• Nenhum resultado encontrado

7.1

Conclusões

A indústria extrativa é considera de risco elevada segunda alínea b do artigo 79.º Lei 102/2009, por esse motivo, proporcionar a segurança e saúde do trabalho é essencial.

A avaliação de risco visa a aplicação e melhoria de um sistema de gestão de riscos, que tem como objetivo reduzir a situação potencial de criticidade detetada, minimizar o risco e a probabilidade de acidentes de trabalho.

A presente dissertação teve como objetivo o desenvolvimento e a aplicação de três métodos de avaliação de riscos, a Metodologia Integrada de Avaliação de Riscos (MIAR), o método William T. Fine e o método do Sistema Simplificado de Avaliação do Risco de Acidente (NTP330) em uma pedreira a céu aberto em Angola, onde foi identificado os perigos e riscos em torno de todo o processo produtivo.

Após a análise dos métodos verificou-se que nenhum método é completo, entretando cada método adequa-se a situações diferentes. A aplicação de mais de uma metodologia resulta em uma avaliação mais completa pois não existe um método específico para cada caso, A perceção do avaliador e sua experiência é um fator fundamental na avaliação dos riscos, aspectos subjetivos na análise dos riscos necessita de uma sensibilidade por parte de quem efetua a análise.

Cada método apresenta pontos positivos e negativos, não existe um método perfeito contudo cada um deles adequa-se a situações diferentes. Verifica-se que a aplicação de uma só metodologia nem sempre é suficiente pelo que é aconselhável a aplicação de mais que uma metodologia em simultâneo.

Uma métodologia adequada e menos genérica que se adapta melhor ao detalhe de casa situação, um histórico de avaliações de riscos e acidentes, um conhecimento técnico profundo das atividades e funções dos trabalhadores é uma das maneiras de reduzir ao mínimo o ponto de vista pessoal da avaliação de risco.

O método NTP330 tem a menor faixa de risco (4 níveis) e isso mostra ser uma desvantagem em relação aos outros métodos e apresenta uma concentração de resultados em 2 níveis I (90%) e II (10%), os mais altos do parâmetro. na avaliação efetuada nessa dissertação. O questionario indicado na metodologia não é adequado a todos os processos e o método NTP330 não possui um parâmetro para extensão de impacte.

O método WTF desmostrou um alta concentração no nível “extremo”, onde configurou em 64% dos riscos avaliados, o que significa que os seus intervalos de classificação do risco não possuem uma concordância entre os outros níveis do método, concentrando a avaliação nos níveis mais alto. Já o risco “médio” representou 18%, caracterizado principalmente pela consequência na maioria dos riscos serem de lesões de natureza temporária, mesmo apresentando uma exposição contínua.

O método WTF possui 6 níveis de avaliação em cada parâmetro e 5 níveis de classificação de riscos e não possui nenhuma parâmetro para verificar se o sistema possui medidas de de prevenção e controlo e não considera os trabalhadores envolvidos na atividade (extensão de impacte). Através dos resultados obtidos no método MIAR foi verificado uma distribuição dos resultados. O risco elevado representou 56% dos 50 riscos avaliados sendo eles, os riscos que como consequência caso ocorra um acidente, o risco de morte ou lesões graves com incapacidade permanente, já o risco “médio” representou 28% dos riscos avaliados, incluíndo risco de morte e consequências graves, evidenciando assim a necessidade de intervenção imediata por parte da entidade organizacional. Para o risco baixo o índice representou 8%, atribuídos a riscos onde a priorização de intervenção foi classificada com baixa, pois apresentava um menor risco de acidente. .

Foi observado que os métodos WTF e NTP330 obtiveram resultados com uma avalição de risco muito elevada, fazendo com que a aplicação desses métodos não seja fiável, uma vez que a elevação da classificação do risco não configura na eliminação dos mesmos.

Como conclusão, o método MIAR mostrou ser o mais adequado para a pedreira em Angola, após a adaptação dos parâmetros para a indústria extrativa, o método revelou ser mais completo em relação ao método WTF e NPT conforme demostra no capítulo 6.4 onde ocorre uma comparação dos métodos. É um método que prioriza o desempenho dos sistemas de prevenção junto com o parâmetro probabilidade. O custo e a complexidade técnica para a prevenção e correção é um parâmetro positivo que permite uma relidade com o ambiente em estudo. Através dos parâmentros extensão do impacte e exposição, o método se mostrou mais adequado a realidade das atividades, considerado também outro benefício do método. O método MIAR ainda possui uma componente para a avaliação de riscos ambientes, que não foi abordada nessa dissertação.

Diante dessa conclusão, os objetivos propostos nessa dissertação foram concluidos, a comparação de 3 métodos de avaliacão de riscos na pedreira em estudo, a adaptação dos métodos de acordo com a realidade laboral e análise dos resultados resultou na escolha de um método que melhor apresentou reprodutibilidade na indústria extrativa.

É fundamental que em futuros estudos continuem a aplicação do método MIAR, bem como o desenvolvimento de novas metodologias para a avaliação de riscos na indústria extrativa ou em outras atividades, visto que o método MIAR se mostrou flexivel e adaptável.

7.2

Perspetivas Futuras

A aplicação de avaliações de riscos na indústria extrativa em Angola ainda é limitada. Através desse estudo Angola demostrou ser um país restrito na gestão de riscos e na segurança no trabalho principalmente na indústria de extração de pedras. Nessa dissertação foi apresentada 3 métodos de avaliação de riscos, a Metodologia Integrado de Avaliação de Riscos (MIAR), o método William T. Fine e o método do Sistema Simplificado de Avaliação do Risco de Acidente (NTP330), mas a continuidade do estudo para avaliar a fiabilidade dos resultados, adaptação dos parâmetros, bem como a aplicação de outros métodos disponíveis na literatura para analisar sua aplicabilidade e reprodução nesse contexto operacional é de grande valia.

Para futuros trabalhos é sugerido:

 A aplicação dos métodos de avaliação de riscos sugeridos nessa dissertação em outras pedreiras para comparações e obter resultados consistentes;

 A aplicação de inquéritos como forma de auxiliar a identificação e avaliação de riscos na rotina das atividades;

 Acesso a Técnicos Superior de Segurança no Trabalho em Angola como forma de estudo laboral e vivência na rotina da indústria extrativa.

Também é sugerido trabalhos sobre as normas e diretrizes referentes a indústria extrativa em Angola. Como foi verificado a falta de normas específicas e algumas delas sendo baseadas na legislação portuguesa, dificulta a aplicação e reprodutibilidade na realidade do local de estudo.