• Nenhum resultado encontrado

ESTRUTURA DAS TELAS DE ALARMES E EVENTOS

No documento Controlador ST2130 (páginas 102-105)

CENTRO DE TREINAMENTO STEMAC

IV. MEDIÇÕES DO CONTROLADOR ST

9. ESTRUTURA DAS TELAS DE ALARMES E EVENTOS

O controlador registra simultaneamente alarmes e/ou eventos em uma área de memória temporária que são descarregados individualmente em intervalos para área principal de alarmes e/ou eventos

9.1. Grupo de Alarmes Ativos e Reconhecidos

Menu de Acesso a Tela de Alarmes Ativos e Reconhecidos Este grupo contém os alarmes ativos e reconhecidos do sistema.

O controlador pode armazenar até 20 alarmes ativos ou reconhecidos neste grupo de alarmes.

Para acessar o próximo nível basta pressionar a tecla “ENTER/MENU” que abrirá a nova tela dos alarmes.

9.1.1. Descrição dos Alarmes Ativos e Reconhecidos

Alarmes Ativos e Reconhecidos

Esta tela informa os alarmes ativos e/ou reconhecidos do sistema. Contém a informação do número localizando o alarme na fila, o código do alarme, a situação do alarme “A” Ativo ou “R” Reconhecido e o texto do alarme.

Quando ocorre um alarme o controlador desloca a fila de alarmes uma posição para baixo incluindo o novo no topo. A informação da posição do alarme na fila, indica para o operador a posição atual do alarme que está sendo consultado no momento. Os alarmes possíveis de serem registrados estão descritos no item 10.1 Tabela de Alarmes.

Na ocorrência de um alarme ativo o controlador chama automaticamente esta tela de alarmes ativos independente do modo de operação e da tela corrente e aguarda o reconhecimento ou a quitação do alarme para liberar a navegação entre outras telas. Será possível navegar para consultar os demais registros de alarmes após o reconhecimento, para isso basta navegar na fila usando as teclas “SETA PARA CIMA” ou “SETA PARA BAIXO”. Toda vez que estiver no inicio da fila a tecla “SETA PARA CIMA” não terá aplicação e quando estiver no fim da fila a tecla “SETA PARA BAIXO” não terá aplicação.

Quando quitado ou alarme auto-reconhecido, o controlador chama a primeira tela de medições básicas.

Quando pressionada a tecla “RESET/ESC” (evento de reconhecimento) estando nesta tela de alarmes e nenhum alarme ativo indicado pelo alarme sonoro desligado, é executado um retorno para tela anterior.

Ao tentar entrar na tela de alarmes pelo teclado e, caso não exista nenhum alarme ativo ou reconhecido será apresentada a mensagem “SEM ALARMES” centrada na tela e os campos preenchidos com 0 ( zero ).

Gr upo Al ar mes At i vos > Tela 3.1.00.00.00 Al ar me 000) 000 A AAAAAAAAAAAAAAAA Tela 3.1.00.01.00 Al ar me 001) 106 A Ni vel Al t o Comb. Código do Alarme

Número do Alarme na Pilha Sinalização do Estado do Alarme

Texto do Alarme

Al ar me 000) 000 SEM ALARMES

Manual de Treinamento ST2030

Centro de Treinamento Stemac Manual de Treinamento ST2030 Rev 3 Página 29 de108

A operação de reconhecimento e quitação dos alarmes é feita em alguns níveis: AUTO-

RECONHECIMENTO Existem casos onde o alarme poderá sair da fila sem a

intervenção do operador, classificadas como falhas com classe de nível 0 como por exemplo a falha de Sobretensão na REDE – Limite 1 que após sua normalidade o alarme seria retirado da

fila automaticamente.

RECONHECIMENTO Pressionando a tecla “RESET/ESC” por um tempo

indeterminado, fará com que seja(m) reconhecido(s) o(s) alarme(s) e desligado o alarme sonoro. Esta operação é executada para todos os alarmes independentemente do nível de falha e do modo de operação selecionado.

QUITAÇÃO Pressionando a tecla “RESET/ESC” por um tempo maior que 5segundos fará com que seja(m) quitado(s) o(s) alarme(s) do

sistema diferentes de nível de falha 0. Enquanto a tecla “RESET/ESC” estiver sendo pressionada, se houver alarmes em condições de ativação, eles serão ativados entrando novamente no grupo de alarmes ativos independente da tecla de "RESET/ESC" continuar pressionada. Se a tecla permanecer pressionada continuamente por um longo tempo, tempo que atenda dois ciclos de quitação por exemplo, será executada a quitação duas vezes sem a necessidade de soltar e pressionar novamente a tecla.

Para alarmes com classe de falha 1, a operação de quitação é aceita independente do modo de operação selecionado. Para alarmes com classe de falha 2 e 3, esta operação é aceita somente em Modo de Operação Manual ou Remoto e para classe de falha 4, esta operação é aceita somente em Modo de Operação Manual ou em Modo de Operação Remoto quando o parâmetro Habilita Quitação Remota F4 estiver habilitado.

