• Nenhum resultado encontrado

Este trabalho de pesquisa teve como principal objetivo propor um modelo de referência para o PDP na indústria de alimentos.

Através da análise crítica sobre os modelos publicados na literatura para o desenvolvimento de produtos alimentícios constatou-se que os mesmos apresentavam algumas deficiências, principalmente nas fases que correspondiam ao projeto do produto e do processo. Ainda, a maioria desses modelos não abordavam os princípios da engenharia simultânea e não refletiam as particularidades do PDP na indústria de alimentos. Logo, tornou-se evidente a oportunidade de propor um modelo mais completo, sistematizado, de acordo com os princípios da engenharia simultânea e seguindo as tendências atuais para tornar o PDP mais competitivo.

Diante desse contexto, realizou-se um exaustivo levantamento do estado da arte, o qual permitiu que os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do modelo fossem elucidados. A partir desses conhecimentos e das diretrizes estabelecidas foi desenvolvido o modelo de referência para o processo de desenvolvimentos de produtos na indústria de alimentos.

Um dos pontos fortes do modelo pode ser evidenciado pela forma de apresentação e completeza da estrutura de desdobramento, ferramentas de apoio, entradas e saídas e sistema de avaliação ao final de cada fase do processo.

Através da análise da estrutura de desdobramento, apresentada no Apêndice 01, nota-se o mapeamento das atividades e tarefas pertinentes a cada fase do PDP, que abrangem as macro-fases do pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento.

A estrutura de desdobramento associada à escala de cores e convenção básica adotada permitem que os usuários visualizem o PDP de uma forma geral e ao mesmo tempo tenham o conhecimento das atividades e tarefas pertinentes a cada fase do PDP e a sua evolução ao longo do processo.

A avaliação da equipe de desenvolvimento apresentou dados que comprovam a excelência do modelo tanto nos quisitos que dizem respeito às características fundamentais em modelos sistemáticos para o PDP como nas características pertinentes aos modelos desenvolvidos para o PDP na indústria de alimentos.

Desta forma, pode-se constatar através dos dados apresentados que o modelo proposto está adequado às particularidades da indústria de alimentos, pois:

§ possui fases, atividades e tarefas voltadas para o desenvolvimento de produtos alimentícios;

150 § apresenta linguagem e termos técnicos apropriados ao PDP na indústria de

alimentos;

§ tem seqüência lógica e pertinente ao PDP na indústria de alimentos;

§ propõe o uso de ferramentas de apoio apropriadas e algumas especialmente desenvolvidas e aplicadas para o PDP na indústria de alimentos;

§ possui um sistema de avaliação ao longo do PDP que minimiza os riscos no processo;

§ possibilita o registro de informações e gerenciamento das mesmas ao longo do processo;

§ facilita o gerenciamento do PDP através do mapeamento de todas as atividades e sistema de avaliação;

§ é aplicável no dia-a-dia do PDP da indústria de alimentos.

Ainda, o modelo está de acordo com a abordagem da engenharia simultânea pois: § motiva a formação de equipes multidisciplinares;

§ promove o desenvolvimento integrado; § está focado no custo, qualidade e tempo; § facilita o gerenciamento do processo; § analisa o ciclo de vida do produto; § promove parceria com fornecedores; § faz uso de ferramentas de apoio ao projeto.

Outro ponte forte do modelo diz respeito a sua principal contribuição, que está relacionada ao fato do modelo proposto ser mais completo e sistematizado nas fases pertinentes ao desenvolvimento do produto, as quais possuem atividades e tarefas voltadas especialmente para o projeto do produto e do processo e planejamento da produção. Essa ênfase maior no desenvolvimento do produto e processo, torna o modelo mais completo e adequado ao desenvolvimento de produtos alimentícios.

Também através dos dados da avaliação, foi possível constatar que o modelo proposto é pode ser empregado como ferramenta educacional e de capacitação de pessoal, pois o mesmo retrata todas as fases, atividades e tarefas envolvidas no PDP e ainda, possui as ferramentas de apoio e entradas e saídas associadas às mesmas ao longo de todo o processo.

