• Nenhum resultado encontrado

Confirmação da pré-condição para execução da ação requerida

6. FUNÇÕES DISCURSIVAS DOS ATOS ADJUNTOS

6.1. Confirmação da pré-condição para execução da ação requerida

Entre todo o corpus de cartas de pedido (166), o ato adjunto de informar ao interlocutor de que o locutor sabe que ele pode executar o seu pedido foi o mais recorrente. No grupo de cartas de alinhamento pessoal, têm-se um número de 47 que contêm essa informação, entre o grupo que não apresenta alinhamento, têm-se um número de 11 cartas com essa informação e entre o grupo de alinhamento impessoal, têm-se 63 cartas contendo tal ato adjunto.

100

O restante de cartas (45 ou 27%), não apresenta essa informação na carta. Infere-se, então, que esse grupo, que não expõe o conhecimento da pré-condição do pedido, dá mais opção ao interlocutor, já que este pode negar a capacidade de execução do mesmo. Entretanto, o grupo que diz estar consciente e informado da capacidade do interlocutor de executar a ação requerida não dá opção para a negação de seu pedido. Manifesta-se, assim, como forte estratégia de preservação da face positiva do locutor através de estratégias de persuasão de execução do pedido, fazendo com que o locutor corra poucos riscos, ou mesmo nenhum, de obter a resposta despreferida: a recusa.

Entre todo o corpus analisado há apenas um caso no qual é dado absoluta opção de negar a capacidade do interlocutor em executar a ação requerida:

(150): Formulo a presente para solicitar a V. Exa., se digne verificar as possibilidades de enviar ao Legislativo Municipal de X/MG, informações concernentes à existência ou não de um trabalho de reciclagem de lixo urbano desenvolvido por essa Universidade.

Em caso afirmativo...(é feito o pedido)

6.1.1. Posição do ato adjunto

6.1.1.1 Antes da seqüência discursiva de pedido

O mais recorrente no corpus analisado foi o não-questionamento a respeito da capacidade do interlocutor de executar a ação requerida. Assim, as pessoas apresentavam a pré-condição de execução do ato requerido antes ou depois de fazer o pedido. Esse ato adjunto apareceu em 59 cartas (48%) entre as 121 que contêm tal ato na posição de pré-pedido:

(016): Olha o motivo de escrever esta pequena cartinha é bem simples mais de bastante serventia é sobre o programa deste Domingo

(003): Bem, vamos direto ao assunto. Assistindo o Globo Rural do dia 06-07- 97, vi uma reportagem sobre o aproveitamento do lixo que a cidade jogava nas margens de um córrego que era a fonte de abastecimento de água desta mesma cidade.

Nesses dois exemplos, observa-se o uso de expressões do tipo olha e

bem, que, segundo MARCUSHI (1986), são prefácios marcadores de seqüências

101

exemplo (016), o diminutivo cartinha funciona como forma de envolvimento, seguido de recursos de atenuação de imposição.

No exemplo (003), assim como nos próximos exemplos, essa justificativa é apresentada sob forma de narração da reportagem assistida, tornando esse tipo de estratégia discursiva a mais comum na apresentação desse tipo de justificativa. A narrativa, segundo TANNEN (1989), é um recurso de envolvimento do interlocutor. É interessante notar, no exemplo (029), o aparecimento de uma estratégia de facework dirigida ao self do locutor que se apresenta como alguém que, segundo a teoria difusionista, seria classificado como inovador ou adotante, isto é, um sujeito merecedor da informação requerida.

(029): Acompanho sempre aos domingos o programa Globo Rural, não só este como outros nos quais me mantenho informado sobre diversos assuntos das áreas de agricultura, pecuária, veterinária, indústria, construção etc. Faço o possível para ficar por dentro da evolução tecnológica dessas áreas, mas uma coisa já vêm há tempo chamando a atenção, que é as inovações, evoluções, incentivo e todo um conceito que abrange os trabalhos de reciclagem de diversos tipos de materiais.

(028): É por meio desta que venho lhes pedir um grande favor, após escrever para o globo rural para informações sobre reciclagem de lixo urbano e sua utilização como adubo, eles nos deram o seu endereço para obter essas informações, já que eles disseram que vocês desenvolveram um sistema especial para a reciclagem de lixo e sua transformação em adubo para cidades pequenas, ...