9.2. Grupo de Histórico de Alarmes

Menu de A cesso a Tela de H istóric o de Alarmes Ati vos, Reconhecidos e Quitados Este grupo contém o histórico de alarmes registrados pelo sistema.

O controlador pode armazenar até 100 registros no histórico de alarmes. Estes registros são efetuados no instante que o alarme foi ativo.

Para acessar o próximo nível basta pressionar a tecla “ENTER/MENU”, abrirá a nova tela de histórico de alarmes.

9.2.1. Descrição do Histórico de Alarmes

Histórico de Alarmes

Esta tela informa os informa o histórico dos alarmes registrados pelo controlador. Contém a informação do número localizando o alarme na fila, o código do alarme o número de horas de funcionamento do GMG e o texto do alarme respectivamente.

Quando ocorre um novo registro o controlador desloca a fila de alarmes uma posição

para baixo incluindo o novo no topo. Como o controlador ST2030 não possuirelógio

interno, na ocorrência do alarme é registrado então o número de horas de funcionamento do GMG. O número indicando a posição dos alarmes na fila é atualizado para todos os alarmes existentes na fila devido à entrada do novo. Os alarmes possíveis de serem registrados estão descritos no item 10.1 Tabela de Alarmes. Gr upo Hi st ori co de Al ar mes > Tela 3.2.00.00.00 HA 000)000 00000 AAAAAAAAAAAAAAAA Tela 3.2.00.01.00 HA 073) 002 02321GMG Hz>L2 Número do Alarme na Pilha

Código do Alarme

Texto do Alarme

Manual de Treinamento ST2030

Centro de Treinamento Stemac Manual de Treinamento ST2030 Rev 3 Página 30 de108

É possível navegar para consultar os demais registros de históricos de alarmes, desta forma, basta navegar na fila usando as teclas “SETA PARA CIMA” ou “SETA PARA BAIXO”. Toda vez que estiver no inicio da fila a tecla “SETA PARA CIMA” não terá aplicação e quando estiver no fim da fila a tecla “SETA PARA BAIXO” não terá aplicação.

Para retornar a tela anterior de menu de acessos basta pressionar a tecla “RESET/ESC”.

Ao tentar entrar na tela de histórico de alarmes pelo teclado, caso não exista nenhum alarme no histórico será apresentado a mensagem “SEM ALARMES” e os campos preenchidos com 0 (zero).

9.3. Grupo de Histórico de Eventos

Menu de Acesso a Tela de Históri co de Eventos

Este grupo contém o histórico de eventos registrados pelo sistema. O controlador pode armazenar até 50 registros no histórico de eventos.

Para acessar o próximo nível basta pressionar a tecla “ENTER/MENU”, abrirá a nova tela de histórico de eventos.

9.3.1. Descrição do Histórico de Eventos

Histórico de Eventos

Esta tela informa os informa o histórico dos eventos registrados pelo controlador. Contém a informação do número localizando o evento na fila, o código do evento o número de horas de funcionamento do GMG e o texto do alarme respectivamente.

Quando ocorre um evento o controlador desloca a fila de eventos uma posição para

baixo incluindo o novo no topo. Como o controlador ST2030 não possuirelógio

interno, na ocorrência do evento é registrado então o número de horas de funcionamento do GMG. O número indicando a posição dos eventos na fila é atualizado para todos os outros existentes na fila devido a entrada do novo.

Os eventos possíveis de serem registrados estão descritos no item 10.3 Tabela de Eventos.

A informação da posição do evento na fila, indica para o operador a posição atual do evento que está sendo consultado no momento.

É possível navegar para consultar os demais registros de históricos de eventos, desta forma, basta navegar na fila usando as teclas “SETA PARA CIMA” ou “SETA PARA BAIXO”. Toda vez que estiver no inicio da fila a tecla “SETA PARA CIMA” não terá aplicação e quando estiver no fim da fila a tecla “SETA PARA BAIXO” não terá aplicação.

Para retornar a tela anterior de menu de acessos basta pressionar a tecla “RESET/ESC”.

Ao tentar entrar na tela de histórico de eventos pelo teclado, caso não exista nenhum alarme no histórico será apresentado a mensagem “SEM EVENTOS” e os campos preenchidos com 0 (zero).

Gr upo Hi st ori co de Event os > Tela 3.3.00.00.00 HE 000)000 00000 AAAAAAAAAAAAAAAA Tela 3.3.00.01.00 HA 000)000 00000 SEM ALARMES HE 011)288 00021 Acesso Ní vel 2 Número do Evento na Pilha

Código do Evento

Texto do Evento

Horas de Funcionamento do GMG

HA 000)000 00000 SEM EVENTOS

Manual de Treinamento ST2030

Centro de Treinamento Stemac Manual de Treinamento ST2030 Rev 3 Página 31 de108

No documento Controlador ST2130 (páginas 102-105)