• Nenhum resultado encontrado

CONHECENDO MAIS O EDITOR DE TEXTO

No documento Introdução a Informática (páginas 155-163)

Metas da aula Apresentar as normas e critérios básicos para a

CONHECENDO MAIS O EDITOR DE TEXTO

Nesta aula, iremos conhecer alguns recursos que facilitam a formatação (aparência) do seu texto.

Para acionar esta opção, clique no menu Formatar, depois clique na opção Página. Será aberta uma janela com as seguintes opções, conforme a Figura 7.5:

Figura 7.4: Editor ou

• A guia Gerenciar

Permite que você confi gure o padrão de páginas de acordo com o tipo de documento que for escolhido. Por exemplo: um envelope, página com notas de rodapé, HTML etc.

• A guia Página

Permite confi gurar o formato do texto de acordo com o tamanho, a orientação da folha a ser usada na impressão e as margens.

• A guia Fundo

Possibilita escolher a cor ou uma imagem de fundo para uma página. Este recurso é bastante utilizado para confi gurar página com o uso da marca-d’água.

• As guias Cabeçalho e/ou Rodapé

Permitem formatar um cabeçalho e/ou rodapé quanto às seguintes confi gurações: espaçamento, altura, ajuste dinâmico, bem como a opção de contornos e planos de fundo.

• Na guia Borda

É possível formatar uma borda de página de acordo com sua preferência ou uma predefi nida. Existe a possibilidade de formatar cor de linha, disposição e estilo de sombra.

• A guia Colunas

Permite formatar a página com opções de quantidade de colunas de texto que você pode definir, podendo configurá-las quanto ao espaçamento e à largura.

• A guia Notas de Rodapé

Permite enquadrar o texto no rodapé, utilizando várias opções, tais como separadores e espessuras.

Agora que você fez a formatação geral do seu texto, imagine que...

"É preciso colocar um marcador na frente de uma frase; como proceder?"

Clique no menu Formatar, opção Numeração/

Marcas; observe a Figura 7.7:

AULA

7

Figura 7.7: Menu Formatar - opção Numeração/Marcas.

A guia Marcadores e/ou Numeração permite que você escolha um ou mais entre vários tipos de marcas ou numeração. Em Estrutura de

Tópicos, você poderá selecionar um dos diversos modelos de formatação

dos níveis de itens e/ou subitens.

"Preciso elaborar uma tabela com dados comparativos; como proceder?"

Clique no menu Inserir, na opção Tabela; observe a Figura 7.8.

Figura 7.8: Menu Inserir – opção Tabela.

No campo Tamanho, escolha o número de colunas e de linhas necessárias à tabela.

Para inserir uma tabela com cores e bordas formatadas, clique no botão AutoFormatar.

Se você preferir formatar sua tabela depois de inserida no seu documento, basta clicar no menu Formatar/Tabela. Experimente!

"Preciso digitar um texto que aparecerá em todas as páginas na parte superior do meu documento; como proceder?"

Veja a Figura 7.10; é nesta área que você deverá digitar seu cabeçalho.

Na Figura 7.12 está a área onde você deverá digitar seu rodapé.

Figura 7.10: Área de digitação do cabeçalho.

Para eliminar o cabeçalho, clique no menu Inserir/Cabeçalho/

Padrão. Aparecerá uma tela na qual será perguntado se deseja realmente

eliminar o texto. Em caso afi rmativo, clique em Sim.

O rodapé é o texto que aparecerá em todas as páginas na parte inferior do documento de texto.

Clique no menu Inserir/Rodapé/Padrão (Figura 7.11).

Figura 7.12: Área de digitação do rodapé. Figura 7.11: Menu Inserir/Rodapé/Padrão.

AULA

7

Para eliminar o Rodapé, clique no menu Inserir/Cabeçalho/

Padrão. Aparecerá uma tela na qual será perguntado se deseja realmente

eliminar o texto. Em caso afi rmativo, clique em Sim.

