• Nenhum resultado encontrado

1. Casa e família

1.8. Os medos e os riscos: ocorrências

Ao lado da construção de representações sobre medos e riscos, há crianças que

efectivamente passaram por situações de risco, pânico ou susto ao navegarem na

internet.

A ocorrência mais frequentemente relatada tem a ver com o surgimento inesperado de

imagens assustadoras ou inapropriadas, de pessoas estranhas ou vírus num site onde a

criança navegava, supostamente seguro ou “inofensivo”. De repente “saltaram”…

….estranhos a contactar, a assediar, a ameaçar

Tinha um senhor que me começava a fazer perguntas eu tenho Skype e não sabia como é que funcionava, então eu tinha pessoas que me adicionavam e tinha um senhor que me começava a fazer perguntas e mais perguntas

“aonde é que tu moras” e não sei o quê... Eu não digo, não é? Mas começava a fazer perguntas e não sei o quê, mais discretas outras e também não... não respondi. (C144 - 6 - NS Rosário - F - LS – B)

Depois ele disse que era da Inglaterra e eu fiquei assustada (…) Eu estava num site que aparentemente parecia ser normal era de vestir uma boneca e depois ia passear com a boneca… passou um boneco também que eu tinha feito, só que eu não sabia que era um jogo em que estava ligado ao mundo todo. Comecei a falar através do computador e depois ele disse que era da Inglaterra e eu fiquei assustada e desliguei aquilo e nunca mais voltei a jogar. (C45 - 6 - O Frades - F - LN – A)

Nos sentirmos maiores e gostamos de ver, mas depois temos medo Havia um jogo no MSN que era um labirinto e se batêssemos contra a parede aparecia um monstro. A primeira vez que jogamos foi aqui no centro, quando batemos contra a parede e apareceu o monstro assustámo-nos. Ou também tenho medo dos filmes de terror. (…) Sim, às vezes juntamo-nos 3 ou 4 em casa de um e vimos. (…) Para nos sentirmos maiores e gostamos de ver, mas depois temos medo (C123 - 6 - AMP - M -LN – C)

Andei a receber umas ameaças pelo hi5 Eu já, andei a receber umas ameaças pelo hi5, apaguei logo o meu hi5. Depois acabei por descobrir que eram uns amigos meus, mas andei mesmo assustada, porque eram ameaças de que vinham cá a casa e que faziam mal a mim, á minha avó e ao meu pai, e o facto de não saber de quem era o hi5 e de saberem onde é que eu morava e que eu vivia com a minha avó e com o meu pai, fiquei um bocadinho nervosa (C6 - 9 - Barreiro - F - LN – D)

Apareceu lá um email Apareceu lá um email [no Msn] que eu não sabia o que é que era! Falavam comigo e no inicio eu não disse nada aos meus pais, mas depois começaram a perguntar a idade e essas coisa, já disse alguma coisa aos meus pais. (C34 - 6 - C Moderno - F - LS – B)

Eu fico em pânico com essas coisas … sei lá, aceitar e depois meterem conversa, porque há sempre aquelas que se fazem, não é? E então, se ele sabe mais de mim do que o que eu sei, eu fico em pânico com essas coisas, eu odeio isso mesmo e então começo logo a pensar nesses filmes: “Meu deus, o que é isto, o que vai acontecer!” (C60 - 9 - Perafita - F - LN – D)

Já várias pessoas me adicionaram Já várias pessoas me adicionaram… (…) a dizer que eram polícias e que vinham a minha casa buscar-me e pronto, esse tipo de coisas (…) e depois pedem-me a minha morada e esse tipo de coisas. (C80 - 9 - Oeiras - F - LN – D)

Não era lá por causa de uma coisa, mas só dei o número do telefone e depois foi um bocado mau porque começaram a tirar-me o dinheiro do telemóvel (C101 - 6 - O Frades - M - LN – C)

Marcar encontros com raparigas Tenho um amigo que no hi5 está sempre a marcar encontros com raparigas (…) E até agora tem tido sorte (C143 - 4 - AMP - M - LN – C)

Quando foi a ver era uma pessoa velha,

para aí com vinte e tal ou trinta e tal ela estava a falar com um rapaz que tinha conhecido na Net e o rapaz afirmava que vivia na mesma região que ela e que tinha a mesma idade que ela e queria marcar um encontro, passado algum tempo, passado um mês ou dois, e depois ela ia falando e ele ia descaindo com a mentira, disse que não teve aulas ou coisa parecida, e quando foi a ver era uma pessoa velha, para aí com vinte e tal ou trinta e tal (c155 - 9 - AMP - F - LN – D)