(008): Ontem assisti o programa Globo Rural e apresentaram uma reportagem sobre como fazer mudas de flores de primavera as chamadas “Três Maria”. (096): Assistindo o programa “GLOBO RURAL” em 11 do corrente, recebi informação de que essa Universidade editou um livro sobre as mudas de Buganvilis e que o mesmo estaria a disposição do público em geral.

Os próximos exemplos se constituem de seqüências discursivas subordinadas causais que antecedem o pedido. Essa posição estratégica das seqüências subordinadas indica a expressão de certa expectativa para o que virá em seguida, o pedido:

(065): Em virtude de ter assistido ao programa “Globo Rural” apresentado no domingo último (25/02/96), ...

(118): Em decorrência de oferecimento feito por Vv. Ss. Através de programa de televisão, .

(107): Por ter assistido uma bela reportagem no Globo Rural, programa da Rede Globo de televisão, ...

102

6.1.1.2. Depois da seqüência discursiva de pedido

Entre o restante de cartas (62 dentre o grupo de 121, ou 51%), o ato adjunto em análise não está na posição de pré-pedido. Quando o ato adjunto de confirmação da pré-condição do pedido está em uma seqüência discursiva depois do pedido têm-se: 32 nas quais esse ato adjunto está em uma seqüência subordinada ao ato de pedido, 13 nas quais ele está subordinado a outro ato adjunto, e em 17 cartas esse ato vem em parágrafo independente. Nos exemplos abaixo, o ato adjunto de informação da pré-condição de realização do pedido veio acompanhado do ato de pedido:

(115): ..., do qual tomei conhecimento através do programa Globo Rural de 04/05/97.

(020): ..., que vi no último dia 06-07-97, na Globo, o famoso Globo Rural, só que quando liguei a TV, já estava terminando a matéria, só consegui pegar o endereço, ...

Nos exemplos seguintes, tal ato vem acompanhado de um outro ato adjunto que está iniciando a carta:

(106): Em primeiro lugar quero parabeniza-los pelo maravilhoso trabalho desenvolvido pelo senhores, o que foi apresentado pelo Globo Rural, que sempre se preocupa em mostrar o trabalho de gente que luta para que possamos Ter um mundo melhor, sendo assim, e dentro das possibilidades dos senhores, ...(pedido)

(125): Sou secretário da Associação de Amigos e Moradores do Jardim Planalto-Marialva-PR, assisti o programa GLOBO RURAL, presenciei a reportagem sobre sistema de reciclagem do lixo,...

(030): Sou adpto à reciclagem de lixo, aqui no meu bairro e ao ver a reportagem, exibida no programa Globo Rural, sobre a Usina de Coimbra, e ao ler uma reportagem que veio complementar meu interesse, editado na revista Manchete Rural...

Nos exemplos a seguir, o ato adjunto em análise vem em parágrafo independente, acompanhado de outros atos adjuntos:

(005): No dia 06 de julho no GLOBO RURAL, tive oportunidade de saber um pouco do trabalho de suma importância que vocês realizam na cidade citada. (013): Após assistir o Programa Globo Rural, onde se tratava do reaproveitamento das sobras de lixo, gerando assim empregos e contribuindo de forma significativa para a Prevenção de Doenças, isto, em virtude do edpit, digo, espirito Sanitarista.

Nesses últimos exemplos abaixo, os quais esse ato adjunto também aparece em parágrafo independente, nota-se a recorrência de estratégias de

103

elaboração de face positiva dirigidas ao interlocutor através do reconhecimento da competência do outro, elogiando e colocando a importância do trabalho do interlocutor. Ao mesmo tempo, dirige-se, ao próprio self, uma estratégia de face positiva, ou seja, alguém que compartilha idéias com a instituição e quer ser aceito, demonstrando interesse e preocupação com questões pertinentes à reciclagem de lixo:

(092): A matéria sobre o mesmo foi exibida no Globo Rural, e fico muito agradecida pelos grandes ensinamentos que nos passam.

(160): Tomamos a iniciativa de escrever aos senhores após assistir reportagem do sistema de compostagem da cidade de COIMBRA, e que creio complementará a nossa ação com o que já realizamos com coletas seletiva. (093): Assistindo ao Programa GLOBO RURAL ou ECOLOGIA, pois não me lembro bem, pude apreciar uma questão que a muito me incomodava e ainda incomoda, a questão do lixo, que é jogado de maneira indiscriminada em qualquer lugar e como sabemos isto só pode contribuir para o aumento de doenças, de insetos, etc.