"Gostaria de inserir uma imagem no documento; como proceder?"

O menu Inserir/Figura / Arquivo permite que o usuário insira no texto uma imagem, indicando o local onde ela está salva (observe a

Figura 8.13).

"Preciso salvar um arquivo no formato PDF. Como fazer?" O formato PDF (PORTABLE DOCUMENT FORMAT) possibilita a preservação da diagramação, da fonte e do tamanho; isso quer dizer que possui proteção contra possíveis alterações; o software recomendado é Adobe Reader. Utilizando o OpenOffi ce.org você pode gerar um PDF; para tanto, clique no menu Arquivo/Exportar para PDF. Será aberta, em seguida, uma tela onde você deverá selecionar o local e depois determinar o nome do arquivo gerado.

P D F ( PO R TA B L E DO C U M E N T FO R M AT) Formato de arquivo desenvolvido pela Adobe Systems para representar documentos de maneira independente do aplicativo e do sistema operacional usados para criá-los.

No dia 6 de outubro, cerca de 95 milhões de brasileiros estiveram diante de um dispositivo digital. O Brasil promoveu a primeira eleição totalmente informatizada do mundo, feito que rendeu elogios e muitas fi las. Os elogios partiram da imprensa internacional e de representantes de diversos países encantados com a capacidade demonstrada pelo país – apenas emergente – de criar um sistema inédito de votação que permitiu o conhecimento dos resultados em menos de 24 horas. Quando comparado à apuração da última eleição presidencial nos EUA, este fato coloca o Brasil entre os líderes do desenvolvimento tecnológico.

Artigo do Valor Econômico, 21/10/2002.

http://www.abt-br.org.br/modules.php?name=News&file=print&sid=226 Inclusão digital vai muito além de um PC

Use a internet como fonte de pesquisa: O que vem a ser inclusão digital? Defi na se você é um excluído ou incluído na era digital.

O texto deve estar formatado da seguinte maneira: - Papel A4 e margens de 2cm.

- No cabeçalho: seu nome completo e do pólo; no rodapé: seu curso e sua disciplina. - Salve o documento como PDF.

- Lembre-se de indicar, no fi nal do texto, suas fontes de pesquisa.

Publique sua indicação e suas dúvidas e descobertas acerca do tema na plataforma CEDERJ (http://www.cederj.edu.br), em Grupo de Estudos/Documentos.

_____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Resposta Comentada

Acesse a plataforma CEDERJ (http://www.cederj.edu.br), clique no Grupo de Estudos referente ao seu pólo. Clique em Documentos e observe a imagem a seguir:

Algumas fontes de possível pesquisa sobre o tema:

• Comitê para Democratização da Informática (http://www.cdi.org.br/), uma organização não-governamental sem fi ns lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de promover a inclusão social, utilizando a tecnologia da informática como um instrumento para a construção e o exercício da cidadania.

AULA

7

• Observatório de Políticas Públicas de Infoinclusão (http://www.oppi.org.br/apc- aa-infoinclusao/infoinclusao/index.shtml), criado atendendo a uma proposta de implementar um processo de monitoramento, análise e promoção de projetos e políticas que promovam a infoinclusão e as questões de universalização do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Brasil.

• Inclusão Digital IdBrasil (http://www.idbrasil.gov.br/), proposta das políticas públicas de inclusão digital do Ministério das Comunicações.

CONCLUSÃO

Nesta aula, vimos alguns aspectos relacionados com o acesso à informação e interações dos usuários que possuam algum tipo de defi ciência ou necessidade especial, no que se refere aos mecanismos de navegação e apresentação das páginas, além de alguns recursos fundamentais para formatação de texto.

A internet deve estar preparada para dar acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais. O editor de textos, além de facilitar a produção deles, possui recursos que tornam os documentos mais atraentes.

Como usar o Editor de

No documento Introdução a Informática (páginas 155-163)