• Nenhum resultado encontrado

Configuração Geral

No documento Controlador ST2130 (páginas 141-145)

CENTRO DE TREINAMENTO STEMAC

VI. SETUP DO CONTROLADOR ST

11. ESTRUTURA DO SETUP ST

11.4. Grupo dos Parâmetros da USCA

11.4.1. Configuração Geral

Menu de Acesso dos Parâmetros de Configuração da USCA Sobret ensao Bat .

Mot or 000%

Tela 4.2.03.02.02

Ret . Sobret ensao

Bat . Mot or 00s

Tela 4.2.03.02.03

Subt ensao Bat .

Mot or 00%

Tela 4.2.03.02.04

Ret . Subt ensao

Bat . Mot or 00s

Tela 4.2.03.02.05

Gr upo Par amet r os

USCA >

Tela 4.3.00.00.00

Conf i gur acao da

USCA >

Manual de Treinamento ST2030

Centro de Treinamento Stemac Manual de Treinamento ST2030 Rev 3 Página 68 de108

Este grupo contém os parâmetros de configuração, como níveis de senha, controle automático de back light, energia, programação da entrada e saída digital, configuração de medição e histórico de medições entre outros.

Para acessar os parâmetros basta pressionar a tecla “ENTER/MENU” que abrirá a nova tela da opção.

Características

Nível de Senha Mínimo ... 5 Tipo de Medição

Através desta máscara é possível configurar o tipo de medição do sistema.

MONOFÁSICO Será medida apenas uma fase da REDE e do GMG, onde

suas proteções estarão referenciadas somente a fase A do sistema.

BIFÁSICO Serão medidas apenas duas fases da REDE e do GMG,

onde suas proteções estarão referenciadas somente a fase A e B do sistema.

TRIFÁSICO Sistema de medição e proteção completo.

Características

Opções ... “MONOFASICO”, “BIFASICO” e

“TRIFASICO”. Nível de Senha Mínimo ... 2 Seleção do Modo de Operação

Através desta máscara é possível selecionar o Modo de Operação que será ativado. Para qualquer das opções selecionadas será validado conforme o relacionamento dos modos de operação descrito nas lógicas de funcionamento.

Caso a seleção do modo não seja valido o controlador cancelara o modo selecionado e retornará para o anterior. Este parâmetro não é configurado e nem supervisionado pelo canal serial.

Se o controlador estiver com o parâmetro "Telecomando Modo Remoto" habilitado Não é possível alterar o modo de operação entre Auto e Remoto, pois o controlador respeitará o status da entrada digital. Se o controlador estiver em modo de operação Manual ou Teste. É possível colocar em Automático ou Remoto, de acordo com a lógica do "telecomando Modo Remoto", se estiver em "0" é possível colocar apenas em modo Automático. Se estiver em "1" é possível colocar apenas em modo Remoto.

MANUAL Seleciona o Modo de Operação Manual. Executa a mesma

função que o botão “MANUAL”. Para maiores detalhes sobre o modo de operação manual, consulte a seção de lógicas de funcionamento.

AUTO Seleciona o Modo de Operação Automático. Executa a mesma

função que o botão “AUTO”. Para maiores detalhes sobre o modo de operação automático, consulte a seção de lógicas de funcionamento.

REMOTO Este modo permite que seja aceito comandos e parametrização

através do canal serial. Para supervisão, não é necessário que o Modo de Operação Remoto seja selecionado. Para maiores detalhes sobre o modo de operação remoto, consulte a seção de lógicas de funcionamento.

TESTE Este modo quando selecionado parte o GMG colocando-o em

funcionamento para eventuais testes sem carga. Para maiores detalhes consulte lógicas de funcionamento.

O sinal de “Modo Teste” ligado sinalizará“Modo Teste” em:

- Tabela de STATUS – Textos Aplicados na Linha AUTO–

SCROLL na seção de telas básicas, item medições básicas.

- Eventos USCA na seção de alarmes e eventos.

- Tabela de Leitura ModBus - Eventos no Anexo I.

Ti po de Medi cao LLLLLLLLLL Tela 4.3.01.00.01

Sel ecao Modo de Oper acao LLLLLL Tela 4.3.01.00.02

Manual de Treinamento ST2030

Centro de Treinamento Stemac Manual de Treinamento ST2030 Rev 3 Página 69 de108

Características

Opções... “MANUAL” , “AUTO”, “REMOTO”, “TESTE” Nível de Senha Mínimo...5

Retardo do Defeito no Retificador – Entrada Digital

Através desta máscara é possível configurar o retardo para confirmação da Entrada Digital de defeito no retificador.

