• Nenhum resultado encontrado

1. Casa e família

1.5. Conflitos

Nas entrevistas, há uma escassa referência a conflitos domésticos provocados pelo uso

da internet. Porque, por um lado, há mais do que um computador em casa, vários

equipamentos disponíveis (em número maior do que os utilizadores); e, por outro, a

existência de rooters permite a partilha em simultâneo da internet.

Não, há 3 computadores portanto. É fácil, dá para ter ligado mais do que um ao mesmo tempo e tudo. (C15 - 9 - Barreiro - F - LN – D)

Não, como cada um tem um computador, não costuma haver. (C23 - 9 - C Moderno - F – LS – B)

Não. Temos 3 computadores. (C51 - 9 – Perafita - M - LN – C)

Não, como há três computadores e a minha mãe não costuma usar muito, fica um em cada computador (C45 – 6 - O Frades - F – LN – A )

Agora não(…) sim, antes de termos o router só tínhamos uma Net, só havia um PC com uma Net e nós tínhamos de estar sempre a trocar, agora... (…) desde muito perto, desde o natal (…) desde o natal que já estou o tempo que quiser (C115 - 9 - AMP - M - LN – D)

De qualquer maneira, as mais referidas são sobretudo discussões entre irmãos:

Às vezes, porque ela [irmã] agora, com isso tudo, eu também quero ir, mas ela: “agora sou eu a jogar, agora sou eu a jogar” (C5 - 6 - Barreiro - M - LN – C)

Costumo usar no meu, no da minha irmã ela não quer que eu use (…) Eu ás vezes chateio–me um bocado porque a minha irmã gosta sempre de ficar lá mais tempo para ficar a falar com as amigas dela e não sei quê… e eu quero ir também… e ás vezes não dá… mas não há muito (C11 - 6 - Barreiro – F – LS – B)

Entre mim e os meus irmãos, às vezes, é mais entre os meus 2 irmãos, que eles são gémeos, é sempre, agora sou eu a jogar, agora sou eu(C13 - 6 - Barreiro - F - LN – D) Às vezes com os meus irmãos há, porque eles partilham o quarto e têm um computador para os dois, e às vezes um quer ir para o computador e outro não deixa porque lá está ele. (C34 - 6 - C Moderno - F – LS – B)

Às vezes (…) Entre eu e o meu irmão. (…) Às vezes, até começamos à luta! (C28 – 4 - Perafita – F – LN – C)

Mas às vezes a minha irmã quer ir ao meu porque tem mais jogos e depois começa-me a chatear (C54 - 6 - NS Rosário – M – LS – A)

Eu estou a jogar ou online na internet e ela [irmã] depois quer ir jogar também. Depois há sempre uma grande discussão que é ela quer ficar mais tempo do que eu e não quer sair quando o meu pai manda. É uma grande confusão. (C76 - 6 - Oeiras – F – LN – B)

Algumas crianças revelam haver conflitos com o pai…

Fogo ó pai Mais ou menos, às vezes eu digo-lhe assim: “Fogo ó pai, sai daí o computador é meu, o computador é meu”. Fico zangada porque já acabei os trabalhos de casa e quero ir para o computador porque tenho coisas para tratar porque senão aquilo morre tudo e eu perco dinheiro, não passo para níveis e eu não gosto disso, então algumas vezes discuto, mas não é lá muito. (C136 - 4 - Francelos (AMP) - F - LN – D)

Eles implicam comigo Às vezes entre mim e o meu pai, (…) Porque aquele [computador] é meu. Exactamente é melhor. (…) Às vezes as vezes eles implicam comigo porque como estou muito tempo, às vezes. Pronto chega a uma hora e diz. Pronto mais 5 minutos e depois vais para a cama, e depois (C143 - 9 - AMP - M - LN – C)

O meu pai resmunga Porque o meu pai resmunga porque sou sempre eu que estou no computador e não ele, depois a minha mãe resmunga porque quer ir jogar jogos e eu estou lá e depois é sempre uma confusão porque eu pedi ao meu pai… Ele tem o portátil pode ir para o portátil, não precisa do fixo… Depois a minha mãe diz que quer ir para o fixo e o meu pai está no portátil, é assim uma confusão. (C139 - 9 - NS Rosário - F - LN – A)

Há várias formas de regular esses conflitos: estabelecer prioridades - por exemplo de

quem está a estudar sobre quem quer ir brincar ou jogar, ou a dos mais velhos

relativamente aos mais novos; estipular um horário de acesso entre os irmãos.

…quem está a estudar tem prioridade

Nós partilhamos. (…) Nem por isso [estar o tempo que quiser na net]. Quando o meu irmão tem de ir fazer um trabalho ou quando eu tenho de ir fazer um trabalho, o que está a jogar tem de sair. (C111 - 4 - O Frades - F - LN – A)

Depende, às vezes o meu pai chama a atenção ao meu irmão e depois ele deixa-me ir. (…) Não, às vezes tenho de estudar também. …” (C49 - 6 - Perafita - F - LS – B)

…os mais velhos: quem mais ordena…

É que eu fico muito tempo, e ele [irmão] fica no meu pé chorando, querendo ir para a internet. (…) Ele tem que deixar, sou o irmão mais velho. (C10 - 4 - Barreiro – F – LN – D)

…uma gestão dos tempos

A minha mãe diz A minha mãe diz sempre meia hora para quem cada um. Mas às vezes ele abusa e depois a minha mãe acha que já está na hora e depois ele sai. (C14 - 6 – Barreiro - F – LN – D)

temos horas diferentes Porque os horários são diferentes, é um rapaz que está na universidade, portanto, ele sai de manhã, tem o espaço todo da manhã, porque eu venho pás aulas de manhã, e ele não. Ele chega muito mais tarde, chega por volta das oito horas, por aí, e eu chego muito mais cedo, e então temos horas diferentes! (C18 – 9 - Barreiro - F – LN – D)

Vamos trocar Não [há], quando é a mãe, é a mãe, quando é o pai é o pai depois a mãe diz, vamos trocar, posso usar a Internet? O pai, sim, depois és tu mas ficas, por exemplo, com o pai tenho menos tempo na Internet, ficas ½ hora na Internet e o Diogo fica outra ½ hora e pronto.. (c83 - 4 - C Moderno - F - LS – B)

Um horariozinho Há. Entre mim e a minha irmã há muito. (…) E cedes ou não cedes? Depende! Também já se fez assim um horariozinho. (…) Foi, para mim e para a minha irmã. Se uma pessoa já lá estiver assim meia hora, se a outra quiser ir essa tem de ceder o lugar para a outra ver. Quem é que estipulou isso? O pai. (…) Concordei! Eu às vezes também quero entrar e não posso. (C105 - 9 - O Frades - M - LN – B)

Tentamos repartir o tempo e tudo Pois, mais ou menos. Nós tentamos repartir o tempo e tudo, mas às vezes quando o meu pai precisa de ir ao email por causa do trabalho ou qualquer coisa, é assim mais complicado e às vezes há, mas não é nada de… (…) Sou mais eu e a minha irmã com o meu pai, eu e a minha irmã acaba por não ser discussão, porque nós dizemos: “ Vais tu primeiro e depois vou eu…” (…) Exacto. Com o meu pai é que Às vezes ele chega lá e pede para ir e nós estamos lá… (C55 - 9 - NS Rosário - F - LS – A)