Quando aos objetivos específicos desse trabalho de pesquisa pode-se constatar que os mesmos foram atingidos ao longo do trabalho uma vez que foi possível:

151 alimentos através de um exaustivo levantamento do estado da arte;

§ definir e sistematizar as fases do PDP na indústria de alimentos com ênfase nas fases de projeto do produto, que resultou na estrutura do modelo proposto; § estudar, adaptar e propor ferramentas auxiliares, para todas as fases do

processo, com a finalidade de levantar o máximo de informações possíveis e dados que auxiliem as equipes na tomada de decisões em todas as fases e/ou atividades do processo de desenvolvimento;

§ realizar um treinamento sobre o modelo proposto em uma empresa de alimentos de grande porte;

§ avaliar o modelo de referência através da aplicação de questionários em uma equipe de PDP de uma empresa alimentícia de grande porte.

Como sugestões para trabalhos futuros, espera-se que a partir desse trabalho de pesquisa sejam propostos:

§ modelos mais simples para pequenas e médias empresas de alimentos; § modelos focados no tipo projeto de produtos;

§ modelos diferenciados para o desenvolvimento de produtos em diferentes segmentos da indústria alimentícia;

§ modelos com ênfase no projeto do processo e planejamento da produção.

Seria de grande contribuição que em trabalhos futuros fosse realizado um estudo de caso envolvendo a implementação do modelo de referência proposto no PDP de uma indústria de alimentos.

Ainda, como a própria equipe sugeriu durante a avaliação desse trabalho de pesquisa, seria interessante para o PDP na indústria de alimentos trabalhos futuros voltados especialmente para o gerenciamento do PDP na indústria de alimentos.

Esse trabalho de pesquisa foi desenvolvido com muito empenho e dedicação diante da oportunidade de propor um modelo de referência para o PDP na indústria de alimentos.

152

GLOSSÁRIO

Amostras dos protótipos testados: Amostras físicas do produto alimentício obtida através de teste piloto. Análise comparativa: Análise resultante da comparação da mercadoria da própria empresa com a do concorrente, no que diz respeito à Qualidade Exigida e às Características da Qualidade.

Argumento de venda: Dentre as qualidade Exigidas são aquelas consideradas fundamentais para a venda, quando se vai estabelecer a qualidade Planejada de um novo produto.

Atributos do produto: Características da qualidade do produto relacionadas com as necessidades levantadas ao longo do ciclo de vida do produto e também sob o ponto de vista legal e contratual. Os atributos são fonte de informação para a elaboração das especificações de projeto do produto e auxiliam no Desdobramento da Qualidade.

Características da Qualidade (CQ): Natureza e capacidade que são referências para a avaliação de qualidade. Qualidade é o total da natureza e capacidade própria que servem de referência de avaliação, para determinar se a mercadoria ou o serviço estão satisfazendo os objetivos da utilização. As CQ são sempre mensuráveis.

Conceito do produto: É uma descrição detalhada da especificação da oportunidade do produto que será fonte de informação para as atividades pertinentes a elaboração das especificações de projeto.

Concepções para o produto: Combinações resultantes dos princípios de solução encontrados para os elementos principais da estrutura do produto. As concepções serão submetidas aos testes piloto dando origem aos protótipos do produto.

Conflitos entre Elementos da Qualidade (EQ)/Características da Qualidade (CQ): São os conflitos resultantes do tipo de relacionamento entre as CQ/EQ, quando há comprometimento de um em função do outro devido a um relacionamento fortemente negativo.

Critérios de seleção: São os critérios técnicos, legais, econômicos, financeiros e de qualidade empregados na seleção da oportunidade do produto com base nas metas do PDP.

Cronograma de projetos do Portfolio de Produtos (PP): Representa graficamente o cronograma de projetos do PP que serão desenvolvidos a curto, médio e longo prazo.