A alimentação do retificador é proveniente da barra de carga. O sinal de defeito só será considerado quando a chave CRD estiver fechada e a REDE normalizada ou quando a chave CGR estiver fechada e o GMG em condições normais de funcionamento. Estando uma destas duas condições satisfeitas e a entrada digital configurada com a função de Defeito no Retificador estiver acionada é contado o tempo de retardo de Defeito no Retificador, configurado no SETUP Geral da USCA e no término deste tempo é acionada a falha Defeito no Retificador.

Quando não atendidas as condições, o controlador deve desconsiderar o sinal de defeito cancelando a contagem do tempo.

Características

Máximo ... 99s Mínimo ... 00s Nível de Senha Mínimo...3 Código do Alarme ...82 Tempo de Retardo para Comutação

Através desta máscara é possível configurar o tempo de retardo para comutação das chaves de REDE – CRD e GMG – CGR. Após uma abertura de qualquer uma das chaves, só será permitido o fechamento após o tempo de retardo para comutação independente da chave que abriu e da que fechou.

Características

Máximo ...99,9s Mínimo ...01,0s Nível de Senha Mínimo...3 Desabilita Comand o da Chave de REDE

Através desta máscara é possível desabilitar o comando da chave de REDE CRD. Estando ligado este parâmetro o controlador desabilitará a tecla “Abrir/Fechar CRD” do painel frontal e todas as condições onde as lógicas dependeriam do sinal de comando de fechamento ou abertura da CRD. Também será desabilitado os alarmes de chave respectivos a REDE (abriu/fechou indevidamente, não abriu/fechou). O status da chave de REDE não sofre influência pelo parâmetro em questão, tendo sua sinalização normal indicada no LED da CRD assim podendo manter o intertravamento por software dos comandos da chave CGR com a CRD.

Sempre que este comando estiver habilitado, permanecerá acionado o comandado de abertura da chave de CRD.

Se a CRD estiver fechada, não é possível fechar a chave de grupo pois o controlador continua com o intertravamento se a chave de grupo fechar indevidamente o controlador não comandará a abertura da CRD. Pois os comandos da CRD estão desabilitados. Uma vez que esta lógica for habilitada, é necessário que exista uma lógica externa para proteção das chaves.

Se a chave de grupo estiver fechada e a CRD fechar, não será comandado a abertura da CGR, pois não existe falha de "CRD fechou indevidamente" para comandar a abertura da outra chave.

A configuração de TRIP para os alarmes de REDE dependerá da configuração do parâmetro de desabilitação do comando da chave de REDE. Quando desabilitado o comando da CRD deverá ser desconsiderado o comando de abertura da chave. A configuração TRIP fica para que o alarme de REDE gerado seja classificado como alarme de TRIP, característica necessária por exemplo na lógica de emergência da REDE.

O parâmetro de “GMG indisponível REDE assume carga LLL” é desconsiderado quando a condição do parâmetro de desabilita o comando da chave de Rede estiver ligado ocorrendo somente o TRIP da CGR se necessário.

Retar do Def ei t o Ret i f i cador 00s Tela 4.3.01.00.03 Tempo de Ret ar do Comut acao 00, 0s Tela 4.3.01.00.04 Desabi l i t a Comando CRD LLL Tela 4.3.01.00.05

Manual de Treinamento ST2030

Centro de Treinamento Stemac Manual de Treinamento ST2030 Rev 3 Página 70 de108

Esta lógica atua em qualquer modo de operação. Ao desligar este parâmetro a lógica do controlador é liberada para atuar os comandos da REDE normalmente conforme o modo de operação selecionado.

Características

Opções ... “SIM”, “NAO”. Nível de Senha Mínimo ... 2

Desabilita Comando da Chave do GMG

Através desta máscara é possível desabilitar o comando da chave do GMG. Estando ligado este parâmetro o controlador desabilitará a tecla “Abrir/Fechar CGR” do painel frontal e todas as condições onde as lógicas dependeriam do sinal de comando de fechamento ou abertura da CGR. Também será desabilitado os alarmes de chave (abriu/fechou indevidamente, não abriu/fechou). O status da chave do GMG não sofre influência pelo parâmetro em questão, tendo sua sinalização normal indicada no LED da CGR assim podendo manter o intertravamento por software dos comandos da chave CGR com a CRD.

Sempre que este comando estiver habilitado, permanecerá acionado o comandado de abertura da chave de CGR.

