.

2 - Fornecedor que alinha apenas os preços à estratégia de seu cliente. 3 - Fornecedor que alinha preços e prazos à estratégia de seu cliente.

4 - Fornecedor que alinha preço, prazo e operações à estratégia de seu cliente. 5 - Fornecedor que alinha preços, prazos, operações, informações e desenvolvimento de novos produtos à estratégia de seu cliente.

Tempo de

entrega

Tempo de entrega entre o envio do pedido e o faturamento e embarque do referido pedido.

Tempo de entrega em dias

Margem de

contribuição

Contribuição % dos produtos para o resultado da empresa.

Percentual de participação na Curva ABC

Fonte: Esta pesquisa

O modelo de seleção para fornecedores com mix de produtos de classe A, B e C irá utilizar um sistema de seleção multicritério, baseados em critérios como: qualidade do produto, flexibilidade do fornecedor, relacionamento do fornecedor com a empresa, disponibilidade dos produtos do fornecedor e margem de contribuição dos produtos do fornecedor para o resultado da empresa.

Após a aplicação do modelo seleção de acordo com o mix de produto do fornecedor, será gerado um ranking dos fornecedores, comparando-se o resultado do novo fornecedor com este ranking. O objetivo desse processo é reduzir o risco da seleção de fornecedores que não tenham aderência as estratégias e aos objetivos almejados pela empresa.

41

Figura 3.4: Modelo proposto para a seleção de fornecedores Fonte: Esta pesquisa

42

Processo de Seleção de fornecedores

Classificação do mix de produtos do fornecedor

A primeira etapa do modelo consiste em classificar os produtos dos fornecedores nos grupos e nas classes A, B e C de acordo com a participação do mix de produtos dos fornecedores na curva ABC da empresa.

Após a classificação do mix de produtos dos fornecedores nas classes, serão selecionados apenas os fornecedores que possuem produtos na curva A de faturamento da empresa, esses fornecedores serão selecionados para a simulação do modelo proposto de seleção de fornecedores.

Pré qualificação do fornecedor

Após a classificação dos fornecedores pelo seu mix de produtos, esses serão submetidos ao processo de pré-qualificação, onde todos os fornecedores deverão atender aos critérios de capacidade técnica, posição financeira, infraestrutura e serviço ao cliente, através de comprovação documental dos requisitos solicitados por cada critério.

Seleção dos critérios

Dos fornecedores aprovados no processo de pré-qualificação, esses serão submetidos ao processo de seleção de fornecedores, para esse processo será aplicado o método de apoio a decisão Promethee II. Para esse processo serão utilizados os critérios apresentados na Tabela 3.2, qualidade do produto, flexibilidade, relacionamento, tempo de entrega e margem de contribuição.

Para a aplicação do método Promethee II, os pesos dos critérios foram definidos pelo decisor, conforme apresentado na Tabela 4.1.

Seleção de Fornecedores pelo Método Promethee II

Para a realização do processo de seleção de fornecedores através do método Promethee

II, serão selecionados os fornecedores classificados na classe A da Curva ABC da empresa e o

último fornecedor selecionado pela empresa, para simulação do processo de seleção desse fornecedor.

43 O método Promethee II é aplicado e fluxo líquido de cada fornecedor é obtido. O ranking é obtido pela ordem decrescente desse fluxo. Com esta ordem decrescente será feita a comparação entre o fornecedor em análise e os demais classificados na classe A de produtos da empresa, para verificação se o fornecedor foi aprovado na seleção.

Para simulação do método Promethee II será utilizado o software Visual Promethee Academic.

Documentos relacionados