Dados de desempenho dos produtos no mercado: Dados provenientes da Análise de maturidade dos produtos no mercado que refletem o desempenho do produto em termos do volume de vendas, lucratividade, faturamento, participação no mercado, entre outros.

Dados de fontes internas e externas: São provenientes de fontes internas como: departamentos de vendas, compras, produção, P&D, marketing, SAC, entre outros. As fontes externas são: feiras, conferências, palestras, jornais, revistas, bibliotecas, agências do governamentais e não-governamentais, entre outras.

Design estrutural: Corresponde à uma maquete e/ou lay-out definitivo da embalagem do produto, onde define- se materiais, forma, peso, tamanho, condições de transporte e empilhamento, entre outros.

Design gráfico: Corresponde a parte gráfica da embalagem onde define-se as cores, estilo, informações e rótulo. Diretrizes p/ o planejamento do produto: Documento que estabelece as diretrizes para o planejamento do produto com base nas informações contidas no Plano de projetos do PP.

Elementos da Qualidade (EQ): Elemento que poderá ser escala de medida para a avaliação da qualidade. Quando a medição se torna possível é chamado de Característica da Qualidade (CQ).

Especificação da oportunidade: É um documento onde descreve-se a oportunidade de mercado e a oportunidade de negócio do novo produto. É composta por uma descrição da oportunidade do novo produto, focalizando o benefício básico e por uma justificativa da oportunidade de negócio, contendo a projeção de vendas, margem sobre os custos de produção, custos de desenvolvimento, ponto de equilíbrio, entre outras. É utilizada pela gerência da empresa na tomada de decisões sobre o investimento inicial no novo produto e para orientar as atividades da equipe no projeto do novo produto.

Especificações de projeto do produto: Documento final que contém a especificação de todos os requisitos para o projeto do produto. Além de fonte de informação para as equipes de projeto, antecipa tudo o que poderia causar um fracasso do produto em termos financeiros e comerciais e que poderá ser eliminado/ou não na continuidade do projeto do produto.

Especificações do projeto de embalagem do produto: Corresponde aos requisitos necessários para projeto da embalagem do produto.

Especificações do projeto do processo de embalagem, estocagem e distribuição do produto: Corresponde aos requisitos necessários para projeto do processo de embalagem, estocagem e distribuição do produto.

Estratégia do Planejamento estratégico do PDP: Explicita quais são os novos produtos visados pela empresa e de que forma as oportunidades de novos produtos serão exploradas.

Estrutura básica do produto: estrutura obtida pelo desdobramento do produto em seus elementos principais: formulação, embalagem, processo e parâmetros de processo.

Formulação do produto para lote-teste: Formulação final do produto para produção do lote teste. Especifica os ingredientes, matérias-primas e aditivos, bem como as quantidades necessárias e processamento.

Grau de importância: Medida que indica o nível de importância. É determinado a partir do grau de exigência do cliente em relação à QE em conjunto com a relação de correspondência da Matriz da Qualidade dependendo do tipo de grau de importância.

153 Grau de relacionamento: São escalas adotadas para correlacionar as QE com as CQ e os EQ. Se for adota uma escala de 3 níveis têm-se: correlação forte =5, há correlação = 3 e correlação possível =1. Caso não haja correlação atribuir valor 0.

Homologação do Produto e do Processo: É o termo final de aprovação do produto e do processo.

Índice de Melhoria: É o indicativo obtido pelo nível da Qualidade Planejada em relação ao nível atual de atingimento (grau de satisfação), para cada Qualidade Exigida.

Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF): Compreende os princípios gerais de higiene de pessoal, instalações e armazéns que orientam as técnicas e instalações para produção, armazenagem e distribuição de alimentos, matérias-primas e embalagens.

Manual de procedimentos do SAC: Consiste nos procedimentos e práticas de registro de reclamações e sugestões provenientes do atendimento aos clientes e consumidores, os quais serão encaminhados à Garantia da Qualidade e Pesquisa & Desenvolvimento.