Se a CGR estiver fechada, não é possível fechar a chave de Rede pois o controlador continua com o intertravamento se a chave de Rede fechar indevidamente o controlador não comandará a abertura da CGR. Pois os comandos da CGR estão desabilitados. Uma vez que esta lógica for habilitada, é necessário que exista uma lógica externa para proteção das chaves.

Se a chave de Rede estiver fechada e a CGR fechar, não será comandado a abertura da CRD, pois não existe falha de "CGR fechou indevidamente" para comandar a abertura da outra chave.

Se o comando da CGR estiver inibida, os alarmes de GMG que acionam o TRIP não influenciam na abertura da chave, mas poderão comandar a parada do GMG conforme o tipo de alarme, Alarmes com classe falha 2, o controlador só coloca o GMG em resfriamento se sair o status de chave fechada. Se for alarme com classe de falha 3 ou 4, o controlador comanda a parada do GMG mesmo com a chave fechada. Se o controlador estiver em modo de operação manual, em funcionamento com a chave fechada e for comandada a parada do motor, o controlador memoriza o comando e mantém o motor em funcionamento até que a chave de grupo abra. Características

Opções ... “SIM”, “NAO”. Nível de Senha Mínimo ... 2

GMG Indi spon ível, REDE Assu me Carga

Através desta máscara é possível habilitar que a carga seja devolvida para REDE caso o GMG estiver com falha e/ou haja sinal na entrada com a função Parada Remota.

Este parâmetro tem importância em caso de haver algum destes eventos em Modo de Operação Automático: Partida Remota via entrada digital, Partida do GMG em AUTO Assumindo Carga via canal serial ou Parada Remota.

Quando o parâmetro GMG Indisponível REDE Assume Carga estiver habilitado, deverá ser executada a seguinte lógica:

Quando ocorrer um defeito no GMG (F2, F3 ou F4) ou for acionada a entrada configurada para Parada Remota e o controlador estiver em Modo de Operação Automático, será comandado o fechamento da chave de REDE caso a mesma encontra-se em condições normais. Em Modo de Operação Manual o comando fica a critério do operador pelo teclado do controlador.

Quando este parâmetro estiver desabilitado, deverá ser executada a seguinte lógica: Quando ocorrer um defeito no GMG (F2, F3 ou F4) ou for acionada a entrada configurada para Parada Remota e estiver em Modo de Operação Automático, não será comandado o fechamento da chave de REDE caso a mesma encontra-se em condições normais e se a chave de REDE estiver fechada deverá ser comandada sua Desabi l i t a Comando CGR LLL Tela 4.3.01.00.06 GMG I ndi sp REDE Assume Carga LLL Tela 4.3.01.00.07

Manual de Treinamento ST2030

Centro de Treinamento Stemac Manual de Treinamento ST2030 Rev 3 Página 71 de108

abertura. Em Modo de Operação Manual o comando fica a critério do operador pelo teclado do controlador.

Para maiores detalhes consultar Lógicas de Funcionamento, Transferência de Carga do GMG para REDE Quando GMG com Defeito.

Características

Opções...“SIM”, “NAO” Nível de Senha Mínimo...1

Habilita Senhas Avançadas

Através desta máscara é possível habilitar o sistema de senhas avançadas do SETUP (ver em SETUP, Acesso ao SETUP do Controlador).

SIM As senhas de nível 2 e 3 serão calculadas e necessitam da

informação do ID. As senhas de nível 4 e 5 serão comparadas com o valor configurado no SETUP. O controlador exigirá o ID do operador podendo também exigir a senha para desbloqueio do SETUP quando necessário.

NÃO O acesso ao SETUP com nível de senha 1 será sempre

calculado independente do modo de operação selecionado. O acesso com nível 2, 3, 4 e 5 será feito comparando as senhas com os valores configurados no SETUP. Será exigido o campo ID do operador com o valor 0 (zero) para os níveis de acesso diferentes do nível 1 e não será exigida senha para desbloqueio do SETUP.

Características

Opções...“SIM”, “NAO” Nível de Senha Mínimo...1

Senha Nível 03

Através desta máscara é possível configurar a senha nível 03 Este parâmetro só poderá ser utilizado enquanto o parâmetro Habilita Senhas Avançadas estiver desabilitado.

Características

Máximo ... 9999 Mínimo ... 0000 Nível de Senha Mínimo...3 Senha Nível 04

Através desta máscara é possível configurar a senha nível 04. Características

Máximo ... 9999 Mínimo ... 0000 Nível de Senha Mínimo...4 Senha Nível 05

Através desta máscara é possível configurar a senha nível 05. Características

Máximo ... 9999 Mínimo ... 0000 Nível de Senha Mínimo...5

No documento Controlador ST2130 (páginas 141-145)