….vírus que danificam o computador

porque eu estava a ir a um site e apareceu daquelas… daquelas… daqueles reclames e eu, sem querer, carreguei e ficou o computador cheio de vírus. (C90 - 9 - NS Rosário - F - LN – B)

Descarregou um vírus, o computador foi abaixo e teve de ir para arranjar (C142- 4 - G Vasco - M - LN – B)

Porque ela não conhece e às vezes vai para sites que não conhece de jogos e às vezes entram vírus (C54 - 6 - NS Rosário - M - LS – A)

….imagens aterradoras ou impróprias – “monstros”, como a “Maria

sangrenta”, que “fazem pesadelos”

Assusto-me, tropeço na irmã, dou cambalhotas Umas vezes eu fui a uns jogos, em que aparece um monstro de repente e essas coisas, que é aquilo, são uns jogos mesmo para gozar com as pessoas que tão lá. E às vezes assusto-me, tropeço na irmã, dou cambalhotas, vou à cozinha a chamar os pais… (C5 - 6 - Barreiro - M - LN – C)

Sem saber, depois aparece do nada uma cara toda sangrenta estar a ver um vídeo no youtube que aparenta ser algo divertido por exemplo mensagens se luminares, é uma coisa que sempre me interessou, e depois o meu irmão “olha vem ver este vídeo” sem saber, depois aparece do nada uma cara toda sangrenta assim assustadora e com um grito por trás, são momentos que nos rimos quando depois pensamos neles, mas no momento é horrível, mesmo. (C67 - 9 - C Moderno - M - LS – B)

Alguns vídeos que eu vou ver e depois fico cheio de medo Algumas coisas no Youtube, alguns vídeos que eu vou ver e depois fico cheio de medo. (…) Nem sequer sabia o nome. Estava lá mesmo na página inicial. Mostrou-me alguma curiosidade, eu fui ver e às vezes ficava assim com um bocado de medo. (…) Era sobre filmes de terror assim com bonecos e essas coisas todas. (C142- 4 - G Vasco - M - LN – B) Algumas fotos que vejo, que ate assustam uma pessoa Algumas fotos que vejo, que ate assustam uma pessoa… Um dia destes até vi no Youtube um tubarão na China, até andava por baixo de água, eu até me assustei, até pensava isto aqui estão a brincar, e por acaso era verdade… (…) Falei. (…) Com um colega da minha turma. (C40 - 6 - G Vasco - M - LN – D)

Depois assustava-me imenso mandavam-me vídeos de terror e eu não sabia o que é que ia ver, e depois assustava-me imenso, e ficava com medo, mas isso era dantes. (C96 - 9 - G Vasco - F - LS – C)

Homens a esfaquear homens aquilo que às vezes uma colega minha me põe coisas assustadoras… (…) Eu não tenho muito medo quando é de mails e essas coisas, mas por exemplo homens a esfaquear homens (C49 - 6 - Perafita - F - LS – B)

Apareceu uma cara assustadora e eu assustei-me Um dia um colega meu disse para eu meter assim: «Mete nos jogos perdidos.». (…) E eu fui lá. E apareceu lá um labirinto e eu pensei que era um jogo normal, como os outros, tipo didáctico, fixe, labirinto. Ao fim de cinco níveis apareceu uma cara assustadora e eu assustei-me! (…) E o colega meu começou-se a rir! Depois apareceu… Depois era uma mulher a gritar bem alto! E eu assustei-me… (…) Então e muitas vezes tenho pesadelos por causa disso. (…) Não é partidas mesmo. É jogo perdido. Sabe aquilo que até se diz bloody mary. (…) Que aparece uma mulher cheia de sangue nos espelhos, não sei quê, não sei o quê mais… (C59 - 6 - Perafita - M - - LN – D)

Estávamos a ouvir a música do Titanic e depois apareceram lá uns homens assim com coisinhas assim (C84 - 6 - Perafita - F - LN – D)

A gente ficou assim um bocado abismado a gente queria procurar imagens de um certo tipo de coisas e não conseguimos e apareceram coisas totalmente diferentes e a gente ficou assim um bocado abismado (C50 - 9 - Perafita - F - LN – D)

“Maria sangrenta” amigos lá na escola, na informática, eles não fazem nada de mal, depois escrevem lá “Maria sangrenta” e isso tudo... (…) É uma rapariga que vai ao espelho, as pessoas vão ao espelho e chamam três vezes e aparece ela...se fizer assim, ela vai morrer, se fizer assim, acho que é assim, morre a família dela... (…) Também não sei muito bem, é tipo uma pessoa que morreu e que depois... (…) Sim, [eles diziam] anda cá ver isto, não é nada de mal, anda... e eu fui ver e era uma foto que ela estava assim no chão deitada, cheia de sangue, num pano branco... (c152 - 6 - AMP - M - LS – B)