Manual de procedimentos/operações e treinamento de pessoal: Consiste na descrição de todos os procedimentos e operações envolvidos na produção e distribuição do produto que exigem padronização e treinamento de pessoal.

Mapa geral do ciclo de vida dos produtos e linhas de produtos do PP: Este mapa apresenta uma visão geral do ciclo de vida dos produtos e linhas de produtos do PP.

Matriz da qualidade: É a matriz resultante da combinação bidimensional da Tabela de desdobramento da QE com a Tabela de desdobramento da CQ/EQ. O resultado final da matriz conduzirá à Qualidade Projetada. Lay-out das instalações: Corresponde ao design das instalações.

Lista dos requisitos de fabricação, embalagem, estocagem, distribuição, preparo/uso e descarte: Compreende os requisitos necessários para a produção e distribuição do produto e os requisitos indispensáveis para a preparação e consumo do produto, assim como o descarte final.

Lista dos requisitos normativos e legais: Compreende os requisitos que determinam que o produto estará de acordo com as exigências normativas e legais.

Lista dos requisitos técnicos e de mercado: Compreende os requisitos técnicos e de mercado que vão garantir que o produto seja aceito pelos consumidores e que manterão as características de qualidade do produto dentro do prazo de validade estabelecido.

Objetivos do Planejamento estratégico do PDP: Especifica o que se pretende alcançar com a atividade de desenvolvimento de produtos.

Oportunidade do novo produto: É uma proposta para o novo produto originada pela demanda do mercado, por oferta de tecnologia ou pela análise dos produtos concorrentes e similares que produza um grande benefício ao consumidor, com baixo custo de desenvolvimento e esteja de acordo com os objetivos de negócio da empresa. Planilha de análises físico-químicas e microbiológicas: Planilha que serve como orientação e coleta de dados referentes às análises realizadas com amostras de protótipos, produtos, ingredientes, matérias-primas e aditivos. Planilha de análises sensoriais: Planilha que serve como orientação e coleta de dados referentes às análises sensoriais com amostras de produtos, protótipos, entre outros.

Planilha de testes para embalagem: Planilha que serve como orientação e coleta de dados referentes aos testes realizados com amostras de embalagens para o produto.

Planilha de testes piloto: Planilha que serve como orientação e coleta de dados referentes ao teste piloto dos protótipos.

Plano APPCC do produto e processo: Documento elaborado para o produto/processo de acordo com a seqüência lógica, onde constam todas as etapas e justificativas para sua estruturação.

Plano de implementação da estratégia do PDP: Apresenta as ações que devem ser desenvolvidas pelas pessoas ou equipes, a fim de atingir os objetivos estratégicos da empresa.

Plano do Planejamento estratégico da empresa: É o documento que contém as informações correspondentes à missão, objetivos, estratégia e implementação da estratégia da empresa.

Plano do Planejamento estratégico do PDP: É o documento que contém as informações correspondentes ao planejamento estratégico do PDP. O plano é composto pelos objetivos, estratégia e implementação da estratégia do PDP, que estão de acordo com Planejamento estratégico da empresa.

Plano de produção do lote-teste: Documento que apresenta todas as informações pertinentes à produção do lote-teste, como: formulação do produto, volume de produção, programação da produção, recursos e instalações, entre outros.

Plano de Projeto conceitual: Documento que orienta as atividades pertinentes a fase de Projeto conceitual do produto com base no Plano de projeto do produto.

Plano do Projeto detalhado: Documento que orienta as atividades pertinentes a fase de Projeto detalhado do produto com base no Plano de projeto do produto.

Plano de Projetos do Portfolio de produtos : Documento que contém todas as informações pertinentes aos projetos do PP que serão desenvolvidos a curto, médio e longo prazo.

Plano de projeto do produto: Documento que apresenta o escopo, recursos, custos, tempo, aquisições, riscos, qualidade e comunicações envolvidas no projeto do novo produto.

154 Plano de projeto informacional: Documento que orienta as atividades pertinentes a fase de Projeto informacional do produto com base no Plano de projeto do produto.

Plano de qualidade do produto: Documento que estabelece os valores a serem atingidos para cada característica da qualidade do produto durante todo seu ciclo de vida.

Plano de qualidade para fornecedores e parceiros de co-desenvolvimento: Documento que estabelece as diretrizes básicas adotadas pela empresa com relação à garantia da qualidade para os fornecedores e parceiros de co-desenvolvimento, quanto à qualidade de entrega, qualidade de serviços, qualidade do sistema e sistemática de qualificação inicial.

Plano de modificações para melhoria: Consiste num conjunto de modificações a serem implementadas para a melhoria do produto que foram identificadas através da avaliação da satisfação dos clientes e consumidores e pela análise de desempenho do produto.

Plano de recursos e aquisições: Documento que especifica todos os recursos e aquisições necessários para a produção e comercialização do produto.

Plano de retirada do produto do mercado: É o documento que apresenta como e quando o produto será retirado do mercado com base nas avaliações de desempenho do produto e análise da curva de vida dos produtos. Plano de testes piloto: Documento que contém as informações pertinentes à realização do teste piloto do produto, como: cronograma, recursos necessários, instalações e testes.

Portfolio de produtos (PP) da empresa: É o conjunto de produtos e linhas de produtos que correspondem aos negócios da empresa.

Prazo de validade do produto: Corresponde ao prazo no qual o produto não vai apresentar alterações físicas, químicas, microbiológicas e sensoriais que comprometam a sua inocuidade e/ou propriedades organolépticas, desde que seja mantido nas condições ótimas de conservação.

Produto comercial: Produto lançado no mercado e pronto para ser adquirido pelo consumidor. Produto final: Produto embalado e pronto para ser comercializado.

Projeto detalhado do produto e do processo: Documento final que engloba todas as informações e conhecimento gerado durante o projeto do produto e do processo.

Projeto do processo: É o documento final onde constam todas as informações pertinentes ao projeto do processo, como: descrição do processo, lay-out das instalações, recursos e aquisições, Plano APPCC, Manual de BPF, Manual de procedimento/operações e treinamento de pessoal e levantamento de custos.

Proposta de benefício básico do produto: É uma descrição simples e concisa abordando necessidades significativas do consumidor, ainda não preenchidas pelos produtos existentes no mercado e que podem ser realizadas com as tecnologias disponíveis.

Qualidade Exigida (QE): Dentre as exigências relacionadas à mercadoria oferecida, é aquela exigência relativa à qualidade expressa por meio de linguagem.

Qualidade Planejada: Trata-se da escala que indica qual nível de quer atingir, em relação aos níveis de satisfação atual da qualidade exigida. Normalmente são utilizadas escalas de 5 níveis.

Qualidade Projetada: Qualidade vista como meta de produção. A partir da Qualidade Projetada são elaboradas as especificações de projeto do produto.

Registro do produto/processo: Corresponde ao registro do produto/processo nos órgãos competentes.

Relatório da auditoria de projeto: Relatório que apresenta os resultados alcançados ao longo do projeto do produto.

Relatório da auditoria de risco dos produtos: Relatório que apresenta uma análise sobre as diferentes alternativas de desenvolvimento de produtos, em comparação com os recursos humanos disponíveis na empresa e o seu passado na área. Contém as informações pertinentes à auditoria financeira, de procedimentos, de recursos, de pessoal e os custos de falha do produto.

Relatório da auditoria de risco dos produtos e linhas de produtos do PP: Relatório que apresenta uma análise da capabilidade da empresa em desenvolver os produtos e linhas de produtos do PP.

Relatório da curva de vida dos produtos no mercado: Relatório que apresenta a situação dos produtos e linhas de produtos que estão no mercado e estabelece as alternativas que podem ser adotadas para os produtos existentes em termos de permanência, melhoria ou retirada do mercado.

Relatório da pesquisa de mercado: Relatório que contém informações sobre as necessidades